Pagina Inicial

OS ASPECTOS LEGAIS: Avaliação Institucional à luz do SINAES


O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, aprovado em 14 de abril de 2004, pela Lei nº 10.861, integra três modalidades principais de instrumentos de avaliação, que são aplicados em momentos distintos:

1) Avaliação das Instituições de Educação Superior – Avalies, como centro de referência e articulação do sistema avaliativo, desenvolvido em duas etapas:

a) Autoavaliação, que deve ser coordenada pela Comissão Própria de Avaliação de cada instituição;
b) Avaliação externa: realizada por comissões designadas pelo Inep, a partir de diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional da Educação Superior – Conaes. O Avalies é, portanto, “o centro de referência e articulação do sistema de avaliação da Educação Superior. (Inep/MEC, 2004, p. 7)

2) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) – avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas e

3) Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – Enade) –  avalia, anualmente os cursos que, com base em indicação da Conaes, define áreas que participarão do Exame e as diretrizes, caso sejam alteradas.

Na Unioeste, o Regulamento da Comissão Própria de Avaliação Institucional – CPA, foi aproado pela Resolução 055/2017-COU, mantendo a proposta de seguir as diretrizes do Sinaes e as orientações das Comissões Estadual e Nacional, acerca do processo avaliativo, numa perspectiva que pretende avaliar a totalidade das instituições de ensino superior brasileiras. Assim, o processo avaliativo tomou como parâmetro as dez dimensões apontadas pelo Sinaes e a décima primeira dimensão, criada pela Unioeste, como forma de abarcar toda complexidade inerente ao contexto institucional e à sua realidade multicampi. Os itens que correspondem a essas dimensões são:

1. A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão;
3. A responsabilidade social da instituição
4. A comunicação com a sociedade;
5. As políticas de pessoal;
6. A organização e gestão da instituição;
7. A infraestrutura física;
8. O planejamento e avaliação;
9. A política de atendimento aos estudantes;
10. A sustentabilidade financeira;
11. O desenvolvimento das dimensões humanas e qualidade de vida no trabalho.

imagem

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.