Pesquisas
Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Paola Regina de Oliveira - Integrante / Emanuelle Luana Martini - Integrante / Rosane Aparecida Brandalise Correa - Integrante / Sandra Camargo de Andrade Borges - Integrante / Gillana Oliveira da Costa - Integrante / Nassara Regina Claro Renosto - Integrante.
Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Paola Regina de Oliveira - Integrante / Iara Santos - Integrante / Núbia de Andrade - Integrante / Daniele Witt - Integrante.
2017 - 2021
As contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a atividade pedagógica
Descrição: O projeto tem como objetivo compreender as contribuições da Teoria Histórico-cultural para a atividade pedagógica escolar. As questões norteadoras da pesquisa são: como organizar o ensino de acordo com a atividade principal do brincar? Como pensar a atividade pedagógica para as crianças com dificuldades de aprendizagem? Qual o processo de formação dos conceitos científicos em crianças de 4 a 5 anos de idade? Qual a atividade pedagógica organizada no processo de formação de professores no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC.
Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Patricia Gnoatto - Integrante / Fernanda Maela Tartari Rios - Integrante / Larissa Roboli - Integrante / Patrícia Strümer - Integrante / Jucimar Milan - Integrante / Claudete Adriana P Cantu - Integrante / Lidiane Possamai - Integrante / Brunesa Paulus de Morais - Integrante / Natiele Teles Mellek - Integrante / Alice Hunhof Mazetto - Integrante.
2017 - 2019
Dificuldade de aprendizagem: intervenção para 2º ano do Ensino Fundamental
Descrição: O processo de alfabetização para a criança é seguido de muita expectativa social e emocional. Em virtude de diferentes situações algumas apresentam dificuldades ao longo do processo de alfabetização, sendo estas mais evidentes a partir do segundo ano. Com a reorganização do ensino fundamental em 9 anos, e a entrada de crianças com 5 a 6 anos de idade, percebemos que as dificuldades, em alguns casos, se acumulam até o 3°ano de escolarização, ficando cada vez mais dificil a criança superar suas dificuldades, bem como para a escola ajuda-lá nessa tarefa, já que as condições para o atendimento individual em meio ao grupo de sala de aula torna-se inviável para o professor. Diante desse contexto, o objetivo do presente projeto será analisar as contribuições de uma proposta pedagógica para crianças com dificuldades de aprendizagem, matriculadas no 2° ano dos iniciais do ensino fundamental, seus pais ou responsaveis e seus professores,. Serão atendidas, em cinco grupos, 20 crianças com indicativos de dificuldades de aprendizagem a partir de avaliação prévia por suas professores. Os atendimentos serão realizados semanalmente na escola, durante aproximadamente sete meses. Espera-se que a realização de praticas pedagógicas diferenciadas para as crianças com dificuldades de aprendizagem, na tentativa de auxilia-las mais cedo na superação de seus problemas, permitindo o acompanhamento da turma de origem, reduza ou mnimizem o índice de retenção no terceiro ano do ensino fundamental ou final do 1°ciclo..
Integrantes: Janaina Damasco Umbelino - Coordenador / Patrícia Aparecida Stürmer - Integrante / Paola Regina de Oliveira - Integrante / Kayoma Thais Fedechen - Integrante.