Estudante da Unioeste ganha prêmio no Programa de Propriedade Intelectual com foco no mercado, edição 2024

O engenheiro civil e estudante do programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, Gustavo de Carvalho Gorges, recebeu um prêmio no Programa de Propriedade Intelectual com foco no mercado (Prime), edição de 2024, organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Paraná, durante o Paraná Faz Ciência, na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O Prime é um programa direcionado a promover a transformação do resultado de pesquisas acadêmicas em produtos com potencial de mercado. A proposta visa fomentar a inovação e a propriedade intelectual, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná.

A pesquisa desenvolvida pelo estudante Gustavo de Carvalho Gorges, com orientação dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unioeste, Douglas Cardoso Dragunki e Carlos Eduardo Tino Balestra, se caracteriza em um método para material isolante térmico a base de bagaço de mandioca.

O método é voltado para a construção civil, tendo possibilidade para aplicação em material isolante térmico para edificações, bem como em telhados, paredes, pisos e forros. Existindo a possibilidade para ser empregado em equipamentos como estufas, fornos, revestimento de dutos de ar-condicionado, isolar refrigeradores, dentre outros.

Gustavo Gorges, comenta que o prêmio é como um reconhecimento da dedicação como pesquisador. “Juntos desenvolvemos essa pesquisa, que é tentar valorizar o resíduo produzido na indústria da raiz da mandioca, tentando criar uma tecnologia que foi o material isolante térmico, onde produzimos as placas e testamos os materiais se apresentando um bom isolante. Importante mencionar que pensamos em uma tecnologia sustentável, uma iniciativa totalmente correta que ao final da vida se transforme em adubo. Eu não sei descrever a felicidade, a qual senti quando fui buscar o meu certificado de finalista na cerimônia”, afirma.

O orientador do estudante, Prof. Dr. Douglas Cardoso Dragunski, menciona a satisfação de ver o aluno agraciado com o prêmio. “Este reconhecimento destaca não apenas a qualidade da pesquisa que ele realizou, mas também o empenho e a dedicação excepcionais que ele demonstrou ao longo do processo. Gustavo investiu muitas horas em experimentos na instituição e, além disso, trabalhou arduamente na construção de protótipos no sítio da sua família”, diz.

“O programa Prime, ao fomentar a conexão entre ciência e empreendedorismo, é um passo crucial para transformar resultados científicos em produtos e serviços que podem impactar positivamente a sociedade. Estou muito orgulhoso do Gustavo e confiante de que esse prêmio servirá como um impulso para o desenvolvimento de suas ideias inovadoras”, conclui.

Os projetos apresentados e finalistas receberam o prêmio de R$200 mil destinados a contribuir com o desenvolvimento da tecnologia da pesquisa como incentivo científico, uma vaga para o programa de pré-aceleração ou pacote de consultoria em temáticas de inovação e mercado do SEBRE/PR e também participação no programa de mentoria individual do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).