Grade Curricular

Disciplina: Introdução ao componente Curricular Projeto de Vida (24h)

Ementa: Essa disciplina visa introduzir o(a) acadêmico(a) no curso de especialização ao apresentar a estrutura, os objetivos e fundamentos dessa pós-graduação. Descreve como o Projeto de Vida, ganhou centralidade no ensino médio na última reforma educacional, retomando a definição do termo, advindo do campo da psicologia e questiona como ele adentra ao campo educacional. Visando compreender o caminho de inserção na educação, faz um levantamento dos documentos norteadores desde a primeira ocorrência em 1998 até a versão homologada da BNCC. Destaca as interferências do campo econômico que apoiaram e defenderam a implementação do projeto de vida como eixo central do ensino médio e, indica como ele passou a ser componente curricular após recomendações da Consed e dos livros específicos selecionados pelo PNLD.

 

Disciplina: Políticas Educacionais correlacionadas ao Projeto de Vida (24h)

 Ementa: Essa disciplina visa compreender as orientações políticas internacionais, emanadas dos organismos multilaterais, evidenciando as interferências e influências nas tomadas de decisões governamentais a respeito da educação, dando ênfase às perspectivas do Projeto de Vida.

 

Disciplina: Identidade pessoal (24h)

Ementa: Essa disciplina apresenta as principais teorias e práticas em psicologia da personalidade. Fornece subsídios para a compreensão das questões conceituais, metodológicas e epistemológicas envolvidas nas teorias e práticas da personalidade, bem como possibilita uma reflexão crítica sobre elas. Considerando que o curso reconhece a natureza social do homem e a necessidade vital do outro, o desenvolvimento interpessoal e as relações com as diferenças individuais e influências sociais ganham destaque.

 

Disciplina: A construção do “eu” a partir da alteridade (24h)

 Ementa: O foco dessa disciplina é expor como as Ciências Sociais - Antropologia, Sociologia e Ciência Política - podem auxiliar na compreensão das atuais narrativas acerca da construção do “eu”, pautadas na ideia de pensar a “si mesmo” a partir da relação entre singularidade/subjetividade e alteridade/outros. Cada um se torna uma “pessoa” (subjetividade) a partir de diferenciações e similaridades que tem por base outros indivíduos, grupos e a sociedade. Trata-se de refletir como o olhar sobre si mesmo só se torna possível diante da existência do outro (alteridade) entendido como sujeitos, grupos e instituições.

 

Disciplina: Conhecimento de si: elementos conceituais de uma vida examinada (24h)

Ementa: Essa disciplina se propõe a fazer uma análise das perspectivas encontradas na filosofia como possíveis respostas para as perguntas: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? E qual o sentido da existência humana? Conduzir uma pesquisa, em conjunto com os estudantes, visando mostrar que é possível construir alternativas de respostas conceitualmente sofisticadas e instigantes para questões que emergem na experiência humana sobre si e sua posição no mundo. Tópicos de Ética; Tópicos de Metafísica; Antropologia Filosófica.

 

Disciplina: Auto-empreendedorismo e Marketing de “si” (24h)

 Ementa: Essa disciplina se propõe a realizar a crítica da literatura de “auto-ajuda” que está baseada numa compreensão mercadológica do que é a subjetividade e a vida e usa conceitos como marketing e empreendedorismo para tratar a si mesmo como uma “mercadoria” que pode ser vendida. Com as ciências sociais é possível enfatizar a autenticidade e compreender como aproveitar as próprias características e talentos de um modo que seja interessante para o mercado (profissionalmente) sem perder a própria essência. Ensinar a produzir o próprio “currículo” de modos mais contemporâneos: portfólios, vídeos, redes sociais, entre outros recursos.

 

Disciplina: Competências socioemocionais (24h)

 Ementa: A consciência das competências socioemocionais contribui para a promoção e para a autoavaliação dos níveis de prazer e de bem-estar ao longo da vida. Elas formam um constructo complexo compreendido por habilidades e conceitos da Inteligência Emocional, visto que contribuem para o desenvolvimento e o ajustamento social e emocional. Uma vez que as relações sociais e emocionais são fundamentadas por princípios éticos, essa disciplina pauta-se na Psicologia Moral. Convém compreender os processos mentais que levam o sujeito a legitimar e seguir ou não determinadas regras, princípios e valores morais.

 

Disciplina: Do sujeito abstrato moderno às novas concepções de subjetividades (24h)

 Ementa: Essa disciplina se propõe e refletir como as Ciências Sociais - Antropologia, Sociologia e Ciência Política - podem auxiliar na compreensão das atuais relações do “eu” com o “outro”. As relações com o “outro” foram modernamente pensadas a partir de um sujeito abstrato (que era unitário, racional, branco e masculino) e isso gerou diversas teorias sociológicas que depois foram questionadas pelas novas concepções de subjetividade. Evidenciar como as perspectivas pós-modernas, pós-coloniais e decoloniais e a emergência das novas subjetividades – militantes pela diversidade LGBTQIA+, feministas, antirracistas, anti-capacitistas entre outros – implicaram em alterações no tipo de relação possível com o outro, resultando em novos aprendizados e, por conseguinte, novas formas de se colocar no mundo.

 

Disciplina: Observando o Mundo: Interlocuções entre Ciência e Filosofia (24h)

Ementa: Essa disciplina apresenta as relações entre o discurso científico e a sua fundamentação filosófica para a construção de uma descrição e explicação do mundo natural e as suas interações com a humanidade. O papel da experiência e da racionalidade como elementos essenciais do conhecimento. Distinção entre opinião e ciência. Realismo e antirrealismo; Natureza; Verdade e Pós-verdade.

 

Disciplina: Análise Existencial (24h)

 Ementa: A Logoterapia criada por Viktor Frankl é considerada a terceira escola vienense de psicoterapia (ao lado da Psicanálise de Freud e da Psicologia Individual de Adler), seus princípios estão atrelados à busca pelo sentido da vida, ao desejo humano de encontrar esse significado, que é único para cada indivíduo e à liberdade que cada um tem para tomar uma decisão. Com base na teoria de Viktor Frankl e nos princípios da Análise Existencial, essa disciplina visa contribuir para a definição do Projeto de Vida de cada indivíduo, sem dar enfoque único e central à escolha profissional, que pode ser parte do Projeto de Vida, mas não exclusiva.

 

Disciplina: O sujeito político e sua relação com o mundo: conservação/transformação (24h)

 Ementa: Como as Ciências Sociais - Antropologia, Sociologia e Ciência Política - podem abordar a questão da transformação do indivíduo em sujeito político, capaz de se relacionar com o que está estabelecido: como as instituições, a política, a economia, a ideologia, dentre outros. E, como este sujeito se posiciona diante destas estruturas pré-estabelecidas: que variam desde uma postura de conservação do status quo, de reforma ou de contestação, o que implica em modos distintos de compreender a si mesmo, de agir e de se associar com o outro. Como isso resulta em formas específicas de transformação da própria vida e também da sociedade.

 

Disciplina: Natureza Humana, Trabalho, Sociedade (24h)

 Ementa: O trabalho é um assunto com uma longa tradição filosófica. Alguns dos sistemas filosóficos mais influentes dedicam atenção considerável a questões sobre quem deve trabalhar, como deve funcionar e por quê. Indiscutivelmente, então, nenhum fenômeno exerce maior influência sobre a qualidade e as condições da vida humana do que o trabalho. O trabalho, portanto, merece o mesmo nível de escrutínio filosófico que outros fenômenos centrais à atividade econômica (por exemplo, mercados ou propriedade) ou à vida coletiva (a família, por exemplo). A história da filosofia contém uma série de perspectivas divergentes sobre o lugar do trabalho na vida humana que são abordadas nessa disciplina: natureza humana; propriedade; liberdade; estado.

 

Disciplina: Temas Transversais (24h)

Ementa: O foco dessa disciplina são os Temas Transversais, entendidos como princípios norteadores que devem integrar os conhecimentos contemporâneos, considerados na última reforma educacional, relevantes e necessários para contribuir com o desenvolvimento cidadão e com a educação integral. Convém problematizar as possíveis estratégias de inclusão de Temas Transversais na prática da sala de aula.

 

Disciplina: Metodologias Ativas (24h)

Ementa: Com enfoque nas metodologias ativas de ensino e aprendizado, essa disciplina se propõe a abordar as correntes pedagógicas, destacando o desenvolvimento das metodologias construtivistas que protagonizam o papel do aluno em contraste e contraposição às metodologias tradicionais de ensino. Além de refletir sobre as finalidades das metodologias ativas, propõe ensaios imersivos que se utilizem de metodologias ativas variadas.

 

Disciplina: Metodologia da pesquisa e escrita acadêmica (12h)

Ementa: Apresentação dos elementos e componentes que constituem um projeto de pesquisa voltado para a temática do ensino do componente curricular Projeto de Vida. Delimitação do problema de pesquisa. Discussão de metodologias de produção científica e acadêmica. Tópicos de redação e normas técnicas. Instruções de revisão bibliográfica.

 

Disciplina: Seminário de Pesquisa (72h)

Ementa: Elaborar e apresentar projeto de pesquisa para encaminhamento do Trabalho de Conclusão do Curso. Escrita e orientação do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Disciplina: Seminário de conclusão de curso (24h)

Ementa:  Apresentação e sustentação do Trabalho de conclusão de curso.

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