Acadêmicos

1. Como cadastrar a minha conta bancária no sistema SGPIC?
  • Tutorial de como fazer o cadastramento
  • A conta bancária precisa ser com o CPF do aluno bolsista, não pode ser no CPF de outra pessoa. 
  • No momento do cadastramento da conta no sistema SGPIC, existem dois campos para inserir o DV, do número da agência e do número da conta bancária. O "DV" é a abreviação para dígito verifcador, que corresponde ao último número que vem depois do traço (ou espaço). Dependendo do tipo do banco, o número da agência pode não ter o DV, neste caso deixe o campo em branco, entretanto é obrigatório inserir o DV do número da conta bancária. Verifique com cuidado se está inserindo o DV correto, ele é composto geralmente por apenas um número.
2. Preciso ter conta em algum banco específico para receber bolsa? É obrigatória conta na Caixa? E no Banco do Brasil?
       Para bolsas da Fundação Araucária e Unioeste 
  • É obrigatório uma conta salário da Caixa e uma conta corrente ou conta poupança vinculada a conta salário no momento da abertura da conta, que pode ser de qualquer banco. 
  • Para realizar a abertura da conta, enviamos no e-mail institucional do aluno uma declaração que deve ser levada ao banco para realizar a abertura da conta salário. 
  • A conta vinculada funciona para fazer movimentações do valor da bolsa, pois a conta salário não permite realizar essas movimentações, apenas fazer o saque do valor. Uma vez realizada a vinculação no banco, o valor da bolsa vai cair diretamente na conta vinculada, mesmo se o pagamento for feito na conta salário. 
  • É necessário cadastrar as duas contas no sistema SGPIC, pois dependendo do mês do pagamento o financeiro necessita utilizar a conta salário ou a conta corrente para realizar o pagamento da bolsa. 
       Para bolsas do CNPq
  • É obrigatório uma conta do Banco do Brasil. 
  • Recomendamos a abertura da conta fácil do Banco do Brasil pois é uma conta gratuita. Ela é aberta de forma digital pelo aplicativo do Banco do Brasil.
  • É necessário realizar o cadastramento da conta bancária no sistema SGPIC e na plataforma Chagas do CNPq. Para cadastrar na plataforma Chagas é necessário entrar em um link enviado pelo CNPq no e-mail do aluno bolsista, este e-mail é o mesmo que foi cadastrado no currículo lattes. 
  • O aluno bolsista do CNPq, precisa verificar se não possui pendências para serem enviadas ao CNPq após atualizações do currículo lattes. Para verificar, o aluno precisa entrar no currículo lattes com o login para realizar alterações e ver se não possui algum aviso em vermelho. A indicação do bolsita só será permitida pelo sistema do CNPq se o aluno não tiver pendências com o currículo lattes. 
3. O que devo fazer caso vá me formar antes do término do projeto?
  • Comunicar orientador.
4. Não recebi meu certificado de Iniciação Científica. O que faço?
      Certificados de projetos até 2021
  • Os certificados foram enviados de forma física ao Centro aos cuidados do orientador. 
  • Se necessitar de segunda via, envie uma solitação pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as informações do projeto, nome do projeto, ano, nome completo do aluno e orientador. Vamos retornar a segunda via de forma digital pelo e-mail.
      Certificados de projetos a partir de 2022
  • Os certificados são enviados de forma digital no email institucional do aluno e do docente orientador. 
5. Não recebi a bolsa deste mês?
       Bolsas Fundação Araucária ou Unioeste
  • Após cerca da um semana do dia de pagamento (5º dia útil), os problemas de pagamento são reportados no email institucional do bolsista, instruindo sobre o problema. Verifique ele primeiro.
  • Entre no sistema SGPIC e verifique se seus dados bancários estão corretos. Verifique se você cadastrou as duas contas (corrente e vinculada). Cheque os números e, se precisar, atualize e informe a realização da atualização pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp +55 45 3220-3038. 
  • Por vezes, geralmente no primeiro mês, os pagamentos ficam retidos na conta da caixa, verifique com o gerente da sua agência se este não é o caso. 
  • Erros na conta bancária ou atraso no envio dos dados serão pagos, mediante solicitação de pagamento retroativo, até dia 20 do mês, com pagamento até o 5º dia útil do mês posterior.
       Bolsas CNPq
  • Verifique se, além do SGPIC, você já fez o procedimento do CNPq.
  • Se o fez, foi até dia 15? Se sim, após essa data o CNPq não insere seus dados na folha de pagamento e você deve pedir o pagamento retroativo do valor.
  • Estes pagamentos são feitos diretamente pelo CNPq e você pode contatar eles pelo número 55 61 3211 4000 ou no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.