•  
  • Português
  • English
  • Español
Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde

Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde

Histórico

Contextualização geral

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – foi criada pela lei nº 8680 de 30/12/87 e pelo decreto 2.352 de 27/12/94. A UNIOESTE está estruturada em cinco campi: Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Por ser multicampi a universidade se estende por uma área de 33 mil Km2, mais de 16% do território paranaense, reunindo 92 municípios e quase dois milhões de habitantes (cerca de 19% da população do Paraná). Esse perfil tem contribuído para expansão e distribuição do desenvolvimento regional com gerenciamento descentralizado e organização própria em cada campus com representantes nos Conselhos Superiores da Reitoria. A instituição também se consolida nos seus campi como centro de referência em ciência e tecnologia a partir de pesquisas fomentadas, especialmente, pelos programas de pós-graduação oferecidos.

O campus da UNIOESTE em Francisco Beltrão foi originado a partir da Faculdade Municipal de Francisco Beltrão (FACIBEL). Foi autorizado pela Lei Estadual nº 12.235/98 e Decreto nº 995 com incorporação à estrutura de universidade em 1999, ampliando com êxito a área de abrangência da instituição e integrando efetivamente a região oeste e sudoeste do Paraná. Atualmente, o campus conta com oito cursos de graduação: Administração, Ciências Econômicas, Direito, Geografia, Pedagogia, Medicina, Nutrição e Serviço Social e estão em trâmite os procedimentos para futura implantação do curso de Enfermagem e Psicologia. A universidade também possui cursos de pós-graduação lato e stricto sensu no campus, como o Mestrado e Doutorado em Geografia e Mestrado em Educação, oferecidos pelo Centro de Ciências Humanas.

A organização acadêmica da UNIOESTE é constituída por Centros que englobam cursos de graduação e pós-graduação. Assim, para instituir um Centro há exigência é de pelo menos dois cursos de graduação. O indicativo da necessidade de um novo Centro no campus de Francisco Beltrão veio com a expansão de vagas do curso de graduação em Medicina do campus de Cascavel. Essa expansão ocorreu através da Resolução no 107/2010 – COU de 11/11/2010, aprovada pelo Decreto Estadual no 3320, de 24/11/2011, publicado no Diário Oficial no 8595, de 24/11/2011, autorizando a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão. Com o parecer da CEE/CES no 61/12, aprovado em 04/10/2012, deu-se a abertura do Concurso Vestibular para o curso de Medicina, e a primeira turma iniciou as atividades em março de 2013, a qual esteve temporariamente alocada no Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA.

Em 2014, o Decreto no 11292 do Governo do Estado do Paraná, em vigor a partir da data de 04 de junho autorizou a abertura do Concurso Vestibular para o curso de Nutrição, primeiro de toda IES, com a primeira turma iniciando as atividades em março de 2015. Logo, a partir da existência dos dois cursos de graduação, Medicina e Nutrição, pode-se instituir o Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Francisco Beltrão. O CCS tem o compromisso de gerenciar a área da saúde, atualmente composta pelos cursos de graduação em Medicina e Nutrição e pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde. Por estar em constante expansão a universidade procura atender as necessidades da comunidade acadêmica e regional onde está inserida. Logo, a projeção dos cursos da saúde partiu da discussão entre universidade, Conselho de campus e comunidade local. Essa discussão se aliou a necessidade regional de um Hospital de referência e porte para atender os municípios do sudoeste do Paraná. Assim, em 2010 foi ratificada a instalação do Hospital Regional do Sudoeste do Paraná que hoje além de dar suporte a saúde da população é campo de estágio para acadêmicos de medicina, nutrição entre outros e, um local fértil para desenvolvimento de pesquisas.

Até então, os mestrados ofertados eram: em Ciências da Saúde na área Interdisciplinar da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), fronteira oeste com o estado de Santa Catarina; mestrado na área de Farmácia na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) em Guarapuava; e três cursos de mestrado na UNIOESTE, um na área Interdisciplinar, outro em Farmácia ambos no campus de Cascavel e o terceiro em Foz do Iguaçu na área da Enfermagem. Todos eles distantes pelo menos 180 km de Francisco Beltrão. Além disso, o mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde na área da Medicina I é o primeiro da UNIOESTE e de toda região oeste e sul do Paraná e oeste Catarinense. Os mais próximos estão em IES no norte do estado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no leste na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Pontifícia Católica (PUC) ambos em Curitiba. Todos estes distantes pelo menos 460 km de Francisco Beltrão. O município de Francisco Beltrão, onde o programa está localizado, oferece um vasto campo para pesquisa, com uma rede hospitalar e ambulatorial que inclui o Hospital Regional do Sudoeste do Paraná, o Hospital São Francisco, a Policlínica São Vicente de Paula e o Centro de Oncologia (CEONC). A rede pública de saúde do município conta com 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de centros de atendimento psicossocial, laboratórios e clínicas. Tanto a rede hospitalar quanto o CEONC e as UBS servem como campos de estágio e internato para os alunos dos cursos de nutrição e medicina da UNIOESTE.

A cidade de Francisco Beltrão, onde é ofertado o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS), localiza-se na região sudoeste do estado do Paraná com área territorial de 731,7 km2 e população estimada em mais de 100 mil habitantes. Esta população amplia-se, pois Francisco Beltrão é uma cidade polo e fornece suporte aos 42 municípios atendidos pela 7ª e 8ª Regional de Saúde do Paraná, e por estar próxima a fronteira Brasil e Argentina. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município é alto e sustentado, boa parte, pela principal atividade econômica da agroindústria de pequeno e médio porte. Contudo, a mesma economia que alavanca a região caracteriza-se por intenso consumo de defensivos agrícolas e tem despertado preocupações no setor alimentar, ambiental e, especialmente, na qualidade de vida e saúde da população sudoestina.

Criação e evolução do PPGCAS: 2016 - 2024

A aprovação da APCN (937/2015) e criação do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) da UNIOESTE recebeu parecer favorável da CAPES na 163ª Reunião CTC-ES, 2016. Subsequentemente à autorização, o programa foi submetido a trâmites internos para implementação e institucionalização oficial, sendo apreciado pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e pelo Conselho Universitário da UNIOESTE (COU), ambos manifestando-se favoravelmente em 15 de setembro de 2016. O programa emergiu da demanda regional por cursos de pós-graduação stricto sensu para a qualificação de docentes e profissionais da área da saúde, da constituição do Centro de Ciências da Saúde e do interesse de docentes em impulsionar a pesquisa acadêmica na região, com potencial para a produção de estudos e pesquisas no âmbito das Ciências Aplicadas à Saúde. Após a institucionalização, o programa foi homologado via Centro de Ciências da Saúde e lançado o edital de abertura para o processo seletivo da primeira turma de alunos regulares, com ingresso previsto para o ano de 2017. Ao longo dos anos, em reuniões do colegiado do curso e discussões formais, diversos assuntos pertinentes de caráter disciplinar foram debatidos, incluindo a ampliação do quadro de docentes permanentes e a proposição de novas disciplinas. Tais aspectos foram paulatinamente implementados, culminando na alteração do PPP após o recebimento da primeira ficha de avaliação quadrienal.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.