•  
  • Português
  • English
  • Español

Mostras De Estágio

 
Nesta página, você pode encontrar sobre as Mostras de Estágio realizadas, suas produções divulgadas e participantes ilustres. Para saber mais, clique no ano ou no cabeçalho da Mostra, e o texto será mostrado.
 

O evento foi realizado em 11 de agosto, das 19 horas às 22h30, no teatro da Unioeste, campus de Toledo, contando com a participação do diretor do campus, coordenadora do curso, docentes, acadêmicos, representantes do NRE (Setor de Articulação Acadêmica) e professores do ensino médio.
A organização geral das produções consta no Quadro 1.
  1. Quadro 1 – Componentes curricular presentes e seus trabalhos divulgados
    COMPONENTE CURRICULAR
    PRODUÇÃO
    FORMA DE
    ENVIO
    FORMA DE
    APRESENTAÇÃO
    DOCENTE
    RESPONSÁVEL
    Ensino de Ciências e Formação Docente
    Vídeo de curta duração
    Vídeo de curta duração
    Exposição audiovisual
    Dra. Rosana F. Leite
    Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I
    Relatório final do projeto de ensino
    Banner
    Banner
    Dra. Silvia Z. C. Beber
    Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II
    Artigo científico do PAD
    Artigo científico
    Apresentação oral e roda de conversa
    Dra. Géssica M. O. Vacheski
    Metodologia para o Ensino de Química
    Sequência didática
    Banner
    Banner
    Dra. Géssica M. O. Vacheski
    Química e Educação Ambiental
    Vídeo de curta duração
    Vídeo de curta duração
    Exposição audiovisual
    Dra. Géssica M. O. Vacheski
     
    Os trabalhos produzidos foram desenvolvidos ao longo das aulas, com a orientação dos professores responsáveis pelos componentes curriculares, orientadores e supervisores de estágio, equipe da área de Ensino de Química, docentes e acadêmico integrantes do projeto de extensão Educadores Químicos, coordenação e secretaria do NECTO. As produções apresentadas na Mostra foram o resultado de parte dos componentes curriculares da área de Ensino de Química. Limitamos, para esta primeira edição do evento uma noite e, por isso, a equipe (docentes e acadêmicos) optou por selecionar alguns dos materiais produzidos.
     
    Nas produções do componente curricular de Ensino de Ciências e Formação Docente, foi solicitado como avaliação final da disciplina a elaboração de um filme de curta duração, semelhante a um documentário, no qual os acadêmicos discutissem o tema geral “A educação e suas relações sócio, econômico, político e culturais”, com um dos assuntos estudados ao longo do semestre, entre eles: Mulheres na Ciência, Função social do conhecimento. No Quadro 2 listamos as produções e seus autores:
  2.  
    Quadro 2 – Produções de Ensino de Ciências e Formação Docente.
    ACADÊMICO
    VIDEOAULA PRODUZIDA
    Caroline Soares de Oliveira e Adrielle Caroline Santana De Castro
    Como Incentivar Meninas e Mulheres na Ciência?: Um olhar interdisciplinar para com a história, literatura, artes e biologia
    Eloize Tainá Schanoski e Taís Viviane Hanauer
    Educação e Cidadania: Simulando um debate para eleição de coordenação acadêmica
    Thayelen Klen dos Santos e Vanessa Rong Jen Chang
    Ciência na Cidadania: O pensamento científico no exercício do ser cidadão
    Nicoly Bianchini Meireles e Yara Caroline Anschau
    Interdisciplinaridade: O que os alunos de licenciatura entendem sobre ela?
     
    As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I foram apresentadas em formato de banner, com o intuito de expor o projeto de ensino desenvolvido pelo estagiário na escola, durante o ano letivo. No Quadro 3 apresentamos tais produções.
     
    Quadro 3 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I
    ESTAGIÁRIOS
    BANNER – TÍTULO DO PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDO
    Bruna Aparecida Alexandre
    “Ligando” Experimental e Lúdico
    Diellen Soares Chesca
    Estudo de Propriedades Coligativas para uma Aprendizagem Significativa
    Gustavo Cristiano Dahmer
    Maratona da Química: Utilizando jogos didáticos e paródias no ensino de hidrocarbonetos com alunos do 3º ano do Ensino Médio
    Julianna Karine Schenknecht
    Gincana da Química: O lúdico como proposta de ensino e aprendizagem
    Luana Rafaela Pavan
    Gincana da Química: Utilizando jogos didáticos no Ensino Médio
    Rosemarie Kleinschmidt dos Santos
    O Ensino por Investigação e o Lúdico no Estudo da Tabela Periódica
     
    As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II foram sistematizadas em um relato de experiência em formato de artigo científico, descrevendo as ações da prática da formação inicial, planejadas e desenvolvidas por meio Projeto de Ação Didática (PAD). A exposição dessas produções ocorreu na forma de comunicação oral e roda de conversa, na qual o público pôde interagir diretamente com os estagiários, realizando perguntas e debatendo quanto às suas experiências. No Quadro 4 apresentamos tais produções.
     
    Quadro 4 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II
    ESTAGIÁRIOS
    TÍTULO DE ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE O PAD
    Adrielle Caroline Santana De Castro
    Metodologia de Ensino por Investigação no Ensino de Química em Escolas
    Caroline Soares de Oliveira
    Comida de Chernobyl: Um estudo de caso sobre radioatividade no Ensino Médio
    Eloize Tainá Schanoski
    Ensino da Radioatividade com a Metodologia do Estudo de Caso: Um relato de experiência
    Gabriela Karoline Tessaro Alves
    Projeto de Ação Didática Enfatizando o Conteúdo da Função Orgânica Álcool
    Leticia Gabriele Wrasse Ludwig
    A Abordagem Investigativa no Ensino de Concentrações e Dispersões com o Tema "Água: Solvente Universal": Uma experiência no estágio
    Nicoly Bianchini Meireles
    O Ensino por Investigação no Estudo da Termoquímica: Um relato de experiência
    Renata Souza Schappo
    O Uso do Ensino por Investigação como Ferramenta Didático-pedagógica no Ensino de Conceitos Termoquímicos: Um relato de experiência do Estágio em 2022
    Taís Viviane Hanauer
    O Uso das Reações Químicas de Fermentação para Ensinar Conceitos de Funções Oxigenadas
    Thayelen Klen dos Santos
    Radioatividade: Uma abordagem de ensino por investigação com enfoque no contexto histórico e aplicações cotidianas
    Vanessa Rong Jen Chang
    A Termoquímica por Meio da Metodologia de Ensino por Investigação
    Yara Caroline Anschau
    Termoquímica com a Temática Alimentos: Em busca de uma aprendizagem significativa no Ensino de Química

    Na Figura 1 apresentamos a atividade da comunicação oral e roda de conversa.
    Fig._1_-_Est.png

    Figura 1 – Estudantes de Estágio II compartilhando suas experiências em sala de aula.

    Nas produções de Metodologia para o Ensino de Química, a docente orientou o desenvolvimento de uma sequência didática que contemplasse uma metodologia trabalhada em sala de aula. Posteriormente, com a inclusão do componente curricular na Mostra, foi orientado que os estudantes elaborassem um banner com base na sequência didática desenvolvida. No Quadro 5 apresentamos tais produções.
     
    Quadro 5 – Produções de Metodologia para o Ensino de Química.
    ESTUDANTES
    TÍTULO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    Alexia Fernanda da Silva
    Creme Dental: Uma proposta de sequência didática baseada nos Três Momentos Pedagógicos para o ensino de sais inorgânicos
    Henrique Konflanz Moreto de Lima
    A Composição Química dos Chás: Uma proposta para a introdução das funções orgânicas oxigenadas, por meio do ensino por investigação
    Jéssica Bremm Loeblein
    Uma Proposta Investigativa para a Introdução à Termoquímica
    Lucas Eduardo Silva
    Uma Proposta de Sequência Didática sobre Equilíbrio Químico com Base nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
    Luyza Gecilda Pinto
    Termoquímica: Uma proposta de ensino com base nos Três Momentos Pedagógicos
    Marlon Ronnêr Faedo
    Proposta Didática Baseada na Abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente) para o Ensino das Funções Inorgânicas ácido-base
    Rafaella de Souza Afonso dos Santos
    Ciência e Arte: Uma proposta de projeto com o tema “pinturas rupestres” para o estudo das funções orgânicas oxigenadas
     

    Na Figura 2 apresentamos o registro da exposição dos banners para o público e um dos banners.
    Fig._2_-_Met.png

    Figura 2 – Apresentação dos banners.

    Nas produções de Química e Educação Ambiental, a orientação foi produzir um vídeo para o ambiente escolar que contemplasse um aspecto relacionado ao Meio Ambiente e à Educação Ambiental Crítica nas aulas de Química. No Quadro 6 apresentamos tais produções.
     
    Quadro 6 – Produções de Química e Educação Ambiental.
    ESTUDANTES
    TÍTULO DO VÍDEO
    Diellen Soares Chesca e Yara Caroline Anschau
    Aniversário de Criança: Produção e impactos do descarte incorreto de lixo
    Eloize Tainá Schanoski e Marlon Ronnêr Faedo
    É Apenas uma Sacolinha: Projeto de produção de Ecobags em detrimento das sacolinhas de plástico
     
    Vale frisar que todas estas produções ficarão disponíveis na página do projeto do projeto Educadores Químicos: Coletivo de formação e atuação, que está sendo elaborado, consistindo em mais uma das ações do projeto. Esta página possibilitará o acesso e uma consulta mais aprofundada nestes trabalhos desenvolvidos.
    Quanto à participação, o evento contou com 50 inscritos e participantes, dentre eles: discentes e docentes do curso de Química Licenciatura; professores do ensino médio; representantes do NRE, como a coordenadora do Setor de Articulação Acadêmica Iliane Bündchen e uma das tutoras pedagógicas Luciane Pires; o diretor geral do campus de Toledo, professor Remi Schorn; a coordenadora do curso de Química Licenciatura, professora Olga Maria Schimidt Ritter; a coordenadora de Estágio do curso de Química Licenciatura, professora Silvia Zamberlan Costa Beber.

    Na Figura 3 apresentamos a representante do NRE discorrendo sobre a importância da parceria com a Unioeste no âmbito dos estágios, do qual ela é responsável.
    Pessoas importantes

    Figura 3 – Da esquerda para a direita, professora Dra. Géssica, Coordenadora de Estágio Dra. Silvia, Coordenadora do NRE Iliane, Diretor Geral Dr. Remi e Coordenadora do Curso Dra. Olga.
     
    A Figura 4 apresenta o encerramento do evento.
    Final
    Figura 4 – Encerramento do evento, com a grande maioria dos participantes

O evento foi realizado em 06 de julho, das 19 horas às 22h30, no teatro da Unioeste, campus de Toledo, contando com a participação da coordenadora do curso, docentes, acadêmicos e professores do ensino médio.
 

Quadro 1 – Componentes curriculares presentes e os respectivos trabalhos apresentados.

COMPONENTE CURRICULAR
FORMATO DE ENVIO
FORMA DE APRESENTAÇÃO
DOCENTE RESPONSÁVEL
Didática da Ciência II
Arquivo Digital
Exposição Mapa Conceitual
Dra. Silvia Z. C. Beber
Metodologia para o Ensino de Química
Folder
Folder
Dr. David P. F. Junior
Pesquisa em Educação
Arquivo Digital
Projeto Integrador
Dra. Rosana F. Leite
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I
Banner
Banner
Dra. Silvia Z. C. Beber
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II
Artigo Científico
Seminário
Dra. Rosana F. Leite e Dr. David P. F. Junior
Química e Educação Ambiental
Web Quest
Exposição Oral
Dr. David P. F. Junior
 
 
Os trabalhos produzidos foram desenvolvidos ao longo das aulas, com a orientação dos professores responsáveis pelas componentes curriculares, orientadores e supervisores de estágio, equipe da área de Ensino de Química, docentes e acadêmico integrantes do projeto de extensão Educadores Químicos, coordenação e secretaria do NECTO. As produções apresentadas na Mostra foram o resultado de parte dos componentes curriculares da área de Ensino de Química. Assim como nas outras edições, restringimos a ocorrência do evento a uma noite e, por isso, a equipe (docentes e acadêmicos) optou por selecionar alguns dos materiais produzidos, para que assim mais componentes curriculares pudessem ser contempladas.

Nas produções da componente curricular de Didática da Ciência II, foi solicitado como avaliação final da disciplina, a elaboração de um mapa conceitual, no qual os acadêmicos discutissem o tema geral “Modelos didáticos e Natureza das Ciências”. Os acadêmicos, deveriam explorar diversos aspectos do tema, incluindo os conceitos relacionados aos modelos didáticos, a natureza das ciências, as metodologias de ensino aplicáveis, bem como a integração desses elementos na prática educativa. No Quadro 2, listamos os acadêmicos participantes.

 

Quadro 2 – Produções de Didática da Ciência II.

ACADÊMICOS
Emilly Vitoria de Chaves
Luiz Fernando Jorge Lopes
Francieli Moraes
Maria Luiza de Campos Perin
Gabrielle Aparecida Bezerra Bosio
Nitchelly Kupka de Freitas
Jhenifer Eveline Barbas Araújo Santos
Rhuan Maurício Merlo
Kauan Aparecido de Oliveira Ribeiro
Thiago Roberto de Lima Sampaio

 

Nas produções de Metodologia para o Ensino de Química, o docente orientou o desenvolvimento de uma sequência didática que contemplasse uma das metodologias trabalhadas em sala de aula. Foi orientado, portanto, que os estudantes elaborassem um folder com base na sequência didática desenvolvida. No Quadro 3 apresentamos tais produções.

 

Quadro 3 – Produções de Metodologia para o Ensino de Química.

ESTUDANTES
TÍTULO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Bruna Merlo de Assumpção
Maxwell, Boltzman, Gibbs, você os conhece? Quem são? Onde vivem? O que fazem?
Clovis Luiz Baierle
Uso da Inteligência Artificial (Chat GPT 3.5) na Conservação de Alimentos
Diego Augusto Schwingel
A Composição Química dos Chás: Uma Temática para o Ensino de funções orgânicas oxigenadas
Juliano Meurer Backes
Compreendendo as Soluções Homogêneas e Heterogêneas Presentes em Nosso Cotidiano Utilizando uma Abordagem Investigativa
Kauã Gustavo Dias Gonçalves
O estudo do carbono e as questões ambientais da Amazônia
Laura Isadora Besen Zanon
Reações químicas: Transformações que acontecem no nosso dia a dia
Lucas Henrique Wessling Schlindvein
Camaleão Químico
Odirlei da Silva Oliveira
Energia nuclear: Vilã ou Heroína? Estudos da radioatividade
Pedro Henrique de Carvalho
Prótons, nêutrons e elétrons: Um estudo sobre a constituição do átomo.
Stefanye Mayara Souza de França
Produtos naturais e o ensino de Química Orgânica

Nas produções do componente curricular de Pesquisa em Educação, foi solicitado como avaliação final da disciplina a elaboração de uma apresentação de slides, semelhante a um seminário, no qual os acadêmicos discutissem o tema geral “Conhecendo os docentes do curso de Química Bacharelado e Licenciatura”, sendo este o tema de uma grande pesquisa realizada por eles, ao longo de todo semestre. Os acadêmicos, durante o seminário, deveriam explorar diversos aspectos, incluindo o percurso acadêmico e profissional dos professores, suas áreas de pesquisa, contribuições para a comunidade acadêmica e metodologias de ensino. No quadro 4 listamos os acadêmicos participantes:

 

Quadro 4 – Produções de Pesquisa em Educação.

Alana Gabrielli de Oliveira Gouveia
Gustavo Henrique Barbosa da Silva
Catiucia Fernanda dos Santos Berkembrock
Joana Camile Miler dos Santos
Daniele dos Santos Domingo
João Vitor Lucas Gonçalves
Débora Maria Weinfortner
Lucas Brito Belle
Elisandra Ferreira Kleinubing
Milena Gabrieli Ramos
Georgea Katherine Pazuch
Vanessa Aline Schemmer
Guadalupi Mirian Bezerra Bosio
 

 

Na Figura 1 apresentamos atividade de comunicação oral.

Figura_1__Estudantes_de_Pesquisa_em_Educação.png

Figura 1 – Estudantes de Pesquisa em Educação.

 

As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I foram apresentadas em formato de banner, com o intuito de expor as ações relativas ao projeto de ensino desenvolvido pelo estagiário na escola, durante o ano letivo. No Quadro 4 apresentamos tais produções.

 

Quadro 5 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I.

ESTAGIÁRIOS
TÍTULO DO BANNER
Jéssica Bremm Loeblein
Observando a Química: Jogando, observando e investigando
Lucas Eduardo Silva
Abordagem das Funções Inorgânicas em Histórias em Quadrinhos na Perspectiva Ambiental
Marlon Ronnêr Faedo
Abordagem das Funções Inorgânicas em Histórias em Quadrinhos na Perspectiva Ambiental

 

As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II foram sistematizadas em um relato de experiência em formato de artigo científico, descrevendo as ações da prática da formação inicial, planejadas e desenvolvidas por meio Projeto de Ação Didática (PAD). A exposição dessas produções ocorreu na forma de um seminário, no qual os estagiários comentaram sobre suas experiências em sala de aula, bem como o percurso metodológico. No Quadro 5 apresentamos tais produções.

 

Quadro 6 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II.

ESTAGIÁRIOS
TÍTULO DO ARTIGO
Bruna Aparecida Alexandre
Falem Bem ou Falem Mal, mas Falem de Mim: Os aspectos positivos e negativos da Radiatividade discutidos nas aulas de Química
Diellen Soares Chesca
Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino de Hidrocarbonetos e Funções Oxigenadas
Gustavo Cristiano Dahmer
Desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Funções Inorgânicas Utilizando a Abordagem CTSA: Solos e suas relações com as funções inorgânicas
Jhulye Camila Toncix da Silva
Poluição e a chuva ácida: desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino das funções inorgânicas.
Luana Rafaela Pavan Becker
Da Nafta aos Carboidratos: Relato de uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre Hidrocarbonetos e Funções Orgânicas Oxigenadas
Rosemarie Kleinschmidt dos Santos
Cadê as Borboletas, Cigarras, Vaga-lumes e Bergamotas que Estavam Aqui? O uso dos agrotóxicos como temática no ensino de Química Orgânica.
Julianna Karine Schenknecht
Alimentos como Temática para o Ensino de Termoquímica: Organização por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa

 

Na figura 02, apresentamos um registro do seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II com um relato de experiência e Metodologia.

Figura_02__Estagiários_e_professora_de_Prática_de_Ensino_e_Estágio_Supervisionado_II.png

Figura 02 – Estagiários e professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II.

 

Nas produções de Química e Educação Ambiental, a orientação foi produzir uma Web Quest para o ambiente escolar que contemplasse um aspecto relacionado ao Meio Ambiente e à Educação Ambiental Crítica nas aulas de Química. No Quadro 6 apresentamos tais produções.

 

Quadro 7 – Produções de Química e Educação Ambiental.

ESTUDANTES
TÍTULO DA WEB QUEST
Ana Carolina Turatti Schlindwein e Thayelen Klen dos Santos
Webquest Chuva Ácida e Seus Efeitos
Jéssica B. Loeblein e Lucas Eduardo
WebQuest - Coloridos, Chamativos e... um SérioProblema Ambiental
Laura Zanon e Luyza Pinto
WebQuest - Tabela Periódica e alguns metais
Lucas Schlindvein e Pedro Carvalho
WebQuest - Transgênicos: Umacontrovérsia científica

 

Na figura 03, o registro da dupla selecionada para a apresentação da produção de Química e Educação Ambiental.

Figura_03__Estudantes_e_professor_da_disciplina_de_Química_e_Educação_Ambiental.png

Figura 03 – Estudantes e professor da disciplina de Química e Educação Ambiental.

 

Vale frisar que todas estas produções estão disponíveis na página “Materiais Produzidos” do projeto Educadores Químicos: Coletivo de formação e atuação. Quanto à participação, o evento contou com mais de 50 inscritos e participantes, dentre eles: discentes e docentes do curso de Química Licenciatura, o diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas – CECE, professor Elvio de Campos; a coordenadora do curso de Química Licenciatura, professora Olga Maria Schimidt Ritter; a então coordenadora de Estágio do curso de Química Licenciatura, professora Silvia Zamberlan Costa Beber e coordenadora do projeto Educadores Químicos, professora Rosana Franzen Leite.

 

A figura 04 apresenta um registro do encerramento do evento.

Figura_04_-_Finalização_do_evento_contando_com_a_presença_da_maioria_dos_participantes.png

Figura 04 - Finalização do evento, contando com a presença da maioria dos participantes.

 

O evento foi realizado em 23 de maio, das 19 horas às 22h15, no teatro da Unioeste, campus de Toledo, contando com a participação da diretora geral do campus, diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas, coordenadora do curso, docentes, acadêmicos e professores do ensino médio.
 

A organização geral das produções consta no Quadro 1.

Quadro 1 – Componentes curricular presentes e seus trabalhos expostos.

COMPONENTE CURRICULAR
FORMA DE ENVIO
FORMA DE APRESENTAÇÃO
DOCENTE RESPONSÁVEL
Pesquisa em Educação
Apresentação
Seminário
Dr. David P. F. Junior
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I
Banner
Banner
Dra. Silvia Z. C. Beber
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II
Artigo Científico
Seminário
Dra. Rosana F. Leite e
Dr. David P. F. Junior
Metodologia para o Ensino de Química
Folder
Folder
Dr. David P. F. Junior
Química e Educação Ambiental
Web Quest
Exposição Oral
Dr. David P. F. Junior
Química e Educação Formal
Vídeo de Curta Duração
Exposição Audiovisual Comentada
Dr. David P. F. Junior

Os trabalhos produzidos foram desenvolvidos ao longo das aulas, com a orientação dos professores responsáveis pelas componentes curriculares, orientadores e supervisores de estágio, equipe da área de Ensino de Química, docentes e acadêmico integrantes do projeto de extensão Educadores Químicos, coordenação e secretaria do NECTO. As produções apresentadas na Mostra foram o resultado de parte dos componentes curriculares da área de Ensino de Química. Assim como nas outras edições, restringimos a ocorrência do evento a uma noite e, por isso, a equipe (docentes e acadêmicos) optou por selecionar alguns dos materiais produzidos, para que assim mais componentes curriculares pudessem ser contempladas.

Nas produções do componente curricular de Pesquisa em Educação, foi solicitado como avaliação final da disciplina a elaboração de uma apresentação de slides, semelhante a um seminário, no qual os acadêmicos discutissem o tema geral “Conhecendo os docentes do curso de Química Bacharelado e Licenciatura”. Os acadêmicos, durante o seminário, deveriam explorar diversos aspectos, incluindo o percurso acadêmico e profissional dos professores, suas áreas de pesquisa, contribuições para a comunidade acadêmica e metodologias de ensino. No Quadro 2 listamos os acadêmicos participantes:

Quadro 2 – Produções de Pesquisa em Educação.

ACADÊMICOS
Eduardo Henrique Lima Coutinho
Lucas Gonzaga de Paula
Évellyn Kassyana Gomes Dos Santos
Lucas Jaconetti Braga
Gian Gil Darigao Pergo
Lucas Mateus de Oliveira
Joanna Ortega Benke
Mariani Lima Bondarenco
João Paulo Borges de Oliveira
Melissa Longen Panatto
José Gabriel Granero Ramos
Omarlys Lugo
Júlia Victória König Machado
Rafael Cavalcante Boeira Bespalec
Kettlyn Maiara Valadao rodrigues
Thais Aparecida de Oliveira Freitas
Lucas Alves Marcondes Amaral

Na Figura 1 apresentamos o registro fotografico da comunicação oral.

pesquisa

Figura 1 – Estudantes de Pesquisa em Educação.

As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I foram apresentadas em formato de banner, com o intuito de expor o relatório do projeto de Ensino desenvolvido pelo estagiário na escola, durante o ano letivo. No Quadro 3 apresentamos tais produções.

Quadro 3 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I.

ESTAGIÁRIOS
TÍTULO DO BANNER
Alexia Fernanda da Silva
Feira de Ciências: Personalidades Inspiradoras como temática para o Novo Ensino Médio Profissionalizante em Farmácia
Clóvis Luiz Baierle
Feira de Ciências: Análise de pH no contexto da Estufa Automatizada.
Gabriel Fiorucci Ferreira
Projeto de Ensino de feira de ciências com alunos do modulo III do CEEBJA de Toledo, abordando a Química no cotidiano.
Henrique Konflanz Moreto de Lima
Exposição dos banners da feira de ciências realizada no Estágio I
Jonatas Ricardo Zwick
Feira de ciências dos alunos do 3B e 3 C do Colégio Estadual Eron Domingues
Juliano Meurer Backes
Educação Interdisciplinar e Sustentabilidade: Preparando Alunos para Desafios do cotidiano
Lucas Henrique Wessling Schlindvein
Feira de ciências: Um projeto de Ensino integrando os conhecimento de estudantes da Educação Básica com o saber curricular.
Luyza Gecilda Pinto
Projeto de Ensino: Feira de Ciências Interna com algumas turmas do colégio PREMEM – Toledo.
Odirlei da Silva Oliveira
Feira de ciências: Promovendo a Cultura Cientifica na Educação Básica.

Na Figura 2 apresentamos o registro fotografico da exposição dos banners para o público e um dos banners.

Figura_2__Apresentação_dos_banners.png

Figura 2 – Apresentação dos banners.

As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II foram sistematizadas em um relato de experiência em formato de artigo científico, descrevendo as ações da prática da formação inicial, planejadas e desenvolvidas. A exposição de uma das produções ocorreu na forma de um seminário, no qual os estagiários comentaram sobre suas experiências em sala de aula, bem como o percurso metodológico. No Quadro 4 apresentamos tais produções.

Quadro 4 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II.

ESTAGIÁRIOS
TÍTULO DO ARTIGO
Jéssica Bremm Loeblein
Construindo Saberes: Vivências e Aprendizados no Estágio Supervisionado II
Marlon Ronner Faedo

Na Figura 3 apresentamos o registro fotografico da atividade da comunicação oral e roda de conversa.

Figura_3__Discentes_e_estudantes_de_Prática_de_Ensino_e_Estágio_Supervisionado_II_compartilhando_suas_experiências_em_sala_de_aula.png

Figura 3 – Docentes e estudantes de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II compartilhando suas experiências em sala de aula.

Nas produções de Metodologia para o Ensino de Química, o docente orientou o desenvolvimento de uma sequência didática que contemplasse uma metodologia trabalhada em sala de aula. Para apresentação na Mostra, os estudantes elaboraram folders com base na sequência didática desenvolvida. No Quadro 5 apresentamos tais produções.

Quadro 5 – Produções de Metodologia para o Ensino de Química.

ESTUDANTES
TÍTULO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Ana Carolina Turatti Schlindwein
Tamanho Não É Documento!!!
Gabriele Aparecida Bezerra Bosio
Explorando o Infinito Microcosmo: Jornada pelos Modelos Atômicos.
Gustavo Barbosa
O Estudo de Pilhas e Baterias no Conteúdo de Ligações Químicas e Conscientização Ambiental.
Emily Gabrieli dos Santos
Extração de Corantes em Alimentos Industrializados.
Maria Luiza de Campos Perin
Uma Aventura no Mundo dos Rótulos Alimentares com a Termoquímica.

Nas produções de Química e Educação Ambiental, a orientação foi produzir uma Web Quest para o ambiente escolar que contemplasse um aspecto relacionado ao Meio Ambiente e à Educação Ambiental Crítica nas aulas de Química. No Quadro 6 apresentamos tais produções.

Quadro 6 – Produções de Química e Educação Ambiental.

ESTUDANTES
TÍTULO DA WEB QUEST
Alexia Fernanda da Silva
Enchentes no Rio Grande do Sul
Gustavo Barbosa
Pilhas e Baterias: Desafios Ambientais e Possíveis Soluções
Henrique Konflanz Moreto de Lima
Missão Rio Toledo: Salvando as Águas do Nosso Passado
Juliano Meurer Backes
Educação Interdisciplinar e Sustentabilidade: Preparando Alunos para Desafios do Cotidiano
Kauã Gustavo Dias Gonçalves
Desertificação e Agrotóxicos
Odirlei da Silva Oliveira
As Enchentes no Rio Grande do Sul: Um Problema Ambiental e Social

Nas produções de Química e Educação Formal, a orientação foi produzir um vídeo que contemplasse uma modalidade de ensino, mencionando os ideais de Educação, Homem/Sujeito e, Sociedade presentes nos respectivos documentos oficiais, além de classificar o currículo segundo o referencial de Silva (2004), em sua obra “Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo”, finalizando o vídeo com uma breve reflexão da componente curricular do próprio graduando. No Quadro 7 apresentamos tais produções.

Quadro 7 – Produções de Química e Educação Formal.

ESTUDANTES
TÍTULO DO VÍDEO
Gustavo Barbosa
Vídeo Sobre Modalidade da Educação Indígena
Jéssica Bremm Loeblein
Vídeo Sobre Modalidade da Educação de Jovens e Adultos
Lucas Eduardo Silva
Vídeo sobre Novo Ensino Médio

Vale frisar que todas estas produções estão disponíveis na página “Materiais Produzidos” do projeto Educadores Químicos: Coletivo de formação e atuação. Quanto à participação, o evento contou com 50 inscritos e participantes, dentre eles: discentes e docentes do curso de Química Licenciatura, a diretora geral do campus de Toledo, professora Patrícia Sala Battisti; O diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas – CECE, professor Dirceu Baumgartner; a coordenadora do curso de Química Licenciatura, professora Olga Maria Schimidt Ritter; a então coordenadora de Estágio do curso de Química Licenciatura, professora Silvia Zamberlan Costa Beber e coordenadora do projeto Educadores Químicos Coletivo de Formação e Atuação, professora Rosana Franzen Leite.

Na Figura 4 apresentamos o registro fotográfico dos convidados de honra.

Figura_4.png

Figura 4 - Da esquerda para a direita, a coordenadora do curso de Química Licenciatura, professora Olga Maria Schimidt Ritter; o diretor do CECE, professor Dirceu Baumgartner; a diretora geral do campus de Toledo, professora Patrícia Sala Battisti; a coordenadora de Estágio do curso de Química Licenciatura, professora Silvia Zamberlan Costa Beber; a coordenadora do projeto Educadores Químicos, professora Rosana Franzen Leite.

 

O evento será realizado no dia 05 junho, dàs 19 horas às 22h15, na Unioeste, campus de Toledo, com a finalidade de apresentar e expor os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos ao desenrolar das disciplinas compreendidas pela área de Ensino de Química.
 
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.