Levando-se em conta os 20 anos que a Educação do Campo, em diferentes níveis está em curso no Estado do Paraná e no Brasil, e as diferenças de processo entre as escolas, apresentamos um Programa de Estudos que inicamos em 2019 e continuamos em 2020 e 2021. São sequências de estudo, na forma de "Grupos de Estudos", para serem estudados durante um ano letivo.
Cada grupo terá que optar por uma das sequências de um determinado Grupo de Estudos, contudo, nada impede que, numa mesma escola ou num mesmo município, haja dois grupos estudando sequências diferentes.
Esta forma tem o objetivo de alcançar as necessidades de cada realidade e os diferentes níveis de conhecimento destes temas pelos professores.
Para acessar os Programas de Estudos, basta escolher um determinado Grupo de Estudos, baixar ou solicitar os textos. Cada Grupo de Estudos tem um Roteiro para orientar e auxiliar o estudo e o debate do tema.
GRUPO DE ESTUDOS 1 - QUESTÕES INTRODUTÓRIAS PARA COMPREENDER A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Para acessar o Progama de Estudos do "Grupo de Estudos 1 - Questões introdutórias para compreender a
Educação do Campo", clique aqui: Grupo de Estudos 1
1º ENCONTRO: O que é Educação Rural e Educação do Campo:
Acesse aqui:Texto 1
Acesse aqui: Texto 2
Roteiro de Estudos 1º Encontro, clique aqui: Roteiro 1º Encontro
2º ENCONTRO: A Educação do Campo no Brasil
Acesse aqui: Texto 3
Acesse aqui: Texto 4
Roteiro de Estudos 2º Encontro, clique aqui: Roteiro 2º Encontro
3º ENCONTRO: Referências históricas da Educação do Campo no Brasil
Acesse aqui: Texto 5
Roteiro de Estudos 3º Encontro, clique aqui: Roteiro 3º Encontro
4º ENCONTRO: Diretrizes, Pareceres e Resoluções Federais
Acesse aqui: Texto 6
Acesse aqui: Texto 7
Acesse aqui: Texto 8
Acesse aqui: Texto 9
Roteiro de Estudos 4º Encontro, clique aqui:Roteiro 4º Encontro
5º ENCONTRO: Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná
Acesse aqui: Texto 10
Roteiro de Estudos 5º Encontro, clique aqui: Roteiro 5º Encontro
6º ENCONTRO: Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná
Acesse aqui: Texto 11
Roteiro de Estudos 6º Encontro, clique aqui: Roteiro 6º Encontro
7º ENCONTRO: Legislação Educacional do Campo Estado do Paraná
Acesse aqui: Texto 12
Acesse aqui: Texto 13
Roteiro de Estudos 7º Encontro, clique aqui: Roteiro 7º Encontro
8º ENCONTRO: Políticas Contra o Fechamento Escolas do Campo
Acesse aqui: Texto 14
Acesse aqui: Texto 15
Roteiro de Estudos 8º Encontro, clique aqui: Roteiro 8º Encontro
9º ENCONTRO: Modalidade Educacional da Educação do Campo e Minuta Refocar
Acesse aqui: Texto 16
Acesse aqui: Texto 17
Roteiro de Estudos 9º Encontro, clique aqui: Roteiro 9º Encontro
10º ENCONTRO: Modalidade Educacional da Educação do Campo
Acesse aqui: Texto 18
Roteiro de Estudos 10º Encontro, clique aqui: Roteiro 10º Encontro
GRUPO DE ESTUDOS 2 - PLANEJAMENTO COLETIVO INTERDISCIPLINAR
Para acessar o Programa de Estudos do "Grupo de Estudos 2 - Planejamento Coletivo Interdisciplinar, Instrumental Metodológico", clique aqui: Grupo de Estudos 2
Para dispor os Textos do Grupo de Estudos 2, o/a coordenador/a do grupo deve escrever um e-mail para:
1º Encontro: Planejamento Coletivo Interdisciplinar
Acesse aqui: Texto 1
Roteiro de Estudos 1º Encontro, clique aqui: Roteiro 1º Encontro
2º Encontro: Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico - Fundamentos.
Para ter acesso ao Texto 2, escreva uma e-mail para:
Roteiro de Estudos 2º Encontro: Clique aqui: Roteiro 2º Encontro
3º Encontro: Planejamento Coletivo Interdisciplinar Metodológico e Acompanhamento à Escola Pública do Campo
Para ter acesso ao Texto 3, escreva uma e-mail para:
Roteiro de Estudos 3º Encontro: Clique aqui: Roteiro 3º Encontro
4º Encontro: Auto-organização e Acompanhamento
Para ter acesso ao Texto 4, escreva uma e-mail para:
Roteiro de Estudos 4º Encontro: Clique aqui: Roteiro 4º Encontro
5º Encontro: Instrumental Metodológico Utilizado na Escola
Para ter acesso ao Texto 5, escreva uma e-mail para:
Roteiro de Estudos 5º Encontro: Clique aqui: Roteiro 5º Encontro
6º Encontro: Vínculos Sociais com o Trabalho e a Cultura
Para ter acesso ao Texto 6, escreva uma e-mail para:
Roteiro de Estudos 6º Encontro: Clique aqui: Roteiro 6º Encontro
7º Encontro: Formação de Professores e Mapas de Conteúdos e Conceitos
Para ter acesso ao Texto 7, escreva uma e-mail para:
Roteiro de Estudos 7º Encontro: Clique aqui: Roteiro 7º Encontro
8º Encontro: O Espaço Físico das Bibliotecas Públicas Escolares
Acesse aqui: Texto 8
Roteiro de Estudos 8º Encontro: Clique aqui: Roteiro 8º Encontro
9º Encontro: Reestruturação do Projeto Político Pedagógico
Para ter acesso ao Texto 9, escreva uma e-mail para:
Roteiro de Estudos 9º Encontro: Clique aqui: Roteiro 9º Encontro
10º Encontro: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores
Acesse aqui: Texto 10
Roteiro de Estudos 9º Encontro: Clique aqui: Roteiro 10º Encontro
GRUPO DE ESTUDOS 3 - DOSSIÊ DO INVENTÁRIO DA REALIDADE DAS ESCOLAS
Para acessar o Programa de Estudos do "Grupo de Estudos 3 - Aprofundamento sobre o dossiê do inventário da realidade das escolas - Região Sudoeste -PR", clique aqui: Grupo de Estudos 3
Observação: Este Grupo de Estudos dá a base para a organização do Dossiê das Escolas Públicas do Campo do Sudoeste do PR.
1º Encontro - Formação do Sudoeste do Paraná
Texto 1: A revolta dos posseiros no Sudoeste do Paraná
Roteiro de Estudos 1º Encontro, clique aqui: Roteiro 1º Encontro
2º Encontro - Trajetória da Educação no Sudoeste/PR
Texto 2: A pesquisa em história da educação no Sudoeste do Paraná
Roteiro de Estudos 2º Encontro, clique aqui: Roteiro 2º Encontro
3º Encontro - Florestas e Água
Texto 3: Elementos do Processo de Desflorestamento
Texto 4: A gestão social da água no Sudoeste do Paraná
Roteiro de Estudos 3º Encontro, clique aqui: Roteiro 3º Encontro
4º Encontro - Industrialização no Sudoeste do Paraná
Texto 5: IPARDES
Roteiro de Estudos 4º Encontro, clique aqui: Roteiro 4º Encontro
5º Encontro - Agroecologia e Agroflorestas
Texto 6: A agroecologia como alternativa frente à modernização da agricultura
Texto 7: Para ter acesso a este material de apoio, o/a coordenador/a deve escrever uma e-mail para:
Roteiro de Estudos 5º Encontro, clique aqui: Roteiro 5º Encontro
6º Encontro - Movimentos Sociais e Organizações do Sudoeste do Paraná
Texto 8: As práticas dos movimentos sociais
Roteiro de Estudos 6º Encontro, clique aqui: Roteiro 6º Encontro
7º Encontro - O campo e a agricultura no Sudoeste do Paraná
Texto 9: O campo em contraste
Texto 10: História da agricultura no sudoeste do Paraná
Roteiro de Estudos 7º Encontro, clique aqui: Roteiro 7º Encontro
8º Encontro - Agroindústrias no Sudoeste do Paraná
Texto 11: A agroindústria familiar na microrregião de Francisco Beltrão
Roteiro de Estudos 8º Encontro, clique aqui: Roteiro 8º Encontro
9º Encontro - A cooperação no Sudoeste do Paraná
Texto 12: Sistema COOPAFI
Roteiro de Estudos 9º Encontro, clique aqui: Roteiro 9º Encontro
10º Encontro: Um governo para o agronegócio
Texto 13: Um governo para o agronegócio, clique aqui: Texto 13
Roteiro de Estudos 10º Encontro, clique aqui: Roteiro 10º Encontro
GRUPO DE ESTUDOS 4 - AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO
Para acessar o Programa de Estudos do "Grupo de Estudos 4 - Agroecologia nas Escoas Públicas do Campo", clique aqui: Grupo de Estudos 4
Obs.: Para acessar os materiais do Grupo de Estudos 4, o/a coordenador/a deve escrever um e-mail para:
1º Encontro - Agroecologia e Educação do campo
Texto 1: Escolas do Campo e Agroecologia
Roteiro de Estudos 1º Encontro, clique aqui: Roteiro 1º Encontro
2º Encontro - Agroecologia e Educação
Texto 2: Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Roteiro de Estudos 2º Encontro, clique aqui: Roteiro 2º Encontro
3º Encontro - Agroecologia e Educação
Texto 3: Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Roteiro de Estudos 3º Encontro, clique aqui: Roteiro 3º Encontro
4º Encontro - História da Agricultura
Texto 4: Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Roteiro de Estudos 4º Encontro, clique aqui: Roteiro 4º Encontro
5º Encontro - História da Agricultura
Texto 5: Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Roteiro de Estudos 5º Encontro, clique aqui: Roteiro 5º Encontro
6º Encontro - A Agroecologia em nossas vidas
Texto 6 : Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Roteiro de Estudos 6º Encontro, clique aqui: Roteiro 6º Encontro
7º Encontro - Soberania e Segurança alimentar
Texto 7: Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Texto 8: Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Roteiro de Estudos 7º Encontro, clique aqui: Roteiro 7º Encontro
8º Encontro - Conceitos da Transição Agroecológica e Agroflorestas
Texto 9: Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Texto 10: Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Roteiro de Estudos 8º Encontro, clique aqui: Roteiro 8º Encontro
9º Encontro - Estrutura do Solo e Biodiversidade
Texto 11: Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Texto 12: Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Roteiro de Estudos 9º Encontro, clique aqui: Roteiro 9º Encontro
10º Encontro: Saúde do solo
Texto 13: Para ter acesso a este texto escreva um e-mail para:
Roteiro de Estudos 10º Encontro, clique aqui: Roteiro 10º Encontro
GRUPO DE ESTUDOS 5 - APRENDER, ENSINAR E PLANEJAR NA ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO
Introdução
Este estudo está dividido em dez momentos. Pretende fortalecer os fundamentos teórico-metodológicos e subsidiar as disciplinas, numa mesma perspectiva de educação e escola, adensada com a lógica interdisciplinar. Iniciando com o tema “ser professor na atualidade, seus desafios e confrontos”, passa pela “identidade papel do/a pedagogo/a na escola”, seguido de um estudo sobre o tema de pesquisa na escola e na sala de aula. Os estudos seguintes se dão com os fundamentos dos estudos socioculturais, com foco em diversas disciplinas e atividades possíveis de serem desenvolvidas em nossas escolas.
Acesse: Grupo de Estudos 5
1º Encontro: O professor na sociedade contemporânea: um trabalho da contradição. Texto 1: Para solicitar este texto escreva para: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , isso se deve a falta de capacidade de armazenamento do sistema, ou seja, o sistema não suporte o tamanho do arquivo.
Roteiro de Estudos: Roteiro 1º Encontro
2º Encontro: Coordenação Pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Texto 2
Roteiro de Estudos: Roteiro 2º Encontro
3º Encontro: O trabalho com pesquisa na escola: Texto 3; Texto 4; Texto 5
Roteiro de Estudos: Roteiro 3º Encontro
4º Encontro: Multianos no Estado do Paraná: Texto 6
Roteiro de Estudos: Roteiro 4º Encontro
5º Encontro: Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos. Texto 7
Roteiro de Estudos: Roteiro 5º Encontro
Encontro: Ciências. Texto 8; Texto 9
Roteiro de Estudos: Roteiro 6º Encontro
7º Encontro: Língua Portuguesa. Texto 10. Texto 11: Para ter acesso ao Texto 11 escreva um e-mail para: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , solicitando-o
Roteiro de Estudos: Roteiro 7º Encontro
8º Encontro: História e Arte. Texto 12; Texto 13
Roteiro de Estudos: Roteiro 8º Encontro
9º Encontro: Matemática. Texto 14
Roteiro de Estudos: Roteiro 9º Encontro
10º Encontro: Língua Inglesa e Educação Física. Texto 15; Texto 16
Roteiro de Estudos: Roteiro 10º Encontro
GRUPO DE ESTUDOS 6 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REFERÊNCIAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO
Introdução
Este estudo divide-se em dez encontros. Tem seu foco em trazer referências de Escolas Públicas do Campo, que produziram experiência e intensas vivências aos sujeitos destas escolas, desde os estudantes e suas famílias até professores e agentes educacionais. Pretende-se trazer a oportunidade de conhecer trabalhos e ações em curso em outras escolas, na perspectiva da Educação do Campo, como mais uma opção para que, os sujeitos que se envolvem nestes processos de educação-formação, compreendam a possibilidade de trabalhar esta especificidade, a fim de que mais escolas iniciem ações de fortalecimento e, ao mesmo tempo, as que já se colocaram nesta caminhada, se animem a continuar a disputa para se ter garantido o direito à especificidade tal como prevê a legislação da Educação do Campo.
Acesse o: Grupo de Estudos 6
1º Encontro: A manutenção da agricultura familiar. Texto 1: Para solicitar este texto escreva para:
Roteiro de Estudos: Roteiro 1º Encontro
2º Encontro: Fortalecimento das escolas públicas do campo: Texto 2
Roteiro de Estudos: Roteiro 2º Encontro
3º Encontro: Escolas públicas no campo: Texto 3: Para solicitar este texto escreva para:
Roteiro de Estudos: Roteiro 3º Encontro
4º Encontro: Multianos no Paraná. Texto 4
Roteiro de Estudos: Roteiro 4º Encontro
5º Encontro: Experiências pedagógicas: Texto 5
Roteiro de Estudos: Roteiro 5º Encontro
6º Encontro: Experiências pedagógicas e Práticas Interdisciplinares. Texto 6
Roteiro de Estudos: Roteiro 6º Encontro
7º Encontro: Planejamento Coletivo Interdisciplinar. Texto 7
Roteiro de Estudos: Roteiro 7º Encontro
8º Encontro: Auto-organização. Texto 8
Autonomia do Estudante. Texto 9
Roteiro de Estudos: Roteiro 8º Encontro
9º Encontro: Salas Ambientes. Texto 10
Escolas Sem Muros. Texto 11
Roteiro de Estudos: Roteiro 9º Encontro
10º Encontro: Agrupamento e reagrupamento. Texto 12
Agrupamento por necessidades. Texto 13
Roteiro de Estudos: Roteiro 10º Encontro
GRUPO DE ESTUDOS 7 – AGROECOLOGIA E CUIDADO DA VIDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO
Introdução
Este bloco de estudos pretende discutir duas questões essenciais em torno da agroecologia: a primeira, diz respeito a sua fundamentação teórica, suas abordagens e princípios, suas relações, contraposições, superações e diferenças com a agricultura convencional; a segunda diz respeito às práticas agroecológicas que podem ser construídas em diversos espaços, sobretudo no entorno das escolas públicas do campo e nas residências dos educandos/educadores.
Acesse aqui: Grupo de Estudos 7
1º Encontro: Agroecologia: abordagens e princípios. Texto 1
Roteiro de Estudos: Roteiro 1º Encontro
2º Encontro: Agricultura convencional. Texto 2
Este texto 2 da Thelmely Torres Rego subsidia a discussão do 2º ao 5º Encontros, variando apenas as páginas.
Roteiro de Estudos: Roteiro 2º Encontro
3º Encontro: Agroecologia: gênese e conceituação. Texto 3
Roteiro de Estudos: Roteiro 3º Encontro
4º Encontro: Agroecologia e agricultura convencional. Texto 4
Roteiro de Estudos: Roteiro 4º Encontro
5º Encontro: Agroecologia e a falha metabólica. Texto 5
Roteiro de Estudos: Roteiro 5º Encontro
6º Encontro: Mulheres camponesas e quintais.
Roteiro de Estudos: Roteiro 6º Encontro
Para ter acesso ao Texto 6, clique aqui: Texto 6
Texto Complementar: Plantas de interesse medicinal
7º Encontro: Solos e águas. Texto 7
Roteiro de Estudos:Roteiro 7º Encontro
8º Encontro: Plantas e sementes. Texto 8
Roteiro de Estudos: Roteiro 8º Encontro
9º Encontro: Nutrição humana e evolucionismo. Texto 9
Roteiro de Estudos: Roteiro 9º Encontro
10º Encontro: Matéria e energia. Texto 10
Roteiro de Estudos: Roteiro 10º Encontro
GRUPO DE ESTUDOS 8 - CURSO DE TECNOLOGIAS DO ENSINO REMOTO
Introdução
Este bloco de estudos pretende auxiliar na formação de educadores e educadoras em torno das tecnologias do ensino remoto. Este curso é resultado de uma parceria entre a UTFPR – Curso de Licenciatura em Informática – de Francisco Beltrão e o Grupo de Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares – GEFHEMP e a Rede de Formação de Educadores e Fortalecimento das Escolas Públicas do Campo: Caminhos de Conhecimento e Resistência – Refocar – Unioeste Francisco Beltrão. Fortalecer as escolas públicas do campo é fortalecer os sujeitos que nela trabalham e constroem no seu cotidiano uma imensidade de atividades pedagógicas para que ocorra um processo de ensino e de aprendizagem significativos. O domínio e o envolvimento com as novas tecnologias, mais do que qualquer outro período histórico, estão se fazendo muito necessários nestes tempos que estamos vivendo. Utilizar determinadas ferramentas para mediar as nossas práticas pedagógicas podem se constituir mecanismos importantes além de muitos outros, para auxiliar os propósitos da educação e da escola atualmente. Bons estudos!
Orientações:
Os encontros serão realizados a cada quinze dias pela plataforma Google Meet e sempre antes de cada encontro será disponibilizado o link para todos/as acessarem.
Acesse aqui o Programa e o Calendário do Curso - Ano 2021: Grupo de Estudos 8
GRUPO DE ESTUDOS 9 - PROJETO EDUCATIVO-FORMATIVO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO
Introdução
Grupo de Estudos sobre o Projeto Educativo da Escola do Campo. Materiais e textos na página da Refocar; será realizado via Google Meet, uma vez ao mês, nas 2ª feiras, coordenado pela Refocar. Inscrever-se na página da Unioeste. Em cada grupo deve ter duas pessoas responsáveis pelo controle das presenças e para elaborar e enviar à Refocar o relato da experiência e aprendizagens do grupo para os Anais e Certificação. Maiores orientações em: https://www.unioeste.br/portal/grupos-de-pesquisa-francisco-beltrao/gefhemp/formacao-continuada/dinamica-e-normas-de-funcionamento-dos-grupos
Acesse aqui o Programa e o Calendário deste Grupo de Estudos - Grupo de Estudos 9
GRUPO DE ESTUDOS 10: “ESCOLAS MULTIANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II – FORMAS DE TRATAR O CONHECIMENTO E OS SABERES”
Introdução
As Escolas do Campo Multianos - Ensino Fundamental II, no estado do Paraná, segundo a SEED, foram criadas para evitar o fechamento por terem uma diminuição no número de alunos, fenômeno que acontece com grande parte das escolas públicas localizadas no campo. A forma curricular e pedagógica apresentada para estas escolas traz grandes desafios, principalmente pela falta de formação continuada aos professores. Assim, a forma como esta escola tem sido viabilizada, quase de modo geral, acaba por esvaziar o currículo proposto pelo próprio sistema estadual. Neste sentido, este grupo de estudos se coloca na perspectiva de abordar algumas dimensões, a fim de dialogar sobre qual forma pode contribuir com o trabalho pedagógico destas escolas, a fim de que os conhecimentos e saberes a que estes estudantes do campo têm direito, sejam garantidos.
1º Encontro: Multianos no Estado do Paraná: entraves e possibilidades
Texto 1: Clique aqui:
GRUPO DE ESTUDOS 11: “ENSINO MÉDIO NO/DO CAMPO: PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA REGULAR, PROJETOS DE VIDA, AGROECOLOGIA, AGRICULTURA DE BASE ECOLÓGICA PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO”.
Introdução
Este Grupo de Estudos 11: “Ensino Médio no/do Campo: Pedagogia da Alternância Regular, Projetos de Vida, Agroecologia, Agricultura de Base Ecológica para Produção de Alimentos e Educação do Campo”, se propõe a promover diálogos sobreo Novo Ensino Médio no/do Campo (NEM), possibilitando que se definam alguns critérios e indiquem fundamentos teórico-metodológicos para o trabalho do NEM com escolas públicas localizadas no campo, criando assim um instrumental próximo das concepções que o Movimento Nacional da Educação do Campo veio produzindo no processo histórico sustentados nos marcos legais disponíveis no âmbito nacional e estadual.
O processo de estudo busca também criar um espaço entre os professores e equipes gestoras das escolas para que se socializem as referências que vão sendo realizadas nesta no letivo de 2022, produzindo também uma minuta para ser apresentada aos respectivos NREs dos territórios onde estão localizadas estas escolas. Observa-se que os referenciais de leitura e estudo serão escolhidos pelo grupo de professores e gestores, no decorrer do processo, conforme forem surgindo os desafios e propostas de superá-los, deste modo não se tem como adiantar todos os textos neste momento, apenas os primeiros encontros.
1º ENCONTRO - Retomada do processo do NEM; Breve apresentação sobre Projetos de Vida na Educação do Campo.
Pauta:
Retomada do processo sobre a Pedagogia da Alternância Regular – intercâmbio, diálogos e troca de experiência com o Estado de Santa Catarina e conversa com o NRE de Francisco Beltrão para uma proposta referência em algumas escolas.
Breve apresentação dos Projetos de Vida nos processos formativos das organizações e MSP da região Sudoeste e do Estado do Paraná: Escolas Comunitárias de Agricultores (ECAs), Curso Técnico em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia: uma proposta metodológica de formação para o trabalho (ARPEC) e Saberes da Terra (SEED).
Debate entre os participantes do Encontro e organização dos demais encontros.
2º ENCONTRO - Referências de Projetos de Vida na perspectiva da Agroecologia e da Agricultura de Base Ecológica para Produção de Alimentos
Pauta: Estudos dos Textos 1 e 2.
Texto 1 – Curso Técnico em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia: uma proposta metodológica de formação para o trabalho – Assesoar – 2002-2004. Acesse aqui: Texto 1 2º Encontro
Texto 2 – Agroecologia: o Projeto de Vida como componente da prática educativa. Acesse aqui: Texto 2 2º Encontro
Para acessar o Roteiro de Estudos do 2º Encontro, clique aqui: Roteiro 2º Encontro Grupo 11
3º ENCONTRO - Pedagogia da Alternância Regular e Projetos de Vida - referências no Ensino Médio no/do Campo
Pauta: Estudos dos Textos 3 e 4.
Texto 3 - Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação - Câmara De Educação Básica: Proposta de Regulamentação da Pedagogia da Alternância. Acesse aqui: Texto 3 3º Encontro
Texto 4 – Educação do campo, Saberes da Terra e projetos de Vida: produzindo referências “de onde acreditar e refletir”.
Acesse aqui: Texto 4 3º Encontro
4º ENCONTRO - PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA O QUE É, COMO SE REALIZA DO PONTO DE VISTA LEGAL E METODOLÓGICO
Pauta: Estudo do Texto 5
Texto 5: Para acessar o Texto 5, clique aqui: Texto 5
Roteiro de Estudo do 4º Encontro: Clique aqui: Roteiro 4 do 4º Encontro
GRUPO DE ESTUDOS 12 - BIODIVERSIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO/DO CAMPO: FESTAS DAS SEMENTES CRIOULAS E ABELHAS SEM FERRÃO
INTRODUÇÃO
O 12º Grupo de Estudos da Formação Continuada tratará da “Biodiversidade nas Escolas Públicas no/do Campo: Festas das Sementes Crioulas e Abelhas sem Ferrão”.
Este tema de Estudos além de se coloca a problematizar “o paradigma hegemônico de sociedade – que concentra terra, águas, alimentos e riquezas – e o modelo de educação – que desconsidera a forma dos sujeitos produzirem sua vida, seus saberes e afetos” (SOUZA, 2015, p. 1), e se coloca a realizar o que já se tratou nas diversas referências históricas da Educação do Campo, como disse Caldart: na Educação do Campo escola é mais que escola (CALDART, 2000).
Tem-se em conta os desafios enfrentados pelo campo brasileiro com a concentração de terra e de renda e a perda dos modos de vida e da identidade das famílias camponeses que, se reflete no fechamento de escolas, também em regiões como a Sudoeste do Paraná, como mostram os estudos de Bonamigo e Cardoso (2022). Ainda assim, continuamos neste processo de produzir movimentações junto às escolas públicas do campo ainda distanciadas da organicidade dos Movimentos Sociais e suas Organizações (SANTOS, 2021), num processo que une os que “fazem” a escola pública do/no campo todos os dias e, com tenacidade e resistência, produzem movimento, vínculos de pertencimento e identidade (BORGES, 2021).
Considerando-se a realidade em que se encontram as escolas da rede estadual de ensino, criou-se uma forma metodológica diferenciada a fim de que as escolas tenham condições de ter um espaço para a formação específica, uma vez que a Educação do Campo é uma Modalidade Educacional desde o ano de 2010. (BRASIL, 2010). Atualmente, a SEED não trata escolas públicas do campo desta rede com esta especificidade mesmo que o Estado do Paraná seja pioneiro nesta legislação, desde o ano de 2006 se tem uma diretriz que indica importantes possibilidades para dar conta desta (PARANÁ, 2006), assim como outros dispositivos legais que garantem esta política pública como Modalidade e, sua especificidade (PARANÁ, 2010a; 2010b).
Cabe considerar que a Modalidade da Educação do Campo, assim como outras, em nosso país, é uma modalidade cultural, ou seja, existe por conta de uma cultura específica e de sujeitos que têm modos de vida afeitos a esta cultura. Cabe, portanto, a estes sujeitos, Movimentos Sociais e suas organizações, zelar para que pelo menos a legislação da Modalidade seja cumprida e, deste modo, possam ter na escola espaços onde se produzam relações de inserção da escola nas comunidades onde vivem estes sujeitos. Esta possiblidade se torna um caminho para que se rearticulem escolas, professores, estudantes, famílias, comunidades, Movimentos Sociais e suas organizações na perspectiva do Movimento Nacional da Educação do Campo (MUNARIM, 2008; SOUZA, 2009; SILVA, 2015).
Trata-se de compreender que estes espaços para o trabalho com dimensões do Instrumental Teórico-Metodológico das Escolas Públicas no/do Campo se constituem, não como “mais uma tarefa, ou mais uma ação” da escola, mas como uma forma de ser das escolas do campo, ou seja, é a forma de constituir-se enquanto escola do campo, na Modalidade da Educação do Campo. É a maneira de ser da identidade da Escola que vai se ampliando na medida em que suas movimentações abrem caminhos na perspectiva do Movimento Nacional da Educação do Campo.
REFERÊNCIAS
BONAMIGO, Carlos Antônio; CARDOSO, Daniele. Multianos, multisseriadas e novos fechamentos de escolas: a Educação do Campo no Sudoeste do Paraná entre 2020 e 2021. In: BONAMIGO, Carlos Antônio; GHEDINI, Cecília Maria. (orgs.). Educação do campo: desafios de construir novas referências históricas. Chapecó: Livrologia, 2022. (Coleção GEFHEMP; 02). p. 139-168.
BORGES, Luciane Cerati. A formação continuada de professores do campo e a Refocar: rearticulação entre o movimento da educação do campo e a modalidade educacional - região sudoeste do paraná - 2015-2020. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000
MUNARIM, Antônio. Movimento Nacional De Educação Do Campo: Uma Trajetória Em Construção. Rio de Janeiro: ANPED/UFSC, 2008.
PARANÁ, Governo do. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Curitiba, PR: SEED, 2006.
PARANÁ, Governo do. Parecer CEE/CEB 1011/10. Consulta sobre as Normas e princípios para a implementação da Educação Básica do Campo no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, bem como do processo de definição da identidade das Escolas do Campo. Curitiba/PR, 2010a.
PARANÁ, Governo do. Resolução 4783 - 28 de outubro de 2010. Instituição da Educação do Campo como Política Pública Educacional. Curitiba/PR, 18 de nov. 2010b. Disponível em:http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibirImpressao&cod Ato=69377: Acesso em: 08 dez. 2020
SANTOS, Angelita Cristine. A Educação do Campo e o processo de rearticulação de escolas públicas do campo - Sudoeste do Paraná – 2015/2020. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão.
SILVA, Maria do Socorro. Lugares institucionais do pensar e fazer da educação do campo: uma rede constituída de várias redes. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 6, n. 2, p. 227-245, jul./dez. 2015.
SOUZA, Maria Antônia de. O movimento da Educação do Campo, as tensões na luta por um direito social e os sinais da construção de políticas públicas. EccoS Revista Científica, vol. 11, núm. 1, enero-junio, pp. 39-56. Universidade Nove de Julho. São Paulo, 2009.
ENCONTROS
METODOLOGIA
Este grupo de estudos tem uma forma metodológica diferenciada dos anteriores, pois como se disse, leva-se em conta a situação atual das escolas, em relação às exigências do gerencialismo centralizador da SEED. Deste modo, os temas de estudo serão desenvolvidos por meio do Google Meet e, ao mesmo tempo, disponibilizados em lives no youtube para que os momentos de estudo possam se adaptar aos melhores horários dos coletivos de professores e suas escolas.
A temática vai tratar da “Biodiversidade nas Escolas Públicas no/do Campo: Festas das Sementes Crioulas e Abelhas sem Ferrão”, e a formação se compõe de tempo-estudo e um tempo prática. À cada momento de tempo-estudo, corresponde um tempo-prática a ser planejado e desenvolvido na escola.
Para o tempo-prática serão encaminhados Roteiros de Trabalho que cada escola vai adaptar, melhorar, modificar de acordo com suas condições de trabalho, seu público e a realidade dos municípios, comunidades e suas famílias. Estes roteiros indicam movimentações que vão desde ações sobre as relações de trabalho das famílias até o ensino na sala de aula, tratando dos conteúdos do CREP e os conteúdos da realidade dos alunos e das comunidades, com base na temática estudada: Biodiversidade, Sementes Crioulas e Abelhas sem Ferrão.
Cabe ao coletivo de professores ou à equipe gestora organizar o estudo e a prática da melhor forma para a escola e também para a certificação dos professores.
CERTIFICAÇÃO
No Tempo-Estudo serão sete lives com mais duas horas de estudo pois à cada uma delas corresponde um texto parta leitura e ampliação do conhecimento.
No Tempo-prática será o planejamento do trabalho a ser organizado na escola, mais o trabalho mesmo que sempre implica em uma série de ações e atividades diretamente implicadas com o trabalho e esforço do professor até fora do horário de sala de aula e de trabalho.
As horas de estudo são o tempo que os professores vão precisar para dialogar sobre o conteúdo da live e planejar sua prática para realizar as movimentações nas disciplinas, nas turmas, na escola e nas comunidades. E as horas do tempo-prática serão do tempo necessário para a realização das ações e atividades planejadas desde as comunidades até a sala de aula.
O tempo-estudo e tempo prática será comprovado mediante o encaminhamento de um relato das ações que pode ser em forma de planejamento relatos, atividades, imagens, gravações produções diversas que comprovem os tempos realizados pelos coletivos.
Estas comprovações terão um endereço de um drive (a ser encaminhado) onde cada escola ou os professores postarão as atividades. O drive serve como espaço para comprovar a emissão dos certificados.
A própria escola, por meio de uma pessoa escolhida, faz o controle das horas para a certificação final e envia a lista dos nomes conforme o modelo (a ser encaminhado), para o drive do Gefhemp.
1º Encontro: Para acessar o texto para o Primeiro Encontro, clique aqui: Texto 1º Encontro
2º Encontro: Para acessar o texto para o Segundo Encontro, clique aqui: Texto 2º Encontro
3º Encontro: Textos para o Terceiro Encontro: Clique aqui: Texto 1 do 3º Encontro
Clique aqui: Texto 2 do 3º Encontro
Clique aqui: Texto 3 do 3º Encontro
4º Encontro: Textos para o Quarto Encontro: Clique aqui: Texto 1 do 4º Encontro
Clique aqui: Texto 2 do 4º Encontro
Clique aqui: Texto 3 do 4º Encontro
Clique aqui: Texto 4 do 4º Encontro
GRUPO DE ESTUDOS 13 - FORMAÇÃO CONTINUADA REFOCAR 2024
Para acessar o Programa, Conteúdos e Calendário da Formação Continuada da Refocar 2024, clique aqui: Formação Continuada Refocar 2024
Primeiro Encontro
Texto de Intrudução. Clique aqui: Texto de Introdução aos Estudos
Endereço da Live:
https://www.youtube.com/watch?v=E1ErgwQ98t0&list=PLBDSx9u2cyaDjzyhOfZ4kvRqeJtaRZ_RA
Segundo Encontro
Texto Trilhas. Clique aqui: Texto Trilhas
Endereço da Live:
https://www.youtube.com/watch?v=udp6chmq6Lo&list=PLBDSx9u2cyaDjzyhOfZ4kvRqeJtaRZ_RA&index=2
Terceiro Encontro
Texto Inventário da Realidade. Clique aqui: Texto Inventário
Endereço da Live:
https://www.youtube.com/watch?v=wlVTlHwDPkA&list=PLBDSx9u2cyaDjzyhOfZ4kvRqeJtaRZ_RA&index=3
Quarto Encontro
Texto Dossiê do Inventário da Realidade. Clique aqui: Texto Dossiê
Endereço da Live:
https://www.youtube.com/watch?v=68cnbg2Y2X0&list=PLBDSx9u2cyaDjzyhOfZ4kvRqeJtaRZ_RA&index=4
Quinto Encontro
Texto Planejamento Coletivo Interdisciplinar 1. Clique aqui: Texto 5º Encontro 2024
Endereço da Live:
https://www.youtube.com/watch?v=0XuJ27kX9Pg&list=PLBDSx9u2cyaDjzyhOfZ4kvRqeJtaRZ_RA&index=5
Sexto Encontro
Texto Planejamento Coletivo Interdisciplinar 2. Clique aqui: Texto 6º Encontro 2024
Endereço da Live:
https://www.youtube.com/watch?v=u3rDDSBU36o&list=PLBDSx9u2cyaDjzyhOfZ4kvRqeJtaRZ_RA&index=6
Sétimo Encontro
Texto Planejamento Coletivo e Interdisciplinar 3. Clique aqui: Texto 7º Encontro 2024
Endereço da Live: