O herbário inclui em seu acervo plantas vasculares e não-vasculares, férteis, preferencialmente brasileiras. São aceitas amostras para identificação, passo básico e essencial para qualquer pesquisa botânica, desde que previamente acordado com o curador.
Doações de espécimes avulsos também poderão ser incorporadas ao acervo, respeitando a avaliação da curadoria e a qualidade dos materiais.
Intercâmbio com outras instituições acontecerá por duplicatas através de permuta ou doações de materiais dos grupos estudados por seus especialistas para identificação.
Prestação de Serviços
Desde sua criação a equipe do UNOP atua na identificação e inserção de amostras botânicas para fins de pesquisa científica e consultoria. A partir de 2019 o herbário formalizou esta prestação de serviços, uma vez que a confirmação da espécie na qual o pesquisador desenvolve seu estudo e também seu registro no herbário, garante segurança e credibilidade ao estudo, além da possibilidade de publicação dos seus resultados em revistas científicas.
Os serviços prestados podem ser de dois tipos:
1) Coleta da amostra biológica para pesquisa de terceiros
A equipe do herbário poderá realizar obtenção de amostras em campo, desde que cada amostra solicitada ocorra em região próxima, esteja em seu período reprodutivo, e que a equipe tenha licença para esta atividade de coleta ou tempo hábil para solicitação da documentação. Para cada amostra obtida em campo será cobrada uma taxa de R$ 160,00 desde que este número não ultrapasse 10 amostras. Um número superior a isso precisa ser previamente acordado e negociado via contrato com os interessados pelos serviços prestados.
2) Identificação de amostra biológica e inserção no herbário UNOP
O herbário incluirá em seu acervo plantas vasculares e não-vasculares, férteis, preferencialmente brasileiras. Serão aceitas amostras para identificação, passo básico e essencial para qualquer pesquisa botânica, desde que previamente acordado com o curador. Será cobrada uma taxa de serviço de R$ 40,00 para cada amostra identificada e/ou incorporada à coleção, desde que este número não ultrapasse 10 amostras. Um número superior a isso precisa ser previamente acordado e negociado via contrato com os interessados pelos serviços prestados.
Alguns cuidados que garantem uma identificação precisa:
Para inserção no banco de dados e identificação da amostra, são necessárias as seguintes informações: