Sugestão de leitura
Os títulos aqui colocados possuem o propósito de auxiliar nas discussões pedagógicas de alguns elementos que constituem o trabalho docente: planejamento, avaliação, metodologia, relação professor (a) e aluno (a) e atualidades.
Estes textos estão disponíveis em rede aberta e não assumem o papel de direcionar, modificar ou substituir o referencial teórico próprio de cada subprojeto, apenas de contribuir nos estudos já realizados, caso sejam considerados pertinentes.
Esperamos contribuir no desenvolvimento dos subprojetos da Unioeste.
Título |
A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente |
A reforma educacional na América Latina no contexto de globalilzação |
A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem |
A Síndrome de Burnout e o trabalho docente |
A sociedade da informação e seus desafios |
Aprendizagem Significativa - um conceito subjacente |
As percepções de professores acerca das condições de trabalho e sua relação com a aprendizagem profissional no início da carreira |
Atividades discursivas nas salas de aula de ciências - uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensinoAtividades discursivas nas salas de aula de ciências - uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino |
Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais |
Avaliação Educacional - Uma abordagem à luz das revistas científicas brasileiras |
Base Nacional Comum Curricular |
Cibereducação - tensões, reflexões e desafios |
Contexto escolar e indicadores educacionais |
Cultura e interculturalidade na educação popular |
Cultura, culturas e educação |
Diretrizes estaduais para uso de tecnologias educacionais |
Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais |
Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem - Ensinar para a Compreensão |
Formação de Professores em Ciências Sociais - desafios e possibilidades a partir do Estágio e do PIBID |
História da formação de professores |
História dos livros e das edições didáticas - sobre o estado da arte |
Intercultura e educação |
Mediação didática na formação do futuro professor da escola básica |
Multiculturalismo e currículo em ação - um estudo de caso |
Novos rumos para o laboratório escolar de ciências |
O diálogo nas relações escolares e na atuação docente |
O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares |
O ovo ou a galinha - a crise na profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira |
O planejamento do ensino básico e o compromisso social com a educação e com letramento |
Planejamento de ensino na educação física - Uma contribuição ao coletivo docente |
Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem |
Reflexão sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil |
Sala de aula é lugar de brincar |
Tornando-se professor de ciências - crenças e conflitos |