Mostras De Estágio
Nesta página, você pode encontrar sobre as Mostras de Estágio realizadas, suas produções divulgadas e participantes ilustres. Para saber mais, clique no ano ou no cabeçalho da Mostra, e o texto será mostrado.
2022
O evento foi realizado em 11 de agosto, das 19 horas às 22h30, no teatro da Unioeste, campus de Toledo, contando com a participação do diretor do campus, coordenadora do curso, docentes, acadêmicos, representantes do NRE (Setor de Articulação Acadêmica) e professores do ensino médio.
A organização geral das produções consta no Quadro 1.
-
Quadro 1 – Componentes curricular presentes e seus trabalhos divulgadosCOMPONENTE CURRICULARPRODUÇÃOFORMA DEENVIOFORMA DEAPRESENTAÇÃODOCENTERESPONSÁVELEnsino de Ciências e Formação DocenteVídeo de curta duraçãoVídeo de curta duraçãoExposição audiovisualDra. Rosana F. LeitePrática de Ensino e Estágio Supervisionado IRelatório final do projeto de ensinoBannerBannerDra. Silvia Z. C. BeberPrática de Ensino e Estágio Supervisionado IIArtigo científico do PADArtigo científicoApresentação oral e roda de conversaDra. Géssica M. O. VacheskiMetodologia para o Ensino de QuímicaSequência didáticaBannerBannerDra. Géssica M. O. VacheskiQuímica e Educação AmbientalVídeo de curta duraçãoVídeo de curta duraçãoExposição audiovisualDra. Géssica M. O. VacheskiOs trabalhos produzidos foram desenvolvidos ao longo das aulas, com a orientação dos professores responsáveis pelos componentes curriculares, orientadores e supervisores de estágio, equipe da área de Ensino de Química, docentes e acadêmico integrantes do projeto de extensão Educadores Químicos, coordenação e secretaria do NECTO. As produções apresentadas na Mostra foram o resultado de parte dos componentes curriculares da área de Ensino de Química. Limitamos, para esta primeira edição do evento uma noite e, por isso, a equipe (docentes e acadêmicos) optou por selecionar alguns dos materiais produzidos.
-
ACADÊMICOVIDEOAULA PRODUZIDACaroline Soares de Oliveira e Adrielle Caroline Santana De CastroComo Incentivar Meninas e Mulheres na Ciência?: Um olhar interdisciplinar para com a história, literatura, artes e biologiaEloize Tainá Schanoski e Taís Viviane HanauerEducação e Cidadania: Simulando um debate para eleição de coordenação acadêmicaThayelen Klen dos Santos e Vanessa Rong Jen ChangCiência na Cidadania: O pensamento científico no exercício do ser cidadãoNicoly Bianchini Meireles e Yara Caroline AnschauInterdisciplinaridade: O que os alunos de licenciatura entendem sobre ela?As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I foram apresentadas em formato de banner, com o intuito de expor o projeto de ensino desenvolvido pelo estagiário na escola, durante o ano letivo. No Quadro 3 apresentamos tais produções.Quadro 3 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado IESTAGIÁRIOSBANNER – TÍTULO DO PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDOBruna Aparecida Alexandre“Ligando” Experimental e LúdicoDiellen Soares ChescaEstudo de Propriedades Coligativas para uma Aprendizagem SignificativaGustavo Cristiano DahmerMaratona da Química: Utilizando jogos didáticos e paródias no ensino de hidrocarbonetos com alunos do 3º ano do Ensino MédioJulianna Karine SchenknechtGincana da Química: O lúdico como proposta de ensino e aprendizagemLuana Rafaela PavanGincana da Química: Utilizando jogos didáticos no Ensino MédioRosemarie Kleinschmidt dos SantosO Ensino por Investigação e o Lúdico no Estudo da Tabela PeriódicaAs produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II foram sistematizadas em um relato de experiência em formato de artigo científico, descrevendo as ações da prática da formação inicial, planejadas e desenvolvidas por meio Projeto de Ação Didática (PAD). A exposição dessas produções ocorreu na forma de comunicação oral e roda de conversa, na qual o público pôde interagir diretamente com os estagiários, realizando perguntas e debatendo quanto às suas experiências. No Quadro 4 apresentamos tais produções.ESTAGIÁRIOSTÍTULO DE ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE O PADAdrielle Caroline Santana De CastroMetodologia de Ensino por Investigação no Ensino de Química em EscolasCaroline Soares de OliveiraComida de Chernobyl: Um estudo de caso sobre radioatividade no Ensino MédioEloize Tainá SchanoskiEnsino da Radioatividade com a Metodologia do Estudo de Caso: Um relato de experiênciaGabriela Karoline Tessaro AlvesProjeto de Ação Didática Enfatizando o Conteúdo da Função Orgânica ÁlcoolLeticia Gabriele Wrasse LudwigA Abordagem Investigativa no Ensino de Concentrações e Dispersões com o Tema "Água: Solvente Universal": Uma experiência no estágioNicoly Bianchini MeirelesO Ensino por Investigação no Estudo da Termoquímica: Um relato de experiênciaRenata Souza SchappoO Uso do Ensino por Investigação como Ferramenta Didático-pedagógica no Ensino de Conceitos Termoquímicos: Um relato de experiência do Estágio em 2022Taís Viviane HanauerO Uso das Reações Químicas de Fermentação para Ensinar Conceitos de Funções OxigenadasThayelen Klen dos SantosRadioatividade: Uma abordagem de ensino por investigação com enfoque no contexto histórico e aplicações cotidianasVanessa Rong Jen ChangA Termoquímica por Meio da Metodologia de Ensino por InvestigaçãoYara Caroline AnschauTermoquímica com a Temática Alimentos: Em busca de uma aprendizagem significativa no Ensino de Química
Na Figura 1 apresentamos a atividade da comunicação oral e roda de conversa.
Figura 1 – Estudantes de Estágio II compartilhando suas experiências em sala de aula.
Nas produções de Metodologia para o Ensino de Química, a docente orientou o desenvolvimento de uma sequência didática que contemplasse uma metodologia trabalhada em sala de aula. Posteriormente, com a inclusão do componente curricular na Mostra, foi orientado que os estudantes elaborassem um banner com base na sequência didática desenvolvida. No Quadro 5 apresentamos tais produções.ESTUDANTESTÍTULO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICAAlexia Fernanda da SilvaCreme Dental: Uma proposta de sequência didática baseada nos Três Momentos Pedagógicos para o ensino de sais inorgânicosHenrique Konflanz Moreto de LimaA Composição Química dos Chás: Uma proposta para a introdução das funções orgânicas oxigenadas, por meio do ensino por investigaçãoJéssica Bremm LoebleinUma Proposta Investigativa para a Introdução à TermoquímicaLucas Eduardo SilvaUma Proposta de Sequência Didática sobre Equilíbrio Químico com Base nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)Luyza Gecilda PintoTermoquímica: Uma proposta de ensino com base nos Três Momentos PedagógicosMarlon Ronnêr FaedoProposta Didática Baseada na Abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente) para o Ensino das Funções Inorgânicas ácido-baseRafaella de Souza Afonso dos SantosCiência e Arte: Uma proposta de projeto com o tema “pinturas rupestres” para o estudo das funções orgânicas oxigenadasNa Figura 2 apresentamos o registro da exposição dos banners para o público e um dos banners.
Figura 2 – Apresentação dos banners.
Nas produções de Química e Educação Ambiental, a orientação foi produzir um vídeo para o ambiente escolar que contemplasse um aspecto relacionado ao Meio Ambiente e à Educação Ambiental Crítica nas aulas de Química. No Quadro 6 apresentamos tais produções.Quadro 6 – Produções de Química e Educação Ambiental.ESTUDANTESTÍTULO DO VÍDEODiellen Soares Chesca e Yara Caroline AnschauAniversário de Criança: Produção e impactos do descarte incorreto de lixoEloize Tainá Schanoski e Marlon Ronnêr FaedoÉ Apenas uma Sacolinha: Projeto de produção de Ecobags em detrimento das sacolinhas de plásticoVale frisar que todas estas produções ficarão disponíveis na página do projeto do projeto Educadores Químicos: Coletivo de formação e atuação, que está sendo elaborado, consistindo em mais uma das ações do projeto. Esta página possibilitará o acesso e uma consulta mais aprofundada nestes trabalhos desenvolvidos.Quanto à participação, o evento contou com 50 inscritos e participantes, dentre eles: discentes e docentes do curso de Química Licenciatura; professores do ensino médio; representantes do NRE, como a coordenadora do Setor de Articulação Acadêmica Iliane Bündchen e uma das tutoras pedagógicas Luciane Pires; o diretor geral do campus de Toledo, professor Remi Schorn; a coordenadora do curso de Química Licenciatura, professora Olga Maria Schimidt Ritter; a coordenadora de Estágio do curso de Química Licenciatura, professora Silvia Zamberlan Costa Beber.Na Figura 3 apresentamos a representante do NRE discorrendo sobre a importância da parceria com a Unioeste no âmbito dos estágios, do qual ela é responsável.
Figura 3 – Da esquerda para a direita, professora Dra. Géssica, Coordenadora de Estágio Dra. Silvia, Coordenadora do NRE Iliane, Diretor Geral Dr. Remi e Coordenadora do Curso Dra. Olga.A Figura 4 apresenta o encerramento do evento.Figura 4 – Encerramento do evento, com a grande maioria dos participantes
2023
O evento foi realizado em 06 de julho, das 19 horas às 22h30, no teatro da Unioeste, campus de Toledo, contando com a participação da coordenadora do curso, docentes, acadêmicos e professores do ensino médio.
A organização geral das produções consta no Quadro 1.
Acessos: 981