Estrutura Curricular
Conjunto de Disciplinas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Linha I – Educação em Ciências Linha II – Educação Matemática |
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Disciplinas |
Créditos |
Carga horária |
Análise e Produção de Artigos em Educação em Ciências e Educação Matemática (Linhas I e II) - D |
4 |
60h |
Epistemologia da Educação em Ciências (Linha I) – M/D |
3 |
45h |
Epistemologia da Educação Matemática (Linha II) – M/D |
3 |
45h |
Pesquisa em Educação em Ciências (Linha I) – M/D |
4 |
60h |
Pesquisa em Educação Matemática (Linha II) – M/D |
4 |
60h |
Seminários de Dissertação em Educação em Ciências (Linha I) – M |
4 |
60h |
Seminários de Dissertação em Educação Matemática (Linha II) – M |
4 |
60h |
Seminários de Tese em Educação em Ciências (Linha I) – D |
4 |
60h |
Seminários de Tese em Educação Matemática (Linha II) – D |
4 |
60h |
Teoria do Conhecimento (Linhas I e II) – M/D |
3 |
45h |
Elaboração e aprovação da dissertação (Linhas I e II) – M |
20 |
300h |
Elaboração e aprovação da tese (Linhas I e II) – D |
30 |
450h |
DISCIPLINAS ELETIVAS |
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Linha de Pesquisa: Educação em Ciências – Linha I |
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Disciplinas |
Créditos |
Carga horária |
Aspectos Históricos, Epistemológicos e Sociológicos do Conhecimento Científico: Contribuições para o Ensino de Ciências – M/D |
4 |
60h |
Cultura Científica e Divulgação da Ciência: Implicações da Educação Formal – M/D |
4 |
60h |
Didática das Ciências – M/D |
4 |
60h |
Tendências em Educação em Ciências I (Linha I) – M |
4 |
60h |
Tendências em Educação em Ciências II (Linha I) – D |
4 |
60h |
Linha de Pesquisa: Educação Matemática – Linha II |
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Disciplinas |
Créditos |
Carga horária |
Tendências em Educação Matemática I – M |
4 |
60h |
Tendências em Educação Matemática II – D |
4 |
60h |
Didática Fundamental da Matemática – M/D |
4 |
60h |
A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Ciências e Matemática – M/D |
4 |
60h |
Modelagem Matemática na Educação Matemática – M/D |
4 |
60h |
Disciplinas de Domínio Conexo (Linhas I e II) |
Créditos |
Carga horária |
Diferença, Diversidade e Inclusão no Ensino de Ciências e Matemática – M/D |
4 |
60h |
Tópicos Especiais I – M/D |
2 |
30h |
Tópicos Especiais II – M/D |
2 |
30h |
OBS:
Art. 17. Os créditos para a obtenção da titulação seguem a respectiva distribuição:
I - para a aquisição do título de mestre, serão necessários cumprir, no mínimo, 42 créditos, assim distribuídos:
- quatorze créditos em disciplinas obrigatórias, segundo a linha a que se filia;
- quatro créditos em disciplinas eletivas, sendo uma obrigatória na Linha de Pesquisa;
- vinte créditos para elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso que consiste na elaboração de dissertação, conforme regimento do PPGECEM;
- quatro créditos, efetivados durante a realização do curso, comprovados até a defesa do Trabalho de Conclusão de curso, distribuídos em:
- no mínimo um crédito referente a um artigo completo publicado em anais de evento nacional, internacional ou regional (devidamente nominados);
- no mínimo dois créditos referentes a um artigo completo, enviado a revista qualificada na área de Ensino, ranqueada em seu estrato superior;
- no máximo um crédito referente à coordenação ou participação em equipe coordenadora de projeto de extensão correlato à área de concentração do Programa;
- no máximo um crédito referente a atuação como docente em curso de especialização correlato à área de concentração do Programa;
- no máximo um crédito referente a estágio de docência;
- no máximo um crédito referente à participação em grupo de pesquisa, no mínimo, com 40 horas comprovadas;
- no máximo um crédito referente a produto educacional, patente, registro de software educacional.
5. os artigos em anais de evento ou revistas aos quais se refere a alínea 'd', devem ter como autor o discente e coautoria de seu orientador ou outro docente do PPGECEM, podendo constar também outros coautores.
6. para fins de comprovação de créditos, no caso de mais de um discente autor de um mesmo artigo, este só será computado uma única vez, tendo como preferência a ordem de autoria.
II - para a aquisição do título de doutor, são necessários cumprir, no mínimo, 64 créditos, assim distribuídos:
- dezoito créditos em disciplinas obrigatórias, segundo a linha a que se filia;
- oito créditos em disciplinas eletivas, sendo uma obrigatória na Linha de Pesquisa;
- trinta créditos para elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso que consiste na elaboração de tese, conforme regimento do PPGECEM;
- oito créditos, efetivados durante a realização do curso, comprovados até o protocolo da defesa do Trabalho de Conclusão de curso, pontuados de acordo com:
- no mínimo dois créditos referentes a dois artigos completos publicados em anais de eventos nacionais, internacionais ou regionais (devidamente nominados);
- no mínimo dois créditos referentes a um artigo completo, publicado em revista qualificada na área de Ensino, ranqueada em estrato superior;
- no máximo um crédito referente a um artigo completo, enviado a revista qualificada na área de Ensino, ranqueada em estrato superior;
- no máximo dois créditos referentes a duas coordenações ou participações em equipe coordenadora de projeto de extensão, na área de concentração do Programa;
- no máximo um crédito referente a atuação como docente em curso de especialização, na área de concentração do Programa;
- no máximo dois créditos referentes a estágio de docência;
- no máximo dois créditos referentes à participação em grupo de pesquisa, no mínimo, com 80 horas comprovadas;
- no máximo dois créditos referentes a produto educacional, patente, registro de software educacional.
- 5. os artigos em anais de eventos ou revistas aos quais se refere a alínea 'd', devem ter como autor o discente e seu orientador ou outro docente do PPGECEM, podendo constar também outros coautores.
- 6. para fins de comprovação de créditos, no máximo dois artigos completos publicados em coautoria, em anais de evento ou revista, poderão ser computados por mais de um discente.
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