•  
  • Português
  • English
  • Español

O HUOP

HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná)

          Inaugurado em 31 de maio de 1989, como Hospital Regional de Cascavel, foi transformado em 27 de dezembro de 2000 em Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP, por meio da Lei Estadual 13.029/2000.

        Antes da inauguração do Hospital Regional de Cascavel, na década de 70, houve diversos impasses que inviabilizaram a entrega da obra. Em 1975, iniciou o projeto técnico e arquitetônico, quando então em 1977 iniciaram as obras, com objetivo de atender às necessidades da área de influência da Usina de Itaipu. A obra foi interrompida em 1982, quando então houve discussões para transformação do projeto em uma unidade de psiquiatria. Foi apenas em 1987, que houve a retomadas das obras do Hospital Regional de Cascavel, o maior do Estado do Paraná, inaugurado no dia 31 de maio de 1989.

         O Hospital Regional na época, tinha uma grande demanda de atendimentos na região. Eram 180 leitos, quando foi inaugurado em 31 de maio de 1989, e mesmo enfrentando dificuldades, expandiu e se tornou referência. “Antes da inauguração achavam que era um hospital muito caro para ser tocado, precisamos mostrar a viabilidade do hospital para região, iniciando uma luta para transformar o hospital regional em hospital Universitário, pois a universidade tinha meios melhores para investimentos no hospital, e agregaria muito para com curso de medicina e outros. Foi batalha que valeu a pena pois hoje em média são 8mil atendimento mês, é referência no atendimento em alta complexidade, como Ortopedia, Neurologia, Buco-Maxilo-facial, serviço de hemodinâmica, doenças vasculares, gestação de alto risco, pacientes com HIV e doação de órgãos. “Não existe como pensar na saúde pública da nossa região sem o Huop.

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) é um hospital de ensino de que atende a região Oeste do Paraná com aproximadamente, 2.000.000 de habitantes sendo referência para atendimento de pacientes SUS – Sistema Único de Saúde a 119 municípios. Além da região oeste o HUOP também recebe pacientes oriundos do Mato Grosso do Sul e dos países vizinhos Paraguai e Argentina, prestando seus atendimentos de alta complexidades nas variadas especialidades. Atualmente o HUOP conta com 323 leitos, cadastrado no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Com edificação da Ala Materno Infantil  o HUOP ocupa uma extensão de 37.960m², com 33,263,60m² de área construída, englobando os setores: Ambulatórios de Especialidades, CEAPAC – Centro de Atenção e Pesquisa de Anomalias Crânio Facial, Banco de Leite Humano, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, UTI Adulto Geral, UTI Pediátrica, UTI Neonatal, UCI, Pronto Socorro, Sala de Emergência, Ala Pediátrica, Ala Clínica Médica, Clinica Cirúrgica, Ala de Ortopedia/Neurologia, Centro de Cirurgia Programada - CPP, Psiquiatria, Laboratório de Análise Clinicas, LACEPE - Laboratório de Análises Clínicas Ensino Pesquisa e Extensão, SADT-Serviços do Auxiliar de Diagnose e Terapia, (Hemodinâmica, Tomografia Computadorizada, Ecografia, Endoscopia, Colonoscopia, Eletrocardiograma, Ressonância Magnética, Hemodinâmica, Densitometria Óssea, Litotripsia, Serviço de Radiologia),  e 12 salas de aula.

Os setores estão distribuídos em seis Unidades;

Unidade I – Prédio principal

Unidade II – Pronto Socorro

Unidade III – Ambulatório

Unidade IV – Hemocentro

Unidade V – LACEPE e Ensino, Banco de Leite e Setores Administrativos

Unidade VI – CEAPAC

Unidade VII - Ala Materno Infantil.

O compromisso do HUOP em fornecer cuidados de saúde de alta qualidade é evidente em sua evolução ao longo dos anos, consolidando sua posição como uma instituição de referência na região.

Cadastro_Nacional.png

 

 

 

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.