Crianças de Toledo descobrem o mundo da ciência com projeto de extensão da Unioeste
Desde 2011, crianças de Toledo têm a oportunidade de aprender ciência de forma prática e divertida por meio do projeto de extensão COMQUÍMICA das crianças, desenvolvido por estudantes do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Uma das principais atividades do projeto é o Pequenos Cientistas, que tem como objetivo despertar o interesse dos pequenos pela Ciência, utilizando uma linguagem acessível e por meio de oficinas práticas.
Conduzido por três professores e bolsistas, o projeto já atendeu mais de 1.300 alunos ao longo de sua trajetória. A coordenadora do COMQUÍMICA, professora Olga Maria Schimidt Ritter, explica que a proposta é oferecer atividades que levem as crianças a reconhecerem a importância da ciência no cotidiano.
— Não esperamos que eles se tornem cientistas, mas que valorizem o papel da ciência na sociedade — destaca a coordenadora.
Durante os encontros, são apresentados exemplos práticos de como a ciência está presente na vida das pessoas. A metodologia utilizada nas oficinas é o ensino por investigação, que incentiva os participantes a construírem o conhecimento a partir de perguntas investigativas e experimentações, desenvolvendo o raciocínio científico desde cedo.
O Pequenos Cientistas é aberto à comunidade, e os pais podem inscrever os filhos, a cada nova edição as idades dos estudantes vão variando, neste momento está ocorrendo oficina com crianças entre cinco e sete anos, sempre que novas turmas são abertas. As atividades acontecem uma vez por semana e cada turma tem, em média, de um a dois meses de duração. Em breve, será iniciada uma nova turma com encontros no período da manhã.
A coordenadora ressalta que trabalhar com crianças é um desafio recompensador:
— Eles têm muita energia e é preciso muita destreza para incentivar o interesse deles pela ciência. Mas, na maioria das vezes, são eles que nos ensinam. Aprendemos muito e isso é extremamente prazeroso. O objetivo não é ser detentor do saber, mas sim promover uma troca de experiências.
Durante o mês de abril, por exemplo, os pequenos participaram de oficinas voltadas ao estudo das cores, com atividades que exploraram elementos do cotidiano, tornando o aprendizado mais próximo da realidade. Todos os materiais utilizados nas atividades são atóxicos e seguros para o manuseio infantil, garantindo um ambiente de aprendizado lúdico e seguro.
Texto: Liliane Dias