•  
  • Português
  • English
  • Español

Projetos de extensão

2024 - Atual 
Leitura, Escrita e Cálculo: apoio às crianças dos Anos Iniciais
O projeto tem como objetivo atender crianças dos anos iniciais com dificuldades no processo de apropriação da leitura, escrita e cálculo. A atividade está sendo desenvolvida no município de Lindoeste, Paraná.
 
Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Ana Gabriely Carvalho Melo - Integrante / Wilson Tadeu de Oliveira - Integrante / Gabriela Prudente de Oliveira - Integrante / Gabrielle da Silva Cordeiro - Integrante / Valcilene Voltolini - Integrante.
 
2023 - 2023
Atendimento à criança em Alfabetização
O processo de alfabetização para a criança é seguido de muita expectativa social e emocional. Em virtude de diferentes situações algumas apresentam dificuldades ao longo do processo de alfabetização, sendo estas mais evidentes a partir do segundo ano. Com a reorganização do ensino fundamental em 9 anos e a entrada de crianças com 5 e 6 anos de idade, percebemos que as dificuldades, em alguns casos, se acumulam até o 3º ano de escolarização. Após esse período fica cada vez mais difícil à criança superar suas dificuldades, bem como para a escola ajudá-la nessa tarefa, já que as condições para o atendimento individual em meio ao grupo de sala de aula torna-se inviável para o professor. Diante desse contexto, o objetivo do presente projeto será elaborar propostas pedagógicas para crianças com dificuldades de aprendizagem, matriculadas em escolas municipais de Francisco Beltrão, bem como, orientar os responsáveis e professores para auxiliar na superação das dificuldades no contexto familiar e educacional. As crianças serão atendidas no Laboratório de Ensino da Pedagogia, inicialmente no período vespertino, de forma individual ou em duplas. Espera-se que a realização de práticas pedagógicas diferenciadas para as crianças com dificuldade de aprendizagem, na tentativa de auxiliá-las mais cedo na superação de seus problemas, permitindo o acompanhamento da turma de origem, reduza ou minimizem o índice de retenção no terceiro ano do ensino fundamento ou final do 1º ciclo.
 
Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Amanda Bomfa Reis - Integrante / Bruna Carolina Santos Baroni - Integrante / Camila Oliveira Jansson - Integrante / Erikelsa Nadina Bravo Paulo - Integrante / Iasmin Maggioni Zandonai - Integrante / Josceleine Lisboa Vedana - Integrante / Leonardo Ramos - Integrante.
 
2023- 2023
Grupo de Estudos História das Funções Psíquicas Superiores – L. S. Vigotski - 3º ano
Os estudos da Teoria Histórico-Cultural vêm se intensificando entre os pesquisadores, principalmente da área da educação, principalmente na última década. Como resultado, esta Teoria compõe a fundamentação teórica das pesquisas da área da Educação e psicologia, bem como, Projetos Político-Pedagógico das escolas da Educação Básica. Visando ampliar as discussões e estudos sobre a Teoria no Município de Francisco Beltrão, bem como, contribuir para a formação dos professores da Educação Básica, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, este projeto de extensão tem como objetivo promover a continuidade da leitura sistemática das obras de L. S. Vigotski, principalmente da obra História do Desenvolvimento da Funções Psíquicas Superiores (1995). 
 
Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Paola Regina de Oliveira - Integrante / Luana Maria Silva Adão - Integrante / Emanuelle Luana Martini - Integrante / Rosane Aparecida Brandalise Correa - Integrante / Sandra Camargo de Andrade Borges - Integrante / Gillana Oliveira da Costa - Integrante.
 
2022 - 2023
Atendimento à criança em Alfabetização
 
Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Bruna Carolina Baroni Gaspar da Silva - Integrante / Mariana Carolina Simao - Integrante / Maria Eduarda Dafre da Silva - Integrante / Larissa Iez Wessilng - Integrante / Ana Beatriz Bonfim - Integrante / Fernanda Grizon Alves - Integrante / Miriliana Silva Melo - Integrante.
 
2022- 2022 
Grupo de Estudos História das Funções Psíquicas Superiores – L. S. Vigotski - 2º ano
Os estudos da Teoria Histórico-Cultural vêm se intensificando entre os pesquisadores, principalmente da área da educação, principalmente na última década. Como resultado, esta Teoria compõe a fundamentação teórica das pesquisas da área da Educação e psicologia, bem como, Projetos Político-Pedagógico das escolas da Educação Básica. Visando ampliar as discussões e estudos sobre a Teoria no Município de Francisco Beltrão, bem como, contribuir para a formação dos professores da Educação Básica, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação, este projeto de extensão tem como objetivo promover a continuidade da leitura sistemática das obras de L. S. Vigotski, principalmente da obra História do Desenvolvimento da Funções Psíquicas Superiores (1995).
 
Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Maria Isabel Batista Serrão - Integrante / Paola Regina de Oliveira - Integrante / Natiele Teles Mellek - Integrante / Alice Hunhof Mazetto - Integrante / Emanuelle Luana Martini - Integrante / Rosane Aparecida Brandalise Correa - Integrante.
 
 
WhatsApp Image 2020 08 28 at 17.49.31
2022- 2022
ll Circulo de Estudos Sobre Desenvolvimento da Linguagem das Crianças - Cedelic
Os estudos sobre o processo de aquisição da linguagem escrita acompanham a ampliação do processo de vagas na escola pública. Os estudos incluem questões teóricas e metodológicas do processo de alfabetização, no entanto, as avaliações da educação nos demonstram que as crianças não conseguem avançar nos níveis mais fluentes e complexos de leitura e escrita. Nesse sentido, o objetivo deste projeto de extensão é promover um estudo sistemático de obras que apresentem os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural para o desenvolvimento da linguagem e o ensino da Língua Portuguesa em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Esperamos que esse estudo contribua para formação dos professores e futuros professores na organização do ensino para a apropriação da leitura e da escrita.
 
Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Maria Isabel Batista Serrão - Integrante / Larissa Riboli - Integrante / Natiele Teles Mellek - Integrante / Alice Hunhof Mazetto - Integrante / Larissa Iez Wessilng - Integrante / Luana Maria Silva Adão - Integrante / Graziela Regina dos Santos - Integrante.

2020- 2021
Grupo de Estudos História das Funções Psíquicas Superiores – L. S. Vigotski
A partir da década de 1970 a Teoria Histórico-cultural tem sido fundamento de pesquisas e formações na área da educação. Repetidamente seus principais conceitos são citados em diversos trabalhos da área, bem como de documentos oficiais nos sistemas de ensino brasileiros. No entanto, a partir de pesquisas que buscam compreender o avanço dessa teoria na área percebemos que há uma diversidade na compreensão deles. Assim, o estudo dos textos produzidos por L. S. Vigotski se faz cada vez mais urgente. Desse modo, esse projeto tem como objetivo o estudo sistemático da obra História da Funções Psíquicas Superiores, de Lev Seminovich Vigotski para compreensão dos fundamentos teóricos e metodológicos da produção do autor e suas contribuições para a formação humana e a área da educação. Compreendemos que a realização desse projeto,  contribuirá na realização de pesquisas e trabalhos voltados às escolas e formação inicial e continuada de professores.

Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Maria Isabel Batista Serrão - Integrante / Claudete Adriana P Cantu - Integrante / Larissa Riboli - Integrante / Lidiane Possamai - Integrante / Brunesa Paulus de Morais - Integrante / Fernanda Nunes - Integrante / Elaine Eliane Peres - Integrante / Mariele Lawish - Integrante / Thaís Crescêncio - Integrante.


WhatsApp Image 2020 08 28 at 17.49.31
2020- 2021
Circulo de Estudos Sobre Desenvolvimento da Linguagem das Crianças - Cedelic
Os estudos sobre o processo de aquisição da linguagem escrita acompanham a ampliação do processo de vagas na escola pública. Os estudos incluem questões teóricas e metodológicas do processo de alfabetização, no entanto, as avaliações da educação nos demonstram que as crianças não conseguem avançar nos níveis mais fluentes e complexos de leitura e escrita. Nesse sentido, o objetivo deste projeto de extensão é promover um estudo sistemático de obras que apresentem os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural para o desenvolvimento da linguagem e o ensino da Língua Portuguesa em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Esperamos que esse estudo contribua para formação dos professores e futuros professores na organização do ensino para a apropriação da leitura e da escrita.

Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Paola Regina de Oliveira - Integrante / Claudete Adriana P Cantu - Integrante / Larissa Riboli - Integrante / Lidiane Possamai - Integrante / Brunesa Paulus de Morais - Integrante.


2019 - 2020
Atendimento à criança com dificuldade de aprendizagem
O processo de alfabetização para a criança é seguido de muita expectativa social e emocional. Em virtude de diferentes situações algumas apresentam dificuldades ao longo do processo de alfabetização, sendo estas mais evidentes a partir do segundo ano. Com a reorganização do ensino fundamental em 9 anos e a entrada de crianças com 5 e 6 anos de idade, percebemos que as dificuldades, em alguns casos, se acumulam até o 3º ano de escolarização. Após esse período fica cada vez mais difícil à criança superar suas dificuldades, bem como para a escola ajudá-la nessa tarefa, já que as condições para o atendimento individual em meio ao grupo de sala de aula torna-se inviável para o professor. Diante desse contexto, o objetivo do presente projeto será elaborar propostas pedagógicas para crianças com dificuldades de aprendizagem, matriculadas em escolas municipais de Francisco Beltrão, bem como, orientar os responsáveis e professores para auxiliar na superação das dificuldades no contexto familiar e educacional. As crianças serão atendidas no Laboratório de Ensino da Pedagogia, inicialmente no período vespertino, de forma individual ou em duplas. Espera-se que a realização de práticas pedagógicas diferenciadas para as crianças com dificuldade de aprendizagem, na tentativa de auxiliá-las mais cedo na superação de seus problemas, permitindo o acompanhamento da turma de origem, reduza ou minimizem o índice de retenção no terceiro ano do ensino fundamento ou final do 1º ciclo..
 
Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Paola Regina de Oliveira - Integrante / Iara Santos - Integrante / Núbia de Andrade - Integrante / Daniele Witt - Integrante.
O processo de formação inicial e continuada de professores, muitas vezes não consegue atender às necessidades e anseios dos profissionais de educação, principalmente no que se refere à compreensão do desenvolvimento das crianças. Assim, atendendo a avaliação do projeto realizado em 2016, propomos a continuação dos estudos sobre os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, a partir da leitura de textos de seu fundador e colaboradores. O objetivo nesta edição do projeto é continuar aprofundando os conceitos sobre desenvolvimento humano, atividade e Funções psíquicas superiores, a partir das pesquisas de L. S. Vigotski e A. N. Leontiev..

Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Mariane Bertonceli - Integrante / Thiago Mazzarollo - Integrante.
 
2016 - 2016
A atividade do Brincar nos anos iniciais: desafio para a organização da atividade pedagógica
 A atividade do brincar é uma importante atividade no trabalho pedagógico nas instituições de Educação Infantil. Com os estudos sobre o desenvolvimento da criança na idade que abrange esse nível, cada vez mais a brincadeira está presente na rotina estabelecida pelas instituições. Infelizmente essa discussão ainda não se faz constante nas discussões dos anos iniciais. Com a chegada das crianças mais cedo nas escolas, muitas vezes lhes é imposto uma rotina de estudos sem considerar as características do seu desenvolvimento enquanto crianças e, principalmente, como a brincadeira pode contribuir como base para novas formações psíquicas. Desse modo, o presente projeto de extensão, a ser realizado na Escola Municipal Frei Deodato, tem como objetivo discutir as contribuições da atividade do brincar para as crianças dos anos iniciais, principalmente como inseri-las na atividade pedagógica realizada diariamente na escola. Como metodologia para o trabalho, serão realizadas discussões teóricas e práticas sobre o assunto, bem como a organização do ensino por meio de trabalhos/projetos com as crianças envolvendo as brincadeiras de forma a contribuir para a melhora qualitativa no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. As contribuições esperadas estão no processo de formação dos professores resultando na mudança da organização do ensino, considerando essa atividade no desenvolvimento da criança..

Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Mariane Bertonceli - Integrante.
 
2016 - 2016
A Teoria Histórico-Cultural: seus fundamentos
A partir da década de 1970 a Teoria Histórico-cultural tem sido fundamento de pesquisas e formações na área da educação. Repetidamente seus principais conceitos são citados em diversos trabalhos da área, bem como de documentos oficiais nos sistemas de ensino brasileiros. No entanto, a partir de estudos que buscam compreender o avanço dessa teoria na área percebemos que há uma diversidade na compreensão deles. Assim, o estudo dos textos produzidos por L. S. Vigotski se faz cada vez mais urgente. Desse modo, compreendemos que a realização desse projeto, com o objetivo de estudar os fundamentos e conceitos da Teoria Histórico-cultural contribuirá na realização de pesquisas e trabalhos voltados às escolas e formação inicial e continuada de professores.

Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Thiago Rafael Mazzarolo - Integrante.

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.