Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa: CULTURA, PROCESSOS EDUCATIVOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EMENTA: Investigar os processos de formação e inter-relações entre educação, cultura, formação de professores, processos educativos formais e não formais, em suas dimensões teórico-práticas, sócio-políticas e pedagógicas.
Caracterização: As diversidades culturais e sociais que permeiam os espaços educativos e evidenciam as particularidades dos sujeitos envolvidos – crianças, jovens, homens, mulheres, negros, indígenas, moradores do campo, da cidade, pobres etc. –, colocam-se como desafios à formação dos professores e, ao mesmo tempo, interpelam para a necessidade de pesquisas que levem em conta tais sujeitos. Os processos educativos, fazem a mediação entre os indivíduos e a cultura por meio de diferentes articulações no âmbito do espaço social e da linguagem, contribuindo para a formação humana. Entendendo-se, pois, a educação como forma por meio da qual os seres humanos se apropriam da cultura, ao mesmo tempo em que a produzem e modificam, valoriza-se o estudo de diferentes formas culturais presentes na pesquisa, no ensino e nas práticas educativas. Volta-se também para a elaboração de investigações que envolvam a análise e formulação de propostas e práticas no campo das políticas de formação de professores.
Entre os temas que integram a linha, destacam-se: gênero, memória e identidade; infância e juventude; movimentos sociais; ensino e aprendizagem de conteúdos escolares e não escolares; linguagem e etnias; formação e trabalho docente; educação superior e processos formativos, políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica e superior e processos de desenvolvimento humano.
Linha de Pesquisa: SOCIEDADE, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO
EMENTA: A Linha de Pesquisa promove investigações, estudos e debates sobre as relações entre Sociedade, Conhecimento e Educação, tendo como alicerce os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação.
Caracterização: A sociedade é o conjunto das relações sociais concretas que se constituem ao longo da história. Os elementos que compõem estas relações sociais concretas e unem os indivíduos numa determinada sociedade podem ser de caráter cultural, político, econômico, linguístico, institucional e moral. A compreensão desse conjunto de relações permite perceber formas de organização e prática social nos diferentes tempos e espaços, possibilitados por fatores históricos, econômicos, culturais, políticos, geográficos ou educacionais. Por sua vez, o conhecimento caracteriza-se como expressão conceitual e valorativa da prática social. A pesquisa sobre o processo de conhecimento possibilita explicitar as diferentes formas encontradas pela sociedade para se desenvolver. Nessa relação, tanto a educação formal, como a não formal, é construída social e historicamente. A pesquisa sobre as relações sociais possibilita desvelar as contradições para pensar e desenvolver práticas educativas emancipatórias. Dentre os temas de pesquisa destacam-se: a história e a historiografia da educação; epistemologia da pedagogia; correntes de pensamentos pedagógicos e filosóficos; transformações na esfera produtiva, tendo o trabalho como princípio educativo; as políticas educacionais; as formas de financiamento e gestão dos sistemas educacionais; avaliação da qualidade da educação; políticas e práticas curriculares; movimentos sociais e educação do campo; os processos formativos da juventude; processos de subjetivação proporcionados por práticas educativas; educação dos agentes do controle social.
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