Image

Assistência Estudantil

A Assistência Estudantil é hoje uma das pautas prioritárias na gestão das Universidades Públicas, em especial nas universidades jovens como a nossa, que ainda está se estruturando e que precisa de investimentos públicos para fazer frente às demandas de criar condições para permanência e desenvolvimento dos acadêmicos de graduação e pós-graduação.

Manter um acadêmico dentro de uma instituição de ensino requer muito mais que apenas a estrutura pedagógica necessária para cada curso.

Como forma de tornar o acesso à educação superior mais democrático, proporcionando igualdade de oportunidades, as universidades públicas brasileiras vêm adotando diversas políticas de inclusão, considerando que apenas 51,3% dos jovens, na faixa etária entre 18 e 24 anos, frequentam as universidades (IBGE, 2012).

Diante desta realidade a Unioeste através do Conselho de Assistência Estudantil – CAE, propôs a criação do Fórum para a Construção da Política de Assistência Estudantil da Unioeste - FORCONPAE, ainda no ano de 2020.

O FORCONPAE

Tem como finalidade a construção coletiva da proposta de Política de Assistência Estudantil da UNIOESTE para aprovação do Conselho Universitário – COU, sendo pensado na perspectiva de:

  • Criar condições estruturais e epistemológicas de construção da proposta de Política de Assistência com a participação ampla da comunidade acadêmica;
  • Agregar a comunidade acadêmica na construção da proposta, objetivando o conhecimento e comprometimento de todos em torno da proposta aprovada.
  • Utilizar os meios digitais disponíveis como meio para socializar e oportunizar a participação do maior número de pessoas nas discussões e reflexões da construção da proposta de uma Política da Assistência Estudantil na Unioeste.

Foi dividido em três fases, sendo a primeira: palestras com temas pertinentes a assistência estudantil, tendo em vista a permanência, o desenvolvimento e o bem-estar.

A segunda: fóruns setoriais que acontecerão nos campi para construção de uma proposta de diretrizes para a política de assistência estudantil a ser submetida na terceira fase.

E a terceira e última, que é a plenária final do fórum, onde serão apresentadas as propostas dos fóruns setoriais para a discussão e aprovação das propostas finais a serem encaminhadas ao Conselho de Assistência Estudantil - CAE, que encaminhará ao Conselho Universitário- COU.

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.