Programas de Estudos 2022
POGRAMA DE ESTUDOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA - 2022
Programa de Estudos para 2022
Obs.1) Seguem os links dos vídeos e dos textos da programação dos Grupos de Estudo da PHC - 2022. Seguem também (como sugestão) algumas questões orientadoras para auxiliar no debate de cada encontro. Junto a essas questões consta um link com a fala dos autores dos textos de cada encontro. Caso não consiga acessar diretamente o texto, copie o título do texto, cole na barra de pesquisa do google e acesse, ou entre em contato com a coordenação do evento por este e-mail:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Obs.1) Seguem os links dos vídeos e dos textos da programação dos Grupos de Estudo da PHC - 2022. Seguem também (como sugestão) algumas questões orientadoras para auxiliar no debate de cada encontro. Junto a essas questões consta um link com a fala dos autores dos textos de cada encontro. Caso não consiga acessar diretamente o texto, copie o título do texto, cole na barra de pesquisa do google e acesse, ou entre em contato com a coordenação do evento por este e-mail:
Obs. 2) Lembrem de fazer o registro/relato das principais questões e discussões ocorridas em cada encontro para lê-las no início do encontro seguinte.
OBS. 3) Para acessar a live e os textos clique no títul/tema (em vermelho)
Primeiro encontro:
Resrevado para organização do grupo. Reunir todos os participantes dos Grupos de Estudo da Pedagogia Histórico-Crítica, assistir a fala de abertura dos grupos de 2022, realizada pelo coordenador geral, disponível neste endereço (https://streamyard.com/92vnidhhuvtx), definir os dias e horários dos próximos encontros, escolher um relator e distribuir tarefas para cada encontro, esclarecer eventuais dúvidas acerca da dinâmica e do funcionamento dos grupos.
Segundo encontro:
Tema de discussão: "A Escola Pública na perspectiva da PHC diante da devastação Ultraliberal"
Live promovida pelo Canal HISTRAEB - Transmitida ao vivo em 14 de outubro de 2020
Autores: Dermeval Saviani e Paulino José Orso
Texto de apoio: O liberalismo em perspectiva histórica: da ideia de liberdade à devastação ultraliberal.
Autor: Paulino José Orso
Terceiro encontro:
Tema de discussão: A crise do capital e a atualidade da pedagogia histórico-crítica.
Autores: Marco Antônio de Oliveira Gomes e Suzane Meneses Caetano.
Vídeo com a fala dos autores. Clique aqui: https://streamyard.com/dwt9d6t8a727
Quarto encontro:
Tema de Discussão: Fundamentos da pedagogia histórico-crítica
Autores: Anselmo Alencar Colares e José Claudinei Lombardi
Link de acesso à fala dos autores. Clique aqui: https://streamyard.com/rrvreu2r3i46
Questões orientadoras
Questões orientadoras
Quinto encontro:
Tema de discussão: Pedagogia histórico-crítica e a defesa do saber objetivo como centro do currículo escolar
Autores: Paulino José Orso e Julia Malanchen
Link de acesso à fala dos autores. Clique aqui:
Sexto econtro:
Tema de discussão: A organização do trabalho pedagógico como prática transformadora na educação básica
Autores: Mateus Henrique Turini e Maria Cristina dos Santos
Vídeo com a fala dos autores. Clique aqui: https://streamyard.com/bkhbwwa63e4t
Sétimo encontro:
Tema de discussão: Os desafios da pedagogia histórico-crítica face à devastação da educação e da escola pública. (Capítulo II. Pag. 53-62)
Vídeo com a fala dos autores. Clique aqui: https://streamyard.com/3zhszhhyhz3d
Autor: Paulino José Orso
Oitavo encontro:
Tema do encontro: Momento para fazer a avaliação do conjnto dos encontros, discutir o relatório final e aprová-lo para ser encaminhado à coordenação na Unioeste, postando o mesmo no portal do evento.
Quem: todos os participantes
Acessos: 11947