Metas do PDI: RESOLUÇÃO Nº 105/2018-COU, DE 4 DE OUTUBRO DE 2018.
ITEM |
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS |
AÇÕES |
1 |
Atualizar a Estrutura Organizacional |
- Atualizar o Estatuto e o Regimento Geral; |
2 |
Fortalecer a Gestão Administrativa |
-Aprimorar o sistema Academus, com novas funcionalidades a fim de integrar as Pró-Reitorias; |
3 |
Fortalecer a Avaliação Institucional |
- Consolidar as ações da Avaliação Institucional e sua integração com o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Político Pedagógico Institucional; - Criar mecanismos para ampliar a participação da comunidade acadêmica no processo de avaliação institucional; - Ampliar a divulgação dos resultados da Avaliação junto à Comunidade Acadêmica; - Integrar e otimizar o sistema Minos para aplicação de questionários voltados à avaliação aos diferentes seguimentos; - Ampliar a utilização dos resultados da Avaliação como subsídios para os planejamentos institucionais. |
4 |
Fortalecer o processo de Planejamento Institucional |
- Implementar o processo de planejamento envolvendo a comunidade acadêmica; - Envidar esforços para a criação do Sistema de Planejamento Estratégico informatizado; - Manter o Planejamento Estratégico dos Campi, HUOP e Reitoria, com base nas análises realizadas pela comunidade externa e interna; - Adotar o Plano Diretor (PD), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), o Plano Plurianual (PPA) e o Relatório Final da Avaliação Institucional como documentos norteadores do processo decisório dos Campi, HUOP e Reitoria. |
5 |
Estimular a internacionalização das atividades da Universidade |
- Fomentar o intercâmbio discente e docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Unioeste; - Promover chamamentos públicos de mobilidade acadêmica de estudantes, docentes e agentes universitários; - Facilitar o recebimento de visitantes internacionais e socializar os eventos organizados entre os diferentes cursos, programas e campi; - Divulgar a Instituição no exterior a fim de recrutar acadêmicos e pesquisadores, ampliando a dimensão institucional; - Estimular a cooperação interinstitucional e internacional por meio de representação em redes e outras formas associativas entre os diferentes níveis da Unioeste; - Articular com as diferentes instâncias afins para promover um ambiente multicultural na Unioeste; - Promover a Unioeste por meio de seus informativos oficiais: Western Paraná Herald e Heraldo Oeste Paranaense; - Estimular e promover o ensino em línguas estrangeiras na comunidade acadêmica; - Promover a internacionalização da extensão e da pesquisa. |
6 |
Ampliar a interação entre a Unioeste e a Sociedade |
- Manter e ampliar as ações de integração da comunidade interna e externa a fim de fortalecer a política de inserção social; - Instituir debate público sobre o desenvolvimento das Comunidades Tradicionais da região e seus impactos econômicos, sociais e ambientais; - Ampliar as atividades de extensão visando maior interação com a sociedade. - Fortalecer as relações com a comunidade externa por meio de diferentes canais de comunicação. |
7 |
Implantar Políticas de Assistência Estudantil |
- Criar espaço de convivência nos Campi; - Disponibilizar espaços para o Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos; - Instituir ações de acolhimento e apoio ao estudante; - Criar, manter e ampliar estrutura de Apoio Psicológico aos Acadêmicos; |
- Implantar programas de assistência e orientação à saúde dos acadêmicos; -Valorizar e dar suporte para a consolidação de projetos de extensão que abarquem atividades esportivas, de cultura e de lazer aos discentes; - Instituir programa de prevenção e combate à evasão discente; - Viabilizar o subsídio total da refeição para estudantes que necessitem de assistência; - Buscar financiamento público para os investimentos necessários à infraestrutura física específico para o Restaurante Universitário; - Pleitear o financiamento e o fomento de custeio e subsídio à alimentação no RU; - Instituir bolsa permanência ao estudante que necessita de assistência; - Buscar formas para viabilização da Casa do Estudante e sua manutenção; - Readequar no site da Unioeste as informações pertinentes aos acadêmicos integrando dados sobre ensino, pesquisa, extensão necessárias à sua vida acadêmica; -Atualizar o questionário socioeconômico e implementá-lo, também, aos acadêmicos ingressantes pelo SISU. |
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8 |
Ampliar a Comunicação e divulgação das atividades da Unioeste |
- Socializar as atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas na Unioeste; - Desenvolver ações de marketing institucional; - Estimular os acadêmicos a elaborarem pesquisas que também resultem em fortalecimento da imagem e divulgação da Unioeste; - Aumentar a divulgação dos periódicos desenvolvidos pela Unioeste; - Proceder melhorias no sistema de comunicação e integração dos setores da universidade com a comunidade acadêmica; - Fortalecer as atividades da Ouvidoria. |
9 |
Fortalecer as Políticas de Ensino (Graduação e Pós-Graduação), de Extensão, de Pesquisa e de Inovação Tecnológica |
- Acompanhar o resultado do ENADE de todos os cursos e promover ações para melhoria da avaliação; - Instituir programas de apoio pedagógico por videoaulas voltados aos conhecimentos básicos de cada área; - Adquirir softwares e respectiva licença de uso para os cursos de graduação; - Criar o Programa de Tutoria para o acompanhamento dos cursos de graduação; - Elaborar e institucionalizar a Política de Formação Pedagógica inicial e continuada de Docentes; - Estimular a participação dos acadêmicos no Programa Ciência Sem Fronteiras; - Criar mecanismos de acompanhamento do Egresso; - Ampliar o número de títulos e volumes do acervo de livros e periódicos da Biblioteca; - Elaborar e institucionalizar a política de desenvolvimento de coleções das bibliotecas dos campi; - Ampliar e aumentar o valor das bolsas discente de ensino, pesquisa e extensão; - Promover a implantação de programas e projetos de extensão universitária com vistas para assegurar a curricularização da extensão; - Instituir e tornar permanente o processo de avaliação continuada das atividades de extensão, em consonância com o PPPI e o Sistema de Avaliação das Atividades de Extensão do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão; - Articular, fortalecer e instigar incubadoras Sociais e Solidárias; - Fortalecer a cultura e a prática da extensão inovadora; - Instituir um espaço cultural em cada Unidade; - Viabilizar cursos de formação em leis de incentivo e fomento financeiro de projetos, programas e atividades culturais nos campi da UNIOESTE; - Instituir a Bolsa Atleta Unioeste; - Promover maior integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão - Incentivar a interatividade dos Programas stricto sensu, com oferta de turmas especiais nos campi; - Apoiar a consolidação de cursos stricto sensu e lato sensu implantados e apoiar a implantação de novos cursos demandados pela comunidade acadêmica; - Estabelecer critérios claros de prioridades para investimentos nas estruturas da pós-graduação; - Apoiar a produção científica e sua divulgação em revistas indexadas nacionais e internacionais; - Ampliar ações para o Fomento/financiamento de publicação de periódicos, visando à melhoria da avaliação Qualis/Capes; - Manter e aprimorar o Programa de Iniciação científica; - Buscar ampliar o número de bolsas concedidas de iniciação científica (PIBIC, PIBIC-AF, PIBIT) pelos órgãos de fomento à Pesquisa CNPq e Fundação Araucária; - Incentivar o registro de Patentes; - Aprimorar o processo de transferência de tecnologia de patentes com o setor produtivo; - Fortalecer e ampliar a política de publicação da Edunioeste. |
10 |
Fortalecer o Ensino a Distância |
- Migrar servidores de aplicações e conteúdo do NEADUNI, visando flexibilidade; - Implementar matrícula on-line para todos os polos; - Desenvolver e implementar a integração entre o Academus e o Moodle; - Manter os cursos de graduação Bacharelado e Licenciatura em Letras/Libras e Tecnólogo em Gestão Pública; - Apoiar a implementação de práticas de EAD no ensino presencial; - Implantar novos cursos à distância. |
11 |
Ampliar e Fortalecer Políticas de Gestão de Pessoas |
- Viabilizar fóruns de discussões didático-pedagógicas e administrativas para atualização e aperfeiçoamento de práticas pedagógicas e da gestão acadêmica; - Incentivar a criação de Mestrados e Doutorados Interinstitucionais (Minter e Dinter) voltados à capacitação dos servidores (Docentes e Agentes Universitários); - Estimular a qualificação permanente dos servidores (Docentes e Agentes Universitários); - Fortalecer a Política de Captação de Recursos para investimento na qualificação e capacitação dos servidores (Docentes e Agentes Universitários); - Instituir política de relotação e redimensionamento dos Agentes Universitários; - Ampliar o quadro de servidores (Docentes e Agentes Universitários) efetivos em conformidade com o crescimento da estrutura administrativa, de ensino, pesquisa e extensão da instituição; - Garantir a recomposição e a reposição das vagas de servidores (Docentes e Agentes Universitários) efetivos, com base nas demandas consolidadas; - Revisar o Plano de Carreira dos Servidores (Docentes e Agentes Universitários); - Garantir o TIDE Docente como regime de trabalho; - Garantir o TIDE aos Cargos da Estrutura Organizacional que exerçam dedicação exclusiva; - Retomar a implantação do Plano de Desenvolvimento do Agente Universitário (PDA); - Consolidar a Implantação do Serviço Especializado de Segurança em Medicina do Trabalho; - Desenvolver Programa de qualidade de vida no trabalho e garantir sua implementação permanente; - Desenvolver ações para o combate ao absenteísmo. |
12 |
Expandir e Consolidar os Cursos de Graduação e de Pós-Graduação |
- Implantar os cursos de Graduação e Pós-Graduação previstos no Plano Diretor; - Buscar junto aos órgãos de Fomento à Pesquisa e Pós-graduação apoio para aprimoramento da infraestrutura de pesquisa e Pós-graduação; - Definir os critérios para apoiar as áreas estratégicas de Pesquisa vinculadas aos Programas de Pós-graduação nas propostas Institucionais de apoio à Infraestrutura e à Pesquisa e Pós-graduação nos órgãos de fomento à Pesquisa (Capes Pró-equipamentos, FA – Capes Pró-equipamentos e CT-INFRAFINEP); - Apoiar a implantação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu profissionalizantes e acadêmicos por financiamento de visitas de consultores indicados pelo comitê de área da CAPES para avaliação das propostas; - Apoiar ações estratégicas dos Programas de pós-graduação stricto sensu e emprego de recursos financeiros do PROAP; - Alterar a resolução da Pós-graduação stricto sensu considerando as novas diretrizes da CAPES que permitem a implantação de cursos de Pós-graduação usando a tecnologia de Ensino a distância; |
13 |
Fortalecer as Políticas de Inclusão |
- Ampliar o acesso e garantir a permanência dos segmentos étnicos e sociais historicamente excluídos do ensino superior público; - Envidar esforços para o cumprimento do plano de acessibilidade do PEE; - Desenvolver novos projetos que visem às ações inclusivas e de acessibilidade. - Contratar profissionais efetivos para atuarem no acompanhamento dos acadêmicos com deficiência de acordo com cada necessidade; - Ampliar a oferta de curso de Libras à comunidade acadêmica visando à grande maioria dos docentes e agentes universitários para que possam se comunicar nessa língua. |
14 |
Implantar Políticas de Educação Ambiental |
- Gerenciar e Minimizar a geração de Resíduos; - Implantar e modernizar plano de gerenciamento de resíduos; - Desenvolver ações junto à comunidade envolvida (docentes e discentes) de conscientização e adoção de práticas responsáveis que minimizem os impactos das atividades de ensino e de pesquisa; - Construir uma estrutura física destinada à recuperação de solventes e ao tratamento de parte dos resíduos gerados; - Incentivar o reuso e o reaproveitamento de insumos e reagentes químicos; - Adotar os princípios da Química Verde; - Desenvolver campanhas informativas visando minimizar a utilização de descartáveis; - Implantar sistema de coleta e utilização de águas pluviométricas; - Desenvolver campanhas de preservação e conservação dos espaços públicos; - Adotar e implementar um protocolo de coleta e armazenamento de resíduos químicos. |
15 |
Ampliar e adequar a infraestrutura Física e Tecnológica (o detalhamento de cada ação está discriminado no Plano Diretor) |
- Concluir e ampliar as instalações adequando-as à estrutura para possibilitar maior acessibilidade; - Construir e/ou ampliar passarelas de acesso entre os edifícios; - Melhorar a estrutura com a ampliação dos espaços, via novas construções ou readequação dos existentes para atendimento das atividades fins e meio; - Construir e/ou melhorar a infraestrutura do Restaurante Universitário (RU); - Implementar projeto urbanístico; - Implantar e consolidar o sistema de segurança e monitoramento da universidade; - Executar Projeto Básico de Arquitetura nas Normas Vigentes para regularização junto à Vigilância Sanitária; - Executar projeto de climatização nas normas vigentes com vistas à regularização junto à Vigilância Sanitária; - Executar Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) nas Normas Vigentes para regularização junto ao Corpo de Bombeiros; - Instalar e reformar o sistema de iluminação e da rede de energia elétrica a fim de priorizar energias renováveis; - Implementar e/ou adequar as instalações hidráulicas (água, esgoto, galerias pluviais); - Melhorar sistema de telefonia; - Atualizar os recursos tecnológicos existentes; - Implantar a redundância do link de comunicação de dados; - Atualizar e/ou adquirir softwares e equipamentos de informática a partir de compras ou contratos de locação; - Atualizar e proceder manutenção dos projetores multimídia; - Modernizar o sistema de controle de frequência dos servidores; - Ampliar e modernizar a estrutura física e tecnológica das bibliotecas; - Adquirir equipamentos específicos aos laboratórios; - Adquirir maquinários e implementos agrícolas para complementar e ampliar o parque tecnológico dos Núcleos e afins; - Adquirir maquinários e equipamentos necessários a realização dos serviços de manutenção e conservação; - Adquirir novos mobiliários; - Adquirir novos veículos e a manutenção da frota existente. |
- Privilegiar a Qualificação Técnica e a Carreira na designação dos nomes para os Cargos em Comissão e Chefias.
- Organizar a realização de uma Estatuinte para rever o Estatuto e Regimento da UNIOESTE.
- Elaboração do Plano de Desenvolvimento da Unioeste (PDI), por meio de Comissão composta por representantes de todas as Unidades da Unioeste,para os próximos cinco anos;
- Consolidar a avaliação institucional como um processo permanente que seja apropriado pelas instâncias administrativas, pedagógicas e acadêmicas como um instrumento importante para o planejamento da UNIOESTE.
- Consolidação da Editora Universitária com autonomia administrativa, funcional e de distribuição.
- Garantir as condições estruturais e pedagógicas para implantação do curso regular em educação do campo no regime de alternância.
- Promover a desburocratização na vida universitária.
- Fomentar a captação de recursos nos diversos campi da Universidade.
- Defesa incondicional das demandas da graduação e pós-graduação e extensão.
- Implantar o Portal da Transparência.
- Implantar a prática do Orçamento Participativo.
- Viabilizar, com urgência, a realização de Concurso Público para agentes universitários e docentes para atender à demanda reprimida e para suprir a expansão dos cursos de graduação e de pós-graduação da UNIOESTE.
- Descentralizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão para os Campi.
- Ampliar o número de vagas para os cursos de graduação, quando houver demanda, em períodos diferenciados.
- Criar e implantar uma Diretoria de Recursos Humanos em todos os Campi.
- Prever recursos financeiros para a política de desenvolvimento, atualização e revitalização do acervo das bibliotecas dos Campi e do HUOP.
- Criar um banco de dados de projetos acadêmicos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, acessível a todos os interessados.
- Incentivar a participação de professores, estudantes e agentes universitário nos Conselhos e Colegiados da Universidade, respeitando as diversidades e ideologias de cada segmento.
- Transmissão, ao vivo, das Reuniões do Conselho Universitário para os Campi da Universidade.
- Criação ou revitalização dos espaços de convivência nos Campi e no HUOP.
- Investir nas potencialidades artísticas dos acadêmicos, docentes e agentes universitários, criando oportunidades para desenvolverem e manifestarem seus talentos.
- Criar as condições para que os Jogos Universitários retornem na UNIOESTE, de modo a reativar o lazer e o esporte na vida comunitária, bem como a representação de nossa Instituição em outros espações da sociedade.
- Criar a Coordenação Geral de Estágio com segmentos nos Campi, permitindo que a modernidade seja também parte da UNIOESTE.
- Criação de Conselho de pesquisadores e Programa de Pós-graduação Stricto Sensu.
- Criação condições de trabalho para todos os docentes no que se refere aos seus espaços de atendimento e laboratório.
- Garantir a política das licenças especial e sabática, bem como a licença para Pós-doutorado.
- Proporcionar, anualmente, a apresentação nos Campi dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como das produções de reses e dissertações, viabilizando a divulgação em diferentes meios de comunicação.
- Criar uma politica de publicação efetiva para os trabalhos de dissertação, tese e relatórios de pesquisa.
- Criação de um centro de tradução para incentivar as publicações internacionais, fortalecendo os programas de pós-graduação.
- Viabilizar auxilio financeiro para os pesquisadores participarem de eventos científicos no Brasil e no exterior.