RESULTADOS DAS DISCUSSÕES DOS GTs
E DEMAIS DELIBERAÇÕES DA PLENÁRIA DO XIII FÓRUM DAS LICENCIATURAS 28/06/2022
A – Questões a serem encaminhadas pós-plenária:
Data: 06/07 às 14h – Equipe Teams Nufope (realizada)
B - Resultados dos Grupos de Trabalho para serem implementados e discutidos na Instituição
GT 1 “A relação da avaliação com a permanência do acadêmico na universidade”
Coordenação: Profª Drª Sueli Ribeiro Comar
Prof. Dr. Dhenis Rosina
UNIOESTE – Francisco Beltrão
Tópicos para plenária
1 – Compreender que o aluno do Ensino Médio não vem preparado para o Ensino Superior, essa realidade exige que o docente se coloque como mediador da inserção do aluno nesse novo nível de ensino.
2 – Valorizar o aspecto metodológico e didático da avaliação, considerar seus aspectos processual e qualitativo (além da diversidade de linguagens a serem acionadas para esse processo avaliativo e o universo variado de metodologias a serem acionadas), concebendo a atividade avaliativa como um momento contínuo e dinâmico e não como um ato em si mesmo. Pois, a avaliação visa a apropriação do conhecimento pelos acadêmicos.
3 – Apresentar o plano de ensino aos alunos antes de ser aprovado pelo colegiado do curso, para que se considere as sugestões metodológicas e avaliativas dos discentes.
4 – Construir uma relação de confiança entre professor e aluno no ato de avaliar.
5 – Fomentar no estudante o interesse por organizar uma rotina de estudo, entendendo que essa faz parte do processo avaliativo e de seu melhor desempenho formativo.
6 – Reconhecer que a reprovação ou aprovação em massa não contribuem para o desenvolvimento da educação e papel social da universidade pública;
GT 2 – INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Lucia Terezinha Zanato Tureck
Prof.ª Dr.ª Vera Lucia Ruiz Rodrigues da Silva
UNIOESTE – Cascavel
A - CAPACITAÇÃO
NO CONTEXTO DA ACESSIBILIDADE TRATAR SOBRE:
- o uso de tecnologias assistivas;
- atividades desenvolvidas pelos docentes de Atendimento educacional especializado (AEE),
- plano educacional individualizado e outras ações de fortalecimento da política inclusão no Ensino Superior;
- contínua melhoria da acessibilidade arquitetônica e informacional, na reitoria, no HU e em cada campus.
B) MEDIDAS ADMINISTRATIVAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO
5) rever medidas administrativas sobre o atendimento domiciliar para assegurar a continuidade do curso para o aluno com alguma doença que restringe a sua presença em sala de aula, bem como diante licença maternidade/paternidade;
6) buscar fortalecer junto aos diretores e reitoria a realização de concursos para servidores [docentes de AEE, TILS (tradutores intérpretes de libras)] para atender no PEE;
7) inclusão da disciplina de fundamentos teóricos e metodológicos da educação especial em todos os cursos de licenciatura;
8) definir a condição do PEE como órgão suplementar na estrutura da Unioeste;
9) Instrução de Serviço que oriente o trato dessa relação em sala de aula e nos espaços da Instituição;
10) Produzir uma cartilha (impressa e virtual) que auxilie os docentes nas atividades e ações.
GT 3 - Realidade do estágio na formação docente: entre a escola, a universidade e prática profissional
Coordenação: Arestides Pereira da Silva Júnior
Carla Cristina Nacke Conradi
Acadêmica Tanice Fuhr
UNIOESTE – Marechal Cândido Rondon
2. Compromisso institucional, a partir da PROGRAD junto à PROPLAN e Centros, de viabilizar carga horária de ensino nos PIADs para as coordenações de estágio – seja constituindo uma Assessoria de Ensino nos centros, seja fomentando um esforço da instituição na valorização desse profissional.
3. Assegurar frente à LGU que os/as docentes colaboradores/as e efetivos/as tenham carga horária nos PIADs para acompanhamento direto dos estágios.
4. Que o NUFOPE construa ações em parceria com a assistência estudantil da UNIOESTE para viabilizar apoio aos/as estudante (antes, durante e depois do estágio) e com os/as docentes frente às demandas dos/as estudantes.
5. Realizar reunião de trabalho, via Nufope, com as coordenações de estágios para visualizar problemas, avaliações das ações realizadas até agora e planejamento frente ao cronograma de estágios para o Ano Letivo 2022. (agendada para 13/07 às 13h30, Equipe Nufope Estágios)
GT 4 - "Resistência à Resolução 02/2019: precarização do processo de formação e trabalho docente".
Coordenação: Joceli de Fatima Arruda Sousa
Julia Malanchen
UNIOESTE, Foz do Iguaçu
Questão norteadora: Quais as demandas dessa realidade que impactam o conjunto formativo dos cursos de licenciatura que precisamos discutir considerando o momento histórico, econômico e político, bem como o perfil profissional? Essa questão instruiu o debate acerca da relação formação e o contexto de atuação profissional – Prosseguir na sistematização de enfrentamento à Res.02/2019
1ª Indicação de que os cursos de licenciatura da Unioeste se orientem pelas suas diretrizes nacionais específicas para a alteração do PPP, pois estão em vigor e constituem a base legal e teórico/prática da formação.
2ª Indicação de que os cursos de licenciatura da Unioeste avaliem seus PPPs e preservem a produção e experiências acumuladas pelo curso.
3ª Estabelecer e aprofundar o diálogo entre as mesmas licenciaturas da universidade na reestruturação dos PPPs.
GT 5 – Formas de ingresso na graduação
Coordenação: Prof. Dr. Luis Cesar Yanzer Portela
Profª Dra. Silvia Costa Beber
UNIOESTE – Toledo
1. Divulgação dos processos seletivos:
2. Facilitação do sistema de inscrição nos processos seletivos: readequação da plataforma das inscrições tornando-a mais simples e interativa.
3. Gratuidade da inscrição para processos seletivos nas licenciaturas.
4. Formas de ingresso na universidade:
5. Ocupação de vagas
6. Implementação de bolsas permanência institucionais para as licenciaturas e divulgá-las na abertura do processo seletivo, como meio de atrair estudantes para as licenciaturas e como parte da Política Institucional (e do Estado) de Formação de Professores. Essas bolsas seriam complementares (podendo ser acumuladas com rendas de trabalho e de outras bolsas que permitam tal acúmulo)
*Haveria uma modalidade com bolsa permanência temporária (duração de um semestre, com possibilidade de renovação) para casos emergenciais – desemprego, adoecimento etc., visando garantir a permanência desse/a estudantes em situação momentânea de vulnerabilidade.
7. Solicitar à PROGRAD que instale e convoque a Comissão Multicampi sobre o Ingresso na Unioeste para iniciar seus trabalhos com a política específica de ingresso para as Licenciaturas.