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Mestrado e Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura

Mestrado e Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura

Autoavaliação

Objetivo

Avaliar o desempenho do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura de acordo com as dimensões programa, formação, impacto na sociedade e conhecer suas potencialidades, fragilidades e alternativas.

Processos e procedimentos da autoavaliação

Neste item estão descritas as técnicas, procedimentos, processos, instrumentos, forma de análise, coleta de dados, frequência de coleta de dados e cronograma do processo de autoavaliação do PPGEA.

O PPGEA instituiu uma comissão de Autoavaliação, composta por um representante docente, um discente, um egresso, um agente técnico e um representante externo:

I – Representantes docentes: Alfredo Petrauski, Carlos Eduardo Camargo Nogueira, Jair Antonio Cruz Siqueira, Maritane Prior, Samuel Nelson Melegari de Souza e Waldir Mariano Machado Junior;

II – Representante discente: Matheus Rodrigues Savioli;

III – Representante discente egresso: Doglas Bassegio;

IV – Representante de agentes técnicos: Vanderléia Luzia Stockmann Schmidt;

V – Representantes de membros externos: Luciene Kazue Tokura.

A autoavaliação do PPGEA é feita uma vez ao ano, onde os alunos, docentes e técnicos do programa deverão responder os questionários. Envolverá um diagnóstico do Programa e as respostas ajudarão a verificar se as metas estabelecidas no planejamento estratégico do programa estão sendo ou foram alcançadas, resultando em tomadas de decisão.

A autoavaliação é realizada por meio de questionários, disponibilizados na página do PPGEA, a serem respondidos pelos alunos regularmente matriculados, docentes permanentes e colaboradores, técnicos vinculados ao Programa.

Por meio de reuniões é realizada uma avaliação qualitativa com a participação da comissão de avaliação, docentes permanentes e colaboradores.

Os questionários de avaliação foram elaborados após reuniões da comissão de autoavaliação do PPGEA.

A seguir são descritas as dimensões que serão avaliadas no decorrer da autoavaliação as quais correspondem ao programa, a formação e impacto na sociedade, por meio de formulários eletrônicos.

As dimensões de avaliação são as mesmas que compõem a ficha atual de avaliação da CAPES para programas de pós-graduação.

Na área de Ciências Agrária I, onde o PPGEA é avaliado, a autoavaliação deve apresentar obrigatoriamente na sua estrutura de análise: (a) o monitoramento da evolução do Programa, (b) os processos de formação dos discentes, (c) a produção do conhecimento científico da forma de dissertação, tese, artigos (d) a geração de produtos técnicos e tecnológicos, (e) a transferência e impacto de seus produtos e processos na sociedade, (f) as ações de internacionalização e/ou inserção social.

   1. Dimensão Programa

Neste item é avaliado qualitativamente e quantitativamente a evolução do programa: a matriz curricular contendo as disciplinas e sua organização, conteúdo curricular, atualização das linhas de pesquisa, projetos em andamento, infraestrutura, perfil do corpo docente; pontos fortes, fragilidades e pontos fracos. 

   2. Dimensão de Formação

  -Neste item são avaliados a qualidade dos recursos humanos formados por meio de envolvimento do corpo docente, produção cientifica, atividades de pesquisa, qualidade das dissertações e teses.

 -Trajetória dos egressos, alinhamento com o mercado de trabalho da área de atuação, inserção em instituições do ensino superior, na pós-graduação, pesquisa, inserção no mercado de trabalho.

   3. Dimensão Impacto na Sociedade

Neste item são avaliados o impacto da produção intelectual, impacto econômico e social, popularização do conhecimento científico (apresentação de trabalhos em eventos científicos, feiras, projetos), parceria com empresas, internacionalização, inserção (local, regional e nacional) e visibilidade.

   4. Dimensões palavra dos docentes, discentes, técnico (s) e egressos

Questões que são respondidas pelos atores envolvidos no programa, as quais tem como objetivo fazer um diagnóstico qualitativo do programa, ou seja, o olhar de docentes, discentes e técnicos com relação ao programa.

   5.Instrumento de Coleta de Dados

Após o diagnóstico, leitura dos documentos e discussão com o grupo foram elaborados os instrumentos de avaliação, na forma de formulários:

 -Com questões sobre dimensão programa, dimensão formação, dimensão impacto na sociedade, a serem respondidos pela coordenação e comissão de autoavaliação do programa.

 -Com questões sobre o programa a serem respondidas pelos docentes, discentes, técnicos e egressos.

   6. Análise dos dados

Os dados qualitativos e quantitativos são tabulados pela comissão de autoavaliação e disponibilizados os resultados na página do programa para livre acesso dos alunos e comunidade.

Os critérios adotados para avaliação dos resultados será o percentual de respostas positivas ou negativas para cada questão aplicada correspondente a cada dimensão.

   7. Resultados da autoavaliação

Ao finalizar a coleta, os dados deverão ser tabulados para geração do diagnóstico da autoavaliação do programa, onde constam os PONTOS FRACOS, PONTOS FORTES/POTENCIALIDADES, AÇOES DE MELHORIA e METAS FUTURAS, as quais devem nortear o Planejamento Estratégico do Programa (PEP) e ações da Pró Reitoria de Pós-graduação da UNIOESTE.

Ao final de cada processo de autoavaliação o programa elabora um relatório e disponibiliza o mesmo na página do programa e envia para a PRPPG-UNIOESTE para nortear o seu Planejamento Estratégico da Pós-Graduação (PEPG) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A autoavaliação promove uma cultura de ver o programa pelo olhar dos envolvidos facilitando a tomada de decisão por parte da coordenação do programa e dos gestores da instituição. O monitoramento dos resultados se dará pela resolutividade das ameaças e das fragilidades apontadas, bem como pelo acesso e conhecimento das atividades desenvolvidas pelo corpo docente e discente.

   8. Questionários de Autoavaliação:

Discentes:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6sRUb7ADkbjjEiWXPnXYP3Les0anH6-1pPvOamtNZxunaGA/viewform?usp=sf_link

Docentes:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdG0tnDcDaYuBJtAzid5WBWqKWyPkcdvpW4LqJfhNwzTmC3Rg/viewform?usp=sf_link

Egressos:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXK1svTK2vdrkAIBMlmMTxVG0NFmN9734lETUMmz22UMPHdA/viewform?usp=sf_link

Técnicos:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc31J33Cedtajq4ZN1joU9AbqW5UPn5RHI-RxUwolFrGYc6jg/viewform?usp=sf_link 

   9. Documentos anexados:

Resolução Nº 079-2020/CEPE - Autoavaliação da Unioeste

Procedimentos da autoavaliação do PPPGEA

 

Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia
de Energia na Agricultura – Mestrado e Doutorado

Avaliação do Programa pelo discente

Avaliação do Programa pelo docente

Avaliação do Programa pelo discente egresso

Avaliação das disciplinas do Programa

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