Membros
Ana Karen Gonçalves

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestra no PPGECEM pela Unioeste (2024). Licenciada em Matemática pela Unioeste (2021). Especialista em Sistemas Baseados em Objetos para Ambiente Internet pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UTFPR (2006). Bacharela em Informática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1999). Bolsista CAPES pelo PPGECEM/Unioeste.
Ana Paula Nahirne

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - pela Unioeste (2017). Especialista em Educação do Campo: Fundamentos e Práticas na Área do Conhecimento pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2016). Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2015). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - Esap (2013). Bacharela em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz - Fag (2018). Licenciada em Matemática pela Universidade Norte do Paraná - Unopar (2016). Licenciada em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática pela Unicentro (2013). Professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná - SEED - e professora colaboradora no Centro Universitário Campo Real.
Augusto Barella Dal Prá

Graduando em Ciências da Computação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Carlos Roberto da Silva

Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN (2015) (antiga Universidade Bandeirante de São Paulo), Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), Especialização em Educação Matemática pela Faculdade Osvaldo Cruz, graduação em Licenciatura Em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1995). Atualmente é professor titular do Instituto Federal Catarinense - Campus Videira..
Danilo Giacobo

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação - PPGInf - pela Universidade Federal do Paraná - UFPR - em cooperação com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestre em Informática em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2006). Licenciado em Matemática pela FAEL (2017). Bacharel em Análise de Sistemas pela PUCPR (2003). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná - IFPR, campus Quedas do Iguaçu, PR.
Interesses de Pesquisa: Ensino de Banco de Dados | Inteligência Artificial Generativa na Educação | Gamificação | Computação Desplugada
Davi Cézar da Silva

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2023). Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Franciscana - UNIFRA (2013). Licenciado em Matemática pela Faculdade Jesus Maria José - FAJESU (2010). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense - IFC, campus Videira, SC.
Interesses de Pesquisa: Formação de Professores | Ensino e Aprendizagem da Matemática | Educação Inclusiva
David Antonio Brocardo

Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel. Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária.
Interesses de Pesquisa: Pensamento Computacional | Tecnologias Digitais na Educação | Jogos Educacionais Digitais
Edson dos Santos Cordeiro

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (1998). Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus de Francisco Beltrão, PR.
Eduardo Cozer

Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq.
Fernanda Marchiori Grave

Doutora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2025). Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2009). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná - IFPR, campus de Barracão.
Gabriel Santos da Silva

Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel. Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR. Bolsista pelo grupo PETComp Unioeste, onde desenvolve projeto de Iniciação Científica Voluntária.
Interesses de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Educação | Jogos Educacionais Digitais | Gamificação | Metodologias Ativas no Ensino de Computação
Gabrielle Thais Werle

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Unioeste. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2023). Bolsista.
Interesses de Pesquisa: Educação Inclusiva | Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais | Teoria Histórico-Cultural
Gustavo Macedo

Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária.
Hênio Oliveira

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestre em Educação pela Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal. Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, campus avançado Natal Zona Leste. Docente EBTT do Instituto Federal de Brasília - IFB. Autor do aplicativo educacional Fera Math.
Jefferson Rodrigo Speck

Mestrando em Ciência da Computação - PPGComp - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Especialista em Planejamento Tributário - Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2024). Especialista em Ciência de Dados - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (2024). Especialista em Inteligência Artificial e Machine Learning - Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2024). Especialista em Docência em Sistemas de Informação - Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2023). Especialista em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas - Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2023). Graduado em Ciências Contábeis pela Unioeste (2010). Professor de Ensino Superior no Isepe de Marechal Cândido Rondon, PR.
Interesses de Pesquisa: Inteligência Artificial | Ciência de Dados | Inovação Tecnológica na Educação | Computação Cognitiva e Interação Homem-Máquina
João Carlos Gomes Moeda Junior

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação - PPGComp, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Interesses de Pesquisa: Design, com ênfase em Design de Interface | Experiência do Usuário - UX | Interface do Usuário - UI | Interação Humano-computador - IHC | Design de Identidades Visuais
João Cesar Maciel Valim

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestre em Matemática no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT – pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali (2012). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste (2008). Professor do Instituto Federal do Paraná – IFPR, campus Cascavel, PR.
Jonathan José Alupe Alves

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEFB - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Especializando em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Licenciado em Informática pela UTFPR (2021). Assistente Educacional na pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação - CTI - da Secretaria Municipal de Educação - SEMED - de Francisco Beltrão, PR.
Interesses de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Infância | Computação na Educação Básica | Tecnologias em processos de ensino e aprendizagem
Josemar da Silva de Oliveira

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestre em Ensino de Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2022). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR, campus Assis Chateaubriand (2018). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde - UNICV (2021). Licenciado em Física pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2020). Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ampére - FAMPER (2016). Professor Efetivo do Ensino Fundamental Anos Iniciais na Prefeitura de Realeza, PR. Professor Temporário na rede estadual de Educação do Paraná - SEED.
Interesses de Pesquisa: Formação de Professores | Tecnologias na Educação | Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Matemática
Leonardo Bednarczuk Balan de Oliveira

Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel. Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária.
Interesses de Pesquisa: Pensamento Computacional | Tecnologias Digitais na Educação | Computação na Educação Básica
Luiz Henrique Bezerra Bonadiman

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGComp - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Técnico em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR (2015). Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Paranaense - UNIPAR, campus de Cascavel (2013). Coordenador de Informática e Robótica Educacional da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, PR. Coordenador Estadual da Política de Inovação Educação Conectada - PIEC.
Interesses de Pesquisa: Pensamento Computacional | Computação na Educação Básica | Informática aplicada à Educação | Tecnologia Assistiva e Interação Humano-Computador
Márcia Regina Kaminski

Doutora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2023). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGEn - pela Unioeste (2018). Técnica em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR (2015). Especialista em Ensino de Matemática pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – Univale (2004). Licenciada em Matemática pela Unioeste (2003). Instrutora de Informática Educacional na Rede Municipal de Ensino de Cascavel, PR. Professora na Univel Centro Universitário (Cascavel, PR).
Interesses de Pesquisa: Educação Matemática | Pensamento Computacional | Jogos e Gamificação na Educação | Ensino Híbrido
Mariangela Deliberalli

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2017). Especialista em Educação Especial pela CELER/FACISA. Especialista em Altas Habilidades/Superdotação pela Faculdade São Brás. Licenciada em Matemática pela Faculdade Guairacá. Bolsista CAPES pelo PPGECEM/Unioeste.
Interesses de Pesquisa: Formação de Professores | Educação Matemática | Pensamento Computacional | Tecnologias Digitais na Educação
Mayara Seibt

Mestranda do curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - campus Cascavel-PR, na linha de pesquisa de Educação Matemática. Pós-médio em Formação de Docentes (2012). Licenciada em letras: Português/Inglês (2015) e Pedagogia (2019). Especialista em educação especial com ênfase em deficiência intelectual (2017).
Interesses de Pesquisa: Educação Matemática | Educação Inclusiva | Educação Infantil | Aprendizagem Dialógica | Formação Inicial e Continuada de Professores
Odair Moreira de Souza

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGInf) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em cooperação com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Ciência da Computação – Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2015). Bacharel em Ciência da Computação – Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2011). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Paraná - IFPR, campus Cascavel, PR.
Interesses de Pesquisa: Engenharia de Software | Educação em Computação | Ensino de Programação Competitiva
Paula Miloca Conejo

Acadêmica do curso de Ciência da Computação na Unioeste, campus de Cascavel.
Priscila Gleden Novaes da Silva

Doutora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2024). Mestra em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2013). Especialista em Educação Matemática pela Unioeste (2009). Licenciada em Matemática pela Unioeste (2007). Professora do Magistério Superior na Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA.
Interesses de Pesquisa: Educação Matemática | Ensino e aprendizagem de Matemática| Formação de Professores | Criatividade em Matemática
Rayssa Mariana Silva Santana

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação - PPGComp - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2024). Especialista em Desenvolvimento de Aplicações Web pela UniBF (2019). Bacharel em Sistemas da Informação pela Uninabuco - Recife (2016).
Interesses de Pesquisa: Informática aplicada à Educação | Computação no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico | Pensamento Computacional | Jogos e gamificação na Educação
Simone Aparecida Ribeiro Spinelli

Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco-UCB (2010) e em Letras/Libras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2024). Professora do Ensino Básico e Coordendora Pedagógica do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida - CAP municipal, Cascavel, PR.
Stefane Layana Gaffuri

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA. Licenciada em Matemática pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Membra do Núcleo de Pesquisa em Educação Tecnológica (NEPET/UFSC). Professora e pesquisadora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Francisco Beltrão.
Interesses de Pesquisa: Formação de Professores | Educação Matemática Crítica | Ciência, Tecnologia e Sociedade | Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia nos cursos de Engenharia
Thais Mazotti Lins

Doutoranda em Letras - PPGL - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEn - pela Unioeste (2021). Especialista em Informática Instrumental Aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2018). Especialista em Língua Inglesa pela Unioeste (2018). Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa pela Unioeste (2015). Foi Bolsista CAPES pelo PPGEn/Unioeste.
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2022). Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2009). Especialista em Estatística pela UEL (2007). Licenciada em Matemática pela UEL (2005). Professora na Unioeste, campus Foz do Iguaçu, PR.
Interesses de Pesquisa: Educação Matemática | Ensino e aprendizagem da Matemática | Formação de Professores | Educação Inclusiva
Victor Fernando Casarotto

Mestrando em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Licenciado em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Toledo.
Acessos: 3241