Mostras De Estágio
2022


-
Quadro 1 – Componentes curricular presentes e seus trabalhos divulgadosCOMPONENTE CURRICULARPRODUÇÃOFORMA DEENVIOFORMA DEAPRESENTAÇÃODOCENTERESPONSÁVELEnsino de Ciências e Formação DocenteVídeo de curta duraçãoVídeo de curta duraçãoExposição audiovisualDra. Rosana F. LeitePrática de Ensino e Estágio Supervisionado IRelatório final do projeto de ensinoBannerBannerDra. Silvia Z. C. BeberPrática de Ensino e Estágio Supervisionado IIArtigo científico do PADArtigo científicoApresentação oral e roda de conversaDra. Géssica M. O. VacheskiMetodologia para o Ensino de QuímicaSequência didáticaBannerBannerDra. Géssica M. O. VacheskiQuímica e Educação AmbientalVídeo de curta duraçãoVídeo de curta duraçãoExposição audiovisualDra. Géssica M. O. VacheskiOs trabalhos produzidos foram desenvolvidos ao longo das aulas, com a orientação dos professores responsáveis pelos componentes curriculares, orientadores e supervisores de estágio, equipe da área de Ensino de Química, docentes e acadêmico integrantes do projeto de extensão Educadores Químicos, coordenação e secretaria do NECTO. As produções apresentadas na Mostra foram o resultado de parte dos componentes curriculares da área de Ensino de Química. Limitamos, para esta primeira edição do evento uma noite e, por isso, a equipe (docentes e acadêmicos) optou por selecionar alguns dos materiais produzidos.
-
ACADÊMICOVIDEOAULA PRODUZIDACaroline Soares de Oliveira e Adrielle Caroline Santana De CastroComo Incentivar Meninas e Mulheres na Ciência?: Um olhar interdisciplinar para com a história, literatura, artes e biologiaEloize Tainá Schanoski e Taís Viviane HanauerEducação e Cidadania: Simulando um debate para eleição de coordenação acadêmicaThayelen Klen dos Santos e Vanessa Rong Jen ChangCiência na Cidadania: O pensamento científico no exercício do ser cidadãoNicoly Bianchini Meireles e Yara Caroline AnschauInterdisciplinaridade: O que os alunos de licenciatura entendem sobre ela?As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I foram apresentadas em formato de banner, com o intuito de expor o projeto de ensino desenvolvido pelo estagiário na escola, durante o ano letivo. No Quadro 3 apresentamos tais produções.Quadro 3 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado IESTAGIÁRIOSBANNER – TÍTULO DO PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDOBruna Aparecida Alexandre“Ligando” Experimental e LúdicoDiellen Soares ChescaEstudo de Propriedades Coligativas para uma Aprendizagem SignificativaGustavo Cristiano DahmerMaratona da Química: Utilizando jogos didáticos e paródias no ensino de hidrocarbonetos com alunos do 3º ano do Ensino MédioJulianna Karine SchenknechtGincana da Química: O lúdico como proposta de ensino e aprendizagemLuana Rafaela PavanGincana da Química: Utilizando jogos didáticos no Ensino MédioRosemarie Kleinschmidt dos SantosO Ensino por Investigação e o Lúdico no Estudo da Tabela PeriódicaAs produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II foram sistematizadas em um relato de experiência em formato de artigo científico, descrevendo as ações da prática da formação inicial, planejadas e desenvolvidas por meio Projeto de Ação Didática (PAD). A exposição dessas produções ocorreu na forma de comunicação oral e roda de conversa, na qual o público pôde interagir diretamente com os estagiários, realizando perguntas e debatendo quanto às suas experiências. No Quadro 4 apresentamos tais produções.ESTAGIÁRIOSTÍTULO DE ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE O PADAdrielle Caroline Santana De CastroMetodologia de Ensino por Investigação no Ensino de Química em EscolasCaroline Soares de OliveiraComida de Chernobyl: Um estudo de caso sobre radioatividade no Ensino MédioEloize Tainá SchanoskiEnsino da Radioatividade com a Metodologia do Estudo de Caso: Um relato de experiênciaGabriela Karoline Tessaro AlvesProjeto de Ação Didática Enfatizando o Conteúdo da Função Orgânica ÁlcoolLeticia Gabriele Wrasse LudwigA Abordagem Investigativa no Ensino de Concentrações e Dispersões com o Tema "Água: Solvente Universal": Uma experiência no estágioNicoly Bianchini MeirelesO Ensino por Investigação no Estudo da Termoquímica: Um relato de experiênciaRenata Souza SchappoO Uso do Ensino por Investigação como Ferramenta Didático-pedagógica no Ensino de Conceitos Termoquímicos: Um relato de experiência do Estágio em 2022Taís Viviane HanauerO Uso das Reações Químicas de Fermentação para Ensinar Conceitos de Funções OxigenadasThayelen Klen dos SantosRadioatividade: Uma abordagem de ensino por investigação com enfoque no contexto histórico e aplicações cotidianasVanessa Rong Jen ChangA Termoquímica por Meio da Metodologia de Ensino por InvestigaçãoYara Caroline AnschauTermoquímica com a Temática Alimentos: Em busca de uma aprendizagem significativa no Ensino de Química
Na Figura 1 apresentamos a atividade da comunicação oral e roda de conversa.
Figura 1 – Estudantes de Estágio II compartilhando suas experiências em sala de aula.
Nas produções de Metodologia para o Ensino de Química, a docente orientou o desenvolvimento de uma sequência didática que contemplasse uma metodologia trabalhada em sala de aula. Posteriormente, com a inclusão do componente curricular na Mostra, foi orientado que os estudantes elaborassem um banner com base na sequência didática desenvolvida. No Quadro 5 apresentamos tais produções.ESTUDANTESTÍTULO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICAAlexia Fernanda da SilvaCreme Dental: Uma proposta de sequência didática baseada nos Três Momentos Pedagógicos para o ensino de sais inorgânicosHenrique Konflanz Moreto de LimaA Composição Química dos Chás: Uma proposta para a introdução das funções orgânicas oxigenadas, por meio do ensino por investigaçãoJéssica Bremm LoebleinUma Proposta Investigativa para a Introdução à TermoquímicaLucas Eduardo SilvaUma Proposta de Sequência Didática sobre Equilíbrio Químico com Base nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)Luyza Gecilda PintoTermoquímica: Uma proposta de ensino com base nos Três Momentos PedagógicosMarlon Ronnêr FaedoProposta Didática Baseada na Abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente) para o Ensino das Funções Inorgânicas ácido-baseRafaella de Souza Afonso dos SantosCiência e Arte: Uma proposta de projeto com o tema “pinturas rupestres” para o estudo das funções orgânicas oxigenadasNa Figura 2 apresentamos o registro da exposição dos banners para o público e um dos banners.
Figura 2 – Apresentação dos banners.
Nas produções de Química e Educação Ambiental, a orientação foi produzir um vídeo para o ambiente escolar que contemplasse um aspecto relacionado ao Meio Ambiente e à Educação Ambiental Crítica nas aulas de Química. No Quadro 6 apresentamos tais produções.Quadro 6 – Produções de Química e Educação Ambiental.ESTUDANTESTÍTULO DO VÍDEODiellen Soares Chesca e Yara Caroline AnschauAniversário de Criança: Produção e impactos do descarte incorreto de lixoEloize Tainá Schanoski e Marlon Ronnêr FaedoÉ Apenas uma Sacolinha: Projeto de produção de Ecobags em detrimento das sacolinhas de plásticoVale frisar que todas estas produções ficarão disponíveis na página do projeto do projeto Educadores Químicos: Coletivo de formação e atuação, que está sendo elaborado, consistindo em mais uma das ações do projeto. Esta página possibilitará o acesso e uma consulta mais aprofundada nestes trabalhos desenvolvidos.Quanto à participação, o evento contou com 50 inscritos e participantes, dentre eles: discentes e docentes do curso de Química Licenciatura; professores do ensino médio; representantes do NRE, como a coordenadora do Setor de Articulação Acadêmica Iliane Bündchen e uma das tutoras pedagógicas Luciane Pires; o diretor geral do campus de Toledo, professor Remi Schorn; a coordenadora do curso de Química Licenciatura, professora Olga Maria Schimidt Ritter; a coordenadora de Estágio do curso de Química Licenciatura, professora Silvia Zamberlan Costa Beber.Na Figura 3 apresentamos a representante do NRE discorrendo sobre a importância da parceria com a Unioeste no âmbito dos estágios, do qual ela é responsável.
Figura 3 – Da esquerda para a direita, professora Dra. Géssica, Coordenadora de Estágio Dra. Silvia, Coordenadora do NRE Iliane, Diretor Geral Dr. Remi e Coordenadora do Curso Dra. Olga.A Figura 4 apresenta o encerramento do evento.Figura 4 – Encerramento do evento, com a grande maioria dos participantes
2023
Quadro 1 – Componentes curriculares presentes e os respectivos trabalhos apresentados.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nas produções da componente curricular de Didática da Ciência II, foi solicitado como avaliação final da disciplina, a elaboração de um mapa conceitual, no qual os acadêmicos discutissem o tema geral “Modelos didáticos e Natureza das Ciências”. Os acadêmicos, deveriam explorar diversos aspectos do tema, incluindo os conceitos relacionados aos modelos didáticos, a natureza das ciências, as metodologias de ensino aplicáveis, bem como a integração desses elementos na prática educativa. No Quadro 2, listamos os acadêmicos participantes.
Quadro 2 – Produções de Didática da Ciência II.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nas produções de Metodologia para o Ensino de Química, o docente orientou o desenvolvimento de uma sequência didática que contemplasse uma das metodologias trabalhadas em sala de aula. Foi orientado, portanto, que os estudantes elaborassem um folder com base na sequência didática desenvolvida. No Quadro 3 apresentamos tais produções.
Quadro 3 – Produções de Metodologia para o Ensino de Química.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nas produções do componente curricular de Pesquisa em Educação, foi solicitado como avaliação final da disciplina a elaboração de uma apresentação de slides, semelhante a um seminário, no qual os acadêmicos discutissem o tema geral “Conhecendo os docentes do curso de Química Bacharelado e Licenciatura”, sendo este o tema de uma grande pesquisa realizada por eles, ao longo de todo semestre. Os acadêmicos, durante o seminário, deveriam explorar diversos aspectos, incluindo o percurso acadêmico e profissional dos professores, suas áreas de pesquisa, contribuições para a comunidade acadêmica e metodologias de ensino. No quadro 4 listamos os acadêmicos participantes:
Quadro 4 – Produções de Pesquisa em Educação.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Na Figura 1 apresentamos atividade de comunicação oral.
Figura 1 – Estudantes de Pesquisa em Educação.
As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I foram apresentadas em formato de banner, com o intuito de expor as ações relativas ao projeto de ensino desenvolvido pelo estagiário na escola, durante o ano letivo. No Quadro 4 apresentamos tais produções.
Quadro 5 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I.
|
|
|
|
|
|
|
|
As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II foram sistematizadas em um relato de experiência em formato de artigo científico, descrevendo as ações da prática da formação inicial, planejadas e desenvolvidas por meio Projeto de Ação Didática (PAD). A exposição dessas produções ocorreu na forma de um seminário, no qual os estagiários comentaram sobre suas experiências em sala de aula, bem como o percurso metodológico. No Quadro 5 apresentamos tais produções.
Quadro 6 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Na figura 02, apresentamos um registro do seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II com um relato de experiência e Metodologia.
Figura 02 – Estagiários e professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II.
Nas produções de Química e Educação Ambiental, a orientação foi produzir uma Web Quest para o ambiente escolar que contemplasse um aspecto relacionado ao Meio Ambiente e à Educação Ambiental Crítica nas aulas de Química. No Quadro 6 apresentamos tais produções.
Quadro 7 – Produções de Química e Educação Ambiental.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Na figura 03, o registro da dupla selecionada para a apresentação da produção de Química e Educação Ambiental.
Figura 03 – Estudantes e professor da disciplina de Química e Educação Ambiental.
Vale frisar que todas estas produções estão disponíveis na página “Materiais Produzidos” do projeto Educadores Químicos: Coletivo de formação e atuação. Quanto à participação, o evento contou com mais de 50 inscritos e participantes, dentre eles: discentes e docentes do curso de Química Licenciatura, o diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas – CECE, professor Elvio de Campos; a coordenadora do curso de Química Licenciatura, professora Olga Maria Schimidt Ritter; a então coordenadora de Estágio do curso de Química Licenciatura, professora Silvia Zamberlan Costa Beber e coordenadora do projeto Educadores Químicos, professora Rosana Franzen Leite.
A figura 04 apresenta um registro do encerramento do evento.
Figura 04 - Finalização do evento, contando com a presença da maioria dos participantes.
2024
A organização geral das produções consta no Quadro 1.
Quadro 1 – Componentes curricular presentes e seus trabalhos expostos.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
-
Os trabalhos produzidos foram desenvolvidos ao longo das aulas, com a orientação dos professores responsáveis pelas componentes curriculares, orientadores e supervisores de estágio, equipe da área de Ensino de Química, docentes e acadêmico integrantes do projeto de extensão Educadores Químicos, coordenação e secretaria do NECTO. As produções apresentadas na Mostra foram o resultado de parte dos componentes curriculares da área de Ensino de Química. Assim como nas outras edições, restringimos a ocorrência do evento a uma noite e, por isso, a equipe (docentes e acadêmicos) optou por selecionar alguns dos materiais produzidos, para que assim mais componentes curriculares pudessem ser contempladas.
-
Nas produções do componente curricular de Pesquisa em Educação, foi solicitado como avaliação final da disciplina a elaboração de uma apresentação de slides, semelhante a um seminário, no qual os acadêmicos discutissem o tema geral “Conhecendo os docentes do curso de Química Bacharelado e Licenciatura”. Os acadêmicos, durante o seminário, deveriam explorar diversos aspectos, incluindo o percurso acadêmico e profissional dos professores, suas áreas de pesquisa, contribuições para a comunidade acadêmica e metodologias de ensino. No Quadro 2 listamos os acadêmicos participantes:
Quadro 2 – Produções de Pesquisa em Educação.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Na Figura 1 apresentamos o registro fotografico da comunicação oral.
Figura 1 – Estudantes de Pesquisa em Educação.
As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I foram apresentadas em formato de banner, com o intuito de expor o relatório do projeto de Ensino desenvolvido pelo estagiário na escola, durante o ano letivo. No Quadro 3 apresentamos tais produções.
Quadro 3 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Na Figura 2 apresentamos o registro fotografico da exposição dos banners para o público e um dos banners.
Figura 2 – Apresentação dos banners.
As produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II foram sistematizadas em um relato de experiência em formato de artigo científico, descrevendo as ações da prática da formação inicial, planejadas e desenvolvidas. A exposição de uma das produções ocorreu na forma de um seminário, no qual os estagiários comentaram sobre suas experiências em sala de aula, bem como o percurso metodológico. No Quadro 4 apresentamos tais produções.
Quadro 4 – Produções de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II.
|
|
|
|
|
Na Figura 3 apresentamos o registro fotografico da atividade da comunicação oral e roda de conversa.
Figura 3 – Docentes e estudantes de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II compartilhando suas experiências em sala de aula.
Nas produções de Metodologia para o Ensino de Química, o docente orientou o desenvolvimento de uma sequência didática que contemplasse uma metodologia trabalhada em sala de aula. Para apresentação na Mostra, os estudantes elaboraram folders com base na sequência didática desenvolvida. No Quadro 5 apresentamos tais produções.
Quadro 5 – Produções de Metodologia para o Ensino de Química.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nas produções de Química e Educação Ambiental, a orientação foi produzir uma Web Quest para o ambiente escolar que contemplasse um aspecto relacionado ao Meio Ambiente e à Educação Ambiental Crítica nas aulas de Química. No Quadro 6 apresentamos tais produções.
Quadro 6 – Produções de Química e Educação Ambiental.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nas produções de Química e Educação Formal, a orientação foi produzir um vídeo que contemplasse uma modalidade de ensino, mencionando os ideais de Educação, Homem/Sujeito e, Sociedade presentes nos respectivos documentos oficiais, além de classificar o currículo segundo o referencial de Silva (2004), em sua obra “Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo”, finalizando o vídeo com uma breve reflexão da componente curricular do próprio graduando. No Quadro 7 apresentamos tais produções.
Quadro 7 – Produções de Química e Educação Formal.
|
|
|
|
|
|
|
|
Vale frisar que todas estas produções estão disponíveis na página “Materiais Produzidos” do projeto Educadores Químicos: Coletivo de formação e atuação. Quanto à participação, o evento contou com 50 inscritos e participantes, dentre eles: discentes e docentes do curso de Química Licenciatura, a diretora geral do campus de Toledo, professora Patrícia Sala Battisti; O diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas – CECE, professor Dirceu Baumgartner; a coordenadora do curso de Química Licenciatura, professora Olga Maria Schimidt Ritter; a então coordenadora de Estágio do curso de Química Licenciatura, professora Silvia Zamberlan Costa Beber e coordenadora do projeto Educadores Químicos Coletivo de Formação e Atuação, professora Rosana Franzen Leite.
Na Figura 4 apresentamos o registro fotográfico dos convidados de honra.
Figura 4 - Da esquerda para a direita, a coordenadora do curso de Química Licenciatura, professora Olga Maria Schimidt Ritter; o diretor do CECE, professor Dirceu Baumgartner; a diretora geral do campus de Toledo, professora Patrícia Sala Battisti; a coordenadora de Estágio do curso de Química Licenciatura, professora Silvia Zamberlan Costa Beber; a coordenadora do projeto Educadores Químicos, professora Rosana Franzen Leite.