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Mestrado em Serviço Social

Mestrado em Serviço Social

Histórico

A vida é bela. Que as gerações futuras a limpem de todo o mal, de toda a opressão, de toda a violência, e a desfrutem dela plenamente (Leon Trotsky)

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS da UNIOESTE está em processo de consolidação e o breve tempo de sua existência tem permitido ao corpo docente, discente, egressos e técnico-administrativos analisar o percurso construído e partilhado coletivamente no enfrentamento da conjuntura brasileira e particularmente regional. A realidade clama pela vida e a universidade pública, materializada pelo trabalho intelectual de sua comunidade, ao mesmo tempo que tem trabalhado no sentido de construir respostas concretas às situações concretas, também está sofrendo ataques inimagináveis. O obscurantismo, negacionismo, o genocídio e a barbárie social vivenciada no Brasil tem sido o maior desafio que tem exigido enfrentamento por parte das forças democráticas e racionais. Sobreviver como Programa e como trabalhadoras(es) neste contexto regressivo, na particularidade da região oeste e sudoeste do Paraná, tem sido o maior desafio tendo como direção social a defesa da educação como direito humano, o acesso e permanência na universidade pública, gratuita, presencial, laica e socialmente referenciada.

Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional, “a Missão da Unioeste como instituição pública, multicampi, é produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional, comprometendo-se com a justiça, a democracia, a cidadania e a responsabilidade social”. Considerando as metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020), bem como as demandas internas da Unioeste, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) apresenta como missão a busca da simplicidade das atividades administrativas, vinculadas a pesquisa e pós-graduação, prezando pela qualidade institucional, tendo como limite as normas jurídicas. Como unidade acadêmica, vinculada ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UNIOESTE – Campus de Toledo, o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), nível MESTRADO possui os seguintes objetivos:

  • Formar recursos humanos de alto nível, qualificados para a formação em ensino superior e para a pesquisa na área do Serviço Social e afins.
    • Produzir conhecimento científico sobre os processos sócio-históricos, econômicos, políticos e culturais relacionados às demandas profissionais na região oeste e sudoeste do estado do Paraná.
    • Produzir conhecimento científico sobre as expressões da “questão social” relativas à zona transfronteiriça internacional, especificamente no espaço da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).
    • Aprofundar e ampliar as reflexões teóricas sobre os fundamentos do Serviço Social em seus aspectos históricos e contemporâneos, favorecendo a apropriação analítica sobre o trabalho profissional.
    • Aprofundar e ampliar as reflexões teórico-metodológicas relacionadas às políticas sociais.
    • Fomentar a produção de conhecimento científico sobre as demandas concretas e respostas aos desafios presentes na intervenção profissional dos/as assistentes sociais e áreas afins.

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), nível MESTRADO da UNIOESTE tem como foco central a formação de docentes para o ensino superior e pesquisadores, através da qualificação de assistentes sociais e profissionais de áreas afins, objetivando a inserção no mercado de trabalho, em organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos, no âmbito das políticas sociais e movimentos sociais, através da produção e socialização de conhecimento crítico e qualificado, em consonância com os objetivos do curso, suas linhas e grupos de pesquisa.

A partir de sua área de concentração, SERVIÇO SOCIAL, POLÍTICA SOCIAL E TRABALHO PROFISSIONAL, o Mestrado em Serviço Social na UNIOESTE – Campus de Toledo, está socialmente referenciado na região transfronteiriça internacional que comporta a região oeste e sudoeste do Paraná – Brasil, dialogando com demais regiões do país e demais países da América Latina e Caribe.

Inicia sua caminhada de qualificação com a regulamentação de duas linhas de pesquisa do Programa, o/a egresso/a deverá ser capaz de apreender os fundamentos socio-históricos do Serviço Social e do trabalho profissional a partir da centralidade da categoria trabalho e da intervenção nas expressões da “questão social” no capitalismo contemporâneo, analisando as demandas postas ao Serviço Social, bem como as respostas profissionais historicamente construídas; apreender a formação do Estado moderno e contemporâneo, as relações entre Estado e Sociedade, as determinações socio-históricas, análise, avaliação e gestão da Política Social bem como a institucionalidade das políticas setoriais e o protagonismos dos sujeitos políticos.

Este perfil pressupõe o compromisso profissional com os valores e princípios universais expressos no Código de Ética do/a Assistente Social (1993) exigindo consistente fundamentação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, de assistentes sociais e profissionais de áreas afins, para desvendar os dilemas éticos contemporâneos, colocando o trabalho intelectual, a pesquisa e a produção do conhecimento à serviço da emancipação humana.
Após a Avaliação da Quadrienal 2013 – 2016, com o Parecer da Comissão de Avaliação da Área em mãos, o Colegiado do Programa deliberou, após considerações iniciais sobre a necessidade da autoavaliação, pela revisão do projeto político pedagógico. No relatório anual de 2018 descrevemos o processo construído o qual resultou em alterações significativas, pensadas a partir da realidade do corpo docente e discente, pesquisas realizadas e potenciais, bem como análise da realidade institucional e regional. O novo projeto político pedagógico foi aprovado em 06 de dezembro de 2018 por meio da Resolução nº 242/2018 – CEPE, com implantação a partir da turma de 2019, alterando-se a Área de Concentração, delimitação das respectivas Linhas de Pesquisa, objetivos e disciplinas.

Tendo como Área de Concentração “Serviço Social, Política Social e Direitos Humanos”, desde seu início o Programa estava estruturado em duas linhas de pesquisa: “Fundamentos do Serviço Social e do Trabalho do/a Assistente Social”, com um total de 14(catorze) dissertações aprovadas e a Linha de Pesquisa de “Políticas Sociais, Desenvolvimento e Direitos Humanos”, com um total de 24 (vinte e quatro) dissertações aprovadas. Ao analisarmos a distribuição dos trabalhos defendidos por ano e linha de pesquisa, tínhamos a seguinte relação: na linha de pesquisa “Fundamentos do Serviço Social e do Trabalho do/a Assistente Social” em 2015 foram 5(cinco), em 2016 foram 5(cinco), em 2017 foram 2(duas) e em 2018 foram 02 (duas); na linha de pesquisa “Políticas Sociais, Desenvolvimento e Direitos Humanos” em 2015 foram 5(cinco), em 2016 foram 2(duas), em 2017 foram 6(seis) e em 2018 foram 10 (dez). Observamos o desequilíbrio existente entre as duas linhas de pesquisa, reflexo do processo de seleção e distribuição das orientações, aspecto considerado negativo na avaliação da CAPES, o qual o Programa enfrentou no processo de autoavaliação em 2018.

Após um ano intenso de reuniões de trabalho com o novo Projeto Político Pedagógico, a partir de 06 de dezembro de 2018 a Área de Concentração passou a denominar-se “SERVIÇO SOCIAL, POLÍTICA SOCIAL E TRABALHO PROFISSIONAL” após constatação e análise que não havia nem adequação e pouca aderência da produção até então realizada à temática do “Direitos Humanos”. As duas Linhas de Pesquisa foram mantidas com alteração nas respectivas delimitações, passando a denominarem-se: Linha de Pesquisa 1 - “Fundamentos do Serviço Social e o trabalho profissional” em 2019 com 04 (quatro) dissertações aprovadas e a Linha de Pesquisa 2 - “Política Social – fundamentos, gestão e análise” com 3 (três) dissertações aprovadas. Em 2020, das dissertações aprovadas, foram 07 (sete) na Linha de Pesquisa 1 - “Fundamentos do Serviço Social e o trabalho profissional” e 01 (um) “Política Social – fundamentos, gestão e análise”. Com as alterações implantadas, objetivou-se sanar o desequilíbrio entre as Linhas buscando-se corrigir o fluxo de entradas e distribuição das disponibilidades docentes para orientação. Até 2020 o total de dissertações defendidas por linha de pesquisa totaliza 24 (vinte e quatro) na Linha de Pesquisa de “Fundamentos do Serviço Social e o trabalho profissional” e 27 (vinte e sete) na Linha de Pesquisa 2 - “Política Social – fundamentos, gestão e análise”, totalizando 52(cinquenta e duas) dissertações defendidas, destacando que uma discente desta turma, por razão da Licença Maternidade, defendeu em 2021.

O Projeto Político Pedagógico implantado a partir da Turma 2019 define as seguintes ementas para as duas Linhas de Pesquisa:
1. Fundamentos do Serviço Social e o trabalho profissional
EMENTA: Estudo e pesquisa sobre os fundamentos do Serviço Social em suas dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas. O trabalho profissional: ética, formação, elementos estruturantes, demandas sociais e respostas profissionais. A ontologia do ser social: a centralidade da categoria trabalho. A “questão social” e suas expressões. Desenvolvimento socio-histórico do Serviço Social no contexto da América Latina e Caribe com ênfase no Brasil e Paraná.

2. Política Social – fundamentos, gestão e análise
EMENTA: Estudos e pesquisas sobre os fundamentos e os paradigmas de análise da política social e sua interface com os processos de construção da cidadania. Trajetórias da política social e o protagonismo dos sujeitos políticos. A historicidade dos direitos sociais na América Latina e Caribe, com ênfase no Brasil e Paraná. As concepções de gestão e a institucionalidade das políticas setoriais. Análise e avaliação das políticas sociais.

Ao longo do quadriênio o PPGSS realizou o esforço de construir maior articulação e aderência entre a Área de Concentração, Linhas e projetos de pesquisa, sendo um exercício permanente que exige atenção e sinergia entre os diferentes sujeitos. As temáticas de estudos desenvolvidas ao longo do mestrado na Linha de Pesquisa 1 referem-se ao debate do trabalho, da ética, do trabalho profissional nas diferente políticas setoriais, das expressões da “questão social”, do estágio supervisionado em Serviço Social e formação profissional. As temáticas de estudos desenvolvidas ao longo do mestrado na Linha de Pesquisa 2 referem-se ao contexto da política social no país, particularizando a abordagem nas respectivas políticas setoriais como à política de assistência social, saúde, habitação, educação, família, sistema prisional, medidas socioeducativas, violência sexual, violência contra crianças e adolescentes.
Entre os projetos de pesquisa desenvolvidos, evidencia-se que apenas um contou com financiamento público para sua execução através do fomento à Bolsa Produtividade da CAPES. A maioria dos projetos é executada pelo próprio docente sem atividade coletiva que integre discentes de iniciação científica, mestrandos e egressos tanto da graduação quanto da pós-graduação ou pesquisadores de outras instituições. O trabalho de pesquisa tem sido realizado sem financiamento, logo, com auto financiamento e com fragilidade na articulação em rede, intensificando o desgaste e a precarização do trabalho, além de dificultar o avanço nos resultados esperados.

A partir de 2017 duas iniciativas buscaram sair deste “círculo vicioso” com êxito. A vinculação de uma docente à uma pesquisa realizada em rede internacional na linha de Fundamentos do Serviço Social e o Trabalho Profissional e a proposição de um projeto de pesquisa que envolve docentes do Programa com a participação de membros externos de outros países, ainda sem financiamento, porém com uma proposta de pesquisa coletiva na linha de pesquisa de Política Social – fundamentos, gestão e análise.

Com relação aos projetos de extensão, tendo em vista o histórico envolvimento dos docentes da área de Serviço Social com atividades extensionistas, estes possuem atividades com financiamento público realizado essencialmente com recursos do governo federal e estadual. Além da captação de recursos, tais atividades têm sido desenvolvidas em equipe, envolvendo a articulação entre docentes da graduação e da pós-graduação.

O PPGSS conta com a existência de 5 (cinco) grupos de pesquisa nos quais os docentes estão nucleados. São eles:
• Fundamentos em Serviço Social: Trabalho e Questão Social, criado em 2004. Líder: Profa. Ms. Cristiane Carla Konno. É composto por 8(oito) docentes do PPGSS, 1(uma) mestranda e 5 (cinco) egressos do mestrado.
• Grupo de Pesquisa e Defesa dos Direitos Humanos Fundamentais da Criança e do Adolescente – GPDDICA, criado em 2009. Líder: Profa. Dra. Zelimar Soares Bidarra. É composto por 2 (duas) professoras do PPGSS e 1(uma) mestranda, além de demais membros.
• Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Ambientais e Sustentabilidade – GEPPAS, criado em 2009. Líder Profa. Dra. Marli Renate von Borstel Roesler. É composto por 4 (quatro) docentes do PPGSS, 1(uma) mestranda, 3(três) egressos do mestrado, além demais membros docentes e discentes da graduação e participantes externos.
• Grupo de Estudo e Pesquisa Marxista – GEPEM, criado em 2014. Líder: Prof. Dr. Alfredo Aparecido Batista. É composto por 2(dois) docentes do PPGSS, 4(quatro) mestrandas, 9(nove) egressos do mestrado, além de docentes e discentes da graduação.
• Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão Social, Inovação, Cultura e Religião, criado em 2016. Líder: Prof. Dr. Edson Marques Oliveira. É composto por 1 (um) docente do PPGSS, 1 (um) egresso do mestrado, além de discentes da graduação.

A UNIOESTE possui regulamentação específica quanto à vinculação, criação e funcionamento dos Grupos de Pesquisa, realizando avaliações trienais que certificam os mesmos junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Os cinco grupos de pesquisa criados a partir do Curso de Serviço Social são certificados pelo CNPq e são estratégicos no processo de articulação entre graduação e pós-graduação. Observa-se que três grupos foram criados antes do início do Mestrado, sendo necessário o fortalecimento dos mesmos e, após a avaliação quadrienal, sua rearticulação em função dos objetivos propostos para a pós-graduação.

Quanto à produção intelectual, destacamos os esforços e estímulos para participação em eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho, publicação de livros e em periódicos Qualis da área. Porém, evidenciamos que os esforços além de serem individuais, na sua maioria não corresponderam às exigências do Qualis Livros, Periódicos e Eventos. Neste sentido, juntamente com a reorganização estrutural do PPGSS, a articulação com área do conhecimento, linhas e projetos de pesquisa, em 2018 foi possível analisar o potencial do Programa, analisar os veículos de publicação e estimular esforços para atingirmos os objetivos do PPGSS. O ano de 2019 obteve o primeiro resultado deste esforço coletivo do corpo docente e discente. Registra-se também a iniciativa de articulação de apoio à divulgação da produção intelectual nascida a partir dos debates coletivos entre as demais Coordenações dos Programas da área, ação que teve impacto positivo no ano de 2020, se estendendo até o ano de 2023, ano que evidenciou um salto na produção intelectual.

O ano de 2020 iniciou com a insegurança quanto à realização das atividades presencias. As aulas iniciaram dia 09 de março de 2020. Dia 11 de março a Organização Mundial de Saúde declarou situação de pandemia a contaminação pelo Coronavírus. Na UNIOESTE, o Ato Executivo nº 021/2020-GRE (ANEXO 1), suspendeu as atividades acadêmicas presenciais em razão da pandemia do COVID-19 no dia 16 de março de 2020.

Somente depois de dois meses, com a Resolução nº 052/2020-CEPE, de 21 de maio de 2020 (ANEXO 2), a UNIOESTE regulamentou a possibilidade de substituição de aulas presenciais por aulas remotas síncronas, em caráter excepcional, nos programas e nos cursos de pós-graduação stricto e lato sensu. Depois desta regulamentação desencadeou-se um processo de intenso diálogo e mobilização tendo em vista as exigências institucionais, a realidade objetiva e a necessidade de construção de alternativas conjuntas para replanejar o possível, em um contexto adverso.

O PPGSS realizou um levantamento para identificar as condições de docentes e discentes realizarem aulas remotas síncronas, de acordo com Resolução acima citada. No dia 21 de julho de 2020, foi realizada uma reunião entre docentes e discentes regularmente matriculados nas disciplinas, na reunião foram abordados a Resolução nº 052/2020 – CEPE - Unioeste; metodologia para aulas, conforme tal Resolução; plataforma a ser adotada e cronograma de aulas para as aulas remotas síncronas. Como resultado da reunião, todas/os discentes presentes declararam ter condições de acompanharem as aulas remotas síncronas (horário, tempo, equipamentos e internet), no horário definido para disciplina nas terças-feiras, no período vespertino, com duração de 3 horas (das 14h às 17h com intervalo de 30 minutos). O processo de orientação foi realizada via Plataforma Microsoft Teams bem como a realização de bancas de qualificação e defesa de dissertação.

Deliberou-se pela alteração dos Planos de Ensino para incorporar aspectos relacionados ao Serviço Social no contexto da pandemia da Covid-19, bem como os materiais produzidos pelas entidades representantes dos assistentes sociais, quais sejam: Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), e de estudantes, a Entidade Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), como boletins, notas, vídeos, que expressam posicionamentos e promovem reflexões sobre a conjuntura e o exercício profissional. Também foram valorizados os relatos realizados por discentes da disciplina que permaneceram em exercício profissional, seja no enfrentamento direto à pandemia ou remotamente.

Até o momento o contexto da pandemia tem se tornado cada vez mais crítico e seu enfrentamento ineficiente. As circunstâncias de ensino e trabalho remoto tem agravado as condições de saúde dos docentes, técnico-administrativos, discentes e egressos. A avaliação precisa deste processo foi iniciada e está em andamento ao mesmo tempo em que todos estão imersos em demandas institucionais e de saúde inviabilizando maior investimento coletivo neste momento.

Foi constituída comissão com representação docente e discente para analisar as condições de retorno e realização das aulas remotas síncronas.

Quanto à distribuição das orientações entre o corpo docente, no ano de 2020, as 27 (vinte e sete) orientações foram distribuídas entre os/as docentes de forma a procurar compatibilizar suas áreas de investigação com o interesse manifesto pelo estudante, procurando observar a distribuição entre as linhas de pesquisa, envolvendo todo o corpo docente permanente.

Em 2020 foram ofertadas 10 disciplinas, 3 (três) obrigatórias, 4(três) eletivas e 4(três) tópicos especiais. As disciplinas obrigatórias são de 60h e ofertadas por dois docentes com o objetivo de dividir a carga horária não sobrecarregando os mesmos com atividades de ensino, uma vez que todos os docentes ministram aulas na graduação. A oferta das disciplinas eletivas e dos tópicos especiais é realizada por linha de pesquisa. No ano de 2020, 07 (sete) docentes ministraram disciplinas sendo eles: Esther Luíza de Souza Lemos, Diuslene Rodrigues da Silva, Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva, Marli Renate von Borstel Roesler, Osmir Dowmbrowski, Rosana Mirales e Eugenia Aparecida Cesconeto.

Em 2020 foram realizadas 7 (sete) bancas de exame de qualificação e 06 (seis) defesas de dissertação tendo em vista o direito à Licença Maternidade usufruído por uma discente. O Regulamento do PPGSS define a participação de membro externo nas bancas e para tanto, tendo em vista os cortes nos recursos financeiros, foi utilizado o recurso das Plataformas virtuais. Tanto o exame de qualificação quanto a banca de defesa de dissertação contaram com este recurso tecnológico. Ao mesmo tempo que garantiu a qualidade da avaliação, otimizou recursos financeiros e evitou desgaste físico com a viagem. Foi uma experiência considerada satisfatória pelos envolvidos.

O quadriênio e particularmente o ano de 2020, foi vivido pelo Programa na incerteza e instabilidade do financiamento quanto à iminência de corte de recursos, cortes de bolsas e sucessivos ataques à autonomia universitária. Apesar da persistente precarização do investimento na pós-graduação e pesquisa na área das Ciências Humanas e Sociais, á área e o Programa tem investido esforços no financiamento e fortalecimento da política científica e nas condições de trabalho para o corpo docente e discente visando atingir os objetivos da existência do Programa e consequente inserção social.

PERFIL DA(O) EGRESSA(O)
Ao longo do quadriênio (2017 – 2020) o PPGSS foi construindo uma sistemática de acompanhamento dos/as egressos/as do mestrado. Considerando a importância de um acompanhamento sistemático dos/as egressos/as do mestrado, em 2018 entre os grupos de trabalho definidos pelo Colegiado do PPGSS um deteve-se na construção de um instrumento para registro das informações anuais que devem subsidiar não apenas o Relatório CAPES mas a dinâmica do Programa.

A Secretaria do PPGSS tem mantido atualizado os dados profissionais e de formação acadêmica dos e das egressas, construindo um processo de monitoramento e o envolvimento destes com a vida do Programa, com muita ainda a ser feito.
Das(os) 52 (cinquenta e dois) egressas(o)s do PPGSS, 51 (cinquenta e um) mestres e 1 (uma) pós-doutorado, 48 (quarenta e oito) estão inseridos no mercado de trabalho com vínculo empregatício. Entre estes, 7 (sete) possuem vínculo CLT e 41 (quarenta e um) são servidores públicos e 4 (quatro) são doutorandas com bolsa de estudo. Entre os vínculos estatutários, existem 19 (dezenove) no âmbito municipal, 10 (dez) no âmbito estadual e 12 (doze) no âmbito federal, atuando em instituições e serviços públicos.

Segundo a formação básica, o Programa titulou os seguintes Mestres em Serviço Social: 46 (quarenta e seis) assistentes sociais, 03 (três) advogadas, 01 (um) filósofo e 01 (uma) psicóloga. Depois de formadas(os) a maioria dos egressos(as) voltou ao seu local de procedência, atuando nas seguintes cidades da região oeste e sudoeste do Paraná: Toledo, Cascavel, Assis Chateubriand, Foz do Iguaçu, Umuarama, Palotina, Matelândia, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Palmas, Realeza, Laranjeiras, Maringá, Pinhão e Paranaguá. Apenas 5 (quatro) egressas(os) atuam fora do Paraná, atuando em São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Dourados (MS).

No que se refere às áreas de atuação, 7 (sete) atuam na política de saúde, sendo 4 (quatro) em âmbito municipal e 3 (três) em estadual; 16 (dezesseis) atuam na política de assistência social, 14 (quatorze) em âmbito municipal e 1 (uma) em âmbito estadual; 5 (cinco) atuam no campo sociojurídico sendo 1 (uma) autônoma e 4 (quatro) no âmbito estadual; 1 (uma) atuando na política de previdência social e 18 (dezoito) na política de educação. Destaca-se que entre estes que atuam na política de educação, 11 (onze) atuam no Programa de Assistência Estudantil de Universidades e Instituto Federais, 5 (cinco) são docentes, sendo 3(três) em instituições privadas, 1 (uma) em instituição de natureza pública estadual e 1 (uma) em instituição de natureza federal e 1 (uma) na política de educação em âmbito municipal. Entre os profissionais com duplo vínculo, a área da educação possui mais 3(três) egressas(os) atuando, sendo 1(uma) em instituição pública federal e 2 (duas) em instituição de natureza privada. Das(os) egressas(os), 7 (sete) atuaram no quadriênio como professores do ensino superior em Cursos de Serviço Social e 2 (duas) em curso de Direito na região oeste e sudoeste do Paraná.

No ano de 2020, 5 (cinco) egressa(o)s do PPGSS estiveram inseridos em programas de doutorado: Kleber Rodrigo Durat no doutorado em Serviço Social e Política Social na Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina – PR, Mirele Hashimoto Siqueira, doutorado em Serviço Social da UFSC e Juliana Elis dos Santos Hoffmann no doutorado em Educação na FURB, em Blumenau – SC, William Silvano de Camargo cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na UNIOESTE - Toledo – PR e Ana Carolina Becker Nisiide que concluiu o doutorado em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá – Maringá – PR.

ESTRUTURA CURRICULAR

Sendo um mestrado de natureza acadêmica, até o ano de 2018, a estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – PPGSS estava definida no Projeto Político Pedagógico expresso na Resolução nº 058/2017 – CEPE, sendo composto por disciplinas obrigatórias, eletivas e por atividades complementares, bem como pela elaboração e defesa de dissertação, perfazendo um total de 54 créditos. O/A estudante devia cursar três disciplinas obrigatórias: Fundamentos do Serviço Social: desenvolvimento sócio-histórico e concepções contemporâneas; Fundamentos da Política Social e Direitos Humanos e Seminário de Pesquisa.

Sendo o Projeto Político Pedagógico vigente para os dois primeiros anos do quadriênio (2017 e 2018), os discentes tiveram a oferta das seguintes disciplinas eletivas:

Na linha de Pesquisa Fundamentos do Serviço Social e do Trabalho do Assistente Social:
• Seguridade Social e Serviço Social (3 créditos)
• Universidade e Ensino Superior em Serviço Social no Brasil (3 créditos)
• Trabalho, Questão Social e Serviço Social (3 créditos)
• Serviço Social, Gênero e Diversidade Humana (3créditos)
• Família em Processos Sociais Contemporâneos (3 créditos)
• Drogas e Capitalismo (3 créditos)
• Tópicos de Serviço Social (2 créditos)

Na linha de pesquisa Políticas Sociais, Desenvolvimento e Direitos Humanos:
• Direitos Humanos (3 créditos)
• Teoria Política Moderna (3 créditos)
• Democracia, Cidadania e Justiça Social (3 créditos)
• Fundamentos da Política de Proteção à Infância (3 créditos)
• Políticas Públicas Ambientais, Desenvolvimento e Novos Direitos (3 créditos)
• Gestão Social, Políticas Públicas, Inovação e Alternativas Emancipatórias (3 créditos)
• Tópicos de Políticas Sociais (2 créditos)

Após o retorno da Avaliação Quadrienal (2013 – 2016), o PPGSS investiu na implementação das observações apontadas pela área organizando um planejamento coletivo para revisão curricular. Ao longo de 2018 o trabalho foi realizado, sendo encaminha às instâncias institucionais e aprovada a Resolução nº 242/2018 – CEPE, em 06 de dezembro de 2018, que altera o projeto pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – mestrado na UNIOESTE. Em 2019 foram implantadas as respectivas alterações. A estrutura curricular básica foi mantida alterando-se a área de concentração, o nome de disciplinas e delimitando-se ementas e bibliografia.

Na segunda parte do quadriênio (2019 e 2020) foi implantado o novo Projeto Pedagógico, à luz das recomendações da área e com o objetivo de corrigir distorções. A partir de então, para obtenção do título de Mestre em Serviço Social o discente regular do PPGSS deve ter realizado 54 (cinquenta e quatro) créditos, equivalente a 810 horas, somadas as disciplinas obrigatórias (12 créditos), as disciplinas eletivas (09 créditos), as disciplinas Tópicos Especiais (04 créditos), a Atividade Programada (2 créditos), a Orientação de Dissertação (12 créditos) e a Defesa de Dissertação (15 créditos).

São três as disciplinas obrigatórias: Fundamentos do Serviço Social: desenvolvimento sócio-histórico e concepções contemporâneas (4 créditos); Fundamentos da Política Social (4 créditos); e Pesquisa e Produção do Conhecimento em Serviço Social (4 créditos) que compreende conteúdo dos fundamentos e da realização das pesquisas, bem como a preparação para o Exame de Qualificação cuja especificação e orientação encontra-se em Regulamento próprio aprovado pelo Colegiado do Programa. As disciplinas obrigatórias compõem o núcleo comum da área de concentração do Programa, ofertadas pelo Colegiado do Programa, somando-se 12 (doze) créditos, podendo ser ministradas por dois docentes, com direito, individualmente, a 50% (cinquenta por cento) da carga-horária dos créditos da disciplina.

As disciplinas eletivas ofertadas pela linha de Pesquisa Fundamentos do Serviço Social e o Trabalho Profissional são:
• Trabalho, Questão Social e Serviço Social – 3 créditos;
• Serviço Social e Ética Profissional – 3 créditos;
• Serviço Social e Cotidiano Profissional – 3 créditos;
• Elementos Estruturantes do Trabalho Profissional na Área da Assistência Social – 3 créditos;
• Elementos Estruturantes do Trabalho Profissional na Área da Educação – 3 créditos;
• Elementos Estruturantes do Trabalho Profissional na Área Saúde – 3 créditos;
• Tópicos Especiais de Serviço Social – 2 créditos.

As disciplinas eletivas ofertadas pela linha de pesquisa Política Social – fundamentos, gestão e análise são:
• Família e Proteção Social – 3 créditos;
• Estado, Democracia e Cidadania – 3 créditos;
• Estado e Movimentos Sociais na América Latina e Caribe – 3 créditos;
• Gestão Social, Políticas Sociais e Inovação Social – 3 créditos;
• Contexto Regional e Políticas Ambientais – 3 créditos;
• Avaliação de Política Social– 3 créditos;
• Tópicos Especiais de Política Social– 2 créditos.

As disciplinas de Tópicos Especiais possuem natureza eletiva, devendo ser cursadas duas disciplinas de Tópicos Especiais ao longo do curso, totalizando 4 (quatro) créditos, sendo obrigatoriamente, uma delas cursada na Linha de Pesquisa à qual o discente está vinculado, vedado o aproveitamento. O tema e a ementa dos Tópicos Especiais são propostos por docentes vinculados ao PPGSS, a cada semestre, devendo se relacionar às pesquisas em desenvolvimento pelos docentes proponentes, às necessidades temáticas identificadas e com as respectivas Linhas de Pesquisa. O Tópico Especial tem 30 horas de atividades em sala de aula e cumpre, necessariamente, no mínimo, encontros quinzenais de duas horas entre docente e discentes matriculados. A oferta dos Tópicos Especiais pelo Programa deve contar com a aprovação do Colegiado, no planejamento de atividades semestrais, observando o limite mínimo de um Tópico por Linha de Pesquisa em cada semestre letivo. Os temas e ementas dos Tópicos Especiais podem ser propostos e ministrados por professores visitantes ao PPGSS e correspondem a 2 créditos. Os créditos cursados nos Tópicos Especiais não geram aproveitamento de créditos, caso o discente especial venha incorporar-se ao Programa como discente regular.

No contexto da pandemia e a partir do que definiu a Resolução nº 052/2020 -CEPE, o ano letivo de 2020 foi retomado a partir do dia 03 de agosto de 2020 sendo ofertadas 10 (dez) disciplinas, agendadas para segundas-feiras e terças-feiras, assim distribuídas:

1º Semestre
• Fundamentos do Serviço Social: desenvolvimento sócio-histórico e concepções contemporâneas (60h): Profa. Esther Lemos e Profa. Rosana Mirales – Obrigatória
• Pesquisa e Produção do Conhecimento em Serviço Social (60h): Profa. Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva e Profa. Eugenia Aparecida Cesconeto – Obrigatória
• Contexto Regional E Políticas Ambientais (45h): Profa. Marli Renate von Borstel Roesler – Eletiva
• Estado, Democracia e Cidadania (45h): Prof. Osmir Dombrowsky – Eletiva
• Tópico Especial de Serviço Social - Saúde e Serviço Social (30h): Profa. Diuslene Rodrigues da Silva – Eletiva

2º Semestre
• Fundamentos da Política Social (60h): Profa. Eugenia Aparecida Cesconeto – Obrigatória
• Elementos Estruturantes do Trabalho Profissional na Área da Assistência Social (45h): Profa. Esther Luíza de Souza Lemos – Eletiva
• Serviço Social e Ética Profissional (45h): Profa. Rosana Mirales – Eletiva
• Tópico Especial de Serviço Social: América Latina e Reconceituação do Serviço Social (30h): Profa. Esther Luíza de Souza Lemos – Eletiva
• Tópico Especial em Política Social: "Família, Estado e Políticas Sociais (30h): Profa. Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva – Eletiva

No ano de 2022, foi realizado uma revisão no Projeto Pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - Mestrado, do campus de Toledo, Resolução nº 172/2022-CEPE, de 15 de setembro de 2022 (ANEXO 1), com implantação para o ano letivo de 2023. As mudanças centrais se referem: ao número de vagas iniciais no Programa que alterou de 15 para 10 vagas; e na linhas de pesquisa que o Programa passa a ter a partir desse ano 1 (uma) linha de pesquisa nominada de: Trabalho, Lutas Sociais e Direitos, com a seguinte Ementa: Estudos e pesquisas sobre a ontologia do ser social: a centralidade da categoria trabalho, Estado, política social, protagonismo dos sujeitos políticos, lutas sociais e os processos de construção dos direitos. Serviço Social, trabalho profissional e enfrentamento às expressões da “questão social”.
INFRAESTRUTURA
O PPGSS localiza-se na UNIOESTE – Campus de Toledo, sendo as atividades administrativas realizadas no prédio no Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA e as atividades acadêmicas de ensino realizada no bloco de salas de aula. As atividades de pesquisa e orientação são realizadas tanto no prédio do CCSA quanto no bloco de gabinetes localizado no Campus. Todos os espaços possuem identificação e acessibilidade. As condições de espaço físico para funcionamento da coordenação e secretaria do PPGSS são adequadas, em sala própria com equipamentos e recursos materiais, interagindo com demais coordenações dos cursos do CCSA.

O PPGSS conta com Laboratório de Informática do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) com disponibilidade de 40 (quarenta) computadores com acesso à rede de internet em ambiente com possibilidade de serem ministradas aulas e cursos de capacitação. Este Laboratório pode ser utilizado por alunos da Pós-Graduação e Graduação. Quanto aos recursos de informática, o PPGPS conta com 02 computadores para uso da Coordenação e Secretaria, com acesso à internet e impressora.

Foi criada uma Sala de Convivência com sala de apoio com 1(um) computador com impressora, sendo usada tanto para os momentos de orientação quanto de descanso para as/os discentes nos intervalos das aulas ou para aqueles que chegam/saem de viagem e não têm onde ficar. Existem 3(três) gabinetes para uso dos docentes compartilhados com a graduação, cada um com 1(um) computador e 1(uma) impressora.

O PPGSS conta com a existência de 5(cinco) Grupos de Pesquisa, 2 (dois) deles possuem sala específica com 1(um) computador e impressora, os outros 3(três) partilham sala com projetos de extensão, sendo todos equipados com recursos de informática e acesso à internet com ponto fixo e rede WI-FI. A sala de aula na qual funciona o mestrado também possui acesso à internet via WI-FI.

No ano de 2017 foram adquiridos 5 (cinco) novos computadores pelo PPGSS. Estes foram alocados na sala cedida ao PPGSS no prédio do CCSA, contando com mobília específica e ambiente adequado ao estudo. Este espaço é exclusivo do mestrado e tem sido utilizado para estudo pelos estudantes com acesso nos períodos da manhã, tarde e noite.

Outro recurso adquirido foi o equipamento para videoconferência, disponibilizado na Sala Multiuso, compartilhado entre Pós-Graduação e Graduação. O ambiente onde está localizado permite reunir até 40 pessoas ou mesmo realizar bancas de qualificação e defesa de dissertação com número reduzido de participantes. Esta sala possui acesso à rede de internet através de pontos e via WI-FI institucional. Atualmente existe a suficiência de equipamentos de informática e de multimídia para atender às necessidades do Programa. No contexto da pandemia, todas as salas de aula foram equipadas com computador, câmera para transmissão e multimídia, além de reforçada a rede da internet.

Em 2017, no âmbito do Centro de Ciências Sociais Aplicas – CCSA, foi constituída uma Comissão com o objetivo de apresentar ao Conselho do CCSA o projeto arquitetônico do novo prédio para funcionamento do Mestrado em Serviço Social e do Mestrado em Secretariado Executivo. A comissão possui representação do PPGSS junto à assessoria do CCSA, porém o trabalho não avançou e com a pandemia não se efetivou. Atualmente a sala de aula utilizada pelo mestrado é de uso comum com o CCSA, tendo exclusividade de uso nas segundas e terças-feiras, dias nos quais ocorrem as atividades de aula. Esta é uma prioridade do PPGSS. A avaliação do Colegiado é de que existe a necessidade de construção de infraestrutura específica para que haja a possibilidade de criação de espaços coletivos de uso comum para convivência, salas de aula e auditórios e espaços para uso exclusivo dos Grupos de Pesquisa e gabinetes docentes.

A Biblioteca Universitária do Campus de Toledo dispõe de 5(cinco) computadores para consulta e com acesso à internet. Também conta com 2(duas) sala de estudo para uso individual ou em grupo com acesso à internet.

Sendo uma universidade multicampi, cada campus da UNIOESTE possui uma Biblioteca Universitária. O usuário, discente ou docente, pode consultar o acervo de todas as bibliotecas através do sistema PERGAMUM bem como emprestar materiais em todas elas. O empréstimo pode ser feito pessoalmente em qualquer uma das bibliotecas ou então o/a usuário/a pode solicitar o envio do material desejado para qualquer biblioteca da UNIOESTE onde fará o empréstimo. Existe o serviço "empréstimo entre bibliotecas" que permite o trânsito dos recursos disponíveis entre os campi.

Nos últimos 3 anos não houve aquisição de bibliografia pelo PPGSS. De acordo com levantamento realizado em 2021, a Biblioteca da UNIOESTE - Campus de Toledo possui os seguintes acervos:

LIVROS: Títulos: 27.292; Exemplares: 45.940; Total Geral: 45.940

PERIÓDICOS: Títulos: 768; Exemplares: 25.254; Artigos Indexados: 975

TESES, DISSERTAÇÕES, MONOGRAFIAS E TCC: Títulos: 3.619; Exemplares: 3.844; Total Geral: 3.844

MULTIMÍDIA: DVD:18; CDR:627; FV:324; FK:150; DIS:63; Total Geral:1.182

NÚMERO DE TÍTULOS E EXEMPLARES DE LIVROS, PERIÓDICOS E TRABALHOS NA ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL:

LIVROS: Títulos: 1.091; Exemplares: 2.086; Total: 2.086

PERIÓDICOS: Título: 38; Exemplares: 595; Artigos Indexados: 195

TESES, DISSERTAÇÕES, TCC: Títulos: 974; Exemplares: 993; Total: 993

NÚMERO DE TÍTULOS E EXEMPLARES DE LIVROS NAS ÁREAS AFINS:

Ciências Exatas (Estatística): 1.671 títulos; 2.770 exemplares; Total: 2.770
Ciências Biológicas: 346 títulos; 646 exemplares; Total: 646
Engenharias: 374 títulos; 551 exemplares; Total: 551
Ciências da Saúde: 588 títulos; 832 exemplares; Total: 832
Ciências Agrárias: 537 títulos; 847 exemplares; Total: 847
Ciências Sociais Aplicadas: 10.470 títulos; 17.166 exemplares; Total: 17.166
Ciências Humanas: 6.946 títulos; 11.930 exemplares; Total: 11.930
Linguística, Letras e Artes: 1.594 títulos; 2.139 exemplares; total: 2.139
Outros: 16 títulos; 20 exemplares; Total: 20

Total Geral das Áreas Afins: 22.542 títulos; 36.901 exemplares; Total: 36.901
Total Geral das Áreas Afins: 690 títulos; 23.391 exemplares; Total: 23.391
Artigos indexados: 975"
Conta ainda com acesso ao portal de periódicos da CAPES e acesso às redes COMUT, REBAP e CCN.
A UNIOESTE também possui a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD na qual as dissertações defendidas no PPGSS estão disponíveis para acesso público. O Link para a acesso à BDTD está disponível na página do PPCSS sendo: http://tede.unioeste.br/handle/tede/613.

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