Programa Geral de Estudos 2019
Programa de Estudos para 2019
Obs. Seguem abaixo os textos e os respectivos links de acesso aos textos para os Grupos de Estudo da PHC - 2019. Seguem também (como sugestão) algumas questões para orientar as discussões e lembretes de cada encontro. Caso não consiga acessar diretamente, copie o título do texto, cole na barra de pesquisa do google e acesse ou entre em contatoEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
1º Encontro:
Obs. Seguem abaixo os textos e os respectivos links de acesso aos textos para os Grupos de Estudo da PHC - 2019. Seguem também (como sugestão) algumas questões para orientar as discussões e lembretes de cada encontro. Caso não consiga acessar diretamente, copie o título do texto, cole na barra de pesquisa do google e acesse ou entre em contato
1º Encontro:
* Fazer apresentação do grupo, apresentar e discutir os objetivos e finalidades do grupo, lembrar a todos acerca da dinâmica de funcionamento dos grupos.
* Solicitar para que todos leiam as orientações
* Definir o coordenador e o relator do grupo, bem como o(s) membro(s) do grupo responsáveis por organizar as discussões de cada texto a ser estudado ao longo dos encontros.
Texto do 1º encontro:
Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. (Dermeval Saviani)
Questões norteadoras para discussão no primeiro encontro
Texto do 2º Encontro:
Educação - do senso comum à consciência filosófica (Dermeval Saviani)
Questões norteadoras para discussão no segundo encontro
Texto do 2º Encontro:
Educação - do senso comum à consciência filosófica (Dermeval Saviani)
Questões norteadoras para discussão no segundo encontro
Texto do 3º Encontro:
As concepções pedagógicas na história da educa. brasileira (Dermeval Saviani)
Questões norteadoras para discussão no terceiro encontro
Texto do 4º Encontro:
A função docente e a producao do conhecimento (Dermeval Saviani)
Texto do 4º Encontro:
A função docente e a producao do conhecimento (Dermeval Saviani)
Questões norteadoras para discussão no quarto encontro
Texto do 5º Encontro:
O papel do pedagogo como articulador do trabalho docente (Dermeval Saviani)
Texto do 6º Encontro:
Como ensinar. O método da PHC e a aula como unidade concreta de relações sociais - Capítulo 05. pag. 99-117 (Angelo Antônio Abrantes) Alterar
Texto do 5º Encontro:
O papel do pedagogo como articulador do trabalho docente (Dermeval Saviani)
Texto do 6º Encontro:
Como ensinar. O método da PHC e a aula como unidade concreta de relações sociais - Capítulo 05. pag. 99-117 (Angelo Antônio Abrantes) Alterar
Questões norteadoras para a discussão no sexto encontro
Texto do 7º Encontro:
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO TEORIA PEDAGÓGICA EMANCIPADORA(Dermeval Saviani)
Texto do 7º Encontro:
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO TEORIA PEDAGÓGICA EMANCIPADORA(Dermeval Saviani)
Questões norteadoras para discussão no sétimo encontro
8º Discussão e aprovação coletiva do relatório/trabalho final.
8º Discussão e aprovação coletiva do relatório/trabalho final.
Obs: Depois de realizar os primeiros 7 encontros, reservar o 8º para, com base nos textos discutidos, realizar uma produção bibliográfica, cujo título fica a critério do grupo, envolvendo as discussões e questões que ocorreram no grupo, que deve ser lido, discutido e aprovado no e pelo grupo. Na sequência, no período determinado, enviepelo site como trabalho para compor os Anais.
Acessos: 2166