Publicações

 
 
 
FOTOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO E MÍDIAS NO ENSINO

CARVALHO, P. S. ; CUNHA, M. B. . Textos complementares em livros didáticos de ciências: um olhar pelo viés da teoria da transposição didática. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Rio de Janeiro: Abrapec, 2017. v. 1. p. 2307-1.

CUNHA, M. B.; SANTOS, E.Z. dos ; GROELER, E. K. . Textos de divulgação científica em livros didáticos de química. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Rio de Janeiro: Abrapec, 2017. v. 1. p. 2462-1.

Dorigon, L.; Miola, D.; Carvalho, M. A. B.; Justina, L. A. D.; Leite, R. F. Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médio. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 584-597, jan./abr. 2019.

ENGELMANN, G. L. ; CUNHA, M. B. . Algumas percepções sobre cientistas em livros didáticos de química. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Rio de Janeiro: Abrapec, 2017. v. 1. p. 1671-1.

FIORESI, C. A. ; CUNHA, M. B. . Percepção de Ciência e Tecnologia: uma análise em histórias em quadrinhos produzidas por estudantes brasileiros. In: Ana Peixoto, Joana Gonçalves, Luisa Neves, Rita Cruz. (Org.). Educação em Ciências em múltiplos contextos, Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC. 1ed.Viana do Castelo, Portugal: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação, 2018, v. 1, p. 385-391.

LEITE, R. F. ; RITTER, O. M. S. . Algumas representações de ciência na BNCC-Base Nacional Comum Curricular: Área de ciências da Natureza. Temas & Matizes (Online), v. 11, p. 1-7, 2017.

LIMA, F. O.; CUNHA, M. B. A fotografia como recurso didático para contextualizar conceitos de Química Analítica. Research, Society and Developmentin press, 2020.

MODEL, A. N. L. ; ROMERO, A. L. . Analogias em Livros Didáticos de Química: Análise de uma das obras aprovada pelo PNLD/2015. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 387-392, 2017.

MULLER, C. M. ; SILVA, D. H. ; SANTOS, E. Z. ; HIPOLITO, E. S. R. ; FERNANDES, J. P. ; FERREIRA, M. Algumas considerações sobre o filme "De volta para o Futuro (1985)". In: Rosana Franzen Leite; Marcia Borin da Cunha. (Org.). Recursos, metodologias e pesquisa no Ensino de Ciências e Química. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2016, v. Único, p. 10-27.

OLDONI, J. F. W. B.; LEITE, R. F.; WENDLING, C. M. A concepção dogmática na abordagem dos conteúdos dos livros didáticos de ciências. In: CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS NATURAIS, 2. 2017. Foz do Iguaçu. Unioeste. Anais... Foz do Iguaçu, 2017.

OLDONI, Josiani Fátima Weimer Baierle; FORTUNA, Caroline; LEITE, Rosana Franzen. Socio-Scientific Issues in Didactic Books of Elementary Science: What Are the Goals?Acta Scientiae, v. 21, n. 4, p. 82-96, 2019.

SILVA, K. R. ; CUNHA, M. B. Frankenweenie: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, p. 208-228, 2017.

SILVA, K. R. ; CUNHA, M. B. Imagens da ciência e cientista nos filmes de 'Frankenstein'. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Rio de Janeiro: Abrapec, 2017. v. 1. p. 1190-1.

SILVA, K. R. ; SANTOS, F. G. P. ; CUNHA, M. B. . Ciência e cinema: um olhar para as possibilidades no ensino de ciências. Arquivos do mudi, v. 21, p. 109-119, 2017.

VOGT, C. F. G. ; CECATTO, A. J. ; CUNHA, MARCIA BORIN DA . A fotografia Científica em experimentos investigativos para o ensino de Química. In: Ana Peixoto, Joana Gonçalves, Luisa Neves, Rita Cruz. (Org.). Educação em Ciências em múltiplos contextos, Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC. 1ed.Viana do Castelo: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação, 2018, v. 1, p. 300-308.

VOGT, C. F. G.; CECATTO, A. J. ; CUNHA, M. B. . A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de Química. Actio: docência em ciências, v. 3, p. 56-74-74, 2018.

VOGT, C. F. G.; CECATTO, A. J. ; CUNHA, M. B. . A fotografia Científica em experimentos investigativos para o ensino de Química. In: Ana Peixoto; Joana Gonçalves; Luisa Neves; Rita Cruz. (Org.). Educação em Ciências em múltiplos contextos, Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC. 1ed.Viana do Castelo, Portugal: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação, 2018, v. 1, p. 300-308.

PROJETO DE EXTENSÃO

CUNHA, M. B.; RITTER, O. M. S. ; VOGT, C. F. G.  ; SANTOS, E. Z.; GRANDO, L. M. ; LEITE, R. F. Comquímica das crianças: um projeto de iniciação à ciência. Revista Brasileira De Extensão Universitária, v. 8, p. 113/2-120, 2017.

TEMAS DE ENSINO

COGO, T. C.; FIORESI, C. A.; LIMA, F. O. ABORDAGEM TEMÁTICA SOBRE PLANTAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores., 2019, Lisboa/PT. Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos. Lisboa/PT: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2019. p. 358.

CUNHA, M. B. O glúten em questão. Química Nova na Escola (online), v. 40, p. 59-64, 2018.

BAPTAGLIN, J. S. ; FIORESI, C. A. ; MORSCHHEISER, L. M. ; PERES, G. L. . A química no processo alimentar: funções químicas e reações químicas dos alimentos. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. Anais do VI SINECT, 2018.

MAGRIN, C. P.; LIMA, F. O. Aplicação da Métrica Estrela Verde no Ensino de Química Analítica da UFFS Realeza/PR. In: X Congreso Iberoamericano de Educación Científica, 2019, Montevideo, Uruguay. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias en Debate". Montevideo, Uruguay, 2019. (http://cieduc.org/2019/actas/LibroCieduc2019-Volumen2.pdf)

MAGRIN, C. P.; LIMA, F. O. Estrela Verde: inserção da Química Verde no Ensino de Química Analítica. Exatas OnlineIn Press, 2020.

MORSCHHEISER, L. M. ; FIORESI, C. A. ; BAPTAGLIN, J. S. ; PERES, G. L. . A química dos solos: o ensino de ciências sob o olhar atento em sala de aula. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. Anais do VI SINECT, 2018.

RITTER, O. M. S. ; CUNHA, M. B. . Significações de meio ambiente: um estudo com estudantes brasileiros utilizando-se imagens. Enseñanza de las ciencias, numero extraodinario, v. extra, p. 3431-3435, 2017.

RITTER, O. M. S. ; CUNHA, M. B. ; STANZANI, E. L. . Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma Tabela Periódica interativa. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, p. 359-375, 2017.

VOGT, C. F. G. A energia encontrada no lixo orgânico: Biodigestores. In: Marcia Borin da Cunha; Rosana Franzen Leite. (Org.). Pelos caminhos da ciência e tecnologia em Toledo-PR. 1ed.Toledo: Vivens ltda, 2017, v. , p. 32-35.

VOGT, C. F. G. Pelos caminhos da ciência e tecnologia em Toledo-PR. In: Marcia Borin da Cunha; Rosana Franzen Leite. (Org.). Energia Solar: A luz que pode iluminar o seu dia. 1ed.Toledo: Vivens Ltda, 2017, v. , p. 242-244.

VOGT, C. F. G. Quanto mais quente melhor: Energia Solar. In: Marcia Borin da Cunha; Rosana Franzen Leite. (Org.). Pelos caminhos da ciência e tecnologia em Toledo-PR. 1ed.Toledo: Vivens Ltda, 2017, v. 1, p. 54-58.

WAGNER, M. C. ; FIORESI, C. A. ; PERES, G. L. . Bioquímica dos alimentos: aspectos sobre alimentação e nutrição. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. Anais do VI SINECT, 2018.

HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

FORTUNA, C. ; GRANDO, L. M. ; LEITE, R. F. . Representações de ciência e de cientistas de crianças participantes de iniciação científica júnior (CNPq/CAPES). ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 131, 2018.

HIPÓLITO, E. S. R. ; CUNHA, M. B. . Análise da caracterização do cientista Einstein por estudantes secundaristas a partir da leitura e exposição de textos histórico-científicos. Enseñanza de las ciencias, v. extra, p. 3839-3843, 2017.

HIPÓLITO, E. S. R. ; CUNHA, M. B. História da Ciência e dramaturgia no ensino de Química no Ensino Médio. In: Ana Peixoto, Joana Gonçalves, Luisa Neves, Rita Cruz. (Org.). Educação em Ciências em múltiplos contextos, Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC. 1ed.Viana do Castelo, Portugal: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação, 2018, v. 1, p. 367-374.

LIMA, F. O.; WIRZBICKI, S. M.; SILVA, R. C. M. Oficina Temática: Medicamentos e Automedicação no Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. In: X Congreso Iberoamericano de Educación Científica, 2019, Montevideo, Uruguay. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias en Debate. Montevideo, Uruguay, 2019. (http://cieduc.org/2019/actas/LibroCieduc2019-Volumen2.pdf)

MARQUES, G. Q.; LEITE, R. F.; CUNHA, M. B. A perspectiva sociocientífica no ensino de ciências. In: Maria Isabel Cebreiros; Pedro Membiela; Natalia Casado; Manuel Vidal. (Org.). La práctica docente en la enseñanza de las ciencias/A práctica docente no ensino das ciencias. 1ed.Ourense: Edita Educación Editora, 2017, v. 1, p. 1-681.

ROMERO, A. L.; CUNHA, M. B. A lei periódica em livros didáticos de química selecionados pelo PNLD 2018: uma análise sob a ótica da teoria do conhecimento. In: 16º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 16º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2018.

ROMERO, A. L.; CUNHA, M. B. A tabela periódica escalariforme de Charles Janet e algumas (tentativas de) adaptações ao longo dos anos. In: 16º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 16º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2018.

SEIFFERT-SANTOS, S. C.; WENDLING, C. M.; MEGLHIORATTI, F. A. A epistemologia de Larry Laudan: diferentes tradições nas explicações dos seres vivos e suas implicações para o ensino de ciências e biologia. In: SIMPÓSIO DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA DA UNIOESTE, 22. 2017. Toledo-PR. Anais (Ressonâncias filosodicas, v. 2). e-book. Toledo: Vivens, 2018.

LINGUAGEM, ARGUMENTO E ANÁLISE DO DISCURSO

MARQUES, G. Q.; CARVALHO, M. A. B. . Linguagem e Argumentação no Ensino de Ciências: o júri simulado como uma proposta de atividade. In: Vilmar Malacarne; Dulce Maria Strieder. (Org.). O Ensino de Ciências e Matemática: concepções e práticas. 1ed.São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, v. , p. 1-512.

MARQUES, G. Q.; CUNHA, M. B. Argumentação escrita: uma análise dos argumentos elaborados por estudantes do ensino médio. In: Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu, 2018. p. 1-12.

MARQUES, G. Q.; CUNHA, M. B. Resolução de Problemas: Uma Análise Realizada com estudantes do Ensino Médio de uma Escola Urbana e de uma Escola do Campostudantes do Ensino Médio de uma Escola Urbana e de uma Escola do Campo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, 2018.

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

CARVALHO, P. ; CUNHA, M. B. Textos de divulgação científica em livros didáticos de ciências: uma análise à luz da Teoria da Transposição Didática. Enseñanza de las ciencias, numero extraodinario, v. extra, p. 1453-1457, 2017.

CUNHA, M. B. A divulgação científica: uma investigação com graduandos em Química Licenciatura. Enseñaza de las ciencias, numero estraordinario, v. extra, p. 1741-1746, 2017.

FERREIRA, M.; LEITE, R. F. . Alfabetização Científica e Ensino de Química: em análise, publicações do ENEQ entre os anos de 2000 e 2014. In: ENEQ - Encontro Nacional de educação de Química, 2016, Florianópolis, 2016.

FIORESI, C. A.; CUNHA, M. B. . Aspectos sobre a Leitura de Textos de Divulgação Científica na Escola. In: 38 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018, Canoas-RS. Anais do 38 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.

FIORESI, C. A.; SILVA, H. C. . Textos de divulgação científica em livros didáticos de Química: um estudo da circulação do tema radioatividade. In: II Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnólogica: políticas educacionais e o impacto na ECT, 2018, Florianópolis-SC. Anais ..., 2018.

FIORESI, C. A. ; CUNHA, M. B. . Mafalda e a divulgação da ciência. Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, p. 162-175, 2017.

FIORESI, C. A.; SILVA, H. C. Textos de Divulgação Científica: Uma análise sobre a Natureza da Ciência. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

LEITE, R. F.; FELIPE, L. M.; OLDONI, J. F. W. B. Análise de artigos científicos nacionais sobre alfabetização científica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA QUALITATIVA, 5. 2018. Foz do Iguaçu. Anais ... Foz do Iguaçu: SE&PQ, 2018.

LEITE, R. F.; RODRIGUES, M. A. . Alfabetização Científica em aulas de Química do Ensino Médio: o que imaginam estudantes de um curso de Química-Licenciatura. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Mª Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). La enseñanza de las ciencias en el actual contexto educativo. 1ed.Ourense: Edita Educación Editora, 2017, v. , p. 289-293.

LEITE, R. F. RODRIGUES, M. A. Aspectos sociocientíficos e a questão ambiental: uma dimensão da alfabetização científica na formação dos professores de Química. Rencima, v. 9, n. 3, 2018.

MORI L. ; CUNHA, M. B. . A Divulgação científica e as ideias dos professores de diversas áreas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, p. 249-269, 2018.

OLDONI, J. F. W. B; FELIPE, L. M. ; LEITE, R. F. Análise de artigos científicos nacionais sobre Alfabetização Científica. In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu, 2018.

OLDONI, J. F. W. B; LIMA, B. G. T. . A compreensão dos professores sobre a Alfabetização Científica: perspectivas e realidade do Ensino de Ciências. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, p. 41-59, 2017.

ROMERO, A. S.; CUNHA, M. B. Um olhar para os aspectos históricos da tabela periódica presentes em textos de divulgação científica publicados na revista Galileu. (Anais da III Semana das Licenciaturas, Curitiba, out., 2019). ACTIO: Docência em Ciências, v. especial, p. 1-13, 2019.

ROMERO, A. S.; CUNHA, M. B. Tabela periódica enquanto objeto de estudo em artigos publicados no Journal of Chemical Education: análises preliminares. In: CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO QUÍMICA – CPEQUI, 6. 2019. Realeza/RS. Anais... Realeza: CPEQUI, 2019.

SANTOS, E.Z. dos ; GROELER, E. K. ; CUNHA, M. B. . Recursos didatizantes em textos de divulgação científica presentes em livros didáticos de química. In: Ana Peixoto, Joana Gonçalves, Luisa Neves, Rita Cruz. (Org.). Educação em Ciências em múltiplos contextos, Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC. 1ed.Viana de Castelo, Portugal: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação, 2018, v. 1, p. 309-316.

SEIFFERT-SANTOS, S. C.; CUNHA, M. B. Uma Revisão sobre Análises de Discurso em Divulgação Científica: potencial de carnavalização. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XII ENPEC, Natal: ABRAPEC, 2019.

SEIFFERT-SANTOS, S. C.; CUNHA, M. B. Por uma divulgação científica enriquecedora na Amazônia: cultura e abordagem dialógica. In: Simpôsio de Educação em Ciências na Amazônia, VIII SECAM, Manaus: UEA Edições, 2018.


SOUZA, B. B ; CUNHA, M. B. ; MEGLHIORATTI, F. A. . Divulgação científica na Revista Veja e o debate de gênero. In: Adrian Alvarez Estrada, Fábio Lopes Alves, José Luis Derisso, Vilmar Malacarne. (Org.). O processo de formação do professor. 1ed.São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017, v. 1, p. 273-287.

ZABOTTI, K. ; NASCIMENTO, J. E. ; CUNHA, M. B. ; JUSTINA, L. A. D. Enfoque da evolução biológica em uma revista de divulgação científica brasileira. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Rio de Janeiro: Abrapec, 2017. v. 1. p. 2391-1.

ESTÁGIO SUPERVISIOVADO, PIBID E METODOLOGIA PARA O ENSINO

Broietti, F. C. D.; Leite, R. F. CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM SERVIÇO. Imagem da Educação - Maringá/PR (UEM), v. 9, n. 2, 2019.

CUNHA, M. B.; LEITE, R. F. Percepções dos formando de um curso de Química Licenciatura: uma experiencia com palavras sem sentido. La eneñansa de las ciencias en el actual contexto educativo. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2017, v. , p. 415-419.

FELIPE, L. M. ; OLDONI, J. F. W. B . Ensino de ciências por investigação: uma revisão nos últimos eventos do encontro nacional em pesquisa em educação (ENPEC). In: V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu, 2018.

FIORESI, C. A. ; CUNHA, M. B. . Jogo e lista de exercícios: um estudo com duas turmas de ensino médio. Revista eletrônica Ludus Scientiae - (RELuS), v. 1, p. 66-77, 2017.

FIORESI, C. A.; ALVES NETO, J. P. Um estudo de caso da Transposição Didática no ensino da primeira Lei da Termodinâmica. In: XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências e I Seminários Internacional de Educação em Ciências, 2017, Viana do Castelo-Portugal. Anais do XVII Enec e I SIEC, 2017.

RITTER, O. M. S. ; CUNHA, M. B. ; LEITE, R. F. Ensino por investigação: uma experiência com professores na formação continuada. La enseñasa de las cienticas en actual contexto educativo. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2017, v. , p. 563-567.

RITTER, O. M. S.; LEITE, R. F. Política de formação de professores: experiências e desafios do PIBID e da residência pedagógica nas práticas educativa. Temas & Martizes, Cascavel, v. 12, n. 22, p. 69-74, 2018.

SILVA, L. M. F.; OLDONI, J. F. W. B. Ensino de ciências por investigação: uma revisão nos últimos eventos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA QUALITATIVA, 5. 2018. Foz do Iguaçu. Anais... Unioeste. Foz do Iguaçu: SE&PQ, 2018.

PESQUISA SOBRE O ENSINO

LEITE, R. F. A perspectiva da análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: algumas considerações. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 05, p. 539-551, 2017. 

LIMA, F. O.; ROMERO, A. L.; PIETRICOSKI, L. B.; SILVA, D. R.; MARQUES, G. Q.; DEITOS, G. M. P.; NASCIMENTO, J. E., GANHOR, J. P.; GARCIA, S. D.; ZABOTTI, K.; DEUS, A. F. E.; CUNHA, M. B. Autoria como critério para produção de artigos: uma análise dos periódicos da área de Ensino de Ciências Qualis A1, A2, e B1. Research, Society and Development, v. 9, n.1, e125911780, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1780

REIS, A. C. E. DOS ; WENDLING, C. M. ; MIGUEL, K. DA S. ; PERON, L. DEL C. ; BÄR, M. V. ; SEIFFERT-SANTOS, S. C. ; Meier, W. M. B. ; CUNHA, M. B. . Artigo coletivo - análise dos periódicos qualis/capes: caracterização da área de ensino de ciência e matemática. In: V Seminário Internacional de Pesquisas e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Anais: Pesquisa Educativa na Educação e nas Ciências, 2018. v. 1.

SEIFFERT-SANTOS, S. C.; REIS, A. C. E. DOS ; WENDLING, C. M. ; MIGUEL, K. DA S. ; PERON, L. DEL C. ; BÄR, M. V. ; MEIER, W. M. B. ; CUNHA, M. B. . Análise dos periódicos qualis/capes: visão geral da área de ensino em ciências e matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática (ReBECEM), v. 2, p. 106-126-170, 2018.

ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM CIÊNCIAS

CONEJO, H. J. F. ; NEVES, M. C. ; FARIAS, L. C. D. ; FERREIRA, T. ; PINTO, D. P. ; FEITOSA, C. E. A. ; LIMA, F. P. ; BRITO, H. P. ; ANDRADE, T. D. ; DEIMLING, C. V. ; ROMERO, A. L.; ROMERO, R. B. . Confecção de pilhas e baterias alternativas no contexto da educação não-formal: uma possibilidade para popularização da ciência. In: Adriana da Silva Fontes, Michel Corci Batista. (Org.). Contribuições para o ensino de ciências e matemática. 1ed.Maringá: Editora Massoni, 2016, v. , p. 181-190.

FERNANDES, C. S. ; LINDNER, E. L. ; LEITE, R. F. . Espaços diferenciados de produção de saberes e conhecimentos em educação em ciências e química. In: Bruno dos Santos Pastoriza; Fábio André Sangiogo; Veridiana Krolow Bosenbecker. (Org.). Reflexões e debates em Educação Química: Ações, Inovações e Políticas. 01ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 01, p. 125-139.

FERREIRA, M. ; LEDUR, G. A. ; CUNHA, M. B. ; LEITE, R. F. Indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais da cidade de Toledo - PR. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, p. 159-176, 2017.

SEIFFERT-SANTOS, S. C.; CUNHA, M. B. da. A tradição de pesquisa segundo Laudan en educação em espaços não formais num evento de ensino de ciências. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, v. 14, n. 1, 2019

SEIFFERT-SANTOS, S. C.; CUNHA, M. B. da. A pesquisa em espaços de educação não formal em ciências na Região Norte : o caso do Bosque da Ciência. Amazônia RECM, Belém, v. 14, n. 32, p. 160–173, 2018.

SEIFFERT-SANTOS, S. C.; CUNHA, M. B. . Os termos de indexação alistados aos espaços de educação não formal num evento de ensino de ciências. In: V Seminário Internacional de Pesquisas e Estudos Qualitativos, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018. v. 1.

SEIFFERT-SANTOS, S. C.; CUNHA, M. B. Aproximação da teoria do gênero discursivo e a perspectiva comunicacional de museus: cronotopo das gerações museais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6. 2018. Cascavel-PR. Anais... Cascavel. Unioeste, 2018.

SEIFFERT-SANTOS, S. C.; MORI, L.; CUNHA, M. B. Uma análise comunicacional mediada pelo discurso midiático da exposição: dimensão verbal e não verbal. In: Simpósio de Educação em Ciência na Amazônia, VIII SECAM, Manaus: UEA Edições, 2018.

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.