KPU – Japão
A Kyoto Prefectural University (KPU), localizada na cidade de Kyoto no Japão, está com Programa de Intercâmbio aberto, com enfoque em ações de pesquisa, excluindo a participação em disciplinas. Estudantes de graduação ou pós-graduação, da Unioeste, poderão passar de 1 a 3 meses na KPU tendo contato com as metodologias da Universidade para aplicação em seu tema de investigação.
A KPU disponibiliza 50,000 yenes para diárias e adicionalmente 20,000 yenes mensais de auxílio aluguel, ficando à critério do estudante selecionado passar de 1 a 3 meses na instituição. As três áreas disponíveis para graduandos e pós-graduandos são Letras, Políticas Públicas e Ciências da Vida e Meio Ambiente, mais informações no link https://www.kpu.ac.jp/university/faculties/.
O Programa está aberto até o dia 27 de abril, porém, considerando o fuso horário de Kyoto (GMT+9), 12 horas avançado em relação ao horário de Brasília (GMT-3), recomenda-se o envio da candidatura até o dia 26 de abril, no e-mail
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, TOEIC, Cambridge, DET, PEL UNIOESTE, PFI, etc);
- Curriculum Vitae;
- Carta de Intenção na versão em português e Letter of Intent na versão em inglês, conforme modelo disponibilizado nesta página e anexar modelo final em formato PDF. Salientamos que o nome da Unioeste oficial em inglês é Western Paraná State University.
A orientação da ARI é que o estudante leia sobre a KPU e detalhe na Carta de Intenção sobre a sua pesquisa (de graduação ou pós-graduação), estudos e projetos de extensão/pesquisa (caso tenha experiência) além de argumentar como o programa contribuirá com sua carreira futura. Mais orientações estarão escritas no modelo disponibilizado.
O nível solicitado de proficiência é o intermediário, qualquer certificado que conste expressamente o nível de proficiência do candidato segundo o Quadro Comum Europeu de Referência para línguas (CEFR) é valido, desde que ateste pelo menos o nível B1.
ATENÇÃO! Além de estar com o passaporte válido e possuir excelentes notas, estudantes da Unioeste devem atender a Resolução 027/2021 – CEPE sobre mobilidade acadêmica internacional. Principalmente, o Artigo 5° que estabelece os requisitos para que o acadêmico possa solicitar afastamento para mobilidade internacional, a saber:
- Ter idade mínima de dezoito anos;
- Ter integralizado todas as disciplinas previstas para a primeira série ou para o primeiro e segundo semestres letivos do curso de graduação;
- Possuir, no máximo, duas disciplinas sem aprovação das cursadas nos semestres ou ano letivo;
- Não estar com matrícula trancada;
- Firmar declaração de que tem condições financeiras de manter-se no exterior (caso vá por conta própria);
- Demonstrar conhecimento da língua oficial do país anfitrião, mediante comprovação em Exame de Proficiência.
Salientamos que a ARI não faz a seleção das candidaturas dos estudantes interessados e sim o acompanhamento e orientação. Em caso de dúvidas, envie e-mail para