Gl. Tubular Simples - Intestino Grosso

  Torquatto, E.F.B.; Lima, B.; Brancalhão, R.M.C.; Guedes, N.L.K.O.¹

  As células caliciformes são glândulas exócrinas unicelulares que são encontradas entremeadas ao longo de epitélios simples cilíndricos e de epitélios pseudoestratificados cilíndricos. Essas células caliciformes são cilíndricas modificadas, que sintetizam e secretam muco. Localizam-se, geralmente, entre as outras células do epitélio, principalmente, no revestimento do trato respiratório e digestório.

  O núcleo da célula caliciforme e grande parte das organelas citoplasmáticas apresentam posição basal. Além disso, a base da célula é mais estreita que o ápice, contêm mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso em abundância, além de, na região supra nuclear, apresentar complexo de Golgi bem desenvolvido.

  A região apical dilatada da célula caliciforme é conhecida como teca. Essa região citoplasmática é rica em vesículas contendo glicoproteínas, denominadas “mucina” – substância composta por mucopolissacarídeos neutros e ácidos (produzidos no retículo endoplasmático rugoso e modificado no complexo de Golgi), que são liberados por exocitose. A mucina apresenta reação positiva pelo método de coloração de ácido periódico de Schiff (PAS). Além disso, esses mucopolissacarídeos, que são liberados pela célula caliciforme, recobrem os epitélios e, no caso do intestino, tem a função de proteção do revestimento intestinal.

¹ Como citar:

  • Nas referências: TORQUATTO, E.F.B.; LIMA, B.; BRANCALHÃO, R.M.C.; GUEDES, N.L.K.O. Tecido epitelial, 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 de jul. 2016. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Torquato et al. (2016) ou (TORQUATO et al., 2016).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.