Reprodução
1. REPRODUÇÃO
A mariposa fêmea, segundos após sair do casulo, produz e libera moléculas do feromônio sexual Bombykol, que se espalham no ar. Quando atingem os machos, difundem-se através de poros abertos nos pelos de suas antenas e chegam a uma proteína receptora na membrana. Isso produz uma "mudança elétrica", levando a um impulso nervoso que é enviado para o cérebro, e assim, o macho é atraído para o acasalamento.
Os machos são incapazes de voar, mas o Bombykol os deixam muito excitados, eles batem suas asas repetidamente e se movimentam em direção a fêmea. Uma vez que encontra a fêmea, o macho se prende a ela pelo abdômen, e assim permanecem acasalados (Figura 1) por 12 a 24 horas, porém bastam 30 minutos a 01 hora para que ocorra a fecundação dos ovos. Um único macho pode copular mais de uma fêmea.
Após o acasalamento, as mariposas se separam e a fêmea começa a depositar seus ovos (Figura 2). A maioria das fêmeas coloca entre 150 e 300 ovos ao longo de dois a três dias. Algumas mariposas podem colocar até mil unidades de ovos.
Os ovos, no inicio do desenvolvimento, apresentam cor amarelo pálido e em um ou dois dias, tornam-se cinza ou pretos e eclodem reiniciando o ciclo de vida.
O ovo apresenta forma oval e medem normalmente de 1,0-1,3 milímetros de comprimento e de 0,9-1,2 mm de largura. Os ovos que não mudarem de cor, provavelmente são inférteis.
O tempo de vida da mariposa fêmea é de cerca de 15 dias e da mariposa macho é de 8 dias.
2. LITERATURA RECOMENDADA
3. REFERÊNCIAS
1Disponível em: http://www.wormspit.com/bombyxsilkworms.htm.