GEPEPI- Grupo de Pesquisa e Estudos em Primeira Infância

Grupo de Pesquisa e Estudos em Primeira Infância (GEPEPI)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de
Marechal Cândido Rondon/PR
A primeira infância, período de concepção até os seis anos completos, ou 72 meses, é crucial para o desenvolvimento da criança. Ela é considerada a fase da vida humana mais sensível às influências do meio físico e social. Neste período, tudo o que a criança vivencia e experimenta marca profundamente sua personalidade. Também é nesse momento que seu desenvolvimento está mais propenso à ampliação de habilidades, potencialidades e aprendizagens básicas.
Como expresso no art. 277 da Constituição Federal, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Diante disso, a ação pública deve fundamentar-se no direito da criança como cidadã, buscando efetivar, por meio de políticas públicas, ações que promovam o seu pleno desenvolvimento, considerando as peculiaridades e prioridade na garantia dos direitos dela.
Logo, faz-se necessário que todas as instâncias da sociedade brasileira compreendam a importância deste período e atuam de maneira integrada em prol do desenvolvimento saudável de suas crianças. Sendo assim, entre as instâncias competentes, a universidade pode ser considerada como uma instituição que contribui significativamente para este e outros fins. A ela cabe promover a ampliação de conhecimentos científicos que, muitas vezes, modificam o cotidiano da sociedade.
Assim surgiu, em setembro de 2018, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Primeira Infância (GEPEPI) cujo principal objetivo é desenvolver pesquisas, discussões, estudos e produções científicas sobre a formação e evolução da Primeira Infância bem como a divulgação e socialização do conhecimento por meio conhecimento da produção científica.
Entre as temáticas de estudo e pesquisas, salienta-se a relação família-criança, a qual busca discutir a importância do pertencimento e do estreitamento de afeto no núcleo familiar; o afeto e a segurança que a criança carece em seu desenvolvimento; as medidas para estimular e apoiar a presença participante dos pais; o estudo de políticas voltadas ao bem-estar da criança, a educação infantil como recurso de qualidade de vida para a criança e as oportunidades do brincar, como direito adquirido.
O GEPEPI encontra-se devidamente cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes do CNPQ, no seguinte endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/513078
O grupo é aberto para todos que tiverem interesse em estudar, pesquisar e produzir cientificamente sobre a primeira infância e assuntos a ela relacionados.
Contatos:

