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Educação em Ciências e Educação Matemática

Educação em Ciências e Educação Matemática

Macroprojetos de Pesquisa

Investigação Interdisciplinar em Educação em Ciências: Fundamentos, Práticas e Formação Docente

Os núcleos de produção da linha de pesquisa em Educação em Ciências do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) se concentram nas seguintes teorias e práticas: Didática francesa, Filosofia, Epistemologias e sociologia do conhecimento, Educação Inclusiva e teorias de inclusão e diversidade em Educação em Ciências, Experimentação e resolução de problemas em Ciências, Pensamento Computacional, Tecnologias digitais no ensino, Teorias das ciências da Saúde, Divulgação e alfabetização científica, História da Educação em Ciências, Políticas públicas, entre outros. De modo articulado, esses núcleos temáticos perpassam diversas questões concernentes à formação de professores (inicial ou continuada), da Educação Básica ao Ensino Superior. Por isso, propomos o presente macroprojeto de pesquisa, cujos principais objetivos incluem a análise crítica dos fundamentos filosóficos e epistemológicos subjacentes ao ensino e aprendizagem de Ciências, a investigação da formação de professores em diversas perspectivas e práticas, bem como a exploração de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais. Os temas e práticas de pesquisa serão desenvolvidos tanto em pesquisas de campo, articulados a projetos de extensão e de ensino, quanto em pesquisas de cunho bibliográfico, como mapeamentos, meta-análises, entre outros. Quanto aos participantes considerados, esses pertencem a todos os níveis da Educação brasileira, abrangendo distintas modalidades, como a Educação Especial, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação escolar indígena, sendo estudantes da Educação Básica e Ensino Superior, professores em situações de formação inicial ou continuada, bem como outros que tenham relação com questões educacionais específicas da área. Os conteúdos de interesse são referentes ao ensino de aspectos da Física, da Química, das Ciências da Natureza, Biológicas e da Saúde. As análises serão realizadas com metodologias de análises mistas, envolvendo tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, bem como pela construção de métodos empírico-analíticos, com contribuições plurais, considerando a formação também multidisciplinar dos seus autores e grupos de pesquisa. Espera-se que os resultados deste projeto contribuam para o avanço do conhecimento nas áreas de ensino de Ciências, proporcionando insights teóricos e práticos para o aprimoramento da formação docente e de práticas educacionais inovativas, de modo a impactar nos ambientes escolares da Educação Básica e, até mesmo, para produzir políticas públicas.


 

Investigação Interdisciplinar em Educação Matemática: Fundamentos, Práticas e Formação Docente

Os núcleos de produção da linha de pesquisa em Educação Matemática do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) se concentram nas seguintes teorias e práticas: Didática francesa, Filosofia, Epistemologias e sociologia do conhecimento, Educação Inclusiva e teorias de inclusão e diversidade em Educação Matemática, Experimentação e resolução de problemas, Pensamento Computacional, Tecnologias digitais no ensino, História da Educação Matemática, Políticas públicas, entre outros. De modo articulado, esses núcleos temáticos perpassam diversas questões concernentes à formação de professores (inicial ou continuada), da Educação Básica ao Ensino Superior. Por isso, propomos o presente macroprojeto de pesquisa, cujos principais objetivos incluem a análise crítica dos fundamentos filosóficos e epistemológicos subjacentes ao ensino e aprendizagem de Matemática, a investigação da formação de professores em diversas perspectivas e práticas, bem como a exploração de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais. Os temas e práticas de pesquisa serão desenvolvidos tanto em pesquisas de campo, articulados a projetos de extensão e de ensino, quanto em pesquisas de cunho bibliográfico, como mapeamentos, meta-análises, entre outros. Quanto aos participantes considerados, esses pertencem a todos os níveis da Educação brasileira, abrangendo distintas modalidades, como a Educação Especial, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação escolar indígena, sendo estudantes da Educação Básica e Ensino Superior, professores em situações de formação inicial ou continuada, bem como outros que tenham relação com questões educacionais específicas da área. Os conteúdos de interesse são referentes ao ensino da Matemática e às tendências da Educação Matemática. As análises serão realizadas com metodologias de análises mistas, envolvendo tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, bem como pela construção de métodos empírico-analíticos, com contribuições plurais, considerando a formação também multidisciplinar dos seus autores e grupos de pesquisa. Espera-se que os resultados deste projeto contribuam para o avanço do conhecimento nas áreas de ensino de Matemática, proporcionando insights teóricos e práticos para o aprimoramento da formação docente e de práticas educacionais inovativas, de modo a impactar nos ambientes escolares da Educação Básica e, até mesmo, para produzir políticas públicas.

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