Publicações
Listamos aqui nossas publicações a partir do ano letivo de 2017. Para fins de organização e acesso, ordenamos por ano e por tipo, em menus expansíveis. Para produções anteriores a esse período, consultar o currículo dos membros de nossa Equipe na Plataforma Lattes, disponível no menu "Equipe".
Artigos em Periódicos
- CORDEIRO, E. dos S.; BOSCARIOLI, C.; GONÇALVES, A. K. Avaliação da aprendizagem da temática Números nos Anos Iniciais: o que nos dizem as teses e dissertações brasileiras. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, n. 3, p. 119–140, 2024.
- DELIBERALLI, M.; GONÇALVES, A. K.; STAUB, J.; BOSCARIOLI, C. O Pensamento Computacional Desplugado na resolução de situações-problema de Matemática: Uma vivência experienciada. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 3, p. 99–115, 2024.
- DUARTE, A. A.; GRAVE, F. M.; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C. Ser no e com o mundo: desvelando possibilidades para o ensino interdisciplinar da matemática. Revista de Educação Matemática, v. 22, 2024.
- SILVA, M. R.; NAHIRNE, A. P.; OLIVEIRA, H. D. F. de; BOSCARIOLI, C. Um jogo de tabuleiro para integrar Matemática e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), p. 131–150, 2024.
- SILVA, P. G. N. da; MENEZES, L. P. G. de; CORDEIRO, E. S.; BOSCARIOLI, C. Uma prática para o ensino de álgebra na formação inicial de professores de matemática por meio de um e-book interativo. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 25–46, 2024.
Artigos em Conferências
- DELIBERALLI, M.; BOSCARIOLI, C. Ensinando conceitos matemáticos a partir do Jogo Bridge Construction Simulator. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...] Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 80-90.
- DELIBERALLI, M.; KLÜBER T. E.; BOSCARIOLI C. Metanálise de trabalhos sobre identidade profissional de professores que ensinam matemática no EPREM (2014-2022). In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPREM), 17. Anais [...] Curitiba: Portal de Eventos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Paraná (SBEM – PR), 2024.
- DUARTE, A. A.; GRAVE, F. A.; BOSCARIOLI C.; VERTUAN, R. E. Leitura de mundo: um olhar na perspectiva freiriana para práticas matemáticas com estudantes de um 5º ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPREM), 17. Anais [...] Curitiba: Portal de Eventos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Paraná (SBEM – PR), 2024.
- GLEDEN, P. G. N. da; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI C. A construção de atividades de Ensino de Matemática com tecnologias digitais em um movimento formativo com professoras na perspectiva da criatividade. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPREM), 17. Anais [...] Curitiba: Portal de Eventos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Paraná (SBEM – PR), 2024.
- GONÇALVES, A. K.; OLIVEIRA, J. da S. de; CORDEIRO, E. dos S.; BOSCARIOLI C. Explorando os Objetos de Aprendizagem Scratch em atividades matemáticas: uma experiência nos Anos Iniciais. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPREM), 17. Anais [...] Curitiba: Portal de Eventos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Paraná (SBEM – PR), 2024.
- GRAVE, F. M.; SILVA, P. G. N. da; BOSCARIOLI, C.; VERTUAN, R. E. Desvelando aspectos da criatividade presentes no movimento da insubordinação criativa. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUM MUNDO PÓS-PANDÊMICO, 2024, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: UEPB, 2024. p. 1–12.
- GRAVE, F. M.; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C. A relevância das experiências e identidades docentes para o movimento da Insubordinação Criativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE - CIMFOR, 5. Anais [...] Universidade Federal da Fronteira Sul, 2024.
- KAMINSKI, M. R.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. O Pensamento Computacional e a Modelagem Matemática na perspectiva da Aprendizagem Significativa: Um Resumo Estendido. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4., 2024, Evento Online. Anais [...] Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 45-46.
- OLIVEIRA, H. D. F. de; BOSCARIOLI, C. Formação a distância em Criatividade em Matemática com professores da Educação Básica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. Anais [...] Florianópolis, 2024.
- OLIVEIRA, J. da S. de; BOSCARIOLI, C. Um olhar para as primeiras edições do Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão: compreendendo as relações estabelecidas. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2024. Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão (WPCI). SBC, 2024. p. 66–75.
- SANTANA, R. M. S.; RIZZI, C. B.; BOSCARIOLI, C. Avaliação de Software Educacional para o Ensino e Aprendizagem de Conceitos Introdutórios de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2339-2352.
- WERLE, G. T.; BORGES, C. R. dos S.; KLAUS, V. L. C. de A. Ensino, Tecnologias digitais e inclusão: uma análise dos trabalhos do Encontro Paranaense de Educação Matemática. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPREM), 17. Anais [...] Curitiba: Portal de Eventos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Paraná (SBEM – PR), 2024.
Artigos em Periódicos
- CORDEIRO, E. dos S.; DELIBERALLI, M.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E.; PONCIANO, P. C. Modelos, concepções e perfil docente de formação em tecnologias digitais para professores que ensinam matemática: uma revisão sistemática da literatura. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 16, n. 2, p. 27–52, 2023.
- DA SILVA, D. C.; CANTÚ , J. G.; DA SILVA, H. C. ; BOSCARIOLI, C. Utilização de e-book interativo em aulas de Matemática em um Curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio. Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 78, p. 33-44, 31 mar. 2023.
- DELIBERALLI, M.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Um olhar para as normas sobre computação na educação básica e suas implicações para a formação de professores. Revista Espaço do Currículo, v. 16, n. 3, p. 1–16, 2023.
- GONÇALVES, A. K.; KLAUS, V. L. C. de A.; BOSCARIOLI, C. Produtos educacionais para a resolução do problema dos 21 vasos de Malba Tahan. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, 2023.
- GRAVE, F. M.; KLAUS, V. L. C. de A.; BOSCARIOLI, C. A dialogicidade que impulsiona as caminhadas investigativas de um grupo de pesquisa. Revista Humanidades & Inovação, v. 10, n. 15, p. 106–115, 2023.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Práticas pedagógicas com robótica educacional nos anos iniciais. ETD - Educação Temática Digital, v. 25, n. 00, p. e023031, 2023.
- KLAUS, V. L. C. de A.; LÜBECK, M.; BOSCARIOLI, C. Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente. REMATEC, v. 18, n. 43, p. e2023010, 2023.
- NAHIRNE, A. P.; BOSCARIOLI, C. A Educação do/no Campo na Base Nacional Comum Curricular e na reforma do novo Ensino Médio: desafios para o ensino de Matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática, p. 1–23, 2023.
- PINHEIRO, G. D.; BOSCARIOLI, C. Reflexões Sobre a Sala de Aula Invertida para o Ensino de Cálculo em Cursos de Engenharia. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 16, n. 1, p. 94-103, 22 jun. 2023.
- SILVA, D. C. da; BOSCARIOLI, C.; BELFORD POWELL, A. Planning of manipulative materials in the context of lesson study in continuous teacher training for inclusive mathematical literacy. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 168–187, 2023.
Artigos em Conferências
- GONÇALVES, A. K.; BOSCARIOLI, C. Exemplificando o uso de objetos de aprendizagem Scratch no ensino de sequências numéricas nos anos iniciais. In: III ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (III EPTEM). Anais […] Apucarana: Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR), 2023.
- GONÇALVES, A. K.; KLAUS, V. L. C. de A.; ZANETTE, G. H.; BOSCARIOLI, C. Pensamento Computacional e o ensino da matemática: experiências com tarefas (des)plugadas. In: III ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (III EPTEM). Anais […] Apucarana: Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR), 2023.
- GRAVE, F. M.; BOSCARIOLI, C ; VERTUAN, R. E. Insubordinação Criativa, Lições Freireanas e a Educação Matemática: Uma provocação em carta. In: ICOCIME 3 - The Third International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education. [Anais ainda não foram disponibilizados]
- KAMINSKI, M. R.; GONÇALVES, A. K.; DELIBERALLI, M.; BOSCARIOLI, C. Possibilidades para a inserção da gamificação em aulas de matemática. In: III ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (III EPTEM). Anais […] Apucarana: Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR), 2023.
- NAHIRNE, A, P.; OLIVEIRA, H. D. F. de.; BOSCARIOLI, C. Reflexões de professores que ensinam matemática no NRE de Laranjeiras sobre o grupo de estudos formadores em ação 2021. In: XVI CONGRESSO NACIONAL (XVI EDUCERE). Anais […] Curitiba. Escola de Educação e Humanidades PUCPR, 2023. p. 4451–4460.
- OLIVEIRA, H. D. F.; BOSCARIOLI, C.; VERTUAN, R. E. Problemas abertos em Matemática: identificação, elaboração e avaliação. In: II SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (II SiRPEM). Anais [...] do II SiRPEM. Maringá, p. 1-19, Paraná, 2023. [Anais ainda não foram disponibilizados]
- PINHEIRO, G. D.; BOSCARIOLI, C. Sala de aula invertida com tecnologias digitais no ensino de cálculo diferencial e integral. In: III ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (III EPTEM). Anais […] Apucarana: Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR), 2023.
- BOSCARIOLI, C. Educação com tecnologias digitais na educação básica: reflexões, anseios e distâncias pela formação docente. Revista de Educação Pública, v. 31, n. jan/dez, p. 1-12, 2022.
- DELIBERALLI, M.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. A Matemática e os sentidos manifestados nas competências específicas e habilidades do Referencial Curricular do Novo Ensino Médio no Paraná. em teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 13, n. 3, p. 235-260, 2022.
- FANTIN, K.; SILVA, S. de A.; BOSCARIOLI, C.; DANI, J. G.; NOTARI, D. Avaliação de software educacional na educação básica: uma abordagem qualitativa com o framework DECIDE. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 4, 2022.
- KLAUS, V. C. de A.; SATO, G. Y.; BOSCARIOLI, C. E-book Interativo como objeto de ensino e aprendizagem de adição e subtração de frações para o ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 7, n. 2, p. e22037, 2022.
- LIMA, R. F.; NOGUEIRA, C. M. I.; BOSCARIOLI, C. Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais na Educação Matemática Inclusiva: um estudo exploratório. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 24, n. 1, p. 611–664, 2022.
- PINHEIRO, G. D.; BOSCARIOLI, C. Metodologias ativas e o ensino de Cálculo Diferencial e Integral I em cursos de engenharia – uma revisão da literatura. Revista de Ensino de Engenharia, v. 41, p. 140–153, 2022.
- PINHEIRO, G. D.; PEREIRA, E.; BOSCARIOLI, C.; FELIPE, L. S. G. E-book como objeto de aprendizagem de funções lineares utilizando Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais. Informática na educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2022.
- PINTO, J. V.; BOSCARIOLI, C. Literacia digital: possibilidades em contextos formativos de professores. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, v. 18, n. 39,p. 1-23, jan./jun., 2022.
- SILVA, D. C. da; BOSCARIOLI, C.; POWELL, A. B. Concepções de professores da educação infantil e anos iniciais em relação ao ensino inclusivo de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, n. 26, p. 361–383, 2022.
- SILVA, P. G. N. da; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C. Discutindo possíveis relações entre tecnologias digitais, criatividade e formação de professores a partir de publicações do VII SIPEM. Boletim GEPEM, n. 80, p. 6–24, 2022.
- SILVA, P. G. N. da; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C. Um olhar para a pesquisa sobre criatividade em periódicos nacionais voltados à educação matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 15, n. 2, p. 83–109, 2022.
- TAGLIETTI, M.; ZILLY, A.; BOSCARIOLI, C. Uso da simulação realística de alta fidelidade no ensino em fisioterapia: um ensaio clínico randomizado. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. jan./dez., p. e174022, 2022.
- CORDEIRO, E. S.; BOSCARIOLI, C. Recuperação de literaturas: uma proposta de processo baseado nas funcionalidades de bancos de dados bibliográficos online. In: III CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2022, Diamantina. Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Diamantina: Even3, 2022.
- CORDEIRO, E. dos S.; PAIXÃO, F. de C.; LIMA, R. F. Percepções sobre o processo de ensino e de aprendizagem de matemática para alunos com deficiência intelectual: um mapeamento de publicações nacionais. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022, Brasília. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília: Even3, 2022.
- DELIBERALLI, M.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Pesquisas sobre formação continuada de professores que ensinam matemática no novo ensino médio: uma meta-análise. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022, Brasília. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília: Even3, 2022.
- KLAUS, V. L. C. de A.; BOSCARIOLI, C. Um olhar para a formação e prática docente acerca da criação e uso de objetos de aprendizagem em processos de ensino de matemática. In: XXX SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO – SemiEdu, (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística, 2022, Cuiabá-MT. Anais [...] Cuiabá-MT: UFMT, 2022. p. 1-15. [Anais ainda não foram disponibilizados]
- KLAUS, V. L. C. de A.; LÜBECK, M.; BOSCARIOLI, C. Produção de objetos de aprendizagem para o ensino da Matemática com Scratch em uma formação de professores bilíngues de surdos. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022, Brasília. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília: Even3, 2022.
- NAHIRNE, A. P.; DELIBERALLI, M.; MOREIRA, E. C. S.; FEIO, R. L. Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação matemática de estudantes apoiados pela educação especial. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022, Brasília. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília: Even3, 2022.
- SILVA, D. C.; BOSCARIOLI, C. Elaboração de recursos didáticos concretos para a Alfabetização Matemática Inclusiva. In XXI Seminário de Extensão da Unioeste. Anais [...] Francisco Beltrão – PR, 2022. [Anais ainda não foram disponibilizados]
- SILVA, D. C. da; BOSCARIOLI, C. Uma formação de professores sobre elaboração de materiais manipulativos com vistas à alfabetização matemática inclusiva. In: 40º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL. Anais [...] Chapecó – SC, 2022.
- SILVA, D. C.; BOSCARIOLI, C.; POWELL, A. B. Formação de professores da Educação Infantil: um planejamento colaborativo para a construção do conceito de número. In: IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática. Anais [...] São Paulo – SP, 2022. [Anais ainda não foram disponibilizados]
- BOSCARIOLI, Clodis. Reflexões de uma trajetória de ensino, pesquisa e extensão em tecnologias na educação. In: Tecnologias digitais na formação docente e no ensino de línguas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 177–220.
- HIGASHI, D. C. P.; CARDOSO, G. L.; GANJA, J. C. J.; BOSCARIOLI, C.; SILVA, R. M. M.; SILVA-SOBRINHO, R. A.; ZILLY, A. Gamificação como método de prevenção do bullying no ambiente escolar. In: Scheila de Avila e Silva; Fernanda Pessi de Abreu (Org.). Biotecnologia na escola: propostas pedagógicas para educação básica. Caxias do Sul, RS: Educs. 2022, p. 356-366.
- PRADO, O. C.; OLIVERIA, M. A.; FRITOLI, S. T. L.; SILVA, R. M. M.; BOSCARIOLI, C.; SILVA-SOBRINHO, R. A.; ZILLY, A. Aplicação de tecnologias digitais sobre o sono da aprendizagem de crianças. In: Scheila de Avila e Silva; Fernanda Pessi de Abreu (Org.). Biotecnologia na escola: propostas pedagógicas para educação básica. Caxias do Sul, RS: Educs. 2022, p. 83-97.
- BASTOS, T. B. M. C.; BOSCARIOLI, C. A competência docente e sua complexidade de conceituação: Uma revisão sistemática. Educação em Revista, v. 37, p. 1-26, 2021.
- BENASSI, C. B. P.; MIGUEL, KASSIANA DA S.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. Reflexões acerca de seminários permanentes como um projeto de extensão universitária na pós-graduação. Revista Extensão & Sociedade, v. 12, n. 2, 29 dez. 2021.
- CAMARGO, J. L. C.; BOSCARIOLI, C. Reflections on the process of creating and evaluating an introductory online course on hermeneutic translation. Belas Infiéis, v. 10, n. 2, p. 01-23, 2021.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Moodle para estudo extraclasse no Ensino Fundamental I: Avaliações do uso e aplicações de Design Instrucional. Revista EducaOnline, v. 15, n. 3, set/dez. 2021.
- KAMINSKI, M. R.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Pensamento computacional na educação básica: Reflexões a partir do histórico da informática na educação brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 604-633, jun. 2021.
- KLAUS, V.; LÜBECK, M.; BOSCARIOLI, C. De um caminhar na perspectiva inclusiva a um coletivo de atores em uma formação continuada em tecnologias no ensino de Matemática: reflexões da trajetória. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-19, 2021.
- LIMA, R. F.; NOGUEIRA, C. M. I.; BOSCARIOLI, C. Pesquisa em tecnologias digitais e recursos didáticos manipuláveis em Educação Matemática Inclusiva nos Anais do I ENEMI. Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1-23, 19 ago. 2021.
- LOPES, A. B.; BOSCARIOLI, C. Business intelligence and analytics to support management in construction: a systematic literature review. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 13, n. 1, p. 27-41, 2021.
- MORÁS, N. A. B.; NOGUEIRA, C. M. I.; BOSCARIOLI, C. A transposição didática interna do objeto matemático medidas de tempo por meio de materiais manipuláveis no ensino de surdos na EJA. Pesquisa e Ensino, v. 2, n. 2, p. 1-21, 2021.
- PINTO, J. V.; BOSCARIOLI, C. Estilos de aprendizagem na educação a distância: Reflexões sobre relações e possibilidades. Humanidades e Inovação, v. 8, n. 54, p. 220–230, 2021.
- PINTO, J. V.; BOSCARIOLI, C.; CAPPELLI, C. Literacia digital: conceituação e frameworks no contexto de formação de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 1, p. 1-20, 2021.
- SANTOS, C. L.; BOSCARIOLI, C. Tecnologias Digitais no Enriquecimento Extracurricular de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Internacional Educon, v. 2, n. 1, p. 1-18, 2021. [English version]
- SILVA, D. A.; BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R.; BEDIN, M.; FARIAS DE MELLO, E. C.; TAGLIETTI, M. Aspectos afetivos e de isolamento social na educação remota: Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem. Temas & Matizes, v. 14, n. 25, p. 35–69, 2021.
- SILVA, D. A.; KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Reflexões sobre os desafios do ensino híbrido no(a) (pós-)pandemia na educação básica pública. Revista de Educação, Linguagem e Literatura, v. 13, p. 1–18, 2021.
- TAGLIETTI, M.; ZILLY, A.; BOSCARIOLI, C. Diagnósticos e percepções de uma formação docente sobre simulação realística de alta fidelidade na área da saúde. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 20, n. 2, p. 314–320, 2021.
- BEDIN, M.; BOSCARIOLI, C. Multiletramentos digitais: Contribuições a partir de uma experiência de formação de professores. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS PROSPECÇÕES PARA O ENSINO ON-LINE E OFF-LINE. Anais eletrônicos [...] Frederico Westphalen, p. 173, 2021. [RESUMO]
- BOSCARIOLI, C.; BEDIN, M. Formação continuada em multiletramentos digitais: Uma experiência com professores da rede municipal de Toledo/PR In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE, 2021, Marechal Cândido Rondon. Anais eletrônicos [...] do XX Seminário de Extensão da Unioeste. Cascavel: Unioeste, 2021. p. 679 - 684. [RESUMO EXPANDIDO]
- DE SALES, A. B.; BOSCARIOLI, C. Teaching and Learning of Interface Design: An Experience Using Project-Based Learning Approach. in: 16th IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI). Anais eletrônicos [...] pp. 1-6, 2021.
- GONÇALVES, A. K. ; BOSCARIOLI, C. Objetos Virtuais de Aprendizagem de Matemática em Scratch para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: um agrupamento à luz das habilidades da BNCC. In: 6º ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (EAICTI), 2020, Cascavel. Anais eletrônicos [...]. Cascavel (PR): UNIOESTE, 2020. [RESUMO EXPANDIDO]
- GONÇALVES, A. K.; BEZERRA, R. C.. Scratch e Matemática: Unindo programação e aritmética. In: EPTEM - ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, Curitiba. Anais eletrônicos [...] Curitiba (PR): UTFPR, 2021. [RESUMO EXPANDIDO]
- GONÇALVES, A. K.; BEZERRA, R. C.; BOSCARIOLI, C. Identificando relação entre Objetos de Aprendizagem de Matemática no Scratch e as habilidades da BNCC. In: VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: PROSPECÇÕES PARA O ENSINO ON-LINE E OFF-LINE, 2021, Frederico Westphalen. Anais eletrônicos [...]. Frederico Westphalen (RS): UNIPAMPA, 2021.
- GONÇALVES, A. K.; BEZERRA, R. C.; BOSCARIOLI, C. Uma Seleção de Objetos de Aprendizagem em Scratch para Matemática no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAED), 2021, Catalão. Anais eletrônicos [...]. Catalão (GO): UFCAT, 2021. [RESUMO EXPANDIDO]
- KAMINSKI, M. R.; PINHEIRO, G. D.; KLAUS, V. L. C. de A.; SILVA, P. G. N.; BOSCARIOLI, C. Gamificação como estratégia para ensino e aprendizagem de matemática. In: II ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, Curitiba-PR. Anais eletrônicos [...] II ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Curitiba-PR: IFPR/SBEMPR, 2021. p. 1-9. [COMPLETO]
- KLAUS, V. L. C. de A.; KAMINSKI, M. R.; ANTUNES, V. H. R. B.; BOSCARIOLI, C. Scratch e a criação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino de matemática. In: II ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, Curitiba-PR. Anais eletrônicos [...] II ENCONTRO PARANAENSE DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Curitiba-PR: IFPR/SBEMPR, 2021. p. 1-9.
- KLAUS, V. L. C. de A.; GONCALVES, A. K.; BOSCARIOLI, C. Scratch e práticas de ensino de matemática: uma formação para docentes bilíngues de surdos. In: XX SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2021, Cascavel. Anais eletrônicos [...] XX Seminário de Extensão da Unioeste. Cascavel: Unioeste, 2021. p. 1616-1620. [RESUMO EXPANDIDO]
- MEDEIROS, R.; DOARTE, M.; VITERBO, J.; MACIEL, C.; BOSCARIOLI, C. Uma Análise Comparativa entre Repositórios de Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32, 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 213-224.
- PINHEIRO, G. D.; BOSCARIOLI, C. Reflexões sobre uma forma de adoção de aprendizagem baseada em problemas no ensino de cálculo diferencial e integral em cursos de engenharia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5.: 2021: Catalão, GO. Anais. V Congresso Nacional de Educação/ Manoel Messias de Oliveira...[et al.] coordenadores. Catalão (GO): UFCAT, 2021.
- SILVA, D. C.; CANTÚ, J. G.; SILVA, H. C. da; BOSCARIOLI, C. Produção de um e-book como recurso didático para articulação de disciplinas em um curso técnico integrado ao ensino médio. In: Anais do XV Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba, p. 5079-5089, 2021.
- SILVA, D. C.; BOSCARIOLI, C.; POWELL, A. B. Planejando uma Formação Continuada em Materiais Manipulativos para Alfabetização Matemática Inclusiva. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INFÂNCIA. Anais eletrônicos [...] Santa Maria: Arco Editores, p. 591-596, 2021.
- SILVA, P. G. N.; VERTUAN, R. E.; BOSCARIOLI, C. Tecnologias digitais, criatividade e formação de professores: reflexões a partir das publicações do VII SIPEM. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais...Uberlândia(MG), 2021.
- ANDRADE, S. V. R.; BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R; SILVA, A. S. Dificuldades de inclusão das tecnologias digitais da informação e da comunicação na prática docente na perspectiva de professores do oeste do Paraná. Revista Encitec, v. 10, n. 3, p. 73-88, 2020.
- ANTÔNIO SILVA, D.; BOSCARIOLI, C.; PAIZAN, D. C. Percepções de professores de inglês de Foz do Iguaçu sobre o perfil de aprendizagem das novas gerações. Revista Pleiade, v. 14, n. 30, p. 5-17, 2020.
- ANTUNES, V. H. R. B.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. Indicaciones histórico-epistemológicas del uso de tecnologías digitales en la Educación Matemática brasileña. Paradigma, v. 41, n. 2 (extra), p. 1-26, 2020.
- DE SALES, A. B.; BOSCARIOLI, C. Uso de Tecnologias Digitais Sociais no Processo Colaborativo de Ensino e Aprendizagem. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 37, p. 82-98, 2020.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Informática na Educação no Ensino Fundamental I: Análise das Práticas da escola Aloys João Mann de Cascavel/PR. Indagatio Didactica, v. 12, n. 3, p. 265-284, 2020.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Práticas de computação desplugada como introdução ao desenvolvimento do pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 1-21, 2020.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Robótica educacional nos anos iniciais: o processo de implementação e avaliação em uma escola pública. Relatec: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 19, n. 2, 2020, p. 155-171, v. 19, n. 2, p. 155-171, 2020.
- KLAUS, V. L. C. A.; KAMINSKI, M. R.; ANTUNES, V. H. R. B.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. As clássicas escolas filosóficas da matemática e o processo de ensinar: olhares de professores em formação continuada. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 15, n. 2, p. 1-25, 2020.
- LOPES, A. B.; BOSCARIOLI, C.; PEREIRA, E. N.; BEZERRA, R. C. Business Intelligence para apoio à gestão na construção civil: uma revisão sistemática da literatura. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 9, n. 1, p. 74-84, 2020.
- MIRANDA, R. H.; BOSCARIOLI, C. Utilização de metodologia multicritério para identificação de vetores concorrentes ao fomento de uma cultura de inovação organizacional. Revista Mosaicos: Estudos em Governança, Sustentabilidade e Inovação. v. 2, n. 1, p. 55-71, 2020.
- PAIZAN, D. C.; BOSCARIOLI, C.; CAMARGO, J. L. C.; MELLO, E. C. F.; OLIVEIRA, M. F.; SILVA, D. A. Tecnologias digitais e recursos educacionais abertos: reflexões a partir de uma formação de professores de língua inglesa. Ideação, v. 22, n. 2, p. 236-246, 2020.
- SILVA, D. A.; BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R.; BEDIN, M.; MELLO, E. C. F.; TAGLIETTI, M. Aspectos afetivos e de isolamento social na educação remota: Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem. Temas & Matizes, v. 14, n. 25, p. 35–69, 2020.
- SILVA, P. G. N. DA; BOSCARIOLI, C.; VERTUAN, R. E. Uma análise da trajetória do PDE-PR na perspectiva de professores formadores da área de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 19, p. 602-623, 2020.
Artigos em Conferências
- DA LUZ DOS SANTOS, C.; BOSCARIOLI, C. Investigando o Uso de Tecnologias Digitais para o Enriquecimento Extracurricular para Altas Habilidades/Superdotação. In: XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2020, São Cristóvão/SE, 2020. v. 14.
- DA LUZ DOS SANTOS, C. ; BOSCARIOLI, C. . Altas Habilidades/Superdotação Em Foz Do Iguaçú/pr: Da Identificação ao Atendimento Educacional Especializado. In: XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2020, São Cristóvão/SE, 2020. v. 14.
- LOPES, A. B. ; BOSCARIOLI, C. ; MAXIMO, J. C,; FONTES, R. P. Iot for Inventory Management: Possibilities and Challenges. In: CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2020.
- MENEZES, L. P. G. ; SILVA, P. G. N. ; CORDEIRO, E. S. ; BOSCARIOLI, C. . E-Book Interativo para o Ensino de Álgebra: Reflexões do Processo de Criação. In: I CoBICET, 2020, Online. Anais do I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2020. p. 1-8.
- MILCZUK, S. S. ; PEREIRA, R. ; BOSCARIOLI, C. App coronavírus-SUS. In: IHC '20: XIX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2020, Diamantina Brazil. Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2020. p. 1-10.
- OLIVEIRA, N. M. ; VITERBO, J. ; BOSCARIOLI, C. . Disrupção e Apropriação tecnológica: Uma experiência com AirBnB em um destino turístico não indutor. In: ISLA 2020, 2020, Online. 4th Information Systems in Latin America, 2020. p. 1-10.
- PINHEIRO, D. G. Metodologias ativas no ensino de cálculo diferencial e integral I: Reflexões e possibilidades. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 24.: 2020: Cascavel, PR. Anais. XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação: "Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: Metodologias e Tecnologias/ Tiago Emanuel Klüber...[et al.] coordenadores. Cascavel (PR):UNIOESTE, 2020, p. 3042.
- SCHNEIDER, G. ; BERNARDINI, F. ; BOSCARIOLI, C. . Teaching CT through Internet of Things in High School: Possibilities and Reflections. In: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2020, Uppsala. 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2020. p. 1-8.
- BOSCARIOLI, C.; BIM, S. A. Lixo eletrônico: consequências e possibilidades sustentáveis. In: Cristiano Maciel; José Viterbo. (Org.). Computação e Sociedade: A Sociedade - Volume 2. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2020, p. 236-258.
- BOSCARIOLI, C.; GALANTE, G.; RODRIGUES, L. A. Aplicações de Computação Paralela e Distribuída em Bioinformática. In: Scheila de Avila e Silva; Daniel Luis Notari; Gabriel Dall' Alba. (Org.). Bioinformática: Contexto Computacional e Aplicações. 1. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2020, p. 285-297.
- BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R. Autoria e Produção de Conteúdos para o Ensino de Ciências por Alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I. In: Adriana Zilly; Paulo César Morales Mayer; Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho; Rosane Meire Munhak da Silva. (Org.). Jogos, vivências e tecnologias no ensino. 1. ed. Cascavel: Edunioeste, 2020, p. 55-72. [Disponível apenas na versão impressa]
- BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R. Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino do Corpo Humano: exemplos de uso no Ensino Fundamental I. In: Adriana Zilly; Paulo César Morales Mayer; Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho; Rosane Meire Munhak da Silva. (Org.). Jogos, vivências e tecnologias no ensino. 1. ed. Cascavel: Edunioeste, 2020, p. 35-54. [Disponível apenas na versão impressa]
- BOSCARIOLI, C.; PINTO, J. V.; KAMINSKI, M. R.; BASTOS, T. B. M. C. Formação Docente Online na Cibercultura: uma proposta de curso para produção coletiva de e-books como prática pedagógica. In: Terezinha Fernandes; Cristiano Maciel; Edméa Santos. (Org.). Educação a Distância: Multiletramentos e linguagens multimodais 2. 1ed. Cuiaba: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso - EDUFMT, 2020, v. 16, p. 43-66. [Disponível na versão impressa e GRATUITAMENTE NA VERSÃO E-BOOK]
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Um resgate histórico da trajetória do uso das tecnologias digitais na rede municipal de ensino de Cascavel. In: João Carlos da Silva; Anderson Szeuczuk; Sander Fernando de Paula; Silvia Maria Soares do Prado. (Org.). Ensino de história e memória no contexto do oeste do Paraná. 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2020, p. 247-263.
- BASTOS, T. B. M. C.; BOSCARIOLI, C. Pensamento computacional como competência transversal em metodologias ativas orientadas a problemas. Revista Pleiade, v. 12, n. 25, p. 153-169, 2019.
- CAMPOS, A. F. M.; ZILLY, A.; MOURA, C. B.; BOSCARIOLI, C. Conversando sobre Sexualidade por meio de um Objeto de Aprendizagem: Relato de Experiência. Revista Trilhas Pedagógicas, v. 9, p. 93-103, 2019.
- FELIPPSEN, E. A.; BOSCARIOLI, C. Explorando a interação com sensor gestual em sala de aula: o Leap Motion no ensino de crianças surdas. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 2, p. 23-39, 2019.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Aprimoramento da própria prática pedagógica com tecnologias digitais com crianças do ensino fundamental: do Moodle ao pensamento pomputacional. RE@D - Revista Educação a Distância e Elearning, v. 2, n. 2, p. 45-64, 2019.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Uso do ambiente Code.org para ensino de programação no Ensino Fundamental I: Uma experiência no Desafio Hora do Código. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC, v. 9, n. 1, p. 63-76, 2019.
- KAMINSKI, M. R.; CUNHA, M. B., BOSCARIOLI, C. Jornalismo científico nas aulas: a visão de professores de uma escola de educação básica. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 2, p. 1-15, 2019.
- KAMINSKI, M. R.; RIBEIRO, R. G. T.; JUNKERFEURBOM, M. A.; BOSCARIOLI, C.; LUBECK, M. Uso de jogos digitais em práticas pedagógicas realizadas em distintos contextos escolares. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 21, n. 2, p. 288-312, 2019.
- KAMINSKI, M. R.; RIBEIRO, R. G. T.; LÜBECK, M. BOSCARIOLI, C. Tecnologias digitais para o ensino de matemática nas escolas indígenas: Importância e dificuldades. e-Mosaicos, v. 8, n. 17, p. 98-113, 2019.
- KLAUS, V. L. C. de A.; KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Reflexão epistemológica sobre o uso de GeoGebra e Scratch no ensino de conteúdos matemáticos. In: V Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA, 2019, Joinville-SC. Caderno de resumos do V Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. Joinville - SC: UDESC, 2019. v. 1. p. 151-151.
- LINS, T. M.; BOSCARIOLI, C. A tecnologia nas Licenciaturas em Letras Português/Inglês das Universidades Públicas Paranaenses. Revista Alamedas (Unioeste Toledo), v. 7, n. 1, p. 111-129, 2019.
- MELLO, E. C. F.; BOSCARIOLI, C. Recursos educacionais abertos nas aulas de língua inglesa: Criação de atividades alinhadas à base nacional comum curricular. Revista Polyphonía, v. 30, n. 1, p. 120-132, 2019.
- OLIVEIRA, N. M.; BOSCARIOLI, C. Economia compartilhada e a plataforma AirBnB: uma análise bibliométrica. Ateliê do Turismo, v. 3, n. 2, p. 51-78, 2019.
- RAMON, R.; CAPPELIN, A.; FUZZO, R. A.; BOSCARIOLI, C. Formação docente online em educação financeira: uma proposta de saberes e práticas. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 3, n. 2, p. 290-315, 2019.
- RIBEIRO, R. G. T.; KAMINSKI, M. R.; LUBECK, M.; BOSCARIOLI, C. Pedagogical usage of digital technologies in an indigenous village in Brazil: Reflections and challenges. IxD&A - Interaction Design and Architecture, n. 41, p. 50-61, 2019.
- ANTUNES, V. H. R. B. ; KLAUS, V. L. C. de A.; BOSCARIOLI, C. . Reflexões sobre educação online e a formação continuada de professores de matemática da Educação Matemática. In: XIII - ENEM, 2019, Cuiabá - MT. Anais...Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica: interfaces entre pesquisas e salas de aula, 2019. p. 1-14.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Explorando Medidas de Comprimento, Criatividade e Interdisciplinaridade com Minetest no Ensino Fundamental. In: XXV Workshop de Informática na Escola, 2019, Brasília. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), 2019. p. 365-374.
- KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. Estudo de Caso para Investigação, Avaliação e Redimensionamento da Própria Prática Pedagógica com Tecnologias Digitais. In: 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2019, Lisboa. Atas - Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, 2019. p. 267-276.
- KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. Gamificação e Jogos Digitais como Estratégias para o Ensino de Padrões e Regularidades em Multiplicações. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do ENEM 2019, 2019.
- KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. O Lúdico dos Jogos Digitais na Interpretação e Resolução de Problemas Matemáticos no Ensino Fundamental I: Um relato de uso. In: XV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2019, Medellín. Anais do CIAEM 2019, 2019. p. 2-8.
- KLAUS, V. L. C. A.; ANTUNES, V. H. R. B.; FENNER, R. S.; BOSCARIOLI, C. Uma experiência de elaboração de curso em EAD para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2019, Londrina. EPREM 2019, 2019. p. 1-14.
- KLAUS, V. L. C. A.; BOSCARIOLI, CLODIS. Tecnologias Digitais como Recursos de Apoio para o Professor de Matemática de Alunos Surdos. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. XIII ENEM, 2019. p. 1-15.
- KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida; KAMINSKI, Marcia Regina; BOSCARIOLI, Clodis. Reflexão epistemológica sobre o uso de GeoGebra e Scratch no Ensino de Conteúdos Matemáticos. In: V COLBEDUCA ? Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2019, Joinville - SC. Anais do V COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2019. v. 4. p. 1-19.
- MACIEL, C.; LOPES, A.; PEREIRA, V. C.; LEITAO, C.; BOSCARIOLI, C. Recommendations for the Design of Digital Memorials in Social Web. In: International Conference on Human-Computer Interaction, 2019, Orlando, EUA. Lecture Notes in Computer Science. Cham, Suíca: Springer, 2019. p. 64-79.
- MELLO, E. C. F. ; FLORENCIO, P. J.; BOSCARIOLI, C. Oficina Ruídos na Comunicação: Interdisciplinaridade e o uso de Tecnologias Digitais. In: X Encontro Internacional de Letras, 2019, Foz do Iguaçu. XEIL 2019, 2019.
- PINTO, J. V.; CAPPELLI, C.; BOSCARIOLI, C. Uma Proposta de Formação Continuada em Literacia Digital no Contexto Pedagógico. In: IV Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos, 2019, São José do Rio Preto. CBEPF 2019. São José do Rio Preto: UNESP/IBILCE, 2019. p. 1-12.
- SCHNEIDER, G. ; BERNARDINI, F. ; BOSCARIOLI, C. Ensino do Pensamento Computacional por meio de Internet das Coisas: Possibilidades e Desafios. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. p. 169-178.
- SILVA, D. C. ; BEDIN, M. ; EITY IO, L. ; BOSCARIOLI, C. Formação continuada online: o Soroban como recurso didático inclusivo nas aulas de Matemática. In: V Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2019, Joinville. COLBEDUCA 2019, 2019. v. 4. p. 1-19.
- VASCONCELOS, L. ; BARCELLOS, R. ; VITERBO, J. ; BERNARDINI, F. ; BOSCARIOLI, C. ; NUNES, E. How Factors that Influence Engagement Impact Users? Evaluations in Mobile App Stores. In: International Conference on Human-Computer Interaction, 2019, Orlando/EUA. Lecture Notes in Computer Science. Cham, Suíca: Springer, 2019. p. 571-584.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. A Modelagem Matemática como Metodologia para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio da Criação de Objetos de Aprendizagem. In: Amilton Rodrigo de Quadros Martins; Adelmo Antonio da Silva Eloy. (Org.). Educação Integral por meio do pensamento computacional: Letramento em programação: relatos de experiência e artigos científicos. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 144-171.
- RIBEIRO, H. A. S.; ARAUJO, V. G. L.; BOSCARIOLI, C. TI Verde: Avaliação da Utilização de Iniciativas em uma Instituição de Ensino Superior do Oeste do Paraná. In: Eliane Nascimento Pereira; Renata Camacho Bezerra. (Org.). Coletânea de Trabalhos do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS). 1. ed. Curitiba: Íthala, 2019, v. 1, p. 55-71.
- ANDRADE, S. V. R.; BOSCARIOLI, C.; PACHECO, S. M.; PINTO, J. V. A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática. Revista Científica Inovação e Tecnologia, v. 9, n. 23, p. 129-140, 2018.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Criação de jogos digitais na perspectiva de introdução à Modelagem Matemática nos anos iniciais. Revista Thema, v. 15, n. 4, p. 1538-1545, 2018.
- KAMINSKI, M. R.; SILVA, D. A.; BOSCARIOLI, C. Integrando educomunicação e gamificação como estratégia para ensinar sustentabilidade e alimentação saudável no 5º ano do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 595-609, 2018.
- PINTO, J. V.; BOSCARIOLI, C. Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica: Reflexões sobre o processo de construção. Revista Educação em Debate, v. 40, n. 77, p. 49-66, 2018.
- PINTO, J. V.; CAPPELLI, C.; BOSCARIOLI, C. Letramento digital: uma revisão sistemática sobre o conceito para aplicação na área da educação. Revista Tecnologias na Educação, v. 28, p. 1-14, 2018.
- FELIPPSEN, E. A. ; BOSCARIOLI, C. Relatando o uso de Jogos na Revisão de Conteúdos de Raciocínio Lógico no Ensino Médio Técnico. In: Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática, 2018, Apucarana. I EPTEM, 2018.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Modelagem Matemática e Pensamento Computacional no 5º Ano do Ensino Fundamental. In: VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, Anais. Cascavel. SBEM-PR, p. 1-6, 2018.
- KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. Jogos Digitais para abordagem da temática Água nos Anos Iniciais. In: Encontro Nacional de Jogos e atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia - Level III, 2018, Foz do Iguaçu. III JALEQUIM, 2018.
- KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. Production of Scratch Learning Objects by Elementary School Students. In: Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem, 2018, São Paulo. LACLO 2018, 2018.
- OLIVEIRA, L. S. L. ; BOSCARIOLI, C. ; VITERBO, J. Aplicando um modelo de avaliação de software open source para a seleção de ferramentas de BI em organizações públicas. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2018, Caxias do Sul. SBSI 2018, 2018.
- PINTO, J. V. ; BOSCARIOLI, C. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Distorções do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. In: VI Simpósio Nacional de Educação, 2018, Cascavel. Anais do VI Simpósio Nacional de Educação, 2018.
- PINTO, M. B. ; FELIPPSEN, E. A. ; BOSCARIOLI, C. Uma avaliação de softwares para o ensino de conceitos geográficos estruturantes. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação, 2018, Palotina. SLEC 2018, 2018. v. 1. p. 96-102.
- TORRES, L.; KRUGER, G. R.; OYAMADA, M.; BOSCARIOLI, C. Evaluating the Impact of Data Modeling on OLAP Applications using Relacional and Columnar DBMS. In: XLIV Conferência Latino-americana de Informática, 2018, São Paulo. SLMDI-CLEI, 2018.
- WAGNER, K.; BOSCARIOLI, C. Reflexões sobre a Formação de Professores para Atuação no Ensino de Surdos. In: VI Simpósio Nacional da Educação, 2018, Cascavel. Anais do VI Simpósio Nacional da Educação, 2018.
- ZABOT, G. F.; KRUGER, G. R.; OYAMADA, M.; BOSCARIOLI, C. Um sistema para Extração de Informação em Faturas de Telefonia Móvel Corporativa. In: International Conference on Information Systems and Technology Management, 2018, São Paulo. CONTECSI 2018, 2018.
- SEGANTINI, J. H.; BOSCARIOLI, C. Visão diagnóstica do uso de tecnologias digitais nas escolas municipais de Foz do Iguaçu/PR. Revista Educação Online (PUCRJ), v. 1, n. 25, p. 124-140, 2017.
- SEGANTINI, J. H.; PEREIRA, E. N.; BOSCARIOLI, C. Compreendendo o perfil e atuação dos professores laboratoristas no Município de Foz do Iguaçu, PR. Pleiade, v. 11, n. 22, p. 34-45, 2017.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, CLODIS; JUNKERFUERBOM, M. A.; RIBEIRO, R. G. T. A Experiência de Alunos de uma Escola Indígena nos Primeiros Contatos com Jogos Digitais de Matemática. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife. WIE 2017, p. 185-194, 2017.
- MELLO, E. C. F. ; PAIZAN , D. C. ; BOSCARIOLI, CLODIS. CALL - Computer Assisted Language Learning e os Papéis do Professor e do Aluno neste Contexto. In: IX Encontro Internacional de Letras e III SIMPÓSIO TRANSCULTURALIDADE, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO, 2017, Foz do Iguaçu. EIL 2017, 2017.
- MELLO, E. C. F. ; SANTOS, C. L. ; BOSCARIOLI, C. O Papel do Design Instrucional na Construção de um Curso Online Massivo Aberto: Relato de Experiência. In: XXV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2017, Gramado. CINTED 2018, 2017.
- SILVA, D. A.; DIAS, R. R.; FLIPPERT, V. F. T.; BOSCARIOLI, C. Usando Smartphones, QR Code e Game of Thrones para Gamificar o Ensino e Aprendizagem de Termometria. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Pernambuco. WIE 2018, 2017.
- SILVA, D. A.; KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Construindo um Curso de Formação Continuada Online à Luz do Design Instrucional. In: 9º Congresso Integrado da Tecnologia da Informação, 2017, Campos-RJ. CITI 2017, 2017.
- SILVA, D. A.; KAMINSKI, M. R.; FELIPPSEN, E. A.; BOSCARIOLI, C. A Perspectiva Docente do Uso da Wikipédia como Fonte de Pesquisa e na Prática Pedagógica em uma Escola Técnica do Paraná. In: I Congresso Científico Internacional da Wikipédia, 2017, Niterói. IWSC 2017, 2017.
Acessos: 5276