Objetivo geral:

 

Possibilitar espaços de estudo para a formação continuada de professores/as, pedagogos/as, gestores/as e educadores/as de escolas públicas no/do campo, diante das necessidades de conhecimento no trabalho pedagógico e no ensino, na perspectiva da Educação do Campo como movimento e modalidade educacional.

 

Objetivos específicos:

 

Organizar grupos de estudo que permitam acesso à formação continuada de professores/as de escolas públicas no/do campo, facilitando o acesso por conta do tamanho dos territórios dos municípios e regiões do estado ou do país;

Responder às necessidades de conhecimento no trabalho pedagógico e no ensino, no trabalho com a Modalidade da Educação do Campo, mediados pelo Instrumental Teórico-Metodológico.

Apropriar-se de elementos teórico-metodológicos da Educação Popular e da Educação do Campo, que possibilitem recriar as práticas das escolas públicas no/do campo;

Fortalecer os processos em curso nas escolas públicas no/do campo por meio da regularidade e articulação legal junto aos respectivos espaços de gestão;

Conhecer a Agroecologia como base e modelo de um projeto de desenvolvimento dos territórios rurais, do campo, das águas e das florestas com prioridade na alimentação da população, na transformação cultural e na produção de uma identidade aos povos que vivem nestes territórios;

Conhecer as pedagogias que são base da Educação do Campo, assim como as referências filosóficas e históricas que as constituíram e identificar os dispositivos legais que sustentam a política pública de Educação do Campo.

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