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Mestrado em Química

Mestrado em Química

Impacto na Sociedade, Parcerias e Convênios do PPGQUI

Impacto econômico, social e cultural do programa:
De acordo com o diagnostico realizado a partir do questionário aplicado aos discentes como parte do processo de Autoavaliação, um dos mais fortes impactos econômico e sociais do Programa envolve a formação de recursos humanos capacitados para o exercício profissional e científico. Mais de 80% dos ingressantes no Programa são provenientes da escola pública e 100% deles são os primeiros de seu núcleo familiar a ingressarem em programa de pós-graduação stricto sensu. Permitir que estes discentes possam ampliar não só suas competências profissionais, mas também pessoais e que, ao ser egresso do Programa possam ter mais oportunidades no mercado de trabalho (com possível elevação do salário) além de contribuírem com a sociedade sendo profissionais de qualidade e que possam fazer a diferença. O Programa está situado na Região Oeste do Paraná, considerada uma região de destaque territorial pelo seu PIB per capita e a proximidade com os países do Mercosul (Argentina e Paraguai). 100% dos egressos do Programa estão empregados ou em cursos de Doutorado, o que é destaque no momento de pandemia atual.
O Programa também tem alavancado iniciativas importantes na divulgação científica, com interação com a comunidade, como os projetos Ciência na Praça, Palestras para a Educação Básica, apoio a laboratórios de Ciências, eventos online (detalhados no item inserção e visibilidade do Programa).
Docentes do programa tem outros importantes projetos com a comunidade:
Docente Cleber Antonio Lindino – projeto de extensão em conjunto com a Defesa Civil para desenvolvimento de kits e sensores para produtos perigosos;
Docente Ricardo Schneider - Utilização de resíduos de vidros da região de Toledo-PR na produção de compósitos vidro-cimento e reaproveitamento dos materiais vítreos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Toledo;
Docente Rodrigo Sequinel – Organização de Força Tarefa de produção de álcool etílico glicerinado e álcool gel para higienização das mãos;
Docente Rosana Balzer – Organização de Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina – FECITEC e Pré-vestibular comunitário.
Além disso, nossos professores estão inseridos em entidades locais, regionais e nacionais que discutem políticas públicas como:
Participação do docente Cleber Antonio Lindino no Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) de Toledo –PR (Discutindo e formulando políticas públicas)
Participação do docente Cleber Antonio Lindino na Câmara Técnica de Recursos Hídricos e Solo no CMMA;
Participação do docente Cleber Antonio Lindino - Membro da Comissão Executiva para Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Toledo/PR, de acordo com a Portaria n. 354/2019.
Docente Cleber Antonio Lindino- Membro da Comissão de Revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Urbanos - (Discutindo e formulando políticas públicas);
Participação do docente Cleber Antonio Lindino – Membro do Conselho Municipal dos Usuários de Serviços Públicos de abastecimento de Água e de Esgotos Sanitários de Toledo - COMUSAE.
Docente Cleber Antonio Lindino - Representante da área de Ciências Exatas e da Terra na Comissão de Planejamento Estratégico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unioeste.
Docente Maurício Ferreira da Rosa – Membro da comissão de implantação de energias renováveis (BIOGÁS) a partir de dejetos suínos. Prefeitura de Toledo- PR e Me-Le.
Docente Affonso Celso Gonçalves Jr - Consultor ambiental voluntário junto ao MP-SP e CONAMA-DF.
Docente Affonso Celso Gonçalves Jr – Atua como Especialista e Consultor ad hoc na área de 'Resíduos e Contaminantes' no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA/DF.
Docente Affonso Celso Gonçalves Jr – Atua como avaliador de instituições de ensino superior e cursos de graduação pelo Ministério da Educação (MEC/INEP) desde 2006.
Docente Douglas Cardoso Dragunski - Membro da Fundação Araucária - Composição dos Comitês Assessores de Áreas (CAAs) para o quadriênio 2020/2024 - Eleito como vice-coordenador de área. Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unioeste. Representante da Unioeste/Campus de Toledo para compor a Comissão Intersetorial "volta as aulas" presenciais - Município de Toledo.
Coordenador da implementação do laboratório de referência para nutrição e pescado.
Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa:
O Programa promoveu ações significativas não somente para a visibilidade do programa, como para a formação dos discentes, inserção na comunidade e integração entre programas. Podem-se destacar:
XV CPCTEC- Ciclo de Palestras em Ciência, Tecnologia, Educação e Cultura e I EMQUI - I Encontro do Mestrado em Química, que ocorreu de 29/06/2020 a 02/07/2020, atividade do PPGQUI juntamente com o Programa de Educação Tutorial do curso de graduação de Química (PET-Química) e participação de discentes bolsistas e acadêmicos de graduação. O XV CPCTEC e I EMQUI teve como finalidade promover um conhecimento aos discentes do PET Química e mestrado em Química, no que diz respeito a organização de um evento (desde entrar em contato com palestrantes, fazer a apresentação deles no evento) além da divulgação do mesmo. O evento ocorreu de forma online (devido à pandemia), constituindo-se de palestras abrangendo as temáticas pertinentes à área de Química (Ensino, Pesquisa e Indústria). Este evento também teve a apresentação de trabalhos dos discentes de graduação e Pós-graduação da Unioeste. Foi um momento muito enriquecedor, pois possibilitou a integração entre a graduação e a pós-graduação. A apresentação de trabalhos também ocorreu de forma remota e foi coordenado pelos acadêmicos da pós-graduação. Vale destacar a ampla divulgação do evento pelas redes sociais do grupo PET-Química. O amplo trabalho de divulgação resultou na participação de 838 inscritos de 24 estados brasileiros, dentre eles Minas Gerais (115), São Paulo (49), Goiás (23), Bahia (18), Mato Grosso (49), Maranhão (15), Piauí (19), Paraná (443), Rio Grande do Sul (23). O evento contribuiu com a formação dos acadêmicos nas diversas áreas de atuação do químico, além da divulgação da Unioeste no território Nacional.
A relação das palestras envolveu:
Estratégias de descoberta de fármacos: O cenário Covid19 - Prof. Flávio da Silva Emery (Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto)
Espectrometria de massa para iniciantes – Prof. Dr. Eduardo Cesar Meurer (Universidade Federal do Paraná).
Biomateriais: entre a química a engenharia e a medicina - Profa. Dra. Maria Helena Fernandes (Universidade de Aveiro, Portugal).
Assestando os óculos para ver o mundo – prof. Attico Inacio Chassot (Centro Universitário Metodista).
Nanocelulose: Propriedades e aplicações - Prof. Aparecido Junior de Menezes (Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba)
Aplicação da Espectrometria de Massas MALDI na análise de produtos naturais - Prof. Dr. Norberto Peporine Lopes (Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto)
A tecnologia da impressora 3D e a experiência da startup 3DBS – Dr. Ana Luiza Garcia Millás Massaguer Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP
Química Forense – Dr. Adriano Otávio Maldaner (Instituto Nacional de Criminalística, Departamento de Polícia Federal)
Bate papo com químicos: da sala de aula à indústria - Ícaro Francescato Tavares de Souza (Instituto de Química - Universidade de São Paulo) e Dr. Lucas Dimaro Zanatta (Chemson Ltda., Laboratório de Controle de Qualidade e P&D)
Desafios da gestão de segurança de alimentos em processos produtivos de larga escala – Dr. Fernando Vitorino da Silva (Nestle Quality Assurance Center)
Cosmetologia aplicada à indústria - Cecília Zulato e Raquel de Queiroz (P&D Johnson & Johnson)
Importância da Ciência na Soberania Nacional – Prof. Dr. Marco Tadeu Grassi (Universidade Federal do Paraná)
LINKS: https://www.youtube.com/watch?v=P9Av05LoSlY
https://www.facebook.com/events/unioeste/xv-cpctec-i-emqui/1700853233402996/
I Seminário Internacional e Interinstitucional do PROBIOT, PPGQUI e PPGBIO, ocorrido em 20 de novembro de 2020. Este evento foi uma associação entre os Programas de Pós-Graduação em Química-Unioeste; Biotecnologia Aplicada à Agricultura-Unipar/Campus Umuarama e Tecnologias em Biociências-UTFPR/Campus Toledo. De forma remota, participaram neste dia cerca de 120 pessoas que assistiram quatro palestras internacionais:
Dra. Lillian Barros – Instituto Politécnico de Bragança/Portugal – Da natureza aos produtos/: ingredientes conservantes, corantes e bioativos;
https://www.youtube.com/watch?v=PuLI05WTkCA
Dr. Danny Lee Rinker – University of Guelph/Canadá – Used mushroom compost: not a waste but a resource.
https://www.youtube.com/watch?v=sXx6EULmhGE
Dr. Pablo Postemsky – Conicet/Argentina – El cultivo multiproposito de políporos leñosos, profundizando en el caso de ganoderma SPE47
https://www.youtube.com/watch?v=TTDF91Otno0
Dr. Gerardo Mata - Instituto de Ecologia/México – Cultivo del Shiitake em Méxido: agroindústria com possibilidades de crescimento
https://www.youtube.com/watch?v=upraBTmyRu8
Link do evento:
https://ne-np.facebook.com/PROBIOTUNIPAR/posts/1695976327238197/
Este foi um evento que permitiu parcerias entre os programas de pós-graduação e pesquisadores estrangeiros.
As colaborações com docentes de outras instituições nacionais continuam sendo realizadas, sendo que alunos de iniciação científica e agora também do mestrado, tem realizado análises em conjunto com outras universidades. Em alguns casos, amostras são enviadas para análise e, quando possível, alunos se deslocam até outras instituições para acompanhar as análises.

Instituições e docentes com os quais o programa tem colaboração:
Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Prof. Dr. Edvani Curti Muniz; Prof. Dr. Wilker Caetano; Prof. Dr. Adley Forti Rubira; Prof. Dr. Vitor de Almeida Cinque; Profa. Dra. Silvia Luciana Fávaro.
Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Prof. Dr. César Ricardo Teixeira Tarley; Prof. Dr. Roberto de Matos.
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Profa. Dra. Karen Wohnrath; Prof. Dr. Jarem Raul Garcia.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Medianeira) - Prof. Dr. Paulo Bitencourt
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Toledo) - Viviane Lobo
Universidade de São Paulo (USP - São Carlos) IFSC - Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr.; Prof. Dr. Valtencir Zucolotto
Universidade de São Paulo (USP - São Carlos) IQSC – Prof. Dr. Victor Marcelo Deflon
Universidade Estadual Paulista (Unesp - Rio Claro) – Prof. Dr. Lucas Fujikawa Santos
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - IFGW) – Prof. Dr. Antonio Riul Junior
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) – Prof. Dr. Rodrigo Leonardo Basso; Profa. Dra. Marcela Boroski
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Florianópolis) - Prof. Dr. Josiel B. Domingos.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – Blumenau) - Prof. Dr. Ismael C. Bellettini.
Universidade Federal do Paraná (UFPR - Palotina) – Prof. Dr. Helton José Alves
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Prof. Dr. Alexandre Cuin
Colaboração com a pesquisadora Paula Bueno - CICECO/Universidade de Aveiro/Portugal.

Docente Affonso Celso Gonçalves Jr possui convênios, que poderão ser realizados intercâmbio, com as seguintes instituições:
University of Amsterdam - Chemistry: Science for Energy and Sustainability – Holanda.
Institut fur Agrar und Ernährungswissenschaften - Martin Luther Universität Halle-Wittenberg em Halle- Saale (Alemanha).
Lysimeterstation Brandis em Leipzig (Alemanha).
Universidade de Lisboa (Portugal) - Instituto Superior de Agronomia.
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) - Departamento de Química Agrícola.
Universidade Autônoma de Madrid (Espanha) - Departamento de Química Agrícola e Ambiental.
Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) - Instituto de Ciência e Tecnologias Ambientais.
Universidade do Porto (Portugal) junto à Faculdade de Engenharia.

Além disso, integrando em nível regional, o I Encontro de Pesquisadores das Universidades da Região Oeste do Paraná idealizado em 2020 pelo Programa, efetivado somente em 2021 (24 de março) por via remota, terá o intuito de integrar projetos e otimizar o uso de equipamentos de grande porte na região na qual se inserem os Programas de pós-graduação. As Universidades Participantes serão a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universade da Integração Latino-Americana (UNILA), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Campus Toledo e UTFPR/Campus Medianeira) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR/Campus Palotina).
Docentes e discentes do programa tem projetos de extensão com a comunidade, que não só aumentam a visibilidade do mesmo, como promovem a inserção de discentes em projetos diferenciados e que permitem ampliar a visão destes. São eles:

Projeto Ciência na Praça, em conjunto com outros cursos de graduação e Pós-graduação, PET-Química e Núcleo de ensino de Ciências de Toledo (NECTO) e apoio do Campus de Toledo. São apresentações de projetos e atividades dos cursos, experiencias demonstrativas e um contato mais próximo com a comunidade. Em 2019 foram dois momentos em praças de Toledo, com tem alta circulação de pessoas e ótima aceitação. Em 2020-2021 o projeto foi interrompido devido à pandemia do COVID-19. Esperamos sua retomada em 2022. Detalhes do evento estão no anexo no sucupira intitulado Eventos e Atividades de Extensão.

Palestras de divulgação dos projetos do curso e de temas de química no Ensino Médio e último ano do Ensino fundamental. Desenvolvido pelos discentes do Programa em 2019. Aguardando a finalização da pandemia do COVID-19 para retomada dos trabalhos. Há uma proposta de evento remoto no ano de 2021, mas depende de liberação do Núcleo Regional de Educação. Detalhes estão no anexo no sucupira intitulado Eventos e Atividades de Extensão.

Apoio à organização, gestão e desenvolvimento de laboratórios de ensino de Ciências em escolas públicas atendidas pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo/PR, com o objetivo de realizar levantamento das condições de uso de laboratórios de ensino, promover a organização baseada em princípios de qualidade e segurança e propor soluções para as inconformidades encontradas. Com participação de docentes e discentes do Programa, o projeto de extensão conseguiu realizar a atividade em dois laboratórios no Município de Toledo, antes da interrupção devido à pandemia. Foi importante para os discentes observarem uma realidade que alguns ainda não haviam tido oportunidade de vivenciar em escolas públicas. Detalhes estão no anexo no sucupira intitulado Eventos e Atividades de Extensão.

A visibilidade do programa também é conseguido por sua página no sitio da universidade/Unioeste (https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/ppgqui), por meio de página no Facebook (https://www.facebook.com/ppgquiunioeste), conta no Instagram e grupos de WhatsApp.
Um exemplo de divulgação do curso pode ser visto no video em anexo sobre a seleção 2021 do mestrado. Link: https://www.facebook.com/ppgquiunioeste/videos/por-que-fazer-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o/758031768085342/
O PPGQUI tem integração com a graduação por meio da parceria em ações com o grupo PET-Química (CEPECTEC, já mencionado), com os docentes do PPGQUI orientando projetos de Iniciação Científica (PIBIC e PIBITI), em contato com os discentes do PPGQUI nos laboratórios dos grupos de pesquisa. Outra forma de integração é o Estágio Docente do Programa nos cursos de Graduação em Química – modalidades Bacharelado e Licenciatura.
O estágio de docência do Programa de Pós-Graduação em Química é obrigatório aos discentes bolsistas de Agências de Fomento Públicas ou Privadas. Aos demais discentes, o estágio é facultativo. O estágio de docência deve ser realizado em disciplinas da graduação, com duração mínima de um semestre, com carga horária de 30 horas aula semestrais, sendo permitido no máximo, 4 horas semanais. O estágio deve ter um professor responsável que acompanha, orienta e avalia o discente, emitindo parecer sobre o seu desempenho, recomendando ou não sua aprovação. O Colegiado do Programa registra e avalia o estágio de supervisão e o acompanhamento do estágio, sendo que as atividades realizadas devem ser compatíveis com a área de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Química.

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