PHC 2025
PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS DE 2025
Tema Geral: A Pedagogia Histórico-Crítica e os desafios da educação na atualidade
Atenção grupos que estão participando pela primeira vez.
Talvez alguns colegas ainda não conheçam a PHC ou têm pouco conhecimento sobre ela. Neste caso, para facilitar a aproximação com a temática de discussão, podem substituir um dos textos da programação de 2025, por este introdutório à Pedagogia Histórico-Crítica.
Entretanto, caso quiserem trabalhar este texto e também os demais referentes à programação completa de 2025, fiquem à vontade.
Título: "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA INTRODUÇÃO"
Autor: Paulino José Orso
Link de acesso ao texto
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1923
Autor: Paulino José Orso
Link de acesso ao texto
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1923
Obs.1) Segue a programação dos Grupos de Estudo da PHC – 2025 – com os links dos textos. Seguem também algumas questões orientadoras (como sugestão) para auxiliar no debate em cada encontro. Caso não consiga acessar diretamente o texto, copie o título do texto, cole na barra de pesquisa do google e acesse diretamente, ou entre em contato com a coordenação do evento pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Obs. 2) Lembrem de fazer o registro/relato das principais questões e discussões ocorridas em cada encontro para lê-las no início do encontro seguinte.
OBS. 3) Para acessar os textos clique no título/tema (em vermelho) ou copie o link, cole no google.
Primeiro encontro
Reservado para organização do grupo. Reunir todos os participantes, ler a carta do coordenador, definir os dias e horários dos encontros, escolher um/a relator/a e distribuir tarefas para cada encontro, esclarecer eventuais dúvidas acerca da dinâmica e do funcionamento dos grupos, das presenças, dos certificados.
Obs. 2) Lembrem de fazer o registro/relato das principais questões e discussões ocorridas em cada encontro para lê-las no início do encontro seguinte.
OBS. 3) Para acessar os textos clique no título/tema (em vermelho) ou copie o link, cole no google.
Primeiro encontro
Reservado para organização do grupo. Reunir todos os participantes, ler a carta do coordenador, definir os dias e horários dos encontros, escolher um/a relator/a e distribuir tarefas para cada encontro, esclarecer eventuais dúvidas acerca da dinâmica e do funcionamento dos grupos, das presenças, dos certificados.
Obs 1) Falar como surgiu este Grupo de Estudo da PHC, o ano em que ocorreu, sua importância, seus objetivos e finalidades, além de esclarecer que, ao longo dos anos, já foi feito um percurso, em que se discutiu sobre os fundamentos, o método e os processos de institucionalização da PHC... Abordamos sobre as questões teóricas e diversas experiências de institucionalização no intuito de possibilitar sugestões de como se pode implementar a PHC na escola e institucionalizar no município e no seu estado.
Obs 2) Não esqueça de lembrar que todos os participantes devem fazer sua inscrição no grupo. Caso contrário não receberá certificação. Para ter direito a certificado é necessário ter no mínimo 75% de frequência. Segundo encontro.
Segundo encontro
Tema de discussão: O Livro Escola e Democracia, Quadragésimo Ano
Autor: Dermeval Saviani
Link de acesso ao texto: O Livro Escola e Democracia, Quadragésimo Ano | Debates em Educação
Questões para o debate (clique aqui)
Terceiro encontro
Tema de discussão: A curvatura da vara em múltiplas dimensões.
Autor: Anselmo Alencar Colares.
Link de acesso ao texto: A curvatura da vara em múltiplas dimensões | Debates em Educação
Questões para o debate (Clique aqui)
Quarto encontro
Tema de discussão: A pedagogia histórico-crítica e seus fundamentos históricos, políticos e filosóficos: a urgente necessidade de curvar a vara para o lado da classe trabalhadora.
Autor: Paulino José Orso
Link de acesso ao texto: A pedagogia histórico-crítica e seus fundamentos históricos, políticos e filosóficos: a urgente necessidade de curvar a vara para o lado da classe trabalhadora | Debates em Educação
Questões para o debate (Clique aqui)
Quinto encontro
Autores: Frederico Jorge Ferreira Costa e Karla Raphaella Costa Pereira
Link de acesso ao texto: Um salto de qualidade na pedagogia brasileira: 40 anos de Escola e Democracia | Debates em Educação
Questões para o debate (Clique aqui)
Sexto encontro
Tema de discussão: Educação Infantil e Pedagogia Histórico-Crítica: apontamentos sobre a educação escolar
Autora: Fernanda Yully dos Santos Monteiro
Link de acesso ao texto: Educação Infantil e Pedagogia Histórico- Crítica: apontamentos sobre a educação escolar | Kinesis
Questões para o debate (Clique aqui)
Sétimo encontro
Tema de discussão: Educar o trabalhador ou educar para o não trabalho? O deslocamento da formação técnicocientífica para as habilidades socioemocionais.
Autores: Debora Cristine Trindade; Paulino José Orso
Link de acesso ao texto: Educar o trabalhador ou educar para o não trabalho? O deslocamento da formação técnicocientífica para as habilidades socioemocionais
Questões para o debate (Clique aqui)
Oitavo encontro
Tema do discussão: Reservado para discussão sobre a seguinte questão: Considerando os 40 anos de Escola e Democracia, seu significado histórico e o atual contexto em que nos encontramos, quais são os desafios da PHC e da educação.
Fazer avaliação do conjunto dos encontros, discutir o relatório final e aprovar para encaminhar à coordenação na Unioeste, postando-o no portal do evento.
Modelo de Template para envio de Relatório para os Anais.
Quem: todos os participantes
Fazer avaliação do conjunto dos encontros, discutir o relatório final e aprovar para encaminhar à coordenação na Unioeste, postando-o no portal do evento.
Modelo de Template para envio de Relatório para os Anais.
Quem: todos os participantes
Acessos: 1083