Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar em diversas áreas, promovendo o desenvolvimento científico e a inovação na região Oeste do Paraná. Através de pesquisas técnico-científicas e humanísticas, o programa busca contribuir para a solução de problemas ambientais, o desenvolvimento social e a inserção do conhecimento na sociedade.
Com o objetivo de construir um programa de excelência, realizamos um diagnóstico detalhado, envolvendo docentes, discentes e egressos. Essa consulta nos permitiu identificar as principais demandas e expectativas da comunidade acadêmica, orientando o planejamento estratégico para os próximos anos. Os resultados estão disponíveis no link https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/ppgca/informacoes/autoavaliacao (Página do Programa).
Com base nos resultados da análise deste diagnóstico, do número de inscritos em cada linha de pesquisa e das discussões do colegiado, foram definidas quatro ações principais para o programa:
1) Melhoria da infraestrutura física.
2) Revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP).
3) Aumento do incentivo para produção científica.
4) Maior divulgação do curso na região.
Para a estrutura física concluiu-se que a estrutura do Programa atende às expectativas dos discentes, docentes e egressos. Mesmo assim, o Programa teve seu espaço físico aumentado na área administrativa e de laboratórios, sendo estes, totalmente reformados para os professores da linha Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente. Para o quadriênio 2025-2028 tem-se como objetivo a elaboração de uma planta de um prédio com laboratórios para atender os programas de Ciências Ambientais e de Química. Na prática a proposta iniciou-se no quadriênio passado e devido a pandemia foi interrompida. Retomando em 2023 para os devidos trâmites administrativos e elaboração da planta por parte do setor de engenharia da Reitoria. Como objetivo temos que até 2025 esta planta esteja elaborada, para que no final do biênio seguinte (2027-2028) se iniciem as discussões frente ao campus e Reitoria para construção deste prédio.
Apesar da avaliação positiva do PPP nos formulários, o colegiado entende que uma revisão do documento é fundamental para o quadriênio 2025-2028, especialmente em virtude da mudança no corpo docente. A revisão permitirá uma melhor adequação do PPP às novas demandas, otimizando a relação candidato-docente, disciplinas mais atuais à realidade regional e incentivando a produção científica através de ações discutidas e aprovadas em reuniões futuras do colegiado.
Considerando o número de inscritos/procura na linha de Dinâmicas Socioambientais e Educativas, houve uma discussão e aprovação para a ampliação de vagas de docentes nessa linha, aumentando duas vagas nesse quadriênio e para o próximo (2025-2028), mais duas vagas.
Com o objetivo de estimular a melhoria contínua, faremos uma análise da produtividade docente e discente do quadriênio anterior no período de 2025 a 2026, visando fortalecer a produção bibliográfica do Programa para o próximo quadriênio. Entre estas ações foi proposto em reunião do colegiado no final do quadriênio 2021-2024 a elaboração de um livro com capítulos elaborados pelas linhas do programa com temas relevantes ao meio ambiente e sociedade.
Com o objetivo de promover a disseminação das ações ambientais e estimular a participação ativa de professores do ensino médio em pesquisas de ponta, o colegiado decidiu intensificar a divulgação dos Congressos Nacionais bianuais do Programa de Ciências Ambientais. Para isso, serão fortalecidas as parcerias com os núcleos de ensino da região e serão desenvolvidas ações específicas para incentivar a inscrição dos professores do ensino médio no mestrado, visando qualificar ainda mais o ensino de ciências ambientais na região e no país.
Com estas propostas, visamos construir um futuro promissor para o PPGCA, gerando um impacto significativo na pesquisa e na resolução de problemas ambientais.
Apesar da avaliação positiva do PPP nos formulários, o colegiado entende que uma revisão do documento é fundamental para o quadriênio 2025-2028, especialmente em virtude da mudança no corpo docente. A revisão permitirá uma melhor adequação do PPP às novas demandas, otimizando a relação candidato-docente, disciplinas mais atuais à realidade regional e incentivando a produção científica através de ações discutidas e aprovadas em reuniões futuras do colegiado.
Considerando o número de inscritos/procura na linha de Dinâmicas Socioambientais e Educativas, houve uma discussão e aprovação para a ampliação de vagas de docentes nessa linha, aumentando duas vagas nesse quadriênio e para o próximo (2025-2028), mais duas vagas.
Com o objetivo de estimular a melhoria contínua, faremos uma análise da produtividade docente e discente do quadriênio anterior no período de 2025 a 2026, visando fortalecer a produção bibliográfica do Programa para o próximo quadriênio. Entre estas ações foi proposto em reunião do colegiado no final do quadriênio 2021-2024 a elaboração de um livro com capítulos elaborados pelas linhas do programa com temas relevantes ao meio ambiente e sociedade.
Com o objetivo de promover a disseminação das ações ambientais e estimular a participação ativa de professores do ensino médio em pesquisas de ponta, o colegiado decidiu intensificar a divulgação dos Congressos Nacionais bianuais do Programa de Ciências Ambientais. Para isso, serão fortalecidas as parcerias com os núcleos de ensino da região e serão desenvolvidas ações específicas para incentivar a inscrição dos professores do ensino médio no mestrado, visando qualificar ainda mais o ensino de ciências ambientais na região e no país.
Com estas propostas, visamos construir um futuro promissor para o PPGCA, gerando um impacto significativo na pesquisa e na resolução de problemas ambientais.
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