A proposta deste projeto de extensão surgiu após a professora coordenadora desse projeto, apresentar os resultados de sua pesquisa de doutorado em Educação em Ciências para os professores, equipe diretiva e pedagógica do Colégio Estadual Pato Bragado, na cidade Pato Bragado/PR, local onde a pesquisa de doutoramento foi realizada. A referida pesquisa teve como foco o processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos, a partir de saberes populares da comunidade daquela cidade na linha de pesquisa em Ensino de Química.
Os professores, das diferentes áreas do conhecimento daquela escola, avaliaram os aspectos positivos da referida pesquisa, e conjuntamente, acenaram a possibilidade de constituir um grupo de estudo, extensão e pesquisa visando ampliar o conhecimento teórico, metodológico e prático do referencial da Teoria da Aprendizagem Significativa – TAS (Ausubel, 2003), da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica – TASC (Moreira, 2011), dos Mapas Conceituais – MC (Novak e Gowin, 1996) e do estudo dos Saberes Populares, a partir do conceito de Ecologia de Saberes – ES (Santos, 2010), todos estes referenciais teóricos e metodológicos empregados na pesquisa realizada pela professora coordenadora deste projeto de extensão (Costa Beber, 2018).
A relevância científica e social deste projeto de extensão ampara-se na possibilidade de dar continuidade à pesquisa da professora coordenadora, buscando atender os apontamentos daquele estudo que destacou a importância em envolver a universidade, a escola e a comunidade no processo de ensino, visando atingir uma aprendizagem de qualidade, como também proporcionar um espaço de formação continuada e inicial para os integrantes.
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