Apostilamento de Haia
O Apostilamento de Haia é um procedimento de certificação de documentos válido nos países signatários da Convenção de Haia.
A Unioeste NÃO faz o apostilamento de Haia, o único responsável pelo apostilamento no Brasil é o Conselho Nacional de Justiça. O Apostilamento pode ser realizado nos tabelionatos autorizados para isso.
Passo a passo para o Apostilamento de Haia:
- Verificar quais documentos você precisará apostilar e levá-los ao tabelionato para fazer o reconhecimento das firmas.
- Para fazer o Apostilamento no tabelionato não é necessária a autorização a terceiros, você mesmo ou qualquer pessoa com os documentos em mãos pode solicitar o Apostilamento.
Informações Complementares:
- Cada documento apostilado tem um custo de aproximadamente R$: 75,00 (valores consultados no ano de 2024).
- Para consultar os Cartórios/Tabelionatos que realizam o Apostilamento de Haia em sua cidade consulte: Cartórios Autorizados - Portal CNJ;
- Se o idioma for distinto do país que você está solicitanto, será necessário realizar o apostilamento de ambas as versões: a do documento original e a da tradução juramentada. Vale destacar que a Unioeste NÃO realiza serviços de tradução juramentada. Para mais informações verifique o link: https://www.unioeste.br/portal/ari/institucional/links-uteis
- Caso você esteja em outro país, será necessário um terceiro para retirar a documentação na Unioeste e levá-la até o tabelionato para o apostilamento. O histórico escolar pode ser solicitado e entregue sem autorização, já para o acesso à segunda via do Certificado de Conclusão de Curso (Diploma), tem um custo de R$: 140,00 e a emissão leva em torno de 90 a 180 dias. Além disso, para alguém retirar esse documento por você, é necessário fazer uma autorização, que deverá ser assinada e reconhecida em cartório.
- É possível fazer o Apostilamento de Haia no Brasil, mesmo que seus documentos sejam de outro país. O apostilamento de Haia pode ser realizado em qualquer país que seja signatário da Convenção da Apostila de Haia, e o Brasil é um desses países.
Quando você tem documentos emitidos em outro país, como seu país de origem, e precisa usá-los no Brasil (ou em outro país signatário), o apostilamento pode ser feito no país signatário em que você se encontra.
IMPORTANTE! Para realizar o apostilamento você precisa ter os documentos originais, não podem ser copias.
No site do CNJ você pode encontrar mais informações.