Histórico
O Curso de Engenharia de Pesca foi criado pela Resolução nº 001/96-CEPE/UNIOESTE e autorizado pela Resolução nº 028/96-SETI e o Conselho Universitário da Unioeste aprovou o Projeto Político pedagógico pela Resolução nº 119/96-COU e, passando a funcionar a partir de 1997 foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº 5520, de 25/03/2002 do Conselho Estadual de Educação do Paraná no Diário do Estado do Paraná em 13/08/2003. Surgiu não apenas como uma nova área de formação profissional, mas, sobretudo para consolidar a função social da Universidade, nos mais amplos setores das atividades humanas, desenvolvendo a ciência básica, a tecnologia e as ciências humanas. Além disso, pelo potencial das atividades pesqueiras e aquícolas na macro e microeconomia regional e nacional, demanda a formação de recursos humanos altamente qualificados e de tecnologias inovadoras, que possibilitem um contínuo crescimento e de forma sustentável, tal demanda levou a criação do Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - PREP. O programa de Pós-graduação PREP foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conforme Ofício nº 455-12/2007/CTC/CAA/CAPES, de 17/12/2007, com atribuição da nota 3,0, e reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria no 458 de 10/04/2008. Em 2014 através do Ofício Nº 172-21/2013/CTC/CAAI/CGAA/DAV/CAPES, de 17/12/2013, com atribuição da nota 4,0 foi recomendado o doutorado. Merece destacarmos que como Curso de graduação em Engenharia de Pesca (completou 23 anos em 2020) e o Curso de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (completou 12 anos em 2020) por estarem localizados na região Oeste do Paraná que, tem sido nos últimos anos destaque no desenvolvimento de tecnologias relacionadas a área de aquicultura e de manejo e conservação de recursos pesqueiros de águas interiores em função da inserção do PREP com forte impacto na sociedade, no processamento do pescado e na organização e estruturação da cadeia produtiva do pescado regional e para o Brasil e o mundo além de ser um exemplo nos marcos legais e de legislação ao setor aquícola e pesqueiro. Tecnologias estas que só foram possíveis com o empenho do corpo docente de seus aperfeiçoamentos, de infraestruturas laboratoriais que por darem condições de formação de recursos humanos altamente qualificados possibilitou ampliar parcerias institucionais, nacionais e internacionais e com empresas. Como consequência de todo esse esforço a implantação do mestrado em 2007 e do doutorado em 2014, embora trouxesse inúmeros desafios ao corpo docente e discente, que desde sempre buscam seu aperfeiçoamento e qualificação para desenvolverem ciência e inovações tecnológicas busca de parcerias institucionais nacionais e internacionais, ampliação com sucesso na captação de recursos junto a empresas, uma forte e impactante inserção social, com uma constante e crescente de qualidade e de impacto da produção intelectual, possibilitou atender demandas emergenciais da região para que a mesma se tornasse referência na área de recursos pesqueiros e engenharia de pesca. Além disso, demandas crescentes no aperfeiçoamento científico e tecnológico de seus professores fundamentado pela realização de Pós-doutoramento de vários docentes (50% dos docentes permanentes), a ampliação de parcerias nacionais e internacionais no desenvolvimento e na qualificação de nossas pesquisas, na geração de oportunidades para nossos discentes sejam eles da graduação ou da pós-graduação e na busca por desenvolver novos e aprofundados estudos de conhecimento científico e tecnológico contribuindo para o aperfeiçoamento e formação de recursos humanos altamente qualificados e de nossos egressos dos cursos de graduação em Engenharia de Pesca e da pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca são possíveis em função da Pós-graduação como referência.
O Programa insere-se num contexto de planejamento comunitário e racional de desenvolvimento da Região Oeste do Paraná e ao longo de sua existência tem expandido fronteiras com ações dos docentes e através dos grupos de pesquisas que o constituem atuar em pesquisas em outros estados e inclusive em outros países. Surgiu para cumprir objetivos sócio-econômicos e tecnológicos, tais como: a) formar profissionais com conhecimento especializado em aqüicultura, recursos pesqueiros, meio ambiente, tecnologia de pesca e Tecnologia do Pescado; b) capacitar recursos humanos, em nível superior, para o desempenho de atividades de produção, industrialização e de administração em empreendimentos voltados ao setor pesqueiro de águas continentais, estuarinas e marinhas e atender as crescentes demandas de profissionais pela expansão da atividade aquícola num polo nacional de produção e industrialização de pescados. c) desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos, produzir ciência, evoluir enquanto programa de pós-graduação, melhor qualificar a produção intelectual, ampliar parcerias com instituições nacionais e internacionais, ampliar e consolidar ações de parcerias com empresas, ampliando e melhorando sua inserção e seu impacto no desenvolvimento econômico, socialmente adequado e ambientalmente sustentável para a sociedade na área de concentração do programa e nas linhas de pesquisas de sua atuação. Além desses objetivos, o curso dá ênfase na formação de profissionais especializados às condições de águas continentais, próprias de regiões agrícolas e altamente mecanizadas, onde há a necessidade de recuperar a fauna, a flora e os mananciais deteriorados pela erosão, pelos agrotóxicos, bem como pela sobrepesca dos rios e reservatórios, assim como, dos desafios energéticos que surgem com a estruturação de pequenas centrais hidrelétricas acompanhando os impactos gerados pelas mesmas sobre o comportamento da ictiofauna, de espécies ameaçadas de extinção, dos múltiplos usos dos ambientes aquáticos e sobre a cadeia produtiva da aquicultura.
A partir das recomendações da Comissão de Avaliação ao Programa, quando da Avaliação Trienal, o Colegiado definiu e aprovou as metas para o triênio (2010-2012), as quais em linhas gerais foram todas cumpridas e coroadas em 2013 com a recomendação por parte da Capes para implantação do doutorado. Ao longo do triênio (2010/2012) e do atual quadriênio o programa, além de cumprir as metas estabelecidas foi além, criou condições e cumpriu inúmeras outras metas que no decorrer do atual quadriênio mostraram-se fundamentais para o aperfeiçoamento de seus docentes, dos quais 1/3 efetivaram pós-doutoramento em Instituições nacionais ou internacionais, além disso, foi mais ambicioso ampliou e fortaleceu ações de inserção social, criou condições para fortalecer e aprimorar parcerias institucionais, com empresas através de seu corpo docente e dos grupos de pesquisas, ampliou a captação de recursos com órgãos de fomento e com empresas através de projetos de pesquisas que geram inúmeras iniciações científicas, dissertações e teses, mas também elevou através desses projetos o número de bolsas para os discentes tanto de mestrandos quanto de doutorandos. Com esse propósito e com esse foco temos trabalhado para fortalecer ações de atendimento as demandas regionais, nacionais e internacionais que norteiam o contínuo e sustentável crescimento das atividades aquícolas e pesqueiras e na produção intelectual de qualidade e de impacto na sociedade com a formação de recursos humanos altamente qualificados. O PREP amparado por demandas da sociedade em evoluir e inovar cientifica e tecnologicamente na produção de ciência e na formação de recursos humanos para o desenvolvimento sustentável das áreas de Aquicultura e de Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros em perspectivas, nos mais amplos setores das atividades humanas e, se justificava fundamentalmente pela inexistência de um centro formador de profissionais na área de Engenharia de Pesca no Estado do Paraná e, de forma mais ampla, nas regiões Sul e Centro-Oeste do País. Além disso, pelo potencial das atividades de pesca e aqüicultura na macro e micro-economia regional, sendo a região Oeste considerada polo de referência para a área de aqüicultura para o Estado do Paraná e destaca-se na área no Brasil. A implantação do curso de forma efetiva cumpre suas metas acima justificadas e merece destaque pelas ações efetivadas que tornaram a região referência na atividade aquícola e um polo industrial no processamento e industrialização do pescado com o desenvolvimento inovador de pesquisas e de parcerias para o setor produtivo e industrial. Consolidou-se através de projetos contemplados por demandas essenciais ao processo de desenvolvimento sustentável do setor aquícola e pesqueiro da região, do estado e do país, com fortes impactos através de efetivas participações do corpo docente em projetos de alcance regional, nacional e internacional.
Inúmeras parcerias entre instituições, sejam elas públicas ou privadas têm sido efetivadas, com empresas, prefeituras municipais, institutos sem fins lucrativos, Universidades, cursos de Pós-graduações consolidados ou em consolidação através de aprovações de projetos junto a órgãos de fomento ou por atuação do corpo docente em parceria com essas instituições para aprimoramento do conhecimento científico. O programa teve proposta aprovada pelo CNPq/CAPES em 2011 no Edital Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes Ação Transversal nº06/2011 – Casadinho/Procad para o desenvolvimento do Projeto Avaliação de alimentos vegetais suplementados com fitase para o jundiá Rhamdia voulezi em parceria com o Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp que permitiu em 2012 uma palestra Magna proferida pelo Professor Dr. Luis Edivaldo Pezzato e uma série de missões docentes que aconteceram a partir de 2013. O Projeto Casadinho/Procad proporcionou ao longo de 2012, 2013, 2014 e 2015 missões docentes e discentes, realização de Pós-doutorado de alguns docentes e intercâmbio discente envolvendo programas de conceito 6 da área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros, além de discentes efetivarem a participação em disciplinas FMVZ, permitiu a alguns a efetivarem doutorado sanduiche com o programa parceiro em Zootecnia da FMVZ e professores do referido programa oferecerem disciplinas no PREP; Ações de internacionalização da pesquisa com instituições estrangeiras desde a criação do programa tem sido fortalecida, em setembro de 2012 o programa recebeu a equipe do professor alemão Ferdinand Liebert, da Georg-August Universität, o qual proferiu uma palestra e sua equipe realizou ensaios na área de nutrição de peixes, visando um intercâmbio futuro, em parceria com a Universidade Fedral do Paraná, setor Palotina e o Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca – PREP, além de possibilitar análises de experimentos conduzidos por Professores e Pós-graduandos do PREO no instituto Alemão. Destacam-se também as ações dos Professores Wilson Rogério Boscolo que realizou várias visitas a laboratórios e Instituições de pesquisas no Chile, Equador, Tailandia e Vietnã e, na Costa do Marfim ministrou palestras e minicursos para capacitação de piscicultores sobre equipamentos utilizados para processamento e formulação de rações de forma a estimular a aquicultura naquele país. Desde 2009 temos fortes parcerias na execução de estudos cientícos com empresas, como a BRF SA e por demandas de avaliação de alimentos por parte de empresas como Evonik (Alemã) e da Impextraco (Belga), Oligo Basics e Phytobiotics em função da expertise dos Professores do PREP Altevir Signor, Fábio Bittencourt e Wilson Rogério Boscolo resultaram em convênios para execução de estudos científicos e contratos assinados com as empresas para o desenvolvimento de parcerias para avaliação de alimentos, suplementos e nutrientes para a Tilápia do Nilo. Assim foram realizados o Curso de Capcitação em Tilapicultura assinado e efetivado junto a Funiversitária da Unioeste Campus de Toledo e o GEMAq através do PREP com a Evonik. Também com a Evonik em 2020 foi assinado um contrato para execução de estudos científicos com a utilização de moléculas nutricionais com fins funcionais para a tilápia do Nilo. Com a Impextraco, uma empresa Belga foi assinado um convênio para execução de estudos científicos em 2019 para testes com produtos antioxidantes para a tilápia do Nilo. Encontram-se em andamento outros convênios com empresas, como a Zoetis, BRF ingredients, BRFA SA, Huvepharma, Tectron, pesquisas desenvolvido e em desenvolvimento com as Cooperativas como a Copacol e a C.Vale, além de outras empresas. Todos esses estudos geraram ou gerarão dissertações e teses de discentes para o Programa PREP, assim como produções científicas. No período de 17 a 22 de fevereiro de 2019 o Professor Wilson Rogério Boscolo realizou visitas, palestras e participou de reuniões em Centros de Pesquisas em Aquicultura na cidade de Puerto Mountt, no Chile, promovida pela BRF Ingredients em função dos projetos e pesquisas desenvolvidos pelo GEMAq em çarceria com a BRF coordenados pelo Professor Altevir Signor e pelo Professor Wilson Rogério Boscolo, e no período de 9 a 23 de março de 2019 participou do evento VIV ASIA 2019, promovido pela BRF Ingredients, na cidade de Bangcok, naTailândia, e de Visita Técnica à Empresas do Vietnã com a finalidade de estreitar projetos de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias. Sérgio Makrakis realizou visitas a Instituições de pesquisa da França e de Laos na Espanha para execução de um projeto conjunto com pesquisadores para avaliação dos recursos pesqueiros e da construção de hidrelétricas no rio Mekong no país de Laos. No período de 15 a 23 de abril de 2019 participou da oitava sessão do grupo Initiatives for the Future of Great Rivers (IFGR), promovido pela CNR (Compagnie Nationale du Rhone) na cidade de Caiena, Estado de Caiena, na Guiana Francesa. No período de 21 a 25 de outubro de 2019 os Professores Sérgio Makrakis e Maristela Cavicchioli Makrakis participaram da nona sessão do grupo Initiatives for the Future of Great Rivers (IFGR), e do Workshop de Ecohidráulica, promovidos pela CNR (Compagnie Nationale du Rhone) e Yellow River Conservancy Commission (YRCC) realizado na cidade Beijing e Zhengzhou, Estado de Caiena, na China. Assim como, desde 2013 coordenam projeto de pesquisa LIFE SEGURA RIVERLINK - RIVERLINK (LIFE12 ENV/ES/1140) que é um projeto coordenado pela Confederação Hidrográfica de Segura e cofinanciado pelo Programa LIFE + da União Europeia, que visa resolver ou minimizar os impactos ambientais na Bacia de Segura em Murcia, Espanha. Em 2020 o Professor Sérgio Makrakis foi indicado a compor como membro consultor externo do projeto “Restoration of biodiversity and ecosystem services”, LC-GD-7-1-2020” da comunidade Européia para discutir a restauração de rios e soluções para passagem de peixes em um consórcio que envolve os países da Suécia, Finlândia, Letônia, Estônia com a participação da França. Robie Allan Bombardelli deu consultoria na área de estruturação da cadeia produtiva e implantação de sistemas produtivos de tilápia do Nilo na Costa do Marfim. Pitágoras Augusto Piana realizou Pós-doutoramento na Universidade Estadual de Maringá; no mesmo período fez viagens e parcerias com instituições estrangeiras com a Universidade do Texas e de Toronto/Ontário-Canada, em Março/Abril de 2016, quando desenvolveu atividades na "University of Toronto" junto ao pesquisador Dr. Henrique Giacomini; e ii) College Station, Texas-UEA, em setembro de 2016, na "TEXAS A&M University" onde manteve contato com o Professor Pesquisador Ph.D. Kirk O. Winemiller e desenvolveu pesquisas em um modelo para dinâmica da cadeia trófica de peixes em ecossistemas de regiões Neotropicais, parcerias essas que além de manter, vem sendo aperfeiçoadas e inúmeros trabalhos em conjunto tem sido realizados através dos respectivos pesquisadores no sentido de efetivarem publicações, trabalharem co-orientações e efetivarem ações de internacionalização. Nyamien Yahaut Sebastien participou nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018 de um projeto financiado pelo Ministério das Relações Exteriores, junto com a Secretaria de Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com participação do Ministério dos Recursos Animais da Costa do Marfim e como membro pesquisador da FAO em ações de aperfeiçoamento tecnológico para a produção de organismos aquáticos e com isso criou condições para envio de alunos do programa para auxiliar em ações que promoveram melhorias do setor produtivo daquela região e o referido Professor vem contribuindo significativamente para o aperfeiçoamento científico e tecnológico de uma região altamente deficiente em conhecimentos e de recursos humanos qualificados para a produção de organismos aquáticos cultiváveis. Em 2018 fez novas viagens a Costa do Marfim para dar apoio e dar continuidade em ações iniciadas anteriormente. O doutorando André Luis Gentelini realizou palestras e capacitação de profissionais e técnicos da Costa do Marfim na área de incremento e modernização da frota pesqueira e apetrechos de pesca, bem como na manutenção de motores marítimos em função da parceria efetivada pelo professor Nyamien. A Pós-doutoranda Ortência L. G. da Silva Nunes realizou análises laboratoriais e efetivou parcerias com o Prof. Dr. Irineu Batista (Instituto Português do Mar e Atmosfera - IPMA) – Lisboa/Portugal e com a FFUP (Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto) - com a Pesquisadora Francisca Rodrigues Sarmento em 2016/2017. Durante o ano de 2011, a professora Maristela Cavicchioli Makrakis participou de evento científico nos Estados Unidos (35th Annual Larval Fish Conference, Wilmington, Carolina do Norte) com apresentação de 02 trabalhos, de autoria de discentes do programa, bem como outros trabalhos discentes foram publicados em eventos internacionais como World Aquaculture 2011, III Conferência Latinoamericana sobre cultivo de peixes nativos e desde então tais ações geraram parcerias que efetivaram interações científicas e tecnológicas com pesquisadores estrangeiros. O professor Sergio Makrakis realizou visita técnica em setembro de 2011 a Universidade de Valladolid, Espanha, a convite do pesquisador Francisco Javier Sanz-Ronda, e ao Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, a convite do pesquisador Amilcar António Teiga Teixeira, para troca de experiências e possibilidades de convênios de cooperação. Estes contatos permitiram a vinda do pesquisador Francisco Javier Sanz Ronda em 2013 como professor-visitante (PVE), por intermédio de um projeto aprovado em 2012, financiado pelo CNPq. Assim como em 2014 e 2015 participou como palestrante no curso de Construções de Passagens para peixes na Universidade de Valladolid, Campus de Palência. Em 2016 participou em conjunto com a Profa. Maristela Cavicchioli Makrakis de Workshops para Revisão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) das Usinas Hidrelétricas de Pak Beng, Sanakham, Pak Lay e Phou Ngoy no Rio Mekong, como consultor contratado pelo Ministério e Minas e Energia e Departamento de Energia e Negócios do Laos PDR. Parcerias essas, que proporcionaram a realização do doutorado sanduiche do aluno de doutorado Leandro Fernandes Celestino que ocorreu em 2017.
Também merecem destaque os projetos coordenados pelo Professor Robie financiados por empresas, tais como “Fontes naturais de fosfaditilcolina e fosfaditiletanolamina na nutrição de tilapia-do-Nilo: Abordagem para matrizes, reprodutores, larvas juvenis e adultos”, financiados pela Nutriquest Techofeed Nutrição Animal Ltda, “Aditivos promotores de crescimento e estimulantes da saúde hepática na nutrição de tilápias” e “Eletrólitos efervescente para controle eletrolítico e osmótico da água empregada no transporte de peixes”, ambos financiados pela empresa Sanex Comércio e Indústria Veterinária. Os do Professor Aldi Feiden tais como “Programa de desenvolvimento da piscicultura agroindustrial de Missal: Estudo técnico e econômico” financiado pela Prefeitura de Missal para estruturação da piscicultura no município e, “Ciência e Tecnologia como Suporte à Formação de Recursos Humanos na Área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca” com foco na estruturação do programa de Pós-graduação.
As parcerias interinstitucionais do PREP tem se fortalecido e discentes de vários programas de Pós-graduação de diferentes instituições tem realizado parte de seus doutorados, parcial ou total execução de projetos que envolvem as pesquisas científicas em Laboratórios de docentes ou grupos de pesquisas do PREP, além disso, coorientações de discentes de outros programas tem sido uma constante do corpo docente do PREP. Aliado a isso, trocas de experiências entre o setor público e privado e de docentes de diferentes programas de Pós-graduações com o PREP vêm sendo efetivadas e fortalecidas com ações de capacitação, seja de técnicos, de produtores de corpo de Professores e pesquisadores executando seus Pós-doutorados no PREP. Parcerias com empresas e com o setor produtivo, como o Curso de Capacitação em Tilapicultura para técnicos, profissionais, produtores e empresas da região tem sido uma constante, como o coordenado pelo Professor Dr. Wilson Rogério Boscolo, Prof. Dr. Fábio Bittencourt e Prof. Dr. Altevir Signor e financiado pela empresa Evonik, empresa com sede na Alemanha e com filial em Maringá-PR. Em função das parcerias foi possível que, além do corpo docente, discentes e egressos do PREP, Professores e Pesquisadores do Caunesp, da UFPR, da UFSC, do IFPR e da UFGD participassem como colaboradores do processo de capacitação dos técnicos, empresários, produtores, gestores de cooperativas, consultores e pesquisadores de instituições públicas e privadas. Ao todo foram ministrados sete módulos em 2018 e cinco módulos ministrados em 2019. Tais ações visam a consolidação do PREP como programa de Pós-graduação e o atendimento as demandas do setor produtivo uma das bases de sua estruturação e de desenvolvimento enquanto programa e assim do Programa para com a sociedade no sentido de articulação e planejamento das ações que visam o aperfeiçoamento científico e tecnológico dos envolvidos, mas fundamentalmente de criar um mecanismo de estruturação sustentável de toda a cadeia produtiva. Ações de parcerias com Universidades Nacionais como a UDESC, UFPE, UPF, UFSC, UEM e UNESP através da execução de projetos de pesquisas no PREP em parcerias promovem a trocas de experiências que estão ocorrendo com visitas de Professores do PREP aquelas Instituições e daquelas instituições ao PREP. Destacamos: A disciplina de Tópicos Especial: Tecnologia Pesqueira oferecida pelo Eduardo Gentil da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC em maio de 2017, que na sequência em 2019 se efetivou como Professor do PREP; e a disciplina Tópicos Especiais: Técnicas Moleculares Aplicadas a Produção Animal, oferecida pelo Professor Dr. Mateus Matiuze da Costa da Universidade Federal de Pernambuco. Em 2018 a Professora Dra. Fabiana Pilarski do do Programa de Pós-graduação em Aquicultura do CAUNESP ministrou a disciplina em tópicos especiais em Sanidade de Organismos Aquaticos no PREP e um módulo do curso de capacitação em tilapicultura. Em 2019 a Professora Dra. Débora Fracalossi do Programa de Pós-graduação em Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC ao ministrar um dos módulos do referido curso de capacitação realizou reuniões com o Grupo de Pesquisa GEMAq e na sequência através da Chamada Pública CNPq Nº 1/2019 Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas em parceria institucional foi aprovado um projeto de pesquisa e envolve cooperação do PREP como Programa de Pós-graduação em Consolidação e do PPGAQI da UFSC na formação de três doutores, um da linha de Pesquisa em Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores e dois da linha de Pesquisa em Aquicultura, ambos do PREP. Além disso, fortaleceu uma parceria importantíssima para execução de pesquisas científicas e de cooperação tecnológica.
Um dos grandes desafios que teremos para o futuro é o fornecimento de energia renovável de forma sustentável e nesse sentido surgem as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs, as quais tem inúmeros projetos de pesquisas, produtos gerados como dissertações e teses, assim como artigos publicados em revistas indexadas sobre o comportamento da ictiofauna para o correto manejo e conservação dos recursos pesqueiros naturais nesses ambientes e de forma sustentável possibilitando o desenvolvimento da cadeia produtiva e o múltiplo uso do meio com financiamento de empresas. Destacam-se nesse sentido projetos, tais como, “Atributos ecológicos da ictiofauna dos lagos de várzea manejados de Feijó, rio Envira, Acre”, “Monitoramento Limnológico das UHEs Paraibuna e Jaguari”, “Diagnóstico da ictiofauna e ictioplâncton da bacia do rio Sucuriú, MS”, “Monitoramento de efluentes, limnológico e da qualidade da água na UHE Passo São João”, “Diagnóstico do Ecossistema Aquático da bacia do rio Pardo, M”", “Programa de Monitoramento dos Ecossistemas Aquáticos na Área de Influência da PCH Bela Vista”, “Monitoramento da Ictiofauna da UHE Baixo Iguaçu”, coordenados pelo Professor Gilmar Baumgartner; “Surubim do Iguaçu, Steindachneridion melanodermatum: estudos para a conservação de uma espécie endêmica ameaçada de extinção”, coordenado pela Professora Maristela Cavicchioli Makrakis com o objetivo de permitir sua utilização na aquicultura; “Estudos do comportamento e capacidade natatória de peixes em canal hidráulico experimental (flume) no Laboratório de Ecohidráulica e Hidrobiologia”, “Mecanismo de transposição de peixes: atratividade e hidroacustica como ferramenta para redução de adensamento de cardumes a jusante” coordenados pelo Professor Sérgio Makrakis com o foco de avaliar a manutenção das espécies endêmicas e seus processos reprodutivos; “Índices Multimétricos para avaliação da integridade biótica em ambientes aquáticos: desenvolvimento e aplicação”, “Efeitos da construção de barragens sobre a assembleia de peixes nos Neotrópicos”, coordenados pelo Professor Éder André Gubiani; “Estruturas de Comunidades de Peixes em Reservatórios Neotropicais”, coordenado pelo Professor Pitágoras Augusto Piana; “Atividade reprodutiva, rota migratória e diversidade de peixes nas bacias dos rios Apa e Negro: Subsídios ao planejamento de empreendimentos hidrelétricos na bacia do Alto Rio Paraguai”, coordenado pela Professora Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaqui; “Avaliação do impacto de represamento sobre a composição e estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos”, “Monitoramento da Ictiofauna da UHE Baixo Iguaçu”, “Estudo Integrado das Comunidades de Organismos Aquáticos em uma Lagoa Marginal Recentemente Isolada na Região da Planície de Inundação do Alto Rio Paraná”, coordenado pelo Professor Paulo Vanderlei Sanches; “EFEITOS ANTRÓPICOS SOBRE A COMUNIDADE DE PEIXES DE RIACHOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIQUIRI, PR, BRASIL”, coordenado pelo Professor Almir Manoel Cunico; Assim como relacionados a pesca “Clima Pesca: Impacto das mudanças climáticas sobre a pesca”, coordenado pelo Professor Eduardo Guilherme Gentil de Farias; Todos esses projetos com participação de discentes e egressos do PREP.
Aliado a isso, os professores e pesquisadores do PREP tem participado como palestrantes em eventos nacionais e internacionais incentivando ações de internacionalização em função de tais parcerias. Salientamos também, que em muito, tais parcerias tem contribuído decisivamente na execução de iniciações científicas, dissertações e teses, além de possibilitar publicações de artigos em revistas melhor indexadas. Em contrapartida, tais parcerias permitiram que pudéssemos concorrer ao Edital Chamada Pública 023/2018 CNPq – DAI em que fomos contemplados e o Programa tem a sua disposição duas bolsas de doutorado voltado a inovação científica e tecnológica que foram implantadas a partir de março de 2019. Assim como em 2020 na Chamada CNPq Nº 12/2020 Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI fomos contemplados com mais uma bolsa de Doutorado através de um projeto de pesquisa em parceria com empresa e uma bolsa de ITI para alunos da graduação, as quais estão em processo de implantação. Com isso, surgiram novas demandas em áreas de conhecimentos que, por consequência, buscamos nos aperfeiçoar. Como exemplo, Professores da UEM (Prof. Dr. Carlos Antonio Lopes de Oliveira), da UNESP (Profa. Dra. Fabiana Pilarski e Prof. Dr. Eduardo Antônio Sanches)), da UFSC (Profa. Dra. Débora Fracalossi), da UDESC (Prof. Dr. Eduardo Guilherme Gentil de Farias), da UFPR (Prof. Dr. Eduardo Luis Cupertino Ballester), da UFGD (Prof. Dr. Dacley Hertes Neu), UPF (Leonardo José Gil Barcellos), que além de estreitar parcerias com os pesquisadores, permitiram e permitirão melhorar a qualidade dos projetos e das pesquisas executadas pelos grupos de pesquisas e dos docentes do PREP.
Alcançar os indicadores para obtenção do conceito 4 proposto nas metas do programa do triênio (2010-2012) têm sido um desafio, mas vencido, prova disso é a manutenção do conceito 4 obtido com a implantação do Doutorado em 2014 no quadriênio (2013-2016), esperamos continuar progredindo rumo a melhoria de nosso conceito e para isso o programa incentivou a distribuição equitativa de vagas entre seus orientadores e a busca por publicações de maior impacto de seus docentes, discentes e egressos, o que temos também conseguido. Vale ressaltar que as últimas duas seleções de ingressantes em 2020 e de 2021 para ingressos como alunos regulares no programa, temos observado maior procura de discentes na linha de pesquisa em Aquicultura, o que é justificável pelos elevados investimentos das empresas no setor produtivo que por consequência impulsionou a aquicultura regional e tem demandado mão de obra qualificada. Como resultado no quadriênio (2017 – 2020) as produções científicas e intelectuais se concentraram nos extratos superiores A1, A2, A3 e A4, 64%, enquanto que no quadriênio anterior (Período 2013-2016) a concentração das publicações foram no extrato B2 e B1. Vale destacar e merece atenção o fato de que no período 2017-2020 publicamos nos extratos A1, A2, A3, A4 e B1 80% de nossas publicações, enquanto, que em todo o quadriênio anterior (2013-2016) os extratos A1, A2 e B1 representava aproximadamente 20% das publicações. Isso mostra que as ações planejadas e executadas e os esforços estão valendo a pena e, estamos conseguindo publicar uma concentração maior de artigos nos extratos superiores (A1, A2, A3 e A4), condição clara de permanência do programa com sua produção intelectual nos extratos superiores, evidenciando o salto de qualidade que temos conseguido dar com as ações de autoavaliação e de constantes proposições de buscar o estabelecimento de um processo de consolidação do PREP como programa de Pós-graduação referência na área de sua atuação. Todos os Professores do Programa orientam alunos de graduação, seja como iniciação científica, seja em trabalhos de conclusão de curso, seja em supervisões de estágios obrigatórios ou não obrigatórios o que tem fortalecido a integração com a graduação. Tais condições que ao longo do quadriênio anterior foram sendo discutidas e implementadas, no momento são executadas. Iniciando por adequações do regulamento geral, adequações do regulamento de credenciamento, permanência, descredenciamento e desligamento, adequações do regulamento de bolsas para mestrandos, doutorandos e de pós-doutorandos e métodos de avaliação constante do desempenho docente. As adequações passaram a valer a partir de 2016 e foram aprimoradas ao longo do atual quadriênio e gradativamente foram implantadas, e adequações relacionadas a distribuição de bolsas passaram a valer a partir de 2019 e estão sendo aplicadas de forma a dar condições para uma evolução contínua e ainda maior do programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca – PREP da Unioeste no referido quadriênio (2017-2020), assim como para os próximos que virão. Como resultado das adequações, efetivamos o processo de autoavaliação docente, que em andamento desde de 2016, momento em que a primeira avaliação ocorreu e os resultados dessa avaliação discutidos em colegiado e aprimorados por um conselho criado para tal finalidade, levou a necessidade de estimular os docentes e os discentes a efetivamente participarem de forma mais incisiva nas publicações científicas. Em 2017 com a segunda avaliação percebemos que precisaríamos aplicar índices à serem atingidos pelos docentes do programa, as quais serviriam de base para que os mesmos pudessem permanecer como professores permanentes do PREP. Como resultado desse processo autoavaliativo em 2018 seis docentes encontravam abaixo do índice estabelecido aos quais foram estabelecidos o período de um ano para que pudessem atingir os índices estabelecidos para continuar como docentes permanentes do PREP. Em 2019 com a terceira avaliação colocada em prática, percebeu que dos seis docentes, cinco ainda não atingiram os índices estabelecidos, os quais foram desligados do programa conforme estabelecido pela comissão de credenciamento, permanência, descredenciamento e desligamento do PREP. Esses índices são constantemente reavaliados pela comissão e homologados pelo colegiado de forma que possam ser a base de avaliação do desempenho docente do próximo ano. Observamos com isso que todos os docentes efetivos desde o período que iniciou o processo de avaliação estão atendendo aos índices estabelecidos. Com esse propósito esperamos elevar o nível de amadurecimento e comprometimento do corpo docente com o programa, assim como do corpo discente que virá a integrar o programa de Pós-graduação PREP a partir de 2020, assim como, com os docentes que foram descredenciados fazer acompanhamento e estimulá-los a reingressarem no programa quando os mesmos atingirem os níveis de qualidade da produção intelectual e os índices estabelecidos pelo colegiado. Merece destaque o fato de que dois docentes recentemente credenciados (em 2019) por edital de seleção docente aberto em 2018 e, que ingressaram como docentes permenentes do PREP em meados de 2019 e só passaram a orientar discentes no PREP em 2020 (os professores Prof. Dr. Eduardo Guilherme Gentil de Farias da UDESC, Laguna, e o Professor Dr. Almir Manoel Cunico da UFPR setor Palotina), ambos os Professores passaram a ter orientados somente a partir do ano de 2020 por questões burocráticas do processo de credenciamento. Tal motivo na demora em efetivá-los como docentes permanentes se dá em função do processo burocrático dos convênios interinstitucionais, que por consequência os impediu de assumirem orientados na seleção de 2019. O tempo demandado para que os professores ingressantes no PREP tivessem condições de efetivamente passarem a orientar no PREP está relacionado aos trâmites do processo de convênio entre as instituições. Nesse sentido, os mesmos, não terão produção científica resultante de seus orientados no quadriênio (2017- 2020). Condição que solicitamos encarecidamente aos avaliadores da CAPES, que não os considerem para a determinação da média da produção intelectual qualificada do PREP nas diferentes produções que envolverem o conjunto de docentes do PREP e principalmente nas produções ouro. Para evitar esses tipos de transtornos ao programa as novas seleções docentes para ingresso no PREP serão realizadas no início do quadriênio de forma que no decorrer do mesmo os professores tenham condições de potencializar suas produções científicas vinculadas ao PREP e com seus orientados. Aliado a isso, surge em 2020 a pandemia que estamos vivenciando ainda em meados de 2021 com uma série de transtornos, o que também por consequência de atrasos em análises de estudos experimentais e por problemas na execução de estudos científicos originou uma grande demanda dos discentes em prorrogação para efetivarem suas defesas, condições que fez com que os orientados que seriam redistribuídos em função do ingresso dos docentes Eduardo Guilherme Gentil de Farias e Almir Manoel Cunico e, de que uma das defesas da docente Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaki só ocorresse em janeiro de 2021, o que seria a sua segunda defesa no quadriênio 2017 – 2020.
Propomos e discutimos junto ao colegiado ações de melhoria na qualidade dos trabalhos produzidos pelas dissertações e teses e, por consequência, publicados em periódicos científicos concentrando as publicações nos extratos superiores, o que tem resultado no período de 2017-2020 em melhorias na quantidade e na qualidade das produções intelectuais, sendo a maior concentração em A1-24%, A2-17% e A3-7%, A4-16%, B1-16%, B2-11% e B4-9% das publicações feitas no período 2017-2018-2019. Tais resultados tem como objetivo melhoria das publicações, mas principalmente atendermos as metas estabelecidas na busca por melhorarmos conceito e acima de tudo, formarmos recursos humanos cada vez melhor qualificado através do aperfeiçoamento do corpo docente, mesmo em curto período, bons resultados tem sido alcançado, sabemos que ainda precisamos melhorar e em busca dessa melhora estamos trabalhando. Percebe-se elevação no número de publicações nos extratos superiores com a concentração ocorrendo em A1, o que demonstra significativa melhora na qualidade das publicações do PREP. A compreensão e comprometimento dos Docentes do Programa na melhoria de qualidade das publicações geradas pelos seus projetos e no conjunto geradas pelas dissertações e teses e pelos discentes e egressos esperamos atender essa importante meta que é melhorar o conceito e da consolidação do PREP. Com a implantação do mestrado (2008) e posteriormente do doutorado (2014), percebeu-se um significativo aumento da qualificação profissional dos egressos e da referência regional no setor produtivo ao Programa PREP, no desenvolvimento de tecnologias e do desenvolvimento científico, que pode ser evidenciado com a estruturação da cadeia produtiva regional e sua importância como referência a nível nacional e internacional em função das ações de inserção social dos professores e pesquisadores membros do programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca – PREP da Unioeste e de seus discentes e egressos. Aliado a isso, o aprimoramento e o aprofundamento das pesquisas com relação ao manejo e conservação dos recursos pesqueiros que resulta em avanços científicos e tecnológicos ao setor elétrico, a manutenção das espécies nativas, na transposição de peixes às barreiras construídas nas hidroelétricas e ao sucesso em várias ações com estudos focados no comportamento hidrodinâmico de rios e reservatórios, criação e estruturação do laboratório como o Laboratório de Ecohidráulica e Hidrobiologia, aquisição de equipamentos como o de Microscopia Eletrônica de Varredura – MEV, uma nova Fábrica de Ração com capacidade para 50 kg/hora e outros equipamentos que proporcionarão avançar, aprimorar e qualificar as pesquisas de docentes e discentes do programa, além disso estruturar, consolidar e ampliar parcerias com instituições nacionais e internacionais e com empresas são metas do PREP. Esperamos que as mudanças efetivadas e as ações implementadas gerem no presente quadriênio condições de buscarmos o conceito 5 meta do programa, objetivo de seus membros docentes, discentes e egressos. Estamos trabalhando para isso. Salientamos que o corpo docente atua efetivamente na oferta de disciplinas na graduação, orienta trabalhos de conclusão de curso, Iniciação científica, supervisiona estágios obrigatórios ou não e em seus projetos de pesquisa insere os discentes de graduação no desenvolvimento e na execução dos projetos de dissertações e teses como forma de introduzi-los na pesquisa e oportunizar a busca de novos e inovadores processos para o aprimoramento dos conhecimentos científicos.
Contato - PREP
Contato:
(45) 3379-7077
|
Horário de Atendimento:
Segunda à sexta
07:00 às 12:00
13:30 às 16:00
|
E-mails: |