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Educação em Ciências e Educação Matemática

Educação em Ciências e Educação Matemática

Histórico

HISTÓRICO

A proposta da criação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) partiu de um grupo de docentes atuantes na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no campus de Cascavel e/ou na  linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), campus de Foz do Iguaçu, que se mobilizaram na sua ideação do Programa, que nasceu interdisciplinar, na área de Ensino, congregando docentes de diferentes campus da Unioeste e também, docentes de outras universidades do Paraná.

O PPGECEM é um Programa stricto sensu acadêmico aprovado pela CAPES na 169ª Reunião do CTC-ES, realizada entre os dias 13 a 16 de dezembro de 2016, com Nota 4, com já com os cursos em nível de Mestrado e Doutorado. O Programa foi reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1358-MEC, de 18/12/2018, Diário Oficial da União nº 243-DOU, de 19/12/2018.

O Programa iniciou suas atividades em 23/05/2017 com 19 mestrandos e 9 doutorandos matriculados na sua primeira turma, distribuídos em suas duas linhas de Pesquisa, Educação Matemática e Educação em Ciências.

Ao final do primeiro Quadriênio (2017-2020), em sua primeira avaliação, obteve Nota 5 na Avaliação da CAPES, demonstrando a qualidade das atividades desenvolvidas no âmbito do PPGECEM.

Desde sua criação, o Programa teve alterações em seu Projeto Político Pedagógico e Regulamento, tendo, para a Turma 2025, ofertado 24 vagas de Mestrado e 16 de Doutorado, mostrando a ampliação dos cursos frente às suas demandas.

O profissional formado pelo PPGECEM terá a oportunidade de construir um perfil de atuação amplo, considerando a articulação da proposta. Nesse sentido, poderá, em linhas gerais, atuar nas seguintes frentes:

  • Pesquisa em Educação em Ciências e/ou Educação Matemática;
  • Debates científicos, sociais e políticos concernentes aos rumos da Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Constituição de sociedades científicas afetas à Educação em Ciências e Matemática;
  • Assessoria e consultoria acadêmica junto às sociedades científicas, as quais poderá se relacionar;
  • Expansão ou criação de grupos de pesquisa com alta capacidade de reflexão e produção acadêmica;
  • Formação de recursos humanos, do nível básico ao superior, capazes de compreender, assumir e produzir reflexões críticas ao que concerne à Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Disseminação de conhecimentos produzidos nos níveis da educação em que atuar.
  • Melhoria dos índices da educação nacional principalmente nas áreas afetas a este programa;
  • Melhoria dos processos e resultados da Educação em Ciências e Educação Matemática nos diversos níveis de ensino.

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