Projetos por tempo determinado

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão - 2021 a 2023

IV Encontro de Estudantes e Professores do OBMEP na Escola, PIC-OBMEР e Mentores da OBMEP, da Região Oeste do Paraná.
Coordenação: Edson Carlos Licurgo Santos
Objetivo: Este encontro regional tem por objetivo promover a interação das turmas dos projetos PIC/OBMEP e OBMEP na escola, da região oeste do Paraná, bem como aproximar estudantes do ambiente acadêmico e apresentar importantes conteúdos matemáticos e diversas atividades de ensino. Entre estudantes, professores, palestrantes e ministrantes de oficinas são esperadas aproximadamente cem (100) participantes
Vigência: 26/11/2022
 
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS DOCENTES DE QUÍMICA SOBRE A INCLUSÃO DA TEMÁTICA "CIÊNCIAS FORENSES" NO ITINERÁRIO FORMATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO.
Coordenação: Marcos Freitas de Moraes
Colaborador Discente: Beatriz Ribeiro de Souza
Objetivo: Realizar oficina com o tema Ciências Forenses tendo como participantes alunos da graduação de química licenciatura e professores do ensino médio regular, a fim de, obter opiniões sobre o material didático e a proposta de inserção do tema no itinerário formativo do novo ensino médio.
Vigência: 05/06/2023 a 16/06/2023
 
PIBID QUÍMICA: interações entre escola e universidade
Coordenação:  Sílvia Zamberlan Costa Beber e Rosana Franzen Leite
Colaboradores/docentes: Claudia Regina Machado Kliemann
Colaborador Discente: Ana Carolina Turatti Schlindwein, Ana Karoline Arenhardt, Andréia Denise Kalchner, Bruna Merlo de Assumpção, Cintia Carolina Silva, Diellen Soares Chesca, Eloize Tainá Schanoski, Julianna Karine Schenknecht, Lucas Henrique Wessling Schlindvein e Vanessa Rong Jen Chang.
Objetivo: 
- Auxiliar os professores na sua prática de sala de aula, por meio do acompanhamento das aulas remotas e presenciais e na elaboração de atividades baseadas em alternativas metodológicas que facilitem o processo de ensino e aprendizagem da Química;
- Inserir os licenciandos de Química no seu futuro ambiente de trabalho (a escola), permitindo que eles vivenciem as rotinas do ambiente escolar e compreendam seu papel como membros de uma universidade pública e estudantes de um curso de licenciatura;
- Proporcionar aos licenciandos oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem;
- Melhorar os índices de rendimento escolar dos estudantes da escola;
- Diminuir os índices de evasão e repetência do curso de Química Licenciatura da Unioeste, com o desenvolvimento de habilidades, competências, autonomia e enriquecimento dos conhecimentos;
- Construir uma aproximação da universidade com a escola pública contribuindo para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes;
- Aumentar o interesse dos estudantes das escolas-campo com o projeto para seguir uma carreira acadêmica, preferencialmente, na modalidade licenciatura.
- Especificamente para a área de Química no subprojeto;
- Elaborar de material didático de Química, sendo eles para aula presenciais ou remotas; Auxiliar a docente em atividades por ela solicitadas, sejam para a aula de Química ou para atividades relacionadas às Ciências na escola;
- Discutir e elaborar propostas teóricas para o ensino de conceitos químicos;
- Desenvolver atividades de pesquisa teórica e de campo que envolvam o ensino de Química;
- Participar de eventos da área, seja como ouvintes como apresentadores de trabalhos elaborados a partir das atividades realizadas no grupo.
Vigência: 01/03/2021 a 31/03/2022.
 
Curso de Verão em Química Fundamental
Coordenação: Ronan Farias freire de Souza
Colaborador Discente: Cintia Carolina Silva, Clovis Luiz Baierle, Juliano Meurer Backes e Rafaella de Souza Afonso dos Santos
Objetivo: 
- Desenvolver no aluno a capacidade de compeensão de conceitos fundamentais da Química;
- Fornecer embasamento teórico para introdução dos alunos no primeiro ano de graduação em disciplinas das diferentes áreas da Química;
- Reconhecer a importância do estudo da química.
Vigência: 23/01/2023 a 27/01/2023.
 
Estastística Básica Aplicada ao Excel
Coordenação: David Velasco Villamizar
Colaboradores/docentes: Sílvia Zamberlan Costa Beber
Objetivo: Ensinar e aplicar os conhecimentos estatísticos para retratar e descrever a informação, facilitando a tomada de decisões fundamentais. 
Vigência: 15/09/2022 a 28/02/2023.
 
Quimica e Arte: Onde a Química e a Arte se encontram?
Coordenação: Olga Maria Schimidt Ritter
Colaboradores/docentes: Marcia Borin da Cunha e Edy das Graças Braun
Colaborador Discente: Gustavo Cristiano Dahmer
Resumo da atinidade: Esta proposta de trabalho surgiu como uma forma integrarmos o projeto de extensão de "Arte no Campo" da Profa. Edy Braun. Nossa participação pretende abordar a relação da Química com a Arte. Em outras ocasiões, quando participava do grupo PETq (Programa de Educação Tutorial da Química), já ministramos algumas oficinas para a UNATE (Universidade de Terceira Idade) em parceria com a Profa. Edy e agora novamente fomos convidadas a colaborar no projeto. Este projeto tem como finalidade fazer uma pesquisa bibliográfica sobre Arte e Química, que inclui pesquisar sobre: cores, pigmentos, fixadores de tinta, opções de tintas alternativas, reações químicas etc. Serão elaboradas oficinas para serem ministradas em datas e horários a serem combinados com a Profa. Edy.
Vigência: 01/12/2021 a 30/11/2022
 
Formação Inicial e Continuada de Professores Aproximando Universidade, Escola e Comunidade Escolar.
Coordenação: Silvia Zamberlan Costa Beber
Colaboradores/docentes:  Kathia Regina Kunzler, Liane Andrzejewski, Matiela Raquel Kirsten Hexsel, Elizete Rosinski, Márcia Beatriz Seelent, Luciana Schuster, Ines Maria Bruxel, Normilda Koehler e Géssica Mayara Otto Vacheski.Colaboradores discentes: Kelly Karini Kunzler, Tais Viviane Hanauer, Diellen Soares Chesca, Caroline Soares de Oliveira, Yara Caroline Anschau, Julianna Karine Schenknecht e Lucas Henrique Wessling Schindvein
Objetivo: Oferecer aos professores do Colégio Estadual Pato Bragado um espaço de formação continuada e aos acadêmicos do Curso de Química da Unioeste, participantes desse projeto, um espaço de formação complementar. 
Vigência: 15/03/2019 a 15/03/2021
 
Saberes Populares, Ensino de Química e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
Coordenação: Silvia Zamberlan Costa Beber
Colaborador Discente: Diellen Soares Chesca
Objetivo: Produzir Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) com temáticas identificadas em saberes populares de Toledo/PR para o ensino de conceitos químicos da educação básica.
Vigência: 03/2022 a 03/2023
 
Revisão Sistemáticasobre Saberes Populares relacionado ao Ensino de Química
Coordenação: Silvia Zamberlan Costa Beber
Colaborador Discente: Julianna Karine Schenknecht
Objetivo: Realizar uma revisão sistemática na base de dados do Portal de Teses e Dissertações da CAPESpara identificar a produção científica sobre os Saberes Populares relacionados ao ensino de Química. 
Vigência: 03/2022 a 03/2023
 
Feira de Ciências: estudo de revisão da literatura
Coordenação: Silvia Zamberlan Costa Beber
Colaborador Discente: Thayelen Klen dos Santos
Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura nos anais dos ENPECs–Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências, para mapear a produção científica sobre Feiras de Ciências. 
Vigência: 05/2022 a 05/2023
 
PIBID QUÍMICA – UNIOESTE: HISTÓRICO E CONQUISTAS 
Coordenador: Rosana Franzen Leite
Colaboradores/docente: Silvia Zamberlan Costa Beber
Colaboradores/discentes: Juliana Karine Schenknecht, Luana Rafaela Pavan e Jhulye Tonix do Nascimento
Objetivos: Neste projeto buscamos descrever o processo de constituição e desenvolvimento dos quatro projetos PIBID-Química, desde a aprovação do primeiro projeto em 2011 até o presente edital, iniciado em 2020. O site do PIBID será reorganizado e alimentado com as informações desta pesquisa.
Vigência: 01/03/2021 a 31/12/2022
 
TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO PARANÁ – ESTUDO DAS ÁREAS DE PESQUISA E DE FORMAÇÃO DOS AUTORES 
Coordenador: Rosana Franzen Leite
Colaboradores/docente: Albino Oliveira Nunes
Colaboradores/discente: Eloize Tainá Schanoski e Mayra Alonso (PPGECEM/Unioeste)
Objetivos: Essa pesquisa visa identificar as áreas das Ciências: Química, Física, Biologia e Ciências que são abordadas nas pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação paranaenses, buscando investigar a área de formação dos pós-graduandos, autores dos trabalhos, e possíveis relações. A busca está ocorrendo por meio de consulta aos sítios da rede mundial de computadores de cada instituição, bem como na plataforma que contém o currículo dos autores.
Vigência: 01/03/2021 a 31/12/2022 
 
MAPEAMENTO DO ALCANCE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA- LICENCIATURA UNIOESTE – 23 ANOS 
Coordenador: Rosana Franzen Leite
Colaboradores/discente: Caroline Soares de Oliveira e Bruna Merlo Assumpção
Objetivos: Neste projeto buscamos investigar a abrangência do curso de Química-Licenciatura no que se refere ao estágio supervisionado. Trata-se de um estudo documental em primeira ordem, que busca por meio da análise dos documentos de estágio supervisionado identificar os campos de estágio nos quais os acadêmicos realizaram esta atividade obrigatória, ao longo dos 23 anos do curso. Em segunda ordem, nosso olhar se volta aos motivos pelos quais os acadêmicos escolheram aquele campo de estágio.
Vigência: 01/03/2021 a 31/12/2022
 
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA COM O DESCRITOR “QUÍMICA ORGÂNICA”
Coordenador: Olga Maria Schimidt Ritter
Colaboradores/discente: Gabriela Karoline Tessaro Alves
Objetivos: O projeto tem como finalidade fazer uma varredura na revista Química Nova na Escola (QNEsc) com o descritor “Química Orgânica”. Será realizada uma análise, por meio de uma leitura flutuante sobre os artigos quanto a disciplina de Química Orgânica, depois selecionar os artigos para uma leitura mais profunda dos artigos que abordem o conteúdo de funções e reações orgânicas.
Vigência: 01/05/2021 a 30/04/2022
 
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA – ESTUDO DE ABORDAGENS DIDÁTICAS
Coordenador:
Rosana Franzen Leite
Colaboradores/docente: Géssica Mayara Otto Vacheski e Albino Oliveira Nunes.
Colaboradores/discentes: Caroline Soares de Oliveira; e Thais Cristina Cogo.
Objetivos: Neste projeto de pesquisa buscamos investigar o que se tem produzido e publicado, na área de Ensino de Química, que envolva abordagens didáticas que almejam a Alfabetização Científica - AC de estudantes. Trata-se de um levantamento bibliográfico, em eventos específicos da área. Esperamos identificar estilos de abordagem didática, materiais didáticos, instruções aos professores, e outros elementos que destaquem a AC no ensino de Química. 
Vigência: 01/08/2021 a 31/12/2022 
 
Monitoria da disciplina de Química Orgânica 2
Coordenação: Olga Maria Schimidt Ritter
Colaborador Discente: Luis Alberto Faria Moraes
Objetivo: Nesta componente o acadêmico é levado apensar nas propriedades, transformações e mecanismos para conversão de uma molécula orgânica em outra. Uma disciplina bem densa que necessita muito estudo assim, é importante a presença de um monitor para que o mesmo possa dar suporte aos acadêmicos. Sempre sob a orientação do professor, o monitor irá auxiliar os acadêmicos na resolução de exercícios e atividades de estudo dirigido que sãopropostos no decorrer da disciplina. O monitor terá suas horas de trabalho de semana distribuídas da seguinte forma:04 horas para Disponibilidade para esclarecimento de dúvidas aos acadêmicos;02 horas para esclarecimentos das dúvidas do monitor com o professor da disciplina.Horário da monitoria: Durantes as quintas e sextas das 17:30 às 19:30
Vigência: 16/05/2022 a 13/08/2022
 
Clube de Ciências Novos Horizontes
Coordenação: Douglas Cardoso Dragunski
Participantes/docentes: Marcos Freitas de Moraes
Participantes/discentes: acadêmicos do curso de química licenciatura e bacharelado.
Participantes/externos: Rodrigo Pires de Souza, Leandro Pais de Paula, Rafael Vargas Aglio, Mariana Fatinel Carleone, Cristina Barcaro Müchen. 
Objetivo: Dar continuação às atividades desenvolvidas previamente pelo grupo PIBID Química da UNIOESTE – Campus de Toledo, em 2017, com as turmas de Ensino Médio do Colégio Estadual Novo Horizonte. O objetivo é propiciar um ambiente alternativo de ensino, popularização da ciência e aperfeiçoamento dos graduandos de Química Licenciatura como futuros docentes.
Vigência: 01/05/2021 a 30/04/2023

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.