Mostras De Estágio

 
Nesta página, você pode encontrar sobre as Mostras de Estágio realizadas, suas produções divulgadas e participantes ilustres. Para saber mais, clique no ano ou no cabeçalho da Mostra, e o texto será mostrado.
 

O evento foi realizado em 11 de agosto, das 19 horas às 22h30, no teatro da Unioeste, campus de Toledo, contando com a participação do diretor do campus, coordenadora do curso, docentes, acadêmicos, representantes do NRE (Setor de Articulação Acadêmica) e professores do ensino médio. 
           A organização geral das produções consta no Quadro 1.
  1. Quadro 1 – Componentes curricular presentes e seus trabalhos divulgados
    COMPONENTE CURRICULAR
    PRODUÇÃO
    FORMA DE
    ENVIO
    FORMA DE
    APRESENTAÇÃO
    DOCENTE
    RESPONSÁVEL
    Ensino de Ciências e Formação Docente
    Vídeo de curta duração
    Vídeo de curta duração
    Exposição audiovisual
    Dra. Rosana F. Leite
    Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I
    Relatório final do projeto de ensino
    Banner
    Banner
    Dra. Silvia Z. C. Beber
    Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II
    Artigo científico do PAD
    Artigo científico
    Apresentação oral e roda de conversa
    Dra. Géssica M. O. Vacheski
    Metodologia para o Ensino de Química
    Sequência didática
    Banner
    Banner
    Dra. Géssica M. O. Vacheski
    Química e Educação Ambiental
    Vídeo de curta duração
    Vídeo de curta duração
    Exposição audiovisual
    Dra. Géssica M. O. Vacheski
     
    Os trabalhos produzidos foram desenvolvidos ao longo das aulas, com a orientação dos professores responsáveis pelos componentes curriculares, orientadores e supervisores de estágio, equipe da área de Ensino de Química, docentes e acadêmico integrantes do projeto de extensão Educadores Químicos, coordenação e secretaria do NECTO. As produções apresentadas na Mostra foram o resultado de parte dos componentes curriculares da área de Ensino de Química. Limitamos, para esta primeira edição do evento uma noite e, por isso, a equipe (docentes e acadêmicos) optou por selecionar alguns dos materiais produzidos.
     
    Nas produções do componente curricular de Ensino de Ciências e Formação Docente, foi solicitado como avaliação final da disciplina a elaboração de um filme de curta duração, semelhante a um documentário, no qual os acadêmicos discutissem o tema geral “A educação e suas relações sócio, econômico, político e culturais”, com um dos assuntos estudados ao longo do semestre, entre eles: Mulheres na Ciência, Função social do conhecimento. No Quadro 2 listamos as produções e seus autores: 
  2.  
    Quadro 2 – Produções de Ensino de Ciências e Formação Docente.
    ACADÊMICO
    VIDEOAULA PRODUZIDA
    Caroline Soares de Oliveira e Adrielle Caroline Santana De Castro
    Como Incentivar Meninas e Mulheres na Ciência?: Um olhar interdisciplinar para com a história, literatura, artes e biologia
    Eloize Tainá Schanoski e Taís Viviane Hanauer
    Educação e Cidadania: Simulando um debate para eleição de coordenação acadêmica
    Thayelen Klen dos Santos e Vanessa Rong Jen Chang
    Ciência na Cidadania: O pensamento científico no exercício do ser cidadão
    Nicoly Bianchini Meireles e Yara Caroline Anschau
    Interdisciplinaridade: O que os alunos de licenciatura entendem sobre ela?
     
    As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I foram apresentadas em formato de banner, com o intuito de expor o projeto de ensino desenvolvido pelo estagiário na escola, durante o ano letivo. No Quadro 3 apresentamos tais produções.
     
     Quadro 3 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I
    ESTAGIÁRIOS
    BANNER – TÍTULO DO PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDO
    Bruna Aparecida Alexandre
    “Ligando” Experimental e Lúdico
    Diellen Soares Chesca
    Estudo de Propriedades Coligativas para uma Aprendizagem Significativa
    Gustavo Cristiano Dahmer
    Maratona da Química: Utilizando jogos didáticos e paródias no ensino de hidrocarbonetos com alunos do 3º ano do Ensino Médio
    Julianna Karine Schenknecht
    Gincana da Química: O lúdico como proposta de ensino e aprendizagem
    Luana Rafaela Pavan
    Gincana da Química: Utilizando jogos didáticos no Ensino Médio
    Rosemarie Kleinschmidt dos Santos
    O Ensino por Investigação e o Lúdico no Estudo da Tabela Periódica
     
    As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II foram sistematizadas em um relato de experiência em formato de artigo científico, descrevendo as ações da prática da formação inicial, planejadas e desenvolvidas por meio Projeto de Ação Didática (PAD). A exposição dessas produções ocorreu na forma de comunicação oral e roda de conversa, na qual o público pôde interagir diretamente com os estagiários, realizando perguntas e debatendo quanto às suas experiências. No Quadro 4 apresentamos tais produções.
     
    Quadro 4 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II
    ESTAGIÁRIOS
    TÍTULO DE ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE O PAD
    Adrielle Caroline Santana De Castro
    Metodologia de Ensino por Investigação no Ensino de Química em Escolas
    Caroline Soares de Oliveira
    Comida de Chernobyl: Um estudo de caso sobre radioatividade no Ensino Médio
    Eloize Tainá Schanoski
    Ensino da Radioatividade com a Metodologia do Estudo de Caso: Um relato de experiência
    Gabriela Karoline Tessaro Alves
    Projeto de Ação Didática Enfatizando o Conteúdo da Função Orgânica Álcool
    Leticia Gabriele Wrasse Ludwig
    A Abordagem Investigativa no Ensino de Concentrações e Dispersões com o Tema "Água: Solvente Universal": Uma experiência no estágio
    Nicoly Bianchini Meireles
    O Ensino por Investigação no Estudo da Termoquímica: Um relato de experiência
    Renata Souza Schappo
    O Uso do Ensino por Investigação como Ferramenta Didático-pedagógica no Ensino de Conceitos Termoquímicos: Um relato de experiência do Estágio em 2022
    Taís Viviane Hanauer
    O Uso das Reações Químicas de Fermentação para Ensinar Conceitos de Funções Oxigenadas
    Thayelen Klen dos Santos
    Radioatividade: Uma abordagem de ensino por investigação com enfoque no contexto histórico e aplicações cotidianas
    Vanessa Rong Jen Chang
    A Termoquímica por Meio da Metodologia de Ensino por Investigação
    Yara Caroline Anschau
    Termoquímica com a Temática Alimentos: Em busca de uma aprendizagem significativa no Ensino de Química

    Na Figura 1 apresentamos a atividade da comunicação oral e roda de conversa.
    Fig._1_-_Est.png

    Figura 1 – Estudantes de Estágio II compartilhando suas experiências em sala de aula.

    Nas produções de Metodologia para o Ensino de Química, a docente orientou o desenvolvimento de uma sequência didática que contemplasse uma metodologia trabalhada em sala de aula. Posteriormente, com a inclusão do componente curricular na Mostra, foi orientado que os estudantes elaborassem um banner com base na sequência didática desenvolvida. No Quadro 5 apresentamos tais produções.
     
    Quadro 5 – Produções de Metodologia para o Ensino de Química.
    ESTUDANTES
    TÍTULO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    Alexia Fernanda da Silva
    Creme Dental: Uma proposta de sequência didática baseada nos Três Momentos Pedagógicos para o ensino de sais inorgânicos
    Henrique Konflanz Moreto de Lima
    A Composição Química dos Chás: Uma proposta para a introdução das funções orgânicas oxigenadas, por meio do ensino por investigação
    Jéssica Bremm Loeblein
    Uma Proposta Investigativa para a Introdução à Termoquímica
    Lucas Eduardo Silva
    Uma Proposta de Sequência Didática sobre Equilíbrio Químico com Base nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
    Luyza Gecilda Pinto
    Termoquímica: Uma proposta de ensino com base nos Três Momentos Pedagógicos
    Marlon Ronnêr Faedo
    Proposta Didática Baseada na Abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente) para o Ensino das Funções Inorgânicas ácido-base
    Rafaella de Souza Afonso dos Santos
    Ciência e Arte: Uma proposta de projeto com o tema “pinturas rupestres” para o estudo das funções orgânicas oxigenadas
     

    Na Figura 2 apresentamos o registro da exposição dos banners para o público e um dos banners. 
    Fig._2_-_Met.png

     Figura 2 – Apresentação dos banners.

    Nas produções de Química e Educação Ambiental, a orientação foi produzir um vídeo para o ambiente escolar que contemplasse um aspecto relacionado ao Meio Ambiente e à Educação Ambiental Crítica nas aulas de Química. No Quadro 6 apresentamos tais produções.
     
    Quadro 6 – Produções de Química e Educação Ambiental.
    ESTUDANTES
    TÍTULO DO VÍDEO
    Diellen Soares Chesca e Yara Caroline Anschau
    Aniversário de Criança: Produção e impactos do descarte incorreto de lixo
    Eloize Tainá Schanoski e Marlon Ronnêr Faedo
    É Apenas uma Sacolinha: Projeto de produção de Ecobags em detrimento das sacolinhas de plástico
     
    Vale frisar que todas estas produções ficarão disponíveis na página do projeto do projeto Educadores Químicos: Coletivo de formação e atuação, que está sendo elaborado, consistindo em mais uma das ações do projeto. Esta página possibilitará o acesso e uma consulta mais aprofundada nestes trabalhos desenvolvidos.
    Quanto à participação, o evento contou com 50 inscritos e participantes, dentre eles: discentes e docentes do curso de Química Licenciatura; professores do ensino médio; representantes do NRE, como a coordenadora do Setor de Articulação Acadêmica Iliane Bündchen e uma das tutoras pedagógicas Luciane Pires; o diretor geral do campus de Toledo, professor Remi Schorn; a coordenadora do curso de Química Licenciatura, professora Olga Maria Schimidt Ritter; a coordenadora de Estágio do curso de Química Licenciatura, professora Silvia Zamberlan Costa Beber.

    Na Figura 3 apresentamos a representante do NRE discorrendo sobre a importância da parceria com a Unioeste no âmbito dos estágios, do qual ela é responsável.
    Pessoas importantes

    Figura 3 – Da esquerda para a direita, professora Dra. Géssica, Coordenadora de Estágio Dra. Silvia, Coordenadora do NRE Iliane, Diretor Geral Dr. Remi e Coordenadora do Curso Dra. Olga.
     
    A Figura 4 apresenta o encerramento do evento. 
    Final
    Figura 4 – Encerramento do evento, com a grande maioria dos participantes
 
 
 

O evento foi realizado em 06 de julho, das 19 horas às 22h30, no teatro da Unioeste, campus de Toledo, contando com a participação da coordenadora do curso, docentes, acadêmicos e professores do ensino médio. 
           A organização geral das produções consta no Quadro 1.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.