Subprojetos

Língua Portuguesa

 

O PIBID de língua portuguesa do campus de Cascavel foi pensado de forma que os discentes do curso de Letras, juntamente com os professores supervisores (das 3 escolas integrantes deste projeto), a saber Escola Estadual Olinda Trufa, Escola Estadual Iêda Baggio e Escola Estadual Jardim Clarito, possam desenvolver atividades pedagógicas de leitura e escrita em sala de aula considerando os direitos e objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento sociocultural e cognitivo conforme são descritos na BNCC como “competências e habilidades” a serem atingidos nos tempos e etapas da Educação Básica.

O estudo e preparo de planos de ensino, a pesquisa de métodos de aplicação dos conteúdos e práticas e o envolvimento nas atividades e nos grupos são ações que darão autonomia e resiliência aos licenciandos, preparando-os para a futura profissão de professor de Língua Portuguesa.

Não foi possível pensar nessa organização sem considerar o período pós-pandemia no qual as questões afetas ao ensino/aprendizagem da produção de textos e leitura foram bastante impactadas pelo ensino remoto. O PIBID é mais um caminho para contribuir de forma efetiva com o que a pandemia produziu nos alunos/nas alunas em relação à aprendizagem de língua portuguesa.

Além disso, a Base Nacional Comum Curricular contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais tanto de forma transversal – presentes em todas as áreas do conhecimento e destacadas em diversas competências e habilidades com objetos de aprendizagem variados – quanto de forma direcionada – tendo como fim o desenvolvimento de competências relacionadas ao próprio uso das tecnologias, recursos e linguagens digitais –, ou seja, para o desenvolvimento de competências de compreensão, uso e criação de TDIC´s em diversas práticas sociais.

As estratégias de articulação entre a teoria (da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)) e da prática com os conhecimentos da área do subprojeto consistirão das atividades elencadas abaixo:

a) Efetivação da leitura individual e atenta da BNNC de modo a conhecer seus conceitos, políticas pedagógicas, objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos com alunos/alunas dos 6º anos na área de Língua Portuguesa, marcando os pontos em que houver dúvidas;

b) Na sequência, discussão e análise das dificuldades encontradas na compreensão das competências específicas de linguagens para o ensino fundamental e de suas soluções por parte do coordenador desta proposta.

c) Habilitação dos discentes do curso de Letras para o desenvolvimento e aplicação dos objetivos, que lhes permitam ensinar aos alunos/às alunas dos 6º anos com o propósito de compreender que a linguagem é construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-a e valorizando-a como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

d) Habilitação dos discente do curso de Letras para o conhecimento e exploração, em sala de aula, com os alunos/as alunas dos 6º anos, das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

e) Habilitação dos discente do curso de Letra para o conhecimento e exploração, em sala de aula, com os alunos/as alunas dos 6º anos, para, com a utilização das diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

f) Habilitação dos discente dos cursos de Letras para o conhecimento e exploração, em sala de aula, com os alunos/as alunas dos 6º anos, de modo a ensinar a estes/estas as formas de uso de diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente às questões do mundo contemporâneo.

 g) Habilitação dos discente dos cursos de Letras para o conhecimento e exploração, em sala de aula, com os alunos/as alunas dos 6º anos, do senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

 h) Habilitação dos discentes dos cursos de Letras para o conhecimento e exploração, em sala de aula, com os alunos/as alunas dos 6º anos, considerando a compreensão e utilização tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivo.

 

Acesse aqui e conheça nossa rede social: 

Instagram

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.