Programa Paraná mais Orgânico auxilia produtores familiares na certificação de alimentos orgânicos
A poucos quilômetros de Cascavel, no Recanto Louva Deus, uma das 11 propriedades certificadas pelo Programa Paraná Mais Orgânico, o trabalho em busca de uma produção livre de agrotóxicos tem gerado benefícios tanto para os produtores quanto para os consumidores. O programa, custeado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), visa certificar produtores rurais em todo o estado que se dedicam à produção 100% orgânica, valorizando a saúde e a sustentabilidade.
Há 12 anos, Michele Garcia Dias e o marido Rozivaldo Dias tomaram a decisão de deixar a cidade para se estabelecer no campo. Até então, moravam em Cascavel, onde Michele trabalhava como cabeleireira e o marido como auxiliar de dentista, função que ele conciliou com a de produtor rural.
Com o passar dos anos, a pequena propriedade de um alqueire e meio se transformou em um modelo de produção 100% orgânica. E foi por meio do Programa Paraná Mais Orgânico que a família recebeu o selo de certificação para comercializar seus produtos. Além de eliminarem os custos com agrotóxicos, os produtos orgânicos podem agregar até 30% de valor no mercado.
O processo de certificação exige várias adequações na propriedade e dura, em média, um ano. Durante esse período, os produtores recebem orientação técnica das equipes dos núcleos do Paraná Mais Orgânico, totalmente de forma gratuita.
Acessos: 10