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Programa de Estudos 2019

Levando-se em conta os 20 anos, que a Educação do Campo, em diferentes níveis está em curso no estado e no país e, as diferenças de processo entre as escolas, apresentam-se algumas sequências de estudo, na forma de blocos, para serem estudados durante um ano.

Cada grupo terá que optar por uma das sequências, contudo, nada impede que, numa mesma escola ou num mesmo município, haja dois grupos estudando sequências diferentes.

Esta forma tem o objetivo de alcançar as necessidades de cada realidade os diferentes níveis de conhecimento deste tema pelos professores. 
Os textos do Bloco 1 estão disponíveis no ícone: Material de apoio

 BLOCO I - PARA COMPREENDER A EDUCAÇÃO DO CAMPO: QUESTÕES INTRODUTÓRIAS 

ENCONTROS 

TEXTOS E AUTORES

REFERÊNCIAS

1º Encontro – O que é Educação Rural e Educação do Campo

01 A -  Marlene Ribeiro - Educação Rural – p. 295 a 301

01 B -  Roseli Salete Caldart – Educação do Campo - p. 259 a 267

RIBEIRO, Marlene. Educação Rural. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 295-301.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 259-267.

2º Encontro – implicações das diferenças entre educação e educação do Campo na prática das Escolas

02 – Gaudêncio Frigotto - Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. In: MUNARIM, A. et al. (Orgs) Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010b. p.19-46.

3º Encontro – A Educação do Campo no Brasil

03 A - Antônio Munarim - Movimento nacional de educação do campo: uma trajetória em construção.

03 B – Antônio Munarim – Educação do campo no cenário das políticas públicas na primeira década do século 21.

MUNARIM, Antônio. Movimento nacional de educação do campo: uma trajetória em construção. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 2008, Caxambu. Trabalhos GTs. Caxambu, 2008. Disponível em: <http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT03-4244--Int.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2019.

MUNARIN, Antônio. Educação do Campo no cenário das políticas públicas na primeira década do século 21. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 51-63, abr. 2011.

4º Encontro – Diretriz 2002

04 A – Parecer Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.

04 B - Resolução nº 01, de 03 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer 36/2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/EducCampo01.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 01, de 03 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, 03 abr. 2002. http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13200-resolucao-ceb-2002> Acesso em: 2 abr. 2019.

5º Encontro Diretrizes de 2006 e 2008

05 – A - Parecer nº 1, de 02 de fevereiro de 2006. Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância

05 – B - Parecer CNE/CEB nº 3/2008. Reexame do Parecer CNE/CEB nº 23/2007, que trata da consulta referente às orientações

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 1, de 02 de fevereiro de 2006. Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12992&Itemid=866>. Acesso em: 2 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 3/2008. Reexame do Parecer CNE/CEB nº 23/2007, que trata da consulta referente às orientações para o atendimento da Educação do Campo. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivo
s/pdf/2008/pceb003_08.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2019.

6º Encontro – Parecer de 2010 e trecho da Resolução

06 A - Decreto nº 7.352 de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política de educação do campo

06 B - Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Seção IV - Educação Básica do Campo

BRASIL. Decreto nº 7.352 de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política de educação do campo e o programa nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. 05 nov. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/
decreto/d7352.htm>. Acesso em: 2 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com
_content&view=article&id=12992&Itemid=866>. Acesso em: 2 abr. 2019.

7º Encontro – Legislação Educacional do Campo

07 - Mônica Castagna Molina. Legislação educacional do campo. p. 453-459

MOLINA, Mônica Castagna. Legislação educacional do campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 453-459.

8º Políticas Educacionais Neoliberais e Educação do Campo.

08 – Vânia Motta e Roberto Leher - Políticas Educacionais Neoliberais e Educação do Campo. p. 578-586.

MOTTA, Vânia Cardoso da; LEHER, Roberto. Políticas Educacionais Neoliberais e Educação do Campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 578-586.

9º Encontro – Educação do Campo como modalidade Educacional

09 - Cecília Maria Ghedini - Modalidade Educacional da Educação do Campo:
Contradições e Elementos Necessários à Travessia

GHEDINI, Cecília Maria. A Produção da Educação do Campo no Brasil: das referências históricas à institucionalização. Jundiaí: Paco Editorial: 2017. p. 337-355.

10º Encontro – Revisão das sínteses dos encontros e Anais

 Elaboração do Resumo

Neste encontro, devem ser sistematizados os resumos e sínteses produzidas em todos os encontros. Elaborar um arquivo “word” e enviar à equipe organizadora dos Anais, via e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

       

 

BLOCO II - Planejamento Coletivo Interdisciplinar, Instrumental Metodológico, Bibliotecas e Projeto Político-Pedagógico

Para dispor os Textos do Bloco 2, o/a coordenador/a do grupo deve escrever um e-mail para: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., solicitando-os.

ENCONTROS

 

TEXTOS E AUTORES

REFERÊNCIAS

1º  - Planejamento Coletivo Interdisciplinar

Escolas Públicas do Campo Planejamento Coletivo Interdisciplinar

GHEDINI, Cecília Maria. Escolas Públicas do Campo Planejamento Coletivo Interdisciplinar. IN: I Encontro Nacional de Escolas Públicas do Campo - I ENEPUC, 11, 2018, Francisco Beltrão, PR, Anais (on-line). Francisco Beltrão-PR, I ENEPUC, 2018. Disponível em: <http://www.unioeste.br/eventos/enepuc/> Acesso em: 6 abr. 2019.

2º Encontro – Cadernos Escola Pública do Campo – Volume I

Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico – Fundamentos

GHEDINI, Cecília Maria e BERTÉ, Rosane (orgs.). Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico: Produção de referências com as Escolas Públicas do Campo – Sudoeste do Paraná, 2018. p. 1-22

3º Encontro – Cadernos Escola Pública do Campo – Volume I

Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico – Planejamento 1 e Planejamento 2

GHEDINI, Cecília Maria e BERTÉ, Rosane (orgs.). Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico: Produção de referências com as Escolas Públicas do Campo – Sudoeste do Paraná, 2018. p. 24-44; 74-76.

4º Encontro – Cadernos Escola Pública do Campo – Volume I

Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico – Auto-organização

GHEDINI, Cecília Maria e BERTÉ, Rosane (orgs.). Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico: Produção de referências com as Escolas Públicas do Campo – Sudoeste do Paraná, 2018. p. 45-59.

5º Encontro – Cadernos Escola Pública do Campo – Volume I

Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico – Instrumentos

GHEDINI, Cecília Maria e BERTÉ, Rosane (orgs.). Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico: Produção de referências com as Escolas Públicas do Campo – Sudoeste do Paraná, 2018. p. 60-73; 77-79.

6º Encontro – Cadernos Escola Pública do Campo – Volume I

Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico – Trabalho

GHEDINI, Cecília Maria e BERTÉ, Rosane (orgs.). Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico: Produção de referências com as Escolas Públicas do Campo – Sudoeste do Paraná, 2018. p. 80-94.

7º Encontro – Cadernos Escola Pública do Campo – Volume I

Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico – Mapas. - 6 ao 9 ano do EF e Ensino Médio

GHEDINI, Cecília Maria e BERTÉ, Rosane (orgs.). Planejamento Coletivo Interdisciplinar e Instrumental Metodológico: Produção de referências com as Escolas Públicas do Campo – Sudoeste do Paraná, 2018.

8º - Escola e Biblioteca

Por uma escola infantil com biblioteca: dos fundamentos ao apontamento de práticas.

GEHRKE, Marcos. Por uma escola infantil com biblioteca: dos fundamentos aos apontamentos de práticas. Revista Práxis Educacional. Vol. 13, No 26 (2017). <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6666> Acesso em: 6 abr. 2019.

9º Encontro – Projeto Político Pedagógico

A reestruturação do Projeto Político-Pedagógico das escolas localizadas no campo no município de Tijucas do Sul-PR:

CRUZ, Rosana Aparecida da. A reestruturação do Projeto Político-Pedagógico das escolas localizadas no campo no município de Tijucas do Sul-PR: processo de reflexão e reconstrução coletiva. IN: SOUZA, Maria Antônia de; GERMNARI, Geyson Dongley (orgs.). Curitiba: Ed. UFPR, 2017.

10º Encontro

Redação Resumo

Neste encontro, devem ser sistematizados os resumos e sínteses produzidas em todos os encontros. Elaborar um arquivo word e enviar à equipe organizadora dos Anais, via e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

BLOCO III - Dossiê Escolas Região Sudoeste PR

Observação: Este Bloco de Estudos dão base para a organização do Dossiê das Escolas Públicas do Campo do Sudoeste do PR.

 

ENCONTROS

SOBRE OS TEXTOS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1º Encontro – Formação do Sudoeste do Paraná

Revolta dos Posseiros Sudoeste do Paraná

VORPAGEL, Edvino Knäsel. A revolta dos posseiros no Sudoeste do Paraná. PDE – Programa de Desenvolvimento da Educação. SEED – Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Disponível em:

<http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_edvino_knasel_vorpagel.pdf> Acesso em: 7 abr. 2019.

2º Encontro – Trajetória da Educação no Sudoeste/PR

A pesquisa em história da educação no Sudoeste do Paraná: análise e perspectiva.

Sbardelotto, Denise Kloeckner; CASTANHA, André Paulo. Revista de História e Historiografia da Educação. Curitiba, Brasil, v. 2, n. 4, p. 189-213, janeiro/abril de 2018. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/rhhe/article/view/56109/0>. Acesso em: 7 abr. 2019.

3º Encontro –

Florestas e Água

Elementos do Processo de Desflorestamento na Região Sudoeste do Paraná. A gestão social da água no Sudoeste do Paraná

LEITE, Maristela da Costa; CANDIOTTO, Luciano Zanetti Pessôa. Elementos do Processo de Desflorestamento na Região Sudoeste do Paraná. Revista Geografia,  v. 24, n. 2 (2015) <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/20173>. Acesso em: 3 abr. 2019.


PERONDI, Miguel Ângelo; KIYOTA Norma. A gestão social da água no Sudoeste do Paraná. Disponível em < https://www.academia.edu/22612779/A_gest%C3%A3o_social_da_%C3%A1gua_no_Sudoeste_do_Paran%C3%A1>. Acesso em: 7 abr. 2019.

4º Encontro – Industrialização no sudoeste do Paraná

A indústria no Sudoeste do Paraná

IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. A Indústria de Confecções no Sudoeste do PR – IPARDES. Identificação, caracterização, construção de tipologia e apoio na formulação de políticas para os arranjos produtivos locais (APLS) do Estado do Paraná: relatório de pesquisa APL de Confecções do Sudoeste / Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Curitiba: IPARDES, 2006 <http://www.ipardes.gov.br/biblioteca/docs/apl_conf_sudoeste_estudo_caso.pdf>. Acesso em: 7 abr. de 2019.

5º Encontro – Agroecologia e Agroflorestas

A Agroecologia e Agroflorestas no Sudoeste do Paraná.

STASIAK, Ana Paula. A agroecologia como alternativa frente à modernização da agricultura: um estudo de caso no município de Coronel Vivida. Dissertação de Mestrado. UNIOESTE: Francisco Beltrão, 2013.

ASSESOAR - Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural. Agroflorestas no sudoeste paranaense: agroecologia com base na dinâmica florestal. /Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural. – Francisco Beltrão: ASSESOAR, 2015. Disponível em: <http://assesoar.org.br/?p=5623>. Acesso em: 7 abr. 2019.

6º Encontro

Movimentos Sociais e Organizações do Sudoeste do Paraná

MARSCHNER, Walter; VANDERLINDE, Tarcísio. As práticas dos movimentos sociais no uso e nas relações com a terra e o meio ambiente: o caso do CAPA e da Assesoar. CAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agrária, v. 10, n. 21, p. 59-88, ago., 2015. Disponível em <http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/28853/18109>. Acesso em: 7 abr. 2019.

7º Encontro –

O campo e a agricultura no Sudoeste do Paraná

CALLEGARI, Ricardo. O campo em contraste: economia e sociedade no sudoeste do Paraná (1975/2006). VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia  Agrária.<https://www.academia.edu/38176884/O_CAMPO_EM_CONTRASTE_economia_e_sociedade_no_sudoeste_do_Paran%C3%A1_19752006>. Acesso em: 7 abr. 2019.

KISCHENER, Manoel Adir et al. História da agricultura no sudoeste do Paraná. Gestão e Desenvolvimento em Revista. v. 1, n. 2, jul-dez/2015, p. 85-100. <http://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/index>. Acesso em: 7 abr. 2019.

8º Encontro –

Agroindústrias no Sudoeste do Paraná

GIRALDELLO, Fernanda; STOFFEL, Jaime Antônio; LIMA, Jandir Ferrera de; LAVALL, Vanderleia Loff. A agroindústria familiar na microrregião de Francisco Beltrão (PR) . Rev. FAE, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 162 - 177, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/viewFile/131/76>. Acesso em: 7 abr. 2019.

9º Encontro –

A cooperação no Sudoeste do Paraná

FERRAZ, Osni Giani; BRANDÃO, Sheila; PASE, Hemerson Luiz. Sistema COOPAFI: o desafio da construção de um sistema integrado de comercialização e de apoio às agroindústrias familiares da região sudoeste do
Paraná. IN: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: SOBER. 2008, Rio Branco, AC, Anais (on line). Rio Branco/AC: SOBER. 2008.

10º Encontro –

Elaboração Resumo

Neste encontro, devem ser sistematizados os resumos e sínteses produzidas em todos os encontros. Elaborar um arquivo word e enviar à equipe organizadora dos Anais, via e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

BLOCO IV - AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO

 

ENCONTROS

SOBRE OS TEXTOS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1º Encontro  - Agroecologia e Educação do campo

Escolas do Campo e Agroecologia Texto de Roseli S Caldart

CALDART, Roseli Salete. Escolas do Campo e Agroecologia:
uma agenda de trabalho com a vida e pela vida! Disponível em: <https://docit.tips/download/escolas-do-campo-e-agroecologia-roseli-fev16-1_pdf>. Acesso em: 07 abr. 2019.

2º Encontro – Agroecologia e Educação

Agroecologia na educação básica.

RIBEIRO, Dionara Soares et al. (org.). Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 9-31

3º Encontro – Agroecologia e Educação

Agroecologia na educação básica.

RIBEIRO, Dionara Soares et al. (org.). Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 31-48

4º Encontro – História da Agricultura.

Elementos para compreender a história da agricultura e a organização do trabalho. (pontos 1 a 5).

MARTINS, Adalberto. Elementos para compreender a história da agricultura e a organização do trabalho. IN: RIBEIRO, Dionara Soares et al. (org.). Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 51-70.

5º Encontro – História da Agricultura.

Elementos para compreender a história da agricultura e a organização do trabalho. (pontos 6 a 8).

MARTINS, Adalberto. Elementos para compreender a história da agricultura e a organização do trabalho. In: RIBEIRO, Dionara Soares et al. (org.). Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 71-89.

6º Encontro – A Agroecologia em nossas vidas

A Agroecologia em nossas vidas  - reflexões e algumas rotas, em busca de um equilíbrio em tempos de crise

SANTOS, João Dagoberto dos. A Agroecologia em nossas vidas - reflexões e algumas rotas, em busca de um equilíbrio em tempos de crise. IN: RIBEIRO, Dionara Soares et al. (org.). Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 91-106

7º Encontro – Soberania e Segurança alimentar

Texto A - Soberania alimentar: uma necessidade dos povos. (p. 136 a 151).

Texto B - Transição Agroecológica e Segurança Alimentar

STEDILE, João Pedro; CARVALHO, Horácio Martins de. Soberania alimentar: uma necessidade dos povos. IN: RIBEIRO, Dionara Soares et al. (org.). Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 136-151

HOELLER, Silvana. MARTINS, Valentim (orgs.). ProJovem Campo Saberes da Terra: Transição Agroecológica em Sistemas Familiares de Produção Familiar. Matinhos: Editora UFPR Litoral, 2013.

8º Encontro – Conceitos da Transição Agroecológica e Agroflorestas

08 A - Transição Agroecológica - Para entender os conceitos

08 B - Transição Agroecológica - Agroflorestas

HOELLER, Silvana. MARTINS, Valentim (orgs.). ProJovem Campo Saberes da Terra: Transição Agroecológica em Sistemas Familiares de Produção Familiar. Matinhos: Editora UFPR Litoral, 2013.

 

9º Encontro – Estrutura do Solo e Biodiversidade

09 A - Transição Agroecológica - A bioestrutura do Solo

09 B - Transição Agroecológica - Biodiversidade

HOELLER, Silvana. MARTINS, Valentim (orgs.). ProJovem Campo Saberes da Terra: Transição Agroecológica em Sistemas Familiares de Produção Familiar. Matinhos: Editora UFPR Litoral, 2013.

10º Encontro -

Elaboração Resumo

 

Neste encontro, devem ser sistematizados os resumos e sínteses produzidas em todos os encontros. Elaborar um arquivo word e enviar à equipe organizadora dos Anais, via e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Obs.: Na sequência serão apresentados outros Blocos de Estudo

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