Projetos permanentes
PROJETO: Plantão de monitorias para a educação básica
Coordenação: NECTO
Objetivo: Manter um espaço para o atendimento de estudantes do ensino básico que tenham dificuldade de aprendizagem ou interesse em aprofundar os conhecimentos na Química, Física, Biologia e Matemática. Neste projeto há uma integração entre os acadêmicos e os estudantes do ensino básico.
Metodologia: O atendimento aos estudantes acontece no período da manhã e da tarde, em horários de disponibilidade dos monitores. O Projeto é aberto à comunidade, não havendo necessidade de inscrição prévia, bastando comparecer na sala do NECTO nos horários em que há atendimento. Os horários de monitoria são divulgados por meio do mural do NECTO e, as escolas e Núcleo de Educação, por meio de telefonemas e e-mails.
Quanto aos monitores, são todos acadêmicos e os mesmos se inscrevem por meio de edital do NECTO no inicio de cada ano letivo. Para saber os dias e horários disponíveis para monitoria em 2022 clique aqui
PROJETO: Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências – GEPIEC
Coordenação: Silvia Zamberlan Costa Beber e Rosana Franzen Leite
Colaboradores/Docentes: Olga Maria Ritter e Marcia Borin da Cunha
Objetivos: Desenvolver atividades de discussão conjunta em Grupo de Estudos de modo a estabelecer relações, possibilidades e limitações inerentes às diversas formas de pesquisa para o Ensino de Ciências; contribuir para a formação inicial e continuada de professores em Ciências; discutir os elementos fundamentais que compõem as atividades de ensino e seu desenvolvimento na formação de professores da área e pesquisar os diversos aspectos que envolvam o conhecimento em Ciências e suas relações com ensino e as teorias educacionais.
Metodologia: O grupo realiza reuniões semanais para discussão de temáticas de interesse dos participantes. As leituras são realizadas previamente e conduzidas por um dos membros do grupo no momento da reunião. Há reuniões em que são apresentadas pesquisas em andamento e projetos realizados pelos membros do grupo, constituindo-se um modo de compartilhar conhecimento e aprimorar os trabalhos.
PROJETO: COMQUÍMICA das crianças
Coordenação: Olga Maria Schimidt Ritter
Colaboradores/docentes: Marcia Borin da Cunha
Objetivos: Divulgar a ciência para crianças, inserindo-as na Ciência e no conhecimento em Química, pois a escola, no nível fundamental de ensino, normalmente trabalha com assuntos voltados aos conhecimentos biológicos, deixando os conhecimentos da Química e da Física em último plano ou totalmente esquecidos. A ideia central é trazer as crianças para a Unioeste/Campus de Toledo para realização de oficinas planejadas especialmente para este público.
Metodologia: O Projeto consiste no preparo e desenvolvimento de oficinas para crianças de idade de 05 a 12 anos, tendo como foco o ensino por investigação. Em geral as oficinas têm duração de 01h30min à 2h e são disponibilizadas às escolas públicas e particulares do município e Toledo e região.
PROJETO: Feira de Ciências de Toledo –FECI-TOO
Coordenação: Silvia Zamberlan Costa Beber
Colaboradores Docentes: Sandro Fernando Stolf, Rosana Franzen Leite, Géssica Mayara Otto Vacheski, Marcos Freitas de Moraes, Olga Maria Schimidt Ritter, Edson Carlos Licurgo Santos, Douglas Cardoso Dragunski, Marcia Borin da Cunha
Colaboradores Discentes: Kelly Karini Kunzler, Diellen Soares Chesca, Gean Carlos de Souza Albuquerque.
Objetivos: Realizar uma Feira de Ciências no âmbito municipal, com a participação de estudantes e professores das escolas públicas e particularesdo município de Toledo/PR, promovendo a cultura científica, a divulgação e popularização da ciência, de modo a despertar o espírito científico nos jovens estudantes, mobilizando acomunidade geral a prestigiar o evento e conhecer um pouco mais sobre a função das feiras de ciências na aprendizagem e na alfabetização científica e tecnológica dos estudantes.
Metodologia: A Feira de Ciências de Toledo –FECI-TOO está em sua quarta edição, é de abrangência municipal e pretende envolver as escolas do município de Toledo/PR, promovendo a cultura científica, a divulgação e popularização da ciência, de modo a despertar o espírito científiconosjovensestudantes, mobilizando a comunidade geral a prestigiar o evento e conhecer um pouco mais sobre a função das Feiras deCiências na aprendizagem e na alfabetização científica e tecnológica dos estudantes. Nesta edição da Feira de Ciências, os temas comuns para os projetos do Ensino Fundamental e Médio serão: Meio ambiente e sustentabilidade -desafios e soluções inteligentes; Alimentação -desafios para reduzir o desperdício e aumentar o aproveitamentodos alimentos; Saúde, tecnologia e educação; Ciência, cultura e educação. Para o Ensino Médio Integrado e Subsequente os projetos podem abordar: Empreendedorismo e inovação; Mulheres e meninas nas ciências (carreiras científicas, tecnológicas e de inovação).
Para saber mais clique aqui
PROJETO: Educadores Químicos: Coletivo de Formação e Atuação
Coordenação: Rosana Franzen Leite
Colaboradores Docentes: Silvia Zamberlan Costa Beber e Géssica Mayara Otto Vacheski
Objetivos: Reunir Educadores Químicos em diferentes idades de atuação na educação básica buscando integrá-los e construir um Coletivo de Trabalho.
Acessos: 4176