Estágio Probatório - Docente
É o período de 3 (três) anos de efetivo exercício, durante o qual são apurados os requisitos necessários à confirmação do docente no cargo efetivo para o qual foi nomeado, sendo realizado em 02 (duas) etapas, a primeira até o 18º (décimo oitavo) mês, e a segunda etapa até o 33º (trigésimo terceiro) mês.
Legislação:
Resolução nº 024/2000-COU
https://midas.unioeste.br/sgav/arqvirtual#/detalhes/?arqVrtCdg=16
Resolução nº 009/2003-COU – Retificação
https://midas.unioeste.br/sgav/arqvirtual#/detalhes/?arqVrtCdg=3977
Informação Geral
A avaliação no período probatório objetiva além da confirmação no cargo concursado, visa acompanhar a produtividade identificando o potencial do docente, e de avaliar o desempenho quanto as atividades didáticas, administrativas, de pesquisa e de extensão. O processo tem início na PRORH/DVSA, com a emissão da relação nominal dos docentes que estão em período de estágio probatório. O processo é desencadeado pelo Diretor de Centro que designa banca examinadora para a avaliação do docente, que mediante tramitação em todas as instâncias é homologado pelo Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão.
O docente que concluir pós-graduação Scricto Sensu, pode requerer promoção, durante o período do estágio probatório.
Documentação necessária
Formulário específico na página da PRORH
Rotina
a) Assinatura pelo docente ingressante do Termo de Ciência quanto ao processo de estágio probatório;
b) Diretor de Centro inicio o processo com toda documentação necessária como Plano de Individual de Atividade Docente, relatório de pesquisa e/ou extensão, questionário dos discentes, declaração docente, informações do rh e designa comissão de avaliação que elabora a ata referente a avaliação do docente;
c) O docente encaminha ao Diretor de Centro afeto o memorial circunstanciado de acordo com o roteiro devidamente documentado e o questionário de autoavaliação.
d) A PRORH/DVSA recebe os resultados finais e encaminha para homologação do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão.