•  
  • Português
  • English
  • Español

Membros

 
 
Ana Karen Gonçalves
Ana Karen Gonçalves
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestra no PPGECEM pela Unioeste (2024). Licenciada em Matemática pela Unioeste (2021). Especialista em Sistemas Baseados em Objetos para Ambiente Internet pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UTFPR (2006). Bacharela em Informática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1999).  Bolsista CAPES pelo PPGECEM/Unioeste.
Interesses de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática | Tecnologias Digitais na Educação
 
  

Ana Paula Nahirne
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - pela Unioeste (2017). Especialista em Educação do Campo: Fundamentos e Práticas na Área do Conhecimento pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2016). Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2015). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - Esap (2013). Bacharela em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz - Fag (2018). Licenciada em Matemática pela Universidade Norte do Paraná - Unopar (2016). Licenciada em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática pela Unicentro (2013). Professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná - SEED -  e professora colaboradora no Centro Universitário Campo Real.
Interesses de Pesquisa: Educação Matemática | Formação de Professores | Tecnologias Digitais
 
   

Angela de Cesaro
Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2024).
Interesses de Pesquisa: Educação Inclusiva
 
  

Augusto Barella Dal Prá
Graduando em Ciências da Computação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Interesses de Pesquisa: Ciências de Dados | Aprendizado de Máquina
 
  

Carlos Roberto da Silva
Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN (2015) (antiga Universidade Bandeirante de São Paulo), Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), Especialização em Educação Matemática pela Faculdade Osvaldo Cruz, graduação em Licenciatura Em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1995). Atualmente é professor titular do Instituto Federal Catarinense - Campus Videira..
Interesses de Pesquisa: Tecnologias Digitais | Ensino de Matemática
 
 

Danilo Giacobo
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação - PPGInf - pela Universidade Federal do Paraná - UFPR - em cooperação com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestre em Informática em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2006). Licenciado em Matemática pela FAEL (2017). Bacharel em Análise de Sistemas pela PUCPR (2003). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná - IFPR, campus Quedas do Iguaçu, PR.
Interesses de Pesquisa: Ensino de Banco de Dados | Inteligência Artificial Generativa na Educação | Gamificação | Computação Desplugada
 
  

Davi Cézar da Silva
Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2023). Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Franciscana - UNIFRA (2013). Licenciado em Matemática pela Faculdade Jesus Maria José - FAJESU (2010). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense - IFC, campus Videira, SC.
Interesses de Pesquisa: Formação de Professores | Ensino e Aprendizagem da Matemática | Educação Inclusiva
 
 

David Antonio Brocardo
Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel. Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária. 
Interesses de Pesquisa: Pensamento Computacional | Tecnologias Digitais na Educação | Jogos Educacionais Digitais
 
 
Edson dos Santos Cordeiro
Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (1998). Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus de Francisco Beltrão, PR.
Interesses de Pesquisa: Jogos Educacionais Digitais | Inclusão Escolar | Educação Especial
 
  

Eduardo Cozer
Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq.
Interesses de Pesquisa: Jogos Educacionais Digitais | Inclusão Escolar | Educação Especial
 
 

Fernanda Marchiori Grave
Doutora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2025). Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal  do Paraná - UTFPR (2009). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná - IFPR, campus de Barracão.
Interesses de Pesquisa: Insubordinação Criativa | Teoria da Complexidade | Escrita Epistolar
 
 
Gabriel Santos da Silva
Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel. Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR. Bolsista pelo grupo PETComp Unioeste, onde desenvolve projeto de Iniciação Científica Voluntária.
Interesses de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Educação | Jogos Educacionais Digitais | Gamificação | Metodologias Ativas no Ensino de Computação
 
 
   

Gabrielle Thais Werle
Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Unioeste. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2023). Bolsista.
 Interesses de Pesquisa: Educação Inclusiva | Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais | Teoria Histórico-Cultural
 
 
 

Gustavo Macedo
Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária.
Interesses de Pesquisa: Pensamento Computacional | Tecnologias Digitais na Educação
 
 
  
Hênio Oliveira
Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestre em Educação pela Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal. Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, campus avançado Natal Zona Leste. Docente EBTT do Instituto Federal de Brasília - IFB. Autor do aplicativo educacional Fera Math.
Interesses de Pesquisa: Educação Matemática | Educação a Distância | Tecnologias Digitais
 
  

Jefferson Rodrigo Speck
Mestrando em Ciência da Computação - PPGComp - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Especialista em Planejamento Tributário - Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2024). Especialista em Ciência de Dados - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (2024). Especialista em Inteligência Artificial e Machine Learning - Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2024). Especialista em Docência em Sistemas de Informação - Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2023). Especialista em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas - Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2023). Graduado em Ciências Contábeis pela Unioeste (2010). Professor de Ensino Superior no Isepe de Marechal Cândido Rondon, PR.
Interesses de Pesquisa: Inteligência Artificial | Ciência de Dados | Inovação Tecnológica na Educação | Computação Cognitiva e Interação Homem-Máquina
 
 
 

João Carlos Gomes Moeda Junior
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação - PPGComp, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. 
Interesses de Pesquisa: Design, com ênfase em Design de Interface | Experiência do Usuário - UX | Interface do Usuário - UI | Interação Humano-computador - IHC | Design de Identidades Visuais
 
 
   

João Cesar Maciel Valim
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestre em Matemática no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT – pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali (2012). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste (2008). Professor do Instituto Federal do Paraná – IFPR, campus Cascavel, PR.
Interesses de Pesquisa: Educação Matemática; Pensamento Computacional; Metodologias Ativas
 
 
 

Jonathan José Alupe Alves
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEFB - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Especializando em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Licenciado em Informática pela UTFPR (2021). Assistente Educacional na pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação - CTI - da Secretaria Municipal de Educação - SEMED - de Francisco Beltrão, PR.
Interesses de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Infância | Computação na Educação Básica | Tecnologias em processos de ensino e aprendizagem
 
 

Josemar da Silva de Oliveira
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestre em Ensino de Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2022). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR, campus Assis Chateaubriand (2018). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde - UNICV (2021). Licenciado em Física pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2020). Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ampére - FAMPER (2016). Professor Efetivo do Ensino Fundamental Anos Iniciais na Prefeitura de Realeza, PR. Professor Temporário na rede estadual de Educação do Paraná - SEED.
Interesses de Pesquisa: Formação de Professores | Tecnologias na Educação | Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Matemática
 
 

Leonardo Bednarczuk Balan de Oliveira
Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel. Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária.
 Interesses de Pesquisa: Pensamento Computacional | Tecnologias Digitais na Educação | Computação na Educação Básica 
  
  

Luiz Henrique Bezerra Bonadiman
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGComp - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Técnico em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR (2015). Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Paranaense - UNIPAR, campus de Cascavel (2013). Coordenador de Informática e Robótica Educacional da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, PR. Coordenador Estadual da Política de Inovação Educação Conectada - PIEC.
Interesses de Pesquisa: Pensamento Computacional | Computação na Educação Básica | Informática aplicada à Educação | Tecnologia Assistiva e Interação Humano-Computador 
  
  

Márcia Regina Kaminski
Doutora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2023). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino  - PPGEn - pela Unioeste (2018). Técnica em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR (2015). Especialista em Ensino de Matemática pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – Univale (2004). Licenciada em Matemática pela Unioeste (2003). Instrutora de Informática Educacional na Rede Municipal de Ensino de Cascavel, PR. Professora na Univel Centro Universitário (Cascavel, PR).
Interesses de Pesquisa: Educação Matemática | Pensamento Computacional | Jogos e Gamificação na Educação | Ensino Híbrido
 
 
Mariangela Deliberalli
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2017). Especialista em Educação Especial pela CELER/FACISA. Especialista em Altas Habilidades/Superdotação pela Faculdade São Brás. Licenciada em Matemática pela Faculdade Guairacá. Bolsista CAPES pelo PPGECEM/Unioeste.
Interesses de Pesquisa: Formação de Professores | Educação Matemática | Pensamento Computacional | Tecnologias Digitais na Educação
 
 
Mayara Seibt
Mestranda do curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - campus Cascavel-PR, na linha de pesquisa de Educação Matemática. Pós-médio em Formação de Docentes (2012). Licenciada em letras: Português/Inglês (2015) e Pedagogia (2019). Especialista em educação especial com ênfase em deficiência intelectual (2017).
Interesses de Pesquisa: Educação Matemática | Educação Inclusiva | Educação Infantil | Aprendizagem Dialógica | Formação Inicial e Continuada de Professores
 
 

Odair Moreira de Souza
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGInf) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em cooperação com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Ciência da Computação – Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2015). Bacharel em Ciência da Computação – Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2011). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Paraná - IFPR, campus Cascavel, PR.
Interesses de Pesquisa: Engenharia de Software | Educação em Computação | Ensino de Programação Competitiva
 
   

Paula Miloca Conejo
Acadêmica do curso de Ciência da Computação na Unioeste, campus de Cascavel.
Interesses de Pesquisa: Realidade Aumentada no Ensino e Aprendizagem da Matemática
 
  

Priscila Gleden Novaes da Silva
Doutora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2024). Mestra em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2013). Especialista em Educação Matemática pela Unioeste (2009). Licenciada em Matemática pela Unioeste (2007). Professora do Magistério Superior na Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA. 
Interesses de Pesquisa: Educação Matemática | Ensino e aprendizagem de Matemática| Formação de Professores | Criatividade em Matemática
 
 

Rayssa Mariana Silva Santana
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação - PPGComp - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2024). Especialista em Desenvolvimento de Aplicações Web pela UniBF (2019). Bacharel em Sistemas da Informação pela Uninabuco - Recife (2016). 
Interesses de Pesquisa: Informática aplicada à Educação | Computação no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico | Pensamento Computacional | Jogos e gamificação na Educação
 
 

Simone Aparecida Ribeiro Spinelli
Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco-UCB (2010) e em Letras/Libras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2024). Professora do Ensino Básico e Coordendora Pedagógica do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida - CAP municipal, Cascavel, PR.
Interesses de Pesquisa: Formação docente | Ensino e Aprendiagem da Matemática | Educação Inclusiva
 
  

Stefane Layana Gaffuri
Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA. Licenciada em Matemática pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Membra do Núcleo de Pesquisa em Educação Tecnológica (NEPET/UFSC). Professora e pesquisadora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Francisco Beltrão.
Interesses de Pesquisa: Formação de Professores | Educação Matemática Crítica | Ciência, Tecnologia e Sociedade | Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia nos cursos de Engenharia
 
  

Thais Mazotti Lins 
Doutoranda em Letras - PPGL - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEn - pela Unioeste (2021). Especialista em Informática Instrumental Aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2018). Especialista em Língua Inglesa pela Unioeste (2018). Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa pela Unioeste (2015). Foi Bolsista CAPES pelo PPGEn/Unioeste.
Interesses de Pesquisa: Pensamento Computacional | Ensino de Línguas Adicionais
 
 

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2022). Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2009). Especialista em Estatística pela UEL (2007). Licenciada em Matemática pela UEL (2005). Professora na Unioeste, campus Foz do Iguaçu, PR.
Interesses de Pesquisa:  Educação Matemática | Ensino e aprendizagem da Matemática | Formação de Professores | Educação Inclusiva
 
  

Victor Fernando Casarotto
 
Mestrando em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Licenciado em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Toledo.
Interesses de Pesquisa:  Educação Matemática | impressão 3D | Jogos Digitais | Educação Inclusiva
 
  

Vinicius Messaggi de Lima Ribeiro
 
Graduando em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste do Paraná- Unioeste.
Interesses de Pesquisa:  Educação Inclusiva | Ensino de Jogos | Desenvolvimento de Software
 
  

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.