Projeto - Extensão
Projetos de Extensão - Unioeste 2024
Centro de Ciências da Saúde – CCSResumo Inicial: A interface educação e saúde representa uma importante e efetiva via de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que atua diretamente junto ao que há de mais imprescindível e, por isso mesmo, valioso no sistema de saúde: os profissionais. Diante disso, o projeto visa proporcionar, através de eventos, oficinas, seminários, treinamentos virtuais e outras formas de capacitação a educação permanente e saúde através da abordagem de temas de interesse da comunidade de profissionais de saúde que pertence à 8a Regional de Saúde do Paraná.
Resumo Inicial: Os objetivos do projeto incluem inserir os acadêmicos de Medicina, junto de docentes e preceptores, em espaços públicos e serviços especializados de saúde mental e a realização de ações em serviços assistenciais da Rede de Atenção Psicossocial no SUS, visando à assistência integral aos pacientes com doenças mentais e disseminação de saberes e práticas. Os procedimentos metodológicos abrangem uma série de ações, como grupos de estudo, palestras, workshops e atividades práticas, direcionadas tanto para o público em geral como para os pacientes e profissionais de saúde. O programa se organiza ao longo do ano, com temas específicos para cada mês.
Resumo Inicial: A Auriculoterapia visa estabelecer a fluidez energética obtendo o equilíbrio através da estimulação de pontos na orelha. Desta forma o objetivo do projeto é realizar o atendimento por Auriculoterapia, de voluntários, que queiram/precisem de atendimento auricular. Serão feitas em média 10 sessões de atendimento por paciente e avaliado a eficiência da técnica de Auriculoterapia através da aplicação de questionários. A quantidade de sessões pode ser adaptada de acordo com a necessidade do "paciente. Desta forma, o projeto irá contribuir na melhora da qualidade de vida desses pacientes, acarretando menos uso de fármacos. Pois um indivíduo saudável está em equilíbrio consigo e com o meio em que vive.
Resumo Inicial: As atividades extensionistas serão palestras educativas sobre diversos temas na área da saúde, grupo focais, e indicativos sobre a saúde dos trabalhadores e apenados da penitenciária, análise físico-química e microbiológica das refeições servidas aos apenados e trabalhadores. Os resultados esperados são que possamos ao longo da aplicação do Projeto minimizar os problemas relacionados a saúde dos apenados e traçar perfil da saúde do trabalhador da penitenciária no sentido de encaminhá-lo se necessário a atendimento médico.
Resumo Inicial: O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da alimentação produzida pela Agroindústria Familiar do Sudoeste do Paraná registrados no SIM/POA, através de assessoria na área de controle de qualidade em alimentos, treinamento e capacitação em higiene dos alimentos aos profissionais da área, visando à segurança alimentar, bem como contribuir para a qualificação dos acadêmicos da Unioeste.
Resumo Inicial: O projeto busca aproximar a comunidade discente interna e, em especial, dos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão. A metodologia utilizada propõe ações de cuidado quanto: adaptação à vida acadêmica; equilíbrio saudável entre estudo e lazer; fortalecimento de redes de apoio; aproximação e interlocução com docentes, etc. Para atingir os objetivos, o CARE-Med inclui uma série de ações envolvendo todos os acadêmicos, como: rodas de conversa, dinâmicas grupais, oficinas, cine-debates, tutorias individuais, etc.
Resumo Inicial: A atividade objetiva incentivar a integração entre professores, pesquisadores, alunos, agentes universitários e demais interessados em desenvolver atividades de extensão, ensino e pesquisa voltada a pessoa idosa que anseia em subsidiar-se de conhecimentos sobre os aspectos que envolvem não somente os cuidados relacionados a sua saúde bem como sua integração na sociedade, mantendo-os em plena capacidade, autonomia e consequentemente exercendo sua cidadania. As atividades se desenvolverão por meio de encontros, com recursos como: cartazes, dramatização, círculo de palestras, multimídia, explanação verbal da temática utilizando-se linguagem simples e acessível para possível compreensão do público-alvo.
Resumo Inicial: É um Projeto Educacional que tem como foco principal levar a informação e esclarecimento sobre o Papilomavírus Humano-HPV, o que é? como é transmitido, quais suas patologias, porque se vacinar e principalmente as formas de prevenção para pré-adolescentes, adolescentes e jovens das instituições de ensino (públicas e privadas) de Francisco Beltrão. Para isso, serão oferecidas as instituições de ensino interessadas palestras e oficinas que serão realizadas aos alunos do ensino fundamental e médio, de ambos os sexos, com a possibilidade de interação através de perguntas e discussões. Serão feitas várias abordagens sobre o HPV, em especial informar que ele é o grande precursor da mortalidade feminina, por ser apontado como o principal fator do desenvolvimento do câncer do colo uterino, entre outros.
Resumo Inicial: A promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas ao uso do tabaco são os objetivos. Serão utilizados a Convenção Quadro para o Controle do Tabagismo (CQCT) e os mesmos eixos do Programa de controle do tabagismo e outros fatores de risco de câncer do INCA, SUS e SESA, com acréscimo sinérgico de conteúdos complementares relacionados ao tema. Mais uma atividade de Capacitação dos internos do 5º e 6º ano do curso de Medicina para atuarem como profissionais qualificados para atuação no subprograma “Ajudando o seu paciente a Deixar de Fumar” em qualquer extensão territorial do país. Contribuindo para a redução da prevalência do tabagismo no município de Francisco Beltrão, conscientização dos estudantes e acadêmicos dos malefícios da utilização dos derivados do tabaco, diminuição das intoxicações no plantio e colheita dos fumicultores, bem como apresentação de alternativas saudáveis e economicamente viáveis à produção de fumo.
Resumo Inicial: O projeto visa dar suporte educacional gratuito à população de Francisco Beltrão para concorrer de uma forma mais igualitária a uma vaga na universidade. Para isso, os académicos do Curso de medicina ministrarão aulas das diversas áreas do conhecimento no período noturno, semanalmente, na Unioeste. Além disso, o projeto objetiva proporcionar aos alunos de medicina o aprimoramento das relações interpessoais, contato com a comunidade externa,
Resumo Inicial: O Projeto tem como objetivo levar conhecimento científico referente à saúde, tecnologia e meio ambiente. Sua proposta é articular conteúdos através da elaboração de práticas laboratoriais, palestras, lives, entre outras estratégias de aprendizado. As atividades do projeto serão realizadas na própria Universidade e poderão se estender até as escolas/colégios que solicitarem. Alunos serão os responsáveis por realizar as atividades, junto aos docentes integrantes do projeto. Desta maneira, universidade e escolas terão espaço para compartilhar conhecimentos e aprimorar os processos de formação científica de todos os envolvidos.
Resumo Inicial: O projeto em questão tem como base a realização de atividades de extensão, as quais possuem a intenção de gerar um impacto social na comunidade beltronese. Além disso, haverá um aprofundamento dos estudantes envolvidos para temas relacionadas à saúde pública, saúde reprodutiva, direitos humanos, pesquisa e ensino médico, uma vez que virão a atuar nessas áreas, através as campanhas mensais realizadas.
Resumo Inicial: Trata-se de um projeto de extensão universitária, envolvendo docentes e alunos do Centro de Ciências da Saúde da Unioeste, campus de Francisco Beltrão. O projeto visa criar um espaço de acolhimento, escuta e troca de saberes entre profissionais da enfermagem com colaboradores externos, sobretudo aqueles das áreas da Psicologia/Psiquiatria/Ciências do Bem-Estar. Espera-se como resultado a alta adesão dos profissionais de saúde, proporcionar benefícios na saúde física e psicológica, aumentar o uso de técnicas de mindfulness e técnicas espirituais de bem-estar e a melhor aceitação das mudanças que ocorrem durante a atuação no setor penitenciário, Ê reduzindo o impacto negativo dos mitos acerca do autocuidado.
Resumo Inicial: A rotulagem nutricional obrigatória de alimentos e bebidas é condição legal a comercialização de produtos embalados na ausência do consumidor e objetiva principalmente a saúde da população dando-lhe o direito à informação referente ao consumo de alimentos e seus nutrientes. O projeto pretende prestar serviço às agroindústrias do município e região, através da elaboração dos cálculos nutricionais para rotulagem dos alimentos, contribuindo para a melhoria da qualidade dos alimentos fornecidos aos consumidores, orientar o setor produtivo quanto às informações relevantes para a elaboração da rotulagem nutricional, possibilitar a revisão de suas formulações e proporcionar escolhas alimentares saudáveis a partir das informações contidas nos rótulos dos alimentos, bem como, contribuir para a qualificação dos acadêmicos da Unioeste.
Resumo Inicial: O projeto de extensão será realizado nos municípios de Chopinzinho e de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado paranaense, para conhecer os serviços básicos realizados nos locais; os serviços de saúde no centro de saúde da Aldeia Indígena Palmeirinha de Chopinzinho, unidade básica de saúde em Nova Concórdia (sede Progresso e sede Jacaré); além de compreender a relação entre o modo de vida e condições de saúde nas comunidades, no intuito de expandir a área de atuação acadêmica, considerando que nos locais previstos ainda não há o acompanhamento universitário.
Resumo Inicial: O projeto de extensão tem o objetivo de promover ações interdisciplinares entre acadêmicos da área da saúde e da área tecnológica para propor soluções a problemas de saúde na comunidade. Diante da necessidade de promover a saúde da população, de controlar de doenças crônicas ou infectocontagiosas, de otimizar protocolos de atenção à saúde, considerando o contexto e os impactos socioambientais, denota a importância das parcerias e de atividades interdisciplinares na resolução desses problemas. Com isso, busca-se a implementação de soluções inovadoras com base cientifica que possam contribuir no controle das necessidades de saúde, com a garantia das bases estruturais do Sistema Único de Saúde, universal, equânime e integral.
Resumo Inicial: O câncer de mama é a neoplasia maligna que mais mata mulheres no Brasil. Diversos fatores de risco estão associados a esta patologia, incluindo a exposição aos agrotóxicos e insumos agrícolas. A região Sudoeste do Paraná é essencialmente agrícola, e tem como parte de sua macrorregião o Município de Francisco Beltrão, que atende um grande número de casos de cânceres com histórico familial oriundos dos 27 municípios que compõem a 8a Regional de Saúde. Por não existir um relatório ou mapeamento oficiais, não se sabe se há de fato associação entre a exposição ocupacional aos agrotóxicos e a alta incidência de casos de câncer de mama familial nesta região em particular. Os tumores de mama mais agressivos têm sido fenotipados como triplos negativos, evoluindo como uma doença de péssimo prognóstico em mulheres jovens portadoras de história familial. Este fato está associado à herança de mutações em genes que controlam o reparo do DNA como p53, BRCAI e BRCA2. Neste trabalho, propõe-se investigar esta associação entre a incidência de câncer de mama, história familial da doença e a exposição continua aos agrotóxicos, oferecendo à população desta região o acesso ao mapeamento dos genes de alto risco para desenvolvimento de câncer de mama familial, tanto nos indivíduos afetados como nos seus familiares. Desta forma, espera-se prover subsídios para a prevenção e rastreamento precoce da doença, bem como informações para confecção de um relatório oficial sobre este tema.
Resumo Inicial: O objetivo do projeto será estabelecer um relacionamento entre meio acadêmico e comunidade que resulte em difusão de conhecimentos sobre Nutrição, especificamente alimentação adequada e saudável. Aspectos principais da metodologia: As ações realizadas serão divididas em três grupos de atividades, sendo, palestras presenciais e on-line, atividades externas de orientação e educação em nutrição e alimentação, bem como divulgação de conhecimentos científicos sobre nutrição em mídias digitais. O material produzido será organizado e revisado por docentes, bem como os discentes serão treinados para realizar as atividades. O projeto será divulgado por redes sociais e contato direto com os locais.
Resumo Inicial: O observatório tem como objetivo monitorar os indicadores que envolvem a segurança alimentar e a qualidade de vida do indivíduo, monitorando a situação da fome na região, a produtividade, as condições higiênicas sanitárias do preparo e distribuição dos alimentos, destino adequado dos rejeitos, entre outros que impactam no meio ambiente e diretamente sobre a vida da comunidade. Visa disseminar o conhecimento, capacitar recursos humanos e promover cenários de debate com as diferentes representatividades da comunidade sobre a saúde, segurança alimentar e ambiental.
Resumo Inicial: O projeto tem por objetivo promover o conhecimento sobre o cuidado com a saúde das gestantes e seus bebês; fortalecer a integração entre os acadêmicos de nutrição e medicina com o serviço de atenção à saúde; incentivar a troca de experiências entre as gestantes, de suas vivências pessoais e sociais anteriores, que estão relacionadas ao autocuidado durante a gestação, no puerpério e ao cuidado com o recém-nascido, visando contribuir para melhorias no perfil da saúde pública e uma melhor qualidade de vida das gestantes, puérperas e dos recém-nascidos, por meio de palestras e rodas do conversas nas Unidades básicas de Saúde (UBS) do município de Francisco Beltrão.
Resumo Inicial: O projeto tem o intuito de integrar os acadêmicos do curso de medicina na sociedade beltronense, oferecer a Casa abrigo e a AMARBEM palestras sobre cuidados na área da saúde e desenvolvimento psicossocial, além de propiciar as crianças e jovens um momento de lazer e alegria metodologias: As atividades serão organizadas permanentemente nas quais serão ministradas palestras votadas para saúde pessoal atuar na promoção da saúde das crianças do ambiente, e com as atividades lúdicas apresentar as crianças princípios básicos para bom convívio social. Espera-se que ao colocar os acadêmicos em contato com a realidade social da cidade, através das instituições, que visam principalmente o atendimento de crianças e adolescentes com risco social, seja possível estimular os acadêmicos a ter um maior contato com a comunidade local e demandas, de modo também sensibilizá-lo para questões sociais, cuidado com o outro e humanização da medicina.
Resumo Inicial: O projeto tem como objetivo integrar o programa Universidade Aberta à Terceira Idade criando a possibilidade do idoso de aprofundar conhecimentos em áreas de seu interesse e trocar experiências com os jovens através de oficinas, palestras e rodas de conversa oferecidas ao longo do ano. As atividades ofertadas visam estimular a troca de experiências e conhecimento entre seus participantes, para um envelhecimento bem-sucedido. As atividades se desenvolverão por meio de encontros, com recursos como: cartazes, dramatização, círculo de palestras, multimídia, explanação verbal da temática utilizando-se linguagem simples e acessível para possível compreensão do público-alvo. Espera-se com estas atividades criadas no programa UNATI possibilitar aos idosos acesso as atividades de cultura, saúde, lazer, saúde, educação, aspectos financeiros, social e jurídico, pertinentes as suas necessidades e limitações.
Resumo Inicial: Considerando a população carcerária e os trabalhadores que se encontram neste local foi idealizado este projeto, com vistas a minimização de sintomas que causa problemas de saúde, bem como com vistas a melhoria da qualidade de vida. Além disso, houve preocupação também com as famílias dos apenados que frequentam a penitenciária e também para os quais se objetiva levar conhecimentos na área da saúde, tirar suas dúvidas e poder contribuir com a comunidade. O projeto visa a promoção da saúde de apenados, policiais penais e famílias de apenados pertencentes a 7º DEPEN PR, por meio da realização de palestras sobre temas relacionados a saúde e outras atividades. Além disso ocorrerá a aplicação de auriculoterapia nos apenados e policiais penais a fim de diminuir sintomas de depressão, estresse e ansiedade. Também haverá coleta de sangue dos policiais penais a fim de medir estresse oxidativo para verificar os resultados da aplicação da auriculoterapia. As contribuições esperadas são que possamos minimizar os sintomas já descritos acima como forma de colaborar com a saúde do trabalhador da penitenciária, além de minimizar sintomas nos detentos como forma de melhorar a qualidade de vida dessa população que se encontra detenta.
Resumo Inicial: Objetivo do presente projeto é que os estudantes do terceiro ano do curso de Nutrição, visitem e conheçam o funcionamento de UAN’s da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão, compreendam as características da alimentação e nutrição dos estudantes, e desenvolvam nestes locais, atividades extensionistas que beneficiem todos os envolvidos na alimentação escolar do município. Os alunos farão visitas nas UAN´s da rede municipal de ensino, sendo estas ações realizadas como parte das atividades de ensino das disciplinas de Administração de unidades de Alimentação e Nutrição, Microbiologia de alimentos e Estágio Supervisionado em Unidades de Alimentação e Nutrição. Realizarão Avaliação Nutricional, Nutrição social e Estágio Supervisionado em Nutrição Social. E ainda planejarão cardápios para alunos com necessidades alimentares especiais, como parte da disciplina de Patologia da Nutrição e Dietoterapia. Durante as visitas, os alunos acompanharão o processo produtivo dos alimentos da alimentação escolar, visualizarão os aspectos higiênicosanitários envolvidos na produção dos alimentos, verificarão a presença de crianças com alergias e intolerâncias alimentares nas escolas e posteriormente, sob supervisão dos professores das disciplinas, desenvolverão atividades extensionistas como por exemplo a elaboração de fichas técnicas e treinamentos para as colaboradoras da alimentação escolar, entre outras.