Revista Digital

Plantas tóxicas para a produção pecuária

a

A pecuária é um setor de grande importância econômica para o Brasil, trazendo fonte de renda interna tanto para os produtores quanto para o mercado. Desta forma, o conhecimento sobre a espécie animal com que se trabalha, a alimentação fornecida objetivando o máximo desempenho e aspectos regionais são fundamentais para o sistema.

Os pecuaristas se preocupam em buscar informações sobre os mais variados assuntos, como a espécie e a raça que melhor se adapta ao sistema de criação e região, a qualidade genética dos animais, o tipo de manejo adotado, as instalações adequadas para a criação, a quantidade e qualidade de pastagem, a resistência e rusticidade que os animais apresentam, entre outros. Porém, muitos esquecem de analisar um ponto importante, e que em muitas vezes passa despercebido que é a vegetação encontrada nos piquetes que abrigarão os animais.

Ao analisar esse aspecto o produtor pode ter uma vantagem sobre seu rebanho, seja ele de animais ruminantes (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, entre outros) ou de não ruminantes (equinos, suínos, aves, coelhos, entre outros), principalmente quando criados em sistema extensivo ou semi-intensivo, pois estes estarão em contato direto com todas as plantas da área. Por isso é de grande importância que plantas presentes no local sejam observadas e identificadas, como forma possível de se evitar que animais adoeçam de forma aguda ou crônica trazendo prejuízos à atividade pecuária.

 


Revista 1 Edição: U. brizantha
Revista 2 Edição: C. spectabilis
Revista 3 Edição: H. dulcis
Revista 4 edição: M. azedarach 
Revista 5 edição: R. communis
 
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.