Este espaço destina-se à REFOCAR – Rede de Formação de Professores de Escolas Públicas no/do Campo – que articula as escolas e seus professores por meio da Formação Continuada. Este processo se dá no âmbito do Projeto Permanente de Extensão: “Fortalecimento das Escolas Públicas do Campo da Região Sudoeste do Paraná na perspectiva da Educação do Campo: Rearticulação da Escola e Rede de Formação de Educadores”. Este projeto é desenvolvido pelo GEFHEMP - Grupo de Estudos em Educação, Formação Humana e Movimentos Sociais Populares, da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Francisco Beltrão – PR, região Sudoeste do Paraná. No fazer-se concreto desse processo tem-se o projeto de extensão, projetos de pesquisa e atividades de ensino na graduação e pós-graduação, coletivo este que se dedica à tarefa formativo-educativa que cabe à universidade pública em tempos tão adversos.

Desde 1998, a Unioeste acompanha o Movimento Nacional de Educação do Campo nos espaços articulados com o trabalho dos Movimentos Sociais Populares, Movimentos Sindicais e suas Organizações e em escolas públicas de redes municipais e estaduais de ensino que, nesta região, assim como em todo o estado do Paraná, desenvolvem diversas referências em escolas e outros espaços educativos.

Este projeto de extensão se coloca na perspectiva do Movimento Nacional de Educação do Campo e, nas escolas, se institui com base na Modalidade de Educação Básica do Campo (Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2010), como uma nova referência à Educação do Campo. Ao colocar “em movimento” escolas e professores, rearticulam-se as escolas públicas no/do campo e seus profissionais, estudantes e comunidades por meio do conhecimento e de práticas pedagógicas regulares com um Instrumental Teórico-Metodológico específico. Este instrumental passa a ser incorporado nos documentos legais da escola dando conteúdo e forma à Modalidade. Além desta dimensão específica, neste momento histórico, coloca-se na perspectiva da resistência frente aos desmontes em curso nas escolas públicas do estado do Paraná.

Este processo se inicia em 2015, com um grupo de professores oriundos de três escolas próximas, que passam a fazer formação continuada com tempos e espaços específicos e ter suas escolas acompanhadas pela universidade. Com a adesão de um número maior de escolas passou-se a desenvolver a formação continuada com grupos de estudo nas escolas, alternando-se com momentos coletivos de formação entre as escolas mais próximas. Nesse contexto de produzir novas referências à Educação do Campo, cria-se este espaço online para orientar os estudos e abrigar o material desses estudos.

Ao se tratar de referências, retomamos o que escreveu Gaudêncio Frigotto sobre as referências que estudou em determinado momento de suas pesquisas: “[...] o que importa reter desta perspectiva é sua direção” (FRIGOTTO, 1984, p. 212), ou seja, daquilo que historicamente se produziu no país e no estado do Paraná, mantêm-se o que nos aponta horizontes, nos dá esperanças e produz movimentações para seguir recriando a partir das condições concretas em que se encontram as escolas, seus professores, estudantes e comunidades.

É deste “chão” que se produzem mediações com um Instrumental Teórico-Metodológico como possibilidades e ações concretas, ainda que sejam parciais e limitadas pelo contexto e realidade que vivemos como povos do campo dos territórios rurais, do campo, das águas e das florestas, professores e escolas públicas no/do na atual conjuntura de nosso país.

 

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