Quem somos

A equipe de trabalho do Programa  de extensão integrando os alunos do curso em licenciatura em matemática e a comunidade desenvolvemos ações de extensão que busca contribuir com a unidade entre o ensino-pesquisa-extensão.

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade é coordenadora do Programa, sendo Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2001), Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012) e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (2020). Foi professora da Rede Estadual de Ensino, vinculada ao Núcleo regional de Educação de Foz do Iguaçu/PR, e da Rede Municipal de Ensino. Atualmente é Professora da Área de Educação Matemática, do Centro de Engenharias e Ciências Exatas-Campus Foz do Iguaçu da UNIOESTE, do curso de Licenciatura em Matemática no qual, é membro do colegiado e coordenadora do Estágio Supervisionado obrigatório do curso. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) da UNIOESTE. Atua em ações de extensão voltadas a formação de professores de matemática sendo coordenadora do Programa de extensão integrando os alunos do curso em Licenciatura em Matemática à comunidade e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Trabalho Docente (GEPEMTD). Tem experiência na área de Educação, com destaque em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, Trabalho docente, Formação de professores de matemática e Políticas educacionais. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação-ANPED.

Emídio Santos Portilho Júnior é colaborador do Programa, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.

Adriana Stefanello Somavilla é colaboradora do Programa , possui graduação em Matemática/Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1997) e especialização em O Computador e a Matemática Ensino Fund. e Médio pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria/RS (2000). É Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/PR (2017). É professora de Matemática e suas Tecnologias no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/ Foz do Iguaçu. Integrante dos grupos de pesquisa GPECiM/IFPR e NEPECS/IFG, e pesquisadora nas áreas de Educação e Ensino, tendo como foco: Formação de Professores de Matemática, Matemática Financeira e Educação Financeira.