Sobre o Grupo de Pesquisa

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 O Grupo de Pesquisa, Investigação Fenomenológica na Educação Matemática (IFEM), tem a sua origem na experiência vivida em diferentes grupos de pesquisa, dos quais o seu líder participa ou participou. Inicialmente, com trabalhos desenvolvidos no grupo de Pesquisa e Ensino em Educação Matemática (GPEEM) da Unicentro, sob a liderança do Dr. Dionísio Burak, com ênfase na pesquisa com e sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática, já desenvolvendo pesquisas sob uma visão fenomenológica ao nível do mestrado e outros textos correlatos, posteriormente, em trabalhos desenvolvidos junto ao Grupo Fenomenologia na Educação Matemática (FEM) da UNESP de Rio Claro, sob a liderança da Dra Maria Aparecida Viggiani Bicudo, no qual o enfoque fenomenológico foi mais bem compreendido e aprofundado, tornando-se o principal modo de pesquisar, tanto ao nível de doutoramento quando em projetos de pesquisa, e também junto ao Grupo Formação de professores em Ciências e Matemática (FOPECIM) da Unioeste, Cascavel, sob a liderança da Dra. Dulce Maria Strieder, no qual a maioria das pesquisas concernentes à formação de professore em Modelagem Matemática foram na sua totalidade orientadas sob uma visão fenomenológica. Essa trajetória individual decorre de 19 anos de estudos do líder do grupo sobre Investigação fenomenológica na Educação Matemática e coletivamente se articula há mais de 10 anos em orientações de pesquisas segundo uma visão fenomenológica. Neste período foram concluídas 18 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado alinhadas a essa visão filosófica e de pesquisa, até março de 2023. A formação de recursos humanos no nível stricto sensu e a permanência de mestres e doutores que assumem a fenomenologia em seu sentido filosófico, ontológico, epistemológico e metodológico, esteve presente, em algum sentido, em todos os trabalhos, mesmo que inicialmente estivessem vinculados ao grupo Formação de Professores em Ciências e Matemática (FOPECIM) divididos em duas linhas: 1) Modelagem Matemática e Formação de professores e, 2) Educação Matemática e Formação professores. A nucleação destas pesquisas sob o olhar fenomenológico de pesquisa, bem como dos projetos, coorientações com doutores egressos, bem como as orientações em andamento e futuras, evidencia que já há um grupo de pesquisa trabalhando em sentido ad hoc, mesmo que não formalmente. Nesse sentido, compreendemos que dada a maturidade acadêmica alcançada pelos membros que permanecem em colaboração com a liderança do grupo, tornou-se imperativo a criação e instauração de um grupo de pesquisa que já se caracteriza como um coletivo de pensamento (FLECK, 1989) que possui um modo de pensar próprio sobre Fenomenologia na Educação Matemática. Desta maneira, não é uma cisão com os demais grupos, mas uma distinção de objetivos e principalmente de orientação filosófica. Considerando o exposto e os diversos temas de pesquisa, concernentes aos aspectos Didático-Pedagógicos de “Tendências em Educação Matemática”, Epistemologia da Educação Matemática, à Filosofia da Educação Matemática, Filosofia da Matemática, Ensino e Aprendizagem da Matemática, realizados sob a liderança do Dr. Tiago Emanuel Klüber, o Grupo de Pesquisa Investigação Fenomenológica na Educação matemática (IFEM) tem por objetivo: -Investigar fenomenologicamente os diversos aspectos concernentes à Educação Matemática os quais solicitem compreensão filosófica.  

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