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ELAP

O Programa de Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), do governo canadense, oferece aos alunos de instituições universitárias localizadas na América Latina e no Caribe oportunidades de intercâmbio de quatro a seis meses para estudo ou pesquisa em universidades do Canadá, na graduação e na pós-graduação. Anualmente o programa tem inscrições e elas ocorrem durante o mês de fevereiro e/ou março. Em 2024 as incrições vão até dia 19/03/2024. 

É aluno da Unioeste e ficou interessado em participar do processo seletivo? Então continue a leitura e saiba como!

Para concorrer a uma das bolsas integrais, não é preciso fazer prova. No entanto, existem alguns requisitos para a aplicação:

  • Ter certificado de proficiência em inglês (como TOEFL ou IELTS) ou em francês (como TFI);
  • Enviar comprovante de matrícula e histórico atualizados;
  • Estar com o passaporte válido;
  • Possuir excelentes notas;
  • Elaborar carta de intenção/apresentação.

Nossa orientação para os estudantes é que na carta de intenções fale sobre a sua pesquisa e estudos, detalhando escolha da instituição (IES), o programa e o professor orientador, além de argumentar como o programa contribuirá com sua carreira futura.

Normalmente o nível solicitado de proficiência é o intermediário, mas atenção o nível exigido pode ser diferente de universidade para universidade, então é bom verificar se tem algo relacionado no site da IES estrangeira escolhida e atender a proficiência de idioma indicada pela universidade, lembrando que no Canadá o idioma de proficiência pode ser o inglês ou o francês dependendo da IES selecionada.

ATENÇÂO! Os estudantes de pós-graduação interessados em participar do programa devem tramitar suas candidaturas diretamente à IES estrangeira. A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARI) apenas faz o intermédio das candidaturas dos alunos da graduação da Unioeste.

ATENÇÂO! No caso de intercâmbio na graduação, o programa ELAP exige que exista um acordo de cooperação bilateral entre a IES brasileira do candidato e a IES canadense na qual ele quer estudar. Para candidatos à mobilidade em programas de pós-graduação, se não houver o acordo, o aceite do estudante por um professor canadense será considerado uma nova ou já existente colaboração entre professores das universidades.

A Unioeste atualmente possui convênios com o Canadá. Verificar os convênios vigentes em: https://www.unioeste.br/portal/ari/convenios/convenios-vigentes 

Você é da graduação e tem interesse? Envie e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com os documentos necessários.

Você é da pós-graduação e tem interesse? Envie e-mail para a IES estrangeira de interesse ou para um docente/pesquisador da sua área da IES com a documentação necessária.

Documentos para graduação e pós-graduação:

  • Certificado de proficiência exigido pela IES de destino;
  • Declaração de Matrícula;
  • Histórico;
  • Cópia do passaporte válido;
  • Carta de intenção/apresentação.

OBS: Ter uma carta de recomendação de professor ou orientador que tenha conhecimento da vida acadêmica do estudante também é desejável.

ATENÇÃO! Os documentos devem estar traduzidos para o idioma solicitado pela IES de destino.

Os estudantes que atendam aos requisitos listados acima e que tenham interesse em candidatar-se para a Bolsa ELAP devem primeiro ler as informações referentes à Bolsa no site do Governo Canadense (https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng). O conhecimento do conteúdo do site é de inteira responsabilidade do candidato, não sendo possível alegar desinformação do mesmo em quaisquer situações.

Os certificados de proficiência citados são exemplos, mas, normalmente, o programa aceita qualquer certificado que conste expressamente o nível de proficiência do candidato segundo o Quadro Comum Europeu de Referência para línguas (CEFR).

ATENÇÃO! Estudantes da Unioeste devem atender às Resoluções N° 027/2012 e 027/2024 – CEPE sobre mobilidade acadêmica internacional. Principalmente, o Artigo 5° que estabelece os requisitos para que o acadêmico possa solicitar afastamento para mobilidade internacional, a saber:

  • Ter idade mínima de dezoito anos;
  • Ter integralizado todas as disciplinas previstas para a primeira série ou para o primeiro e segundo semestres letivos do curso de graduação;
  • Possuir, no máximo, duas disciplinas sem aprovação das cursadas nos semestres ou ano letivo;
  • Não estar com matrícula trancada;
  • Firmar declaração de que tem condições financeiras de manter-se no exterior (caso vá por conta própria);
  • Demonstrar conhecimento da língua oficial do país anfitrião, mediante comprovação em Exame de Proficiência. 
          ATENÇÃO! Não esqueça que além dos documentos, é necessário criar uma conta Momentum. As informações sobre esse login estão no site do governo canadense. 

Ficou com alguma dúvida? Envie e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

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